O próximo grande evento cultural, será a Conferencia Estadual de Cultura que está marcada para começar no próximo dia 18, no Cacoal Selva Park
As setoriais de cultura estão a pleno vapor, montando suas equipes para participar das discussões.
O governo estadual vai disponibilizar transporte para todos, saindo de polos previamente selecionados. Exemplo: ônibus vão sair de Ariquemes, Porto Velho, Ji Paraná, Vilhena e por ai vai.
Quem tá feliz da vida é o Chicão Santos o responsável pelo Sistema Estadual de Cultura, que há alguns anos tenta coloca em prática, as ações relativas ao SEC.
Quem também está se mobilizando na formação de caravana, rumo à Conferencia Estadual de Cultural, é a prefeitura de Porto Velho através da Funculural.
É já que o PA-Cultura vai querer dominar o embarque dos representantes do município de Porto Velho.
Bom! Depois da Conferencia a programação deve se voltar para o Dia da Cultura que é comemorado no dia 5 de novembro.
Fui informado que uma equipe da Sejucel já está trabalhando uma programação especial. Não será apenas um dia de programação. Pelo menos três dias. Será uma espécie de "Virada Cultural".
A Funcultural de Porto Velho também realizará programação alusiva ao Dia Nacional da Cultura 5 de novembro.
Isso é que é bom. Ninguém quer ficar por baixo. Não dar para perceber a "olho nu", porém, tudo indica que está acontecendo uma disputa (sadia), entre o governo do estado e a prefeitura, pra ver quem realiza mais eventos culturais.
Enquanto o Jobson canta de galo, dizendo que resgatou o Flor do Maracujá e a Exposição agropecuária de Porto Velho.
A Funcultural se gaba do Tacaca Musical, do Projeto Tributo ao Menestrel e da Festa de aniversário de Porto Velho.
O desempate será na Semana Nacional da Cultura. Vamos ficar aguardando para eleger a melhor programação.
Por falar em programação! A Orquestra "Villa \|lobos" de Porto Velho, com apoio do Sicoob, iniciou ontem as apresentações especiais.
Composta por cerca de 40 instrumentistas, a maioria alunos da escola de música "Villa Lobos", a orquestra terá participação de um grupo de quatro músicos de duas orquestras da cidade do Rio de Janeiro, que se apresentarão tocando sinos.
A programação da temporada 2019 da "Orquestra Villa Lobos" será a seguinte: Dias 13 e 14 – Domingo e 2ª feira – 19 hs – Teatro Guaporé.
Dia 14 – 2ª feira – 14 horas – Escola Padre Moretti. Dia 15 – 3ª feira – 8 horas – Hospital do Amor.
Todas apresentações serão gratuitas, sendo que as do Teatro Guaporé, devido à capacidade do local em 259 lugares as bilheterias abrirão às 18 horas para entrega de ingressos.