Sinceramente, nesse tempo todo (e faz muito tempo), militando na área da comunicação, sempre nos segmentos de cultura e turismo, jamais cobri um evento que reunisse tanta gente ao mesmo tempo no mesmo local, para prestigiar uma ação do governo estadual.
Estou me referindo a premiação do Projeto Redação Turismo criado e coordenado pela Superintendência Estadual de Turismo – Setur com a parceria da Seduc e 17ª Brigada de Infantaria de Selva que aconteceu, no Real Forte Príncipe da Beira no município de Costa Marques sábado passado dia 19.
A programação aconteceu justamente dentro dos horários previamente acordados, entre os envolvidos, ou seja, Exército, Seduc e Setur.
Os jovens técnicos da Setur William, José e Stefany responsáveis pela coordenação do Projeto desde sua criação, foram muito elogiados pela dedicação e organização do evento. Eles contaram com a parceria de uma equipe da Seduc e do Batalhão do Forte Príncipe da Beira. Todos estão de parabéns.
O general Lima foi de uma simpatia singular além, de desde o inicio do Projeto, garantir a participação do Exército na organização. "Até porque se trata da nossa joia preciosa que é o Forte Príncipe da Beira".
Admiramos o conhecimento da história do Monumento do professor Lourismar Barroso. Lourismar ama tanto a história da Fortaleza que se emociona toda vez que começa a descrevê-la.
Os guias que orientam a visitação internada da fortaleza, pertencem a uma Associação Quilombola que conta com três guias especializados na história do monumento. O guia Elvis Pessoa durante reunião de ajustamento da programação, realizada nas dependências do quartel do Batalhão Forte Príncipe na tarde de sexta feira 18, chamou a atenção para o seguinte:
"Nos temos o maior Forte, o mais sofisticado em termo de engenharia até hoje, porém, é também o mais abandonado".
Elvis que é presidente da Associação responsável pela visitação, afirmou que este ano, a Fortaleza já foi visitada por mais de 10 mil turistas. A falta de estrutura atrapalha muito, pois, muitas pessoas que vem nos visitar, querem pernoitar e até passar alguns dias aqui na Vila, porém, não temos um local para eles almoçarem, fazer um lanche e tão pouco uma pousada localizada aqui no Forte. "Lá em Costa Marques tem, mais eles querem é ficar aqui".
Apesar de as noticias sobre o Projeto Redação Turismo se referirem a 200 estudantes, Costa Marques recebeu entre sexta feira e domingo, Mais de 500 pessoas, todas envolvidas de uma maneira ou de outra com a realização da premiação. "Agora podemos dizer que já visitaram o Forte este ano mais 10.500 turistas" disse Elvis Pessoa.
Agora nos referindo sobre Cultura. No final da semana passada inicio desta, aconteceu em Cacoal precisamente no Cacoal Selva Park a IV Conferencia Estadual de Cultura;
E lá estava o Zekatraca Cover que nos enviou alguma coisa sobre os bastidores da Conferencia.
O Cover informou que a Conferencia pode ser considerada como sucesso e que o superintendente da Sejucel Jobson Bandeira foi aclamado pelos presentes. "Ele parecia uma celebridade de renome internacional, todo mundo queria fazer foto ao seu lado" Valeu Jobson
O tema da Conferencia foi "Políticas Públicas, Desafios dos Sistemas de Cultura". A Conferência abriu um espaço de debate democrático e extraiu, dos fazedores de cultura, um novo rumo ao segmento em Rondônia.
Durante a Conferência foram eleitos os novos membros do Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia que elegeram seu presidente na pessoa do Produtor Teatral Chicão Santos. Parabéns Chicão.
Como nem tudo são flores, teve alguém que não gostou da eleição do Chicão para a presidência do Conselho. Aí o articulista plagia o samba da Mocidade: "Chorar não custa nada, não se paga para reclamar". Agora 'mermão' Inês é Morta. Temos Conselho Estadual de Cultura. Ainda bem!