TERÇA-FEIRA, 04/11/2025

Em destaque

JOEL ELIAS DOS SANTOS: DE BUBUIA PELO FESTEJO DA HISTÓRIA DO JORNALISTA MUSICISTA DE MACAPÁ

Uma música que fiz com o Rambolde Campo em 1986 e foi a primeira Marabaixo estilizado, o nome é FESTEJO que conta como era o Marabaixo dançado na casa da Tia Venina.

Publicado em 

Quer  mesmo saber sobre a obra musical do jornalista Joel Elias do Diário da Amazônia, acessão youtube e procura a pagina do cantor Amadeu Cavalcante e a música "De Bubuia", ou então procura "Banda Negro de Nós e a música Festejo". Aí você vai ver o potencial musical do nosso jornalista que ainda não foi descoberto pelo mundo musical de Porto Velho, mas, que no seu estado Amapá e em especial na sua cidade Macapá recentemente foi homenageado como um dos mais importantes compositores amapaenses.

Por alguns anos trabalhando ao lado do Joel na redação do Diário da Amazônia não havia notado sua aptidão para a composição musical, até que ano passado num determinado dia ele na sua calma começou a festejar, é que havia recebido o comunicado da prefeitura de Macapá que ele estava entre os quarenta músicos selecionados pela prefeitura para fazer parte do livro que registra a obra dos melhores musicistas da capital do Amapá.

Daí pra frente procurei saber mais sobre a veia musical do Joel e fui descobrindo que o cara é fera e que já teve musica fazendo sucesso na Europa e Japão com a "Banda Negro de Nós" mais a música que mais me encanta é a "De Bubuia" gravada pelo Amadeu Cavalcante.

Pesquisa essas músicas e depois me conta se o Joel é ou não é o jornalista mais musical dessa nossa região!

Zk – Por favor, sua identificação?

Joel Elias – Meu nome é Joel Elias dos Santos, nasci em Macapá, à beira do rio Amazonas no mês de julho de 1963. Meu nome foi escolhido pelo meu irmão mais velho que era Botafoguense para homenagear um jogador do Botafogo Joel, só que a estratégia dele deu errada porque sou Vascaíno.

Zk – Fala sobre a infância e adolescência?

Joel Elias – Minha infância foi jogando bola com os colegas da minha idade na rua, correndo da polícia, e tinha o Cine Paroquial que era ligado à igreja católica do bairro do Trem.

Zk – Qual a origem do bairro do Trem?

Joel Elias – Conta a história, que o nome Trem, é que por lá passava a linha férrea que levava as pedras para a construção da Fortaleza de São José por isso o nome Bairro do Trem.

Zk – Tem um time de futebol com esse nome?

Joel Elias – Tem, é o Trem Desportivo Clube que inclusive perdeu o Copão da Amazônia de 1980, para o Ferroviário aqui de Porto Velho, jogando lá no Estádio Glicério de Souza Marques.

Zk – Como foi que você entrou para o jornalismo?

Joel Elias – Meu irmão trabalhava no rádio e quem produzia o programa dele era eu escrevendo os textos, selecionando as músicas. Devido à dinâmica do programa o pessoal da TV Amapá o contratou como repórter e por meio dele, entrei para o jornalismo trabalhando no jornal (impresso) Nova Fronteira como repórter policial depois veio o Diário do Amapá e eu fiz parte da equipe da sua criação. Como a equipe era pequena eu fazia quase de tudo polícia, cidade, esporte e até coluna social. Quando o jornal se estruturou, fui pra editoria de cidade, passei pra editoria de política e cheguei à editoria geral do jornal onde fiquei por aproximadamente oito anos.

Saí do jornal para assumir uma assessoria institucional, no caso, no governo do Amapá. Do governo fui pra Câmara Municipal de Macapá, Assembleia Legislativa e então vim para Porto Velho.

Zk – Por que Porto Velho?

Joel Elias – Na realidade meu destino foi Candeias do Jamari. Era apenas para passar as Festas de Natal e fim de Ano, isso foi em 2009. Acontece que os pais da minha ex-esposa moravam aqui, a mãe dela é daqui.

Zk – Vamos dar um tempo na chegada a Porto Velho e voltar a Macapá. Como era ou é a vida noturna por lá. Você era boêmio?

Joel Elias – Desde criança convivi com os boêmios de Macapá, minha casa era frequentada pelo pessoal da música, poesia, artes plásticas etc. Final de semana lá em casa era movimentado, graças ao meu irmão que hoje mora em Brasília o José Edson que é poeta e o outro Júlio Edmilson que me ensinou os primeiros acordes no violão que era músico. Por ser muito movimentada aos finais de semana a casa era muito visada também.

Zk – Visada por quem?

Joel Elias – Praticamente todo final de semana a polícia estava lá na frente. Como era tempo do Regime Militar, eles diziam que lá em casa acontecia reunião de comunistas Inclusive, certa vez, eles invadiram a casa e destruíram nossa biblioteca, queimaram os livros, fizeram o maior escarcéu. Na época, a Polícia que era Territorial tava querendo mudar para Policia Militar e para justificar a mudança, o governo criou uma espécie de terrorismo inventou um tal de "Engasga-engasga" que segundo eles, era um homem que passava nas ruas "engasgando" as mulheres. Até hoje não teve inquérito nenhum, não apareceu um engasgador e em consequência, nenhuma vítima.

Zk – Você primeiro foi músico ou poeta (letrista)?

Joel Elias – Acho que não sou nenhum dos dois. Na realidade, sou mais pro lado da música. Gosto de musicar letras dos outros. Com o passar do tempo fui me enturmando com o pessoal e comecei a participar de Festivais, ganhei alguns. Sempre trabalhava com o parceiro ao meu lado, ele fazendo a letra e eu a melodia ao mesmo tempo, depois ganhei experiência e passei a musicar as letras. Musicar uma letra já existente é mais difícil, porque você tem que respeitar a estrutura do poema. Participamos da criação do Movimento Costa Norte que tinha como objetivo fortalecer a música amapaense ou macapaense. Agente ia pros bares fortalecer a nossa música, foi uma batalha muito difícil. Hoje em dia o artista amapaense quando faz show é casa cheia, graças ao trabalho que fizemos lá atrás.

Zk – Tirando o Marabaixo, existe a música cujo ritmo pode ser considerado do Amapá?

Joel Elias – Nesse Movimento Costa Norte o que, que nós fizemos: usamos essa questão do Marabaixo pra criar nossa identidade dentro da música regional. E de que forma fizemos isso, usando a percussão que antes não se tinha; o pessoal usava bateria e a partir do Movimento Costa Norte passou-se a usar Caixa de Marabaixo. Até hoje a maioria das músicas de Macapá tem a marcação da Caixa de Marabaixo.

Zk – Recentemente você foi homenageado pela sua produção musical em Macapá. Fala sobre essa homenagem?

Joel Elias – É muito gratificante quando você tem o reconhecimento e a prefeitura de Macapá esta resgatando e valorizando os artistas locais. Começou com Nonato Leal um dos nossos principais músicos, violonista que tem como fã nada-mais nada menos, que o Sebastião Tapajós.

Zk – No seu caso?

Joel Elias – Em seguida a prefeitura lançou um livro com a história de 40 autores amapaenses e eu tive a felicidade de estar inserido entre esses 40. Uma música que fiz com o Rambolde Campo em 1986 e foi a primeira Marabaixo estilizado, o nome é FESTEJO que conta como era o Marabaixo dançado na casa da Tia Venina onde acontecia o Marabaixo no bairro do Laguinho. Tem a pegada da Murta que é a plantinha que você ornamenta o mastro. A prefeitura reconheceu esse trabalho como algo relevante pra cultura de Macapá. O livro foi lançado no dia 23 de agosto passado.

Zk – Tem até gravação na Alemanha?

Joel Elias – Pois é. Essa música Festejo foi gravada por vários artistas lá de Macapá entre eles a "Banda Negro de Nós" que teve o primeiro trabalho fonográfico editado pela gravadora alemã Ganzer & Hanke. Esse contrato fez com que o CD denominado "Festejo" (remake do 1º CD da banda) fosse distribuído por todo continente europeu, no Japão e nos Estados Unidos.

Zk – Como é o teu relacionamento com o Zé Miguel?

Joel Elias – Antes de ele ser cantor/compositor a gente já se conhecia, depois passamos a nos cruzar nos festivais. Ele tocava numa banda que ensaiava perto de casa "Os Setentrionais" nossa amizade vem de 30 anos. Agora passamos a trabalhar juntos, eu daqui de Porto Velho faço a melodia coloco na partitura e mando pra ele e ele coloca letra, já temos duas músicas nessa parceria.

Zk – Como você é conhecido no meio cultural de Macapá?

Joel Elias – Lá eles me chamam de "De Bubuia" em referencia a uma música minha para um poema do poeta amazonense já falecido Anízio Melo. Com essa música ganhamos tudo quanto foi festival, aí a galera passou a me chamar como gozação "De Bubuia". O Anízio trabalhou a letra com intensão de desmistificar a lenda do Boto. Essa história do Boto namorador na letra ele diz: "Boto molhado não conquista ninguém"

Joel Elias – Tenho um carinho muito especial por essa música. "De Bubuia" foi gravada pelo Amadeu Cavalcante no Rio de Janeiro com produção de Nilson Chaves. Ela tem no arranjo, um solo de Violoncelo na introdução (O arranjo eu fiz de boca, pois na época eu ainda não escrevia partitura), tocado pelo Jaques Morelenbaum que era músico da banda do Tom Jobim e era o maestro do Caetano Veloso, também participa da gravação o Fernando Merlino (tecladista) e o Leandro Braga ambos da banda da Gal Costa (violão).

Zk – Voltando história da sua vinda para Porto Velho ou Candeias?

Joel Elias – Como disse, vim pra passar o final de ano, aí minha ex esposa como a família dela é daqui, achou de querer ficar, então fizemos um pacto: É o seguinte, se conseguir emprego a gente fica! Depois da virada do ano em 2009, no primeiro dia que sai atrás de emprego deixei currículo no Estadão, no Diário da Amazônia e fui à prefeitura. Na prefeitura a coordenadora era a jornalista Nara Vargas que ao ver meu currículo disse: Tem vaga pra ti, quer? Ora, é claro que fiquei, trabalhei na comunicação municipal do governo de Roberto Sobrinho até o inicio do prefeito Hildon Chaves.

Zk – Para encerrar?

Joel Elias – Faz algum tempo que faço parte do quadro de jornalistas do Diário da Amazônia. Sou muito grato a Porto Velho por ter me recebido muito bem. Obrigado!

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Órgãos federais em Belém terão ponto facultativo nos dias 6 e 7

Órgãos federais em Belém terão ponto facultativo nos dias 6 e 7

O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) estabeleceu ponto facultativo nos dias 6 e 7 de novembro para facilitar a logística da Cúpula do Clima, evento preparatório para a COP30.
L
Unicef lança agenda de proteção para crianças e adolescentes de periferia

Unicef lança agenda de proteção para crianças e adolescentes de periferia

A nova edição da Agenda Cidade Unicef visa apoiar municípios vulneráveis em oito capitais brasileiras, focando na prevenção da violência e no aprimoramento de serviços públicos.
L
Presidente do STM aponta tom misógino em crítica de ministro

Presidente do STM aponta tom misógino em crítica de ministro

A ministra Maria Elizabeth Rocha declarou que a crítica do ministro Carlos Augusto Amaral Oliveira, que questionou seu pedido de perdão pelas omissões da Justiça Militar na ditadura, teve um viés misógino.
L
Alcolumbre e Moraes discutem combate ao crime organizado

Alcolumbre e Moraes discutem combate ao crime organizado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, recebeu o ministro do STF, Alexandre de Moraes, para tratar de ações e tecnologias de segurança pública, no mesmo dia em que o Senado instalou a CPI do crime organizado.
L
Toyota retoma produção de veículos no país após 40 dias de paralisação

Toyota retoma produção de veículos no país após 40 dias de paralisação

A montadora Toyota reativou as fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, no interior de São Paulo, utilizando motores importados para antecipar a produção após danos causados por uma tempestade.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

My Family Cinema chega ao fim e deixa usuários sem acesso nem reembolso

My Family Cinema chega ao fim e deixa usuários sem acesso nem reembolso

Serviço de streaming pirata foi desativado por decisão judicial na Argentina e afetou diretamente consumidores brasileiros.
L
Maria, José, Silva e Santos lideram lista de nomes mais comuns no país

Maria, José, Silva e Santos lideram lista de nomes mais comuns no país

O IBGE revelou o ranking dos nomes e sobrenomes mais frequentes no Brasil; Maria é o nome de 12,3 milhões de pessoas, seis em cada cem brasileiros.
L

Comunidade News: Entrevista com Laelson Lima, presidente da Associação do Bairro Planalto

O programa também vai mostrar como o trabalho associativo tem fortalecido o sentimento de pertencimento entre os moradores.
L
Inep divulga lista de espera para vagas remanescentes do Fies 2025

Inep divulga lista de espera para vagas remanescentes do Fies 2025

A lista de pré-selecionados para as vagas remanescentes do Fies no segundo semestre já está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, conforme divulgação do Ministério da Educação.
L
Corrida Solidária Porto Velho rende centenas de cestas básicas para famílias da capital

Corrida Solidária Porto Velho rende centenas de cestas básicas para famílias da capital

Mais de 250 cestas básicas já foram entregues pela Prefeitura de Porto Velho, reforçando o compromisso social da gestão com famílias em situação de vulnerabilidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L
Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Edital nº 7/2025 da Seduc oferece 26 vagas em 24 escolas de Rondônia; inscrições são gratuitas e ocorrem de 3 a 12 de novembro.
L

POLÍTICA

Relator da CPI do Crime Organizado quer investigar mercados legais

Relator da CPI do Crime Organizado quer investigar mercados legais

O plano de trabalho do senador Alessandro Vieira foi aprovado na comissão e dará “especial atenção” à atuação de facções em segmentos lícitos como combustíveis, bebidas, garimpo e mercado imobiliário.
L
TSE julga hoje recurso que pede cassação de Cláudio Castro

TSE julga hoje recurso que pede cassação de Cláudio Castro

O plenário do TSE pautou para esta terça-feira o julgamento do recurso que acusa o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, de utilizar a contratação de 45 mil temporários para irrigar sua campanha de 2022.
L
Senador Fabiano Contarato presidirá a CPI do crime organizado

Senador Fabiano Contarato presidirá a CPI do crime organizado

O parlamentar do PT do Espírito Santo, Fabiano Contarato, foi eleito nesta terça-feira para liderar a comissão que investigará a estruturação e a expansão de facções e milícias no país.
L
Lula ligará para Trump se negociações comerciais não avançarem

Lula ligará para Trump se negociações comerciais não avançarem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que entrará em contato com Donald Trump após a COP30, caso não haja progressos nas negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos.
L
Lula classifica a Operação Contenção no Rio como "desastrosa"

Lula classifica a Operação Contenção no Rio como “desastrosa”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a Operação Contenção, a mais letal da história do estado, foi “desastrosa” e que o governo federal deve pressionar por uma investigação independente.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação contra o Comando Vermelho na Bahia prende 35 pessoas

Operação contra o Comando Vermelho na Bahia prende 35 pessoas

A Operação Freedom, realizada nesta terça-feira, prendeu 35 suspeitos de envolvimento com o crime organizado na Bahia, incluindo um casal apontado como líder financeiro e armado da facção.
18
Homem é encontrado morto com perfurações pelo corpo em Rio no Ramal Maravilha

Homem é encontrado morto com perfurações pelo corpo em Rio no Ramal Maravilha

Com ajuda de uma canoa foi feito o resgate do corpo, e durante os trabalhos da perícia, foram constatadas algumas perfurações por disparo de arma de fogo e provavelmente pauladas.
18
Polícia Civil e Militar prendem autores de roubo em Porto Velho

Polícia Civil e Militar prendem autores de roubo em Porto Velho

Em ação conjunta, a Polícia Civil e o 5º BPM cumpriram mandados de prisão preventiva roubo Porto Velho contra dois investigados por invadir e agredir vítimas no bairro Embratel, em julho.
12
Pescador encontra cadáver em lago perto do Rio Madeira em Porto Velho

Pescador encontra cadáver em lago perto do Rio Madeira em Porto Velho

De acordo com as primeiras informações, um pescador teria encontrado o corpo e logo acionou a Polícia Militar.
18
Homem descumpre medida protetiva, ameaça ex e é preso com espingarda

Homem descumpre medida protetiva, ameaça ex e é preso com espingarda

A Polícia Militar agiu rapidamente, prendendo Roberci, acusado de descumprimento medida protetiva espingarda Ji-Paraná. A arma calibre .22 foi localizada em um matagal de onde o suspeito saiu.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: A DALMONECK PEREIRA LTDA

LICENÇA PRÉVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO E LICENÇA DE OPERAÇÃO
L
Sicredi recebe reconhecimento internacional por ações de diversidade e inclusão

Sicredi recebe reconhecimento internacional por ações de diversidade e inclusão

Instituição financeira cooperativa foi premiada pela revista britânica Environmental Finance no Sustainable Company Awards 2025.
L
Extração de petróleo na Foz do Amazonas exigirá novo aval, diz Lula

Extração de petróleo na Foz do Amazonas exigirá novo aval, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou que a licença obtida pela Petrobras é apenas para pesquisa e que o projeto de extração de petróleo passará por um novo processo de licenciamento.
L
COP30 em Belém: o que é, quando acontece e o que será discutido

COP30 em Belém: o que é, quando acontece e o que será discutido

A 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudança do Clima ocorrerá oficialmente de 10 a 21 de novembro e terá como principal meta limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5ºC.
L
Estado não deve ser matador e precisa mediar, diz governador da Bahia

Estado não deve ser matador e precisa mediar, diz governador da Bahia

Jerônimo Rodrigues defendeu que o combate ao crime deve ocorrer sem abusos, citando o alto número de mortes na Operação Contenção do Rio de Janeiro. A Operação Freedom prendeu 35 pessoas na Bahia.
L
Presidente mexicana rejeita possível missão militar dos EUA no México

Presidente mexicana rejeita possível missão militar dos EUA no México

Claudia Sheinbaum afirmou que uma ação militar unilateral dos Estados Unidos dentro do México para combater cartéis não será permitida, apesar de planos americanos.
L
Ex-vice-presidente dos EUA Dick Cheney morre aos 84 anos

Ex-vice-presidente dos EUA Dick Cheney morre aos 84 anos

Dick Cheney, considerado um dos vice-presidentes mais poderosos da história e articulador da invasão do Iraque em 2003, faleceu na noite de segunda-feira.
L
Eleições nos Estados Unidos são teste inicial para Donald Trump

Eleições nos Estados Unidos são teste inicial para Donald Trump

As disputas por governos estaduais em Nova Jersey e Virgínia, além da eleição para a prefeitura de Nova York, servirão como termômetro para a resposta do eleitorado ao governo do presidente Donald Trump.
L
Haddad rebate críticas e reafirma ordem nas contas públicas

Haddad rebate críticas e reafirma ordem nas contas públicas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificou como “delírio” as críticas de que o governo não cumprirá a meta fiscal e garantiu que o objetivo de equilibrar as contas será mantido.
L

Requerimento da Licença Ambiental: CENTRO LUBRI LTDA

LICENÇAS PRÉVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.