DOMINGO, 17/08/2025
Publicidade

CONQUISTA: JUIZADOS SÃO TRANSFORMADOS EM VARAS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Para a juíza Sandra Merenda, coordenadora da Infância e Juventude da regional de Porto Velho e também responsável pela agora Vara de Proteção, a mudança não é apenas na nomenclatura, mas no status que a matéria adquire perante o Judiciário e a sociedade.

Publicado em 

CONQUISTA: JUIZADOS SÃO TRANSFORMADOS EM VARAS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE - News Rondônia

Uma conquista comemorada pelos profissionais envolvidos na área de infância e juventude de Porto Velho: a transformação dos Juizados em Varas, mediante lei complementar aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia e sancionada pelo governador Marcos Rocha. A lei altera o Código de Organização Judiciária e estabelece que os Juizados da Infância e Juventude de Porto Velho serão agora denominados Vara Infracional e de Execução de Medidas Socio-Educativas (1º Juizado) e Vara de Proteção à Infância e Juventude (2º Juizado).

CONQUISTA: JUIZADOS SÃO TRANSFORMADOS EM VARAS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE - News Rondônia

Para a juíza Sandra Merenda, coordenadora da Infância e Juventude da regional de Porto Velho e também responsável pela agora Vara de Proteção, a mudança não é apenas na nomenclatura, mas no status que a matéria adquire perante o Judiciário e a sociedade. “É um protagonismo que assumimos diante da complexidade das situações que aqui se apresentam. A infância e juventude de todo o estado, dentro de nossa instituição, galgou mais espaço e reconhecimento, com a importância que lhe é devida”, esclareceu.

A magistrada conta que o movimento pelo fortalecimento da área de infância começou no ano passado, quando um estudo realizado por profissionais do próprio Judiciário revelou que, como juizados, a atuação era restrita e limitante. Baseados em parâmetros de outros tribunais do país, nos quais as varas foram implantadas, o campo de atuação se amplia, bem como a sua autonomia. “Trata-se, portanto de uma ação afirmativa que somará às políticas públicas, visando o empoderamento e à garantia de direitos às crianças e aos adolescentes”, reforçou.

Com a publicação da Lei complementar no Diário Oficinal do Estado, as Varas da infância passam a ter a mesma importância que as varas criminais, tribunais do júri, varas de família e todas as demais. O nome Juizado da Infância e Juventude permanecerá no interior, pois lá estes não têm competência exclusiva, sendo apêndices das segundas varas cíveis. No caso da capital, cidade com mais de 100 mil habitantes, a criação de varas específicas já reunia requisitos há bastante tempo, conforme verificou o estudo.

Pela Lei Complementar n. 1017, compete à Vara Infracional e de execução de Medidas Sócio -Educativas, o processamento e julgamento de atos infracionais cometidos por adolescentes, execuções de medidas socioeducativas e tudo que seja a elas inerente, inclusive no tocante ao aspecto correcional dos centros de internação.

Já à Vara de Proteção à Infância e Juventude cabe a competência remanescente, especialmente às chamadas causas cíveis, as infrações administrativas, o abrigamento, correição dos abrigos e demais instituições de proteção à criança e ao adolescente. Cabe ainda, o processamento dos crimes praticados contra crianças e adolescentes, como abuso, negligência, exploração e violência sexual.

Projetos

A ascensão das Varas da Infância contribui, ainda, para uma atuação de liderança perante os juizados do interior, já que capitanearão programas e projetos que poderão se expandir para todo o estado, segundo análise da juíza Sandra Merenda.

Hoje, o Judiciário desenvolve relevantes programas na área da Infância, alguns deles com ações expandidas para outras comarcas do interior. São exemplos destes programas:

Se a vida Ensina Eu sou Aprendiz

Profissionalização e aprendizado. São os instrumentos de combate à reincidência de atos infracionais. O projeto é desenvolvido pelo Judiciário em Porto Velho, através da Vara Infracional, com parceria do Ministério Público do Trabalho e instituições do Sistema “S”.

Os adolescentes se formam em cursos profissionalizantes. 50% deles têm admissão garantida em empregos como aprendizes. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, “Aprendiz é o maior de quatorze anos e menor de vinte e quatro anos que celebra contrato de aprendizagem”. É o que também diz o Decreto 5.598, de 1º de dezembro de 2005, um dos vários itens da legislação aplicável utilizada para embasar o projeto.

Os adolescentes cumprem medidas em meio fechado, que são de responsabilidade do estado, e em meio aberto, que podem ser aplicadas como prestação de serviço comunitário e liberdade assistida, na qual se insere a aplicação do projeto “Se a vida ensina, sou aprendiz”.

Justiça Restaurativa

Nos dois primeiros anos, informação, sensibilização e formação. O projeto de Justiça Restaurativa foi cuidadosamente preparado, e iniciado com a introdução do tema em eventos como I e II Congressos “O adolescente e a socioeducação”. Num segundo momento, o projeto foi à escola Jânio Quadros, no Bairro Mariana, Zona Leste de Porto Velho. Rodas de conversa para solucionar os conflitos escolares: ofensores e ofendidos encontram a solução dos problemas de modo dialogado.

Adoção

Tanto as crianças que vivem em abrigos e estão disponíveis para adoção, quanto os futuros pais ou mães, precisam e recebem o apoio essencial do Poder Judiciário, que por meio da Vara/Juizados da infância, acompanha cada caso e tem a palavra final sobre a questão.

O principal objetivo dos processos de adoção é garantir, primeiro, que a lei seja cumprida, afinal a Constituição Federal, art. 6º, erigiu entre os direitos sociais, a proteção à maternidade e à infância.

Quem deseja se inscrever para se tornar um adotante, deve participar de curso de Preparação para a Adoção, que possibilita que a pessoa faça parte do Cadastro Nacional de Adoção, passo essencial para a conquista da nova família.

Entrega Protegida

Para fazer valer o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente – “Toda criança tem direito a convivência familiar saudável” – o Poder Judiciário mobiliza a sociedade para a “Entrega Protegida”, campanha com foco na doação de crianças por mães que, por alguma razão, decidiram não criar os seus filhos. “Essas mães precisam procurar o Judiciário, pois terão a segurança de que todo o processo será feito de maneira acolhedora e sem julgamento, com todas as garantias tanto para a criança quanto para elas próprias, alertou a juíza Sandra Merenda, esclarecendo que a doação só ocorre quando estiverem esgotadas todas as possibilidades de reintegração da criança à família de origem.

Miracema

A preocupante incidência de violação dos direitos da criança e do adolescente nas regiões mais isoladas do Baixo Madeira, leva profissionais da Vara de Proteção à Criança e ao Adolescente a fazer um trabalho de conscientização e difusão das garantias legais previstas no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Trata-se do projeto Miracema, cujo nome de origem indígena, significa o nascer de uma criança. Justamente o que se busca com o projeto: o nascer de crianças em uma realidade livre da violação de seus direitos.

Com materiais educativos como folders, cartazes e a própria orientação de assistentes sociais e psicólogos, pretende-se atingir toda a população ribeirinha para prevenir casos de violência ou negligência contra pessoas até 18 anos.

Diálogos

O Projeto Diálogos, voltado à proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência intrafamiliar, foi criado em 2014, com o intuito de estabelecer uma melhor comunicação com as famílias na busca de solução de conflitos no ambiente doméstico e contribuir para que elas possam disciplinar e estabelecer limites às crianças sem o uso da violência.

A participação é determinada em audiência, por intermédio de transação penal, ou seja, ao invés de sentenças que desagreguem ainda mais as famílias, o juízo dá a chance de se buscar as causas da violência e alternativas para a pacificação. Os pais ou responsáveis frequentam, durante cinco reuniões, um trabalho em grupo orientado por profissionais do núcleo psicossocial do Juizado.

Recompor

Projeto voltado à preservação da memória dos processos de adoção, para que as pessoas adotadas tenham acesso aos documentos arquivados na Vara relativos às suas origens biológicas.

Ninho- Núcleo Institucional e Humanizado de Oitivas

A iniciativa pretende humanizar a tomada de depoimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, de forma a coletar a oitiva apenas uma vez e em ambiente acolhedor, visando evitar mais danos, está com os trabalhos avançados e brevemente será lançada.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo especial de domingo (17/08/25) com previsões detalhadas para cada signo

Horóscopo especial de domingo (17/08/25) com previsões detalhadas para cada signo

Seja receptivo, aja com cuidado e use sua intuição. A conjunção Sol–Ketu lembra a importância de equilibrar ação e reflexão, mantendo a autenticidade enquanto libera o que já não serve.
L
Caixa paga parcela de maio do Bolsa Família a beneficiários com NIS final 9 nesta quinta (29)

CAIXA INICIA PAGAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA E AUXÍLIO GÁS NESTA SEGUNDA-FEIRA (18)

Pagamento será antecipado para todo o estado do Rio Grande do Sul e alguns municípios dos estados de Alagoas, Amazonas, Paraná, Roraima e Sergipe.
L
ACRAT leva ao Ministro Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho preocupações sobre a Equalização no TRT14

ACRAT leva ao Ministro Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho preocupações sobre a Equalização no TRT14

ACRAT destacou pontos sensíveis identificados pela classe, como as violações ao princípio do juiz natural e da competência territorial na distribuição de processos.
L
Al Gore critica postura “esquizofrênica” dos EUA sobre clima

Al Gore critica postura “esquizofrênica” dos EUA sobre clima

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, lamentou a alternância na política climática do país e defendeu que o capitalismo pode ser parte da solução para a crise.
L
ApexBrasil reforça apoio a empresas atingidas por tarifas dos EUA

ApexBrasil reforça apoio a empresas atingidas por tarifas dos EUA

A Agência de Promoção de Exportações e Investimentos anuncia a abertura de um novo escritório em Washington e defende a soberania nacional frente às sanções americanas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

ZEEKR 7X é lançado no Brasil com foco em tecnologia e segurança

ZEEKR 7X chega ao Brasil por R$ 448 mil com 646 cv, autonomia de 423 km e tecnologia premium, reforçando a disputa no segmento de SUVs elétricos.
L

Nota de pesar: Nelson Caitano da Silva

Familiares e amigos se despedem de Nelson Caitano da Silva, deixando vivo o legado de amor, fé e dedicação à família.
L

Momento Agro | Entrevista com José Macedo, pecuarista e fundador da Skap-car Centro Automotivo

Neste sábado, dia 16, às 11h, o Momento Agro recebe José Macedo, pecuarista de destaque e fundador da Skap-car Centro Automotivo.
L
Advogado de suspeito que deixou falsa bomba em aeroporto diz que jovem fez brincadeira para tentar viralizar

Advogado de suspeito que deixou falsa bomba em aeroporto diz que jovem fez brincadeira para tentar viralizar

O influenciador Enzo M. é o principal suspeito de ter colocado a mochila com um falso explosivo no aeroporto de Porto Velho, causando evacuação e pânico por cerca de quatro horas.
10
Associação de cafés apoia Plano Brasil Soberano

Associação de cafés apoia Plano Brasil Soberano

A BSCA manifesta suporte às medidas do governo, que visam mitigar os impactos do aumento de tarifas americanas sobre as exportações.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L
Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L
Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Evento promovido pela Prefeitura contou com 189 empresas, mais de mil vagas e oportunidades para todos os públicos.
L

POLÍTICA

Michelle Bolsonaro chama Lula de “pinguço” | acusa presidente por sanções dos EUA

Em evento do PL Mulher em Natal, a ex-primeira-dama disse que Lula provocou os EUA, culpou o governo pelo tarifaço e fez duras críticas pessoais.
L
Bolsonaro deixa prisão domiciliar para exames médicos

Bolsonaro deixa prisão domiciliar para exames médicos

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi autorizado a sair de casa pelo ministro Alexandre de Moraes para realizar exames clínicos, exigidos por seu quadro de saúde.
L

Deputado Edevaldo Neves propõe reduzir exigência de corridas para isenção de IPVA a motoristas de aplicativo

Parlamentar sugere diminuir de 3.600 para 2.600 o número de corridas anuais exigidas, tornando o benefício mais acessível à categoria.
L
Lula defende comércio com China em inauguração de montadora

Lula defende comércio com China em inauguração de montadora

Em evento da montadora chinesa GWM em São Paulo, presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou a China como principal parceira comercial do Brasil e criticou a postura dos Estados Unidos.
L
Deputado Cássio Gois apoia 1º Cacoal Country Bulls e fortalece cultura sertaneja em Rondônia

Deputado Cássio Gois apoia 1º Cacoal Country Bulls e fortalece cultura sertaneja em Rondônia

Evento histórico em Cacoal recebe apoio do deputado Cássio Gois, reunindo shows e rodeio que valorizam a cultura sertaneja e atraem público expressivo
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sgt Machado prende cinco suspeitos com drogas em sucata de fachada no Igarapé

Equipe do sgt Machado prende cinco suspeitos com drogas em sucata de fachada no Igarapé

A polícia encontrou drogas, balança de precisão e dinheiro trocado.
10
video-carro-faz-conversao-e-bate-de-frente-com-moto-no-bairro-mariana

VÍDEO | Carro faz conversão e bate de frente com moto no bairro Mariana

Acidente grave no bairro Mariana em Porto Velho deixa motociclista inconsciente; colisão foi registrada por câmera de segurança.
10
Jovem é morta a facadas e suspeita é presa em apartamento na zona leste

Jovem é morta a facadas e suspeita é presa em apartamento na zona leste

Crime ocorreu neste sábado (16) na Rua Francisco de Menezes, bairro Socialista
18
Homem é morto a tiros em Ji-Paraná

Homem é morto a tiros em Ji-Paraná

Cleiciano Batista da Costa, de 36 anos, foi baleado em frente a uma residência no bairro Bela Vista; a Polícia Civil investiga o caso.
18
Polícia Militar prende três pessoas por tráfico de drogas em RO

Polícia Militar prende três pessoas por tráfico de drogas em RO

Ação de inteligência da PM em Ji-Paraná desmantela ponto de tráfico de drogas no bairro Bela Vista e apreende entorpecentes e dinheiro.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA e LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇAO
L
Governo de RO monitora resultados do Projeto Recuperar junto a produtores rurais em Cacoal

Governo de RO monitora resultados do Projeto Recuperar junto a produtores rurais em Cacoal

Equipes da Sedam realizam visitas técnicas para avaliar impactos do Projeto Recuperar e garantir a efetividade das ações ambientais e produtivas.
L
Harlem Globetrotters podem trazer maior show de basquete do mundo para Porto Velho

Harlem Globetrotters podem trazer maior show de basquete do mundo para Porto Velho

Equipe mundialmente famosa avalia incluir Porto Velho na turnê “World Tour Brasil”, oito anos após a última passagem pelo país.
L

Acordo internacional é firmado na X Reunião da Rede SPAA na Colômbia

Documento assinado pelos países membros traz 18 compromissos conjuntos para enfrentar a inflação dos alimentos e fortalecer a agricultura familiar
L
MEC orienta escolas na escolha de livros para o ensino médio

MEC orienta escolas na escolha de livros para o ensino médio

O Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, disponibiliza guias para professores e gestores selecionarem as obras que serão usadas a partir de 2026.
L
Brasileiros não resgatam de R$ 10 mil a R$ 50 mil de parentes

Brasileiros não resgatam de R$ 10 mil a R$ 50 mil de parentes

Famílias deixam de receber valores de benefícios e seguros de pessoas falecidas por falta de informação e burocracia, segundo levantamento da plataforma Planeje Bem.
L
Pai e filha ficam gravemente feridos em acidente em Rolim de Moura

Pai e filha ficam gravemente feridos em acidente em Rolim de Moura

Colisão entre carro e motocicleta na Avenida Fortaleza resulta em fratura exposta na criança de 6 anos, que foi transferida para Cacoal.
10
Caminhoneiro que vinha trazendo carga para Rondônia passa 15 horas sequestrado nas mãos de bandidos em MT

Caminhoneiro que vinha trazendo carga para Rondônia passa 15 horas sequestrado nas mãos de bandidos em MT

Um motorista de 25 anos, identificado como Daniel, foi mantido refém por 15 horas após ter sua carreta roubada em Mato Grosso.
12
Ônix invade preferencial e atropela moto com mulher gestante na zona leste

Ônix invade preferencial e atropela moto com mulher gestante na zona leste

Testemunhas contaram que o ônix teria avançado a preferencial pela Rua Jaqueline Ferry, e atropelado as vítimas que seguiam na moto.
16
Homem é preso bêbado e armado em estrada rural de Vilhena

Homem é preso bêbado e armado em estrada rural de Vilhena

Jovem de 21 anos, que foi encontrado caído na Linha 01, estava com uma garrucha calibre .22 na cintura e munições no bolso.
14
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.