QUINTA-FEIRA, 30/10/2025

Em destaque

EUDES CLAUDINO E A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE 105 ANOS DE PORTO VELHO

Quer saber dos detalhes, lê a entrevista que segue.

Publicado em 

Sexta-feira dia 20, fomos até a sede da Fundação Cultural saber, sobre a programação relativa à comemoração dos 105 anos de emancipação do município de Porto Velho e conversamos com o Presidente Interino Eudes Claudino que está substituindo o Antônio Ocampo que se encontra de licença médica.

Durante nossa conversa ficamos sabendo não só sobre a programação da festa de aniversário, Eudes nos passou, que este ano o dia das crianças será comemorado no Parque dos Tanques quando serão sorteadas aproximadamente MIL BICICLETAS (ano passado foram 500). Falou sobre a programação do carnaval 2020 em especial sobre os desfiles das Escolas de Samba e disse que a reforma do Mercado Cultural está nos finalmente e a reabertura do logradouro, deve acontecer até o final de outubro. Quer saber dos detalhes, lê a entrevista que segue.

Zk – Vamos falar sobre a festa de aniversario de 105 anos de Porto Velho?

Eudes Claudino – Este ano será dois dias de festa, 1º e 2 de outubro. Dia 1º com shows de Bandas de Forró, Sertanejo e Samba/Pagode no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural. O Chamamento para inscrições das bandas se encerra nesta segunda feira dia 23.

Zk – E no dia 2 o que vai acontecer?

Eudes Claudino – No próprio Mercado Cultural vamos realizar o Tacaca Musical Especial com Ato Cívico. Teremos apresentação da Banda de Música da Base Aérea, uma Fanfarra e juntos, vamos cantar os parabéns para o município de Porto Velho que estará completando 105 anos de emancipação, ou criação, como queiram. As tacacazeiras se propuseram a confeccionar o Bolo de aniversário, com certeza será uma grande festa. Essa é a vontade do prefeito Hildon Chaves.

Zk – O que as bandas devem fazer para se inscreverem?

Eudes Claudino – Estaremos aqui na sede da Fundação Cultural a rua Elias Gorayeb sub esquina com a D. Pedro II com nossa assessora técnica Alexandra e a Paula recebendo as inscrições.

Não é nada burocrático, o responsável pela Banda deve apenas apresentar a documentação no caso de pessoa física RG, CPF e comprovante de residência e no caso de pessoa jurídica, CNPJ, e se tiver, um vídeo. O restante você responde na hora algumas perguntas, sobre o estilo musical da Banda, quantos músicos e instrumentos utilizados, que é para se fazer a marcação do Palco.

Zk – Por que dia 1º

Eudes Claudino – Nossa intenção é cantar os parabéns para o nosso município a meia noite do dia 1º para o dia 2. Entendemos que será mais charmoso cantar os parabéns a Meia Noite e enquanto a Banda sorteada para estar no palco naquele momento, convidará o público presente, a cantar junto, às felicitações para os 105 anos de Porto Velho aí segue a queima de fogos de artifícios e a festa vai até a madrugada. E mais, não tem aquela preocupação em acordar cedo, pois dia 2 é feriado. Eis o motivo da festa, começar no dia 1º.

Zk – Você está à frente da Funcultural como Presidente?

Eudes Claudino – Sim, assumimos interinamente em virtude do nosso titular Antônio Ocampo Fernandes está entregue ao Departamento Médico por ter sido submetido à cirurgia cardíaca recentemente, esperamos que assim que ele tiver alta, volte a assumir a presidência da Fundação. Enquanto isso, vamos tocando o barco com nossa equipe que apesar de pequena é muito eficiente. O que estamos fazendo agora é o que ele deixou determinado, se ele estivesse aqui na atividade, com certeza estaria na correria que estamos tendo.

Zk – Vamos focar em outras programações, por exemplo: como é que está a programação para o carnaval 2020, em especial sobre os desfiles das Escolas de Samba?

Eudes Claudino – Terça feira dia 24, provavelmente o Tatá que é o responsável por essa área, vai receber os dirigentes das Escolas de Samba para definir o calendário. Os blocos de trio já nos procuraram, eles querem fazer ensaios periódicos no Mercado Cultural. Quer dizer, as coisas sobre o carnaval estão em andamento.

Zk – Por falar em Mercado Cultural. Quando a reforma será terminada?

Eudes Claudino – Creio que até o final de outubro a obra será entregue. Aconteceu uma pequena demora porque estávamos com dificuldade para conseguir a tinta, pois como trata-se de um patrimônio tombado, é obrigatório se respeitar as característica originais como a cor da tinta.

Zk – Voltando às Escolas de Samba. Teremos os desfiles em 2020?

Eudes Claudino – Acredito que não haverá problema, pois, já tivemos um sinal positivo que veio com a declaração do presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho que durante audiência pública, se comprometeu a conseguir recursos junto aos seus pares, para passar as Escolas de Samba através da Fesec.

As conversas estão bastante adiantadas a esse respeito e por isso, acredito que vamos voltar a ter os desfiles das Escolas de Samba. É preciso que se esclareça, não aconteceram este ano de 2019, por conta de decisão da diretoria da Fesec que não aceitou o montante dos recursos oferecido pelo prefeito de Porto Velho e acho que até se precipitaram ao anunciar que não iriam desfilar. Que fique bem claro, pela prefeitura os desfiles teria acontecido.

Zk – Em ficando certo que os desfiles das escolas de samba acontecerão em 2020, tem uma data, já que o ideal é não concorrer com os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro que é transmitido ao vivo via Televisão.

Eudes Claudino – Acho que realmente não devemos concorrer com a televisão, porém, a data dos desfiles é uma decisão da Fesec junto as suas filiadas. O que as escolas decidirem a gente vai estudar e ver a possibilidade de atender. Basta lembrar que São Paulo e Manaus realizam os desfiles na sexta e no sábado, antes dos desfiles das escolas do Rio de Janeiro. Se esses estados cujos desfiles contam com escolas de samba que levam mais de três mil integrante para a avenida, respeitam os desfiles do Rio, por que nós aqui vamos concorrer. É uma questão de coerência se realizar nossos desfiles, ou antes, ou depois dos desfiles das escolas do Rio de Janeiro. Mais, as nossas escolas devem ter um dia só pra elas, sem que aconteça desfile de Bloco, pois, existe muita gente que desfila nos blocos e nas escolas de samba.

Zk – O que está sendo feito no Mercado Cultural?

Eudes Claudino – Não classificamos como reforma e sim, como uma manutenção muito grande. Trocamos todo o forro, colocamos uma manta térmica entre o forro e o telhado, trocamos todo o telhado que tinha muita goteira, estamos mexendo na pintura interna e externa, todas as portas, todos os vasos dos banheiros e o mais importante, a Fiação foi toda trocada, pois o ambiente será climatizado. Já estamos com a Central de Ar de 60 MIL BTU que deve ser instalada em poucos dias. Nós chamamos de manutenção, mais é uma reforma grande. Estamos fazendo chamamento pra grafiteiros. Cada coluna daquela será pintada com tema da nossa Amazônia, Vamos revitalizar a pintura do Calçadão Manelão.

Zk – Para encerrar. Quem é o Eudes?

Eudes Claudino – Sou de Manaus, estou aqui há mais de 22 anos; meu nome é Manoel Eudes Pereira Claudino. Minha família toda mora aqui, sou torcedor do Boi Caprichoso doente e aqui sou Corre Campo. Fui diretor de eventos do bloco Maria Fumaça por mais de dez anos e sou Vascaíno.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fim de uma tradição: AmazonFort decide não fazer a decoração natalina do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Fim de uma tradição: AmazonFort decide não fazer a decoração natalina do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A ausência da decoração natalina no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré gera apreensão entre moradores e comerciantes de Porto Velho, que temem impacto no turismo e no comércio local.
L

Reforço na equipe: Arildo Lopes assume Secretaria-Geral de Governo na administração Léo Moraes

Experiência e confiança marcam a transição de Arildo Lopes para o comando da SGG em Porto Velho
L
João Baraldi Neto: trajetória entre o Direito, a Justiça Social e a Amazônia

João Baraldi Neto: trajetória entre o Direito, a Justiça Social e a Amazônia

Pesquisador e professor constrói carreira marcada pelo compromisso com a educação, os direitos humanos e o desenvolvimento social na Amazônia.
L
Fiocruz e instituições divulgam manifesto por segurança pública cidadã

Fiocruz e instituições divulgam manifesto por segurança pública cidadã

O Manifesto por uma Segurança Pública Cidadã, assinado por mais de 40 entidades, repudia a letalidade da Operação Contenção no Rio de Janeiro e denuncia a “necropolítica” como política pública.
L
Moraes intima governador do Rio e marca audiência sobre operação

Moraes intima governador do Rio e marca audiência sobre operação

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que Cláudio Castro preste 18 esclarecimentos sobre a Operação Contenção; audiência foi marcada para 3 de novembro, no Rio, para discutir a letalidade policial.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Fonte de Vida: Rodrigo Souza Costa fala sobre sua trajetória e atuação no Estado de Rondônia

Além de compartilhar sua trajetória profissional e visão sobre o futuro da gestão pública em Rondônia, Rodrigo também falará sobre o compromisso com a ética, a transparência e o serviço à população.
L

Giro News entrevista Camila Lima: turismo, inovação e pesca esportiva feminina em Rondônia

O atendimento personalizado a clientes de todo o Brasil e o avanço da pesca esportiva feminina, segmento que vem fortalecendo o turismo sustentável e promovendo inclusão no setor.
L
Senado instala CPI do Crime Organizado para apurar milícias

Senado instala CPI do Crime Organizado para apurar milícias

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, determinou a instalação da CPI do Crime Organizado na próxima terça-feira, que terá 120 dias para investigar a atuação e a expansão de facções e milícias.
L

In Foco Podcast entrevista Zequinha Araújo: trajetória de superação e serviço público

Nesta quarta, às 15h, no In Foco Podcast, conheça a história de Zequinha Araújo, do Seringal Anari ao destaque político em Rondônia. Uma conversa inspiradora sobre fé, educação e superação!
L
Prefeitura de Porto Velho busca recursos do PAC para solucionar problema histórico das alagações urbanas

Prefeitura de Porto Velho busca recursos do PAC para solucionar problema histórico das alagações urbanas

Em Brasília, o prefeito Léo Moraes articulou a liberação de R$ 200 milhões do novo PAC para investir em obras de macrodrenagem e infraestrutura na capital rondoniense.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Oportunidades contemplam funções essenciais para operação e manutenção do sistema elétrico.
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Senador Bagattoli chama de covarde ação dos órgãos federais contra produtores em Alvorada do Oeste

Senador Bagattoli chama de covarde ação dos órgãos federais contra produtores em Alvorada do Oeste

Parlamentar afirmou que Ibama, Funai e Força Nacional promoveram destruição de propriedades rurais e defendeu responsabilização pelos danos causados.
L
Lula ficou "estarrecido" com alto número de mortos no Rio, diz Lewandowski

Lula ficou “estarrecido” com alto número de mortos no Rio, diz Lewandowski

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que o presidente Lula se mostrou surpreso com a falta de aviso prévio sobre a Operação Contenção, classificando a ação de “extremamente violenta” e incompatível com o Estado Democrático de Direito.
L
CNJ realiza a 2ª Pesquisa sobre percepção e avaliação do Poder Judiciário Brasileiro

CNJ realiza a 2ª Pesquisa sobre percepção e avaliação do Poder Judiciário Brasileiro

Levantamento busca ouvir cidadãos e operadores do Direito para aprimorar a gestão e os serviços da Justiça no país.
L
Renan Filho: “A autoescola não vai acabar. O que acaba é a obrigatoriedade”

Renan Filho: “A autoescola não vai acabar. O que acaba é a obrigatoriedade”

Ministro explica proposta que permite atuação de instrutores autônomos e promete reduzir custos para quem quer tirar a CNH.
L
Ieda Chaves pede maior visibilidade para a Procuradoria da Mulher na Alero

Ieda Chaves pede maior visibilidade para a Procuradoria da Mulher na Alero

Deputada propõe exibição do vídeo institucional da PEM em eventos oficiais da Casa para ampliar o alcance das políticas de equidade de gênero.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

PF combate invasões e crimes ambientais na Terra Indígena Latundê

PF combate invasões e crimes ambientais na Terra Indígena Latundê

A Polícia Federal deflagra operação ‘Acesso Difícil’ em Rondônia, em ação conjunta com outros órgãos, que resultou na inutilização de seis acampamentos ilegais e na repressão à ocupação irregular na Terra Indígena Tubarão Latundê.
10
Receita Federal e Polícia Federal apreendem quase meia tonelada de cocaína no Porto de Santos

Receita Federal e Polícia Federal apreendem quase meia tonelada de cocaína no Porto de Santos

Droga estava escondida em carregamento de polipropileno com destino à Bélgica; operação faz parte da ação nacional Fronteira RFB.
16
Acidente grave entre motocicletas deixa três feridos em Porto Velho

Acidente grave entre motocicletas deixa três feridos em Porto Velho

Colisão ocorreu no cruzamento da Rua Mário Andreazza com a Avenida José Amador dos Reis, no Bairro JK; ambos os condutores foram levados ao João Paulo II em estado grave.
16
MPRO participa do lançamento do Plano Estadual Pena Justa em Rondônia

MPRO participa do lançamento do Plano Estadual Pena Justa em Rondônia

Promotor Pablo Hernandez Viscardi destaca importância de uma justiça mais humana durante evento do TJRO.
L
Polícia Civil do Rio defende Operação Contenção após 119 mortes

Polícia Civil do Rio defende Operação Contenção após 119 mortes

Secretário Felipe Curi atualiza número de mortos na operação mais letal da história do Rio de Janeiro e classifica a ação como legítima do Estado, refutando o termo “chacina”.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: COOPERATIVA DOS GARIMPEIROS DO RIO MADEIRA – COOGARIMA

Licença Ambiental de Operação Nº 016.00081.006/2025-SUL
L

LAROYÊ EXÚ! A Saudação Sagrada ao Guardião dos Caminhos – Por Giovanni Seabra

A expressão “Laroyê Exú!” transcende o simples cumprimento ritual, sendo uma invocação ancestral que conecta o mundo espiritual e humano, exaltando o orixá da comunicação, da transformação e do movimento.
L

Requerimento da Licença Ambiental: BEEPRAG – IMUNIZADORA E CONTROLE DE AMBIENTE LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Chair Dance Experience no Agenda News: dança, poder e alegria

Chair Dance Experience no Agenda News: dança, poder e alegria

Lorena Rayane apresenta a arte do Chair Dance e convida mulheres para vivência natalina com autoestima e expressão corporal
L
TRT-14 amplia alcance de ações sociais ao doar bens a instituições de Rondônia

TRT-14 amplia alcance de ações sociais ao doar bens a instituições de Rondônia

Doação de veículos pelo Tribunal fortalece projetos que cuidam de pessoas e preservam a história da região.
L
Governo Federal acompanha missão do CNJ em Rondônia para buscar soluções sobre a TI Uru-Eu-Wau-Wau e o PAD Burareiro

Governo Federal acompanha missão do CNJ em Rondônia para buscar soluções sobre a TI Uru-Eu-Wau-Wau e o PAD Burareiro

A visita reuniu mais de 20 instituições e teve como objetivo mediar conflitos fundiários e promover o diálogo entre comunidades indígenas e agricultores, em busca de uma solução definitiva para a sobreposição de áreas.
L
Nissan comemora 25 anos de operação oficial no Brasil

Nissan comemora 25 anos de operação oficial no Brasil

Marca japonesa reforça presença no país com ações comemorativas e novos modelos em produção.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.