SÁBADO, 02/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

60% DOS PLUGS DE ENERGIA FISCALIZADOS NO ESTADO APRESENTAM IRREGULARIDADES, AFIRMA IPEM

Na operação foram verificados o funcionamento de plugs, tomadas e outros objetos utilizados no sistema elétrico

Publicado em 

60% DOS PLUGS DE ENERGIA FISCALIZADOS NO ESTADO APRESENTAM IRREGULARIDADES, AFIRMA IPEM - News Rondônia

Uma ação de fiscalização especial visando a Segurança Eletrônica, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (Ipem) eu conta que 60% dos plugs de energia vistoriados apresentavam irregularidades.

60% DOS PLUGS DE ENERGIA FISCALIZADOS NO ESTADO APRESENTAM IRREGULARIDADES, AFIRMA IPEM - News Rondônia

A ação foi realizada entre os dias 18 e 22 de março no município de Pimenta Bueno e faz parte do calendário nacional de Operações Especiais do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Na operação foram verificados o funcionamento de plugs, tomadas, disjuntores, extensões e outros objetos utilizados no sistema elétrico. Durante as fiscalizações foram avaliados 3.410 produtos e em 824 foram encontradas irregularidades, o que corresponde a reprovação de 24% dos produtos avaliados como um todo, no entanto, o Inmetro permite 1,5% de itens aceitáveis de reprovação.

Aziz Rahal Neto, presidente do Ipem explica que grande parte dos exemplares não apresentava certificação do Inmetro e, como exemplo das irregularidades encontradas, citou objetos feitos com material ferroso, o que não é permitido, pois podem oferecer risco de curto-circuito e incêndio.

De acordo com o presidente, geralmente os produtos irregulares encontrados são oriundos de São Paulo e do Exterior. “A maioria é de fora do Estado e são, principalmente, importados. O que percebemos é que falta informação da população, que deve ficar atenta à certificação do Inmetro, só assim terá garantia de produtos confiáveis”, ressalta.

FISCALIZAÇÃO DE ROTINA

Foram identificadas 6.352 irregularidades, o que corresponde a 9,27% dos produtos fiscalizados.

Nos primeiros três meses do ano de 2019 foram fiscalizados 68.541 produtos ao longo dos municípios rondonienses, com variação de produtos como, adaptadores, plugs, tomadas, aquecedores de água, andadores de bebê, aspiradores de pó, pneus, cadeiras de plástico, colchões, centrífugas de roupa, entre outros produtos. Foram identificadas 6.352 irregularidades, o que corresponde a 9,27% dos produtos fiscalizados. Segundo o presidente do Ipem, para essas fiscalizações o foco foram produtos que em caso de irregularidade podem causar danos mais graves à sociedade. “Priorizamos a fiscalização de produtos como pneus, por exemplo, que com irregularidades podem causar risco de morte e produtos elétricos, que possuem potencial para incêndio”, explica Rahal.

A penalidade aplicada para irregularidades encontradas em produtos pequenos – como a maioria dos equipamentos elétricos – é a apreensão, mas os maiores, como colchões, por exemplo, para os quais não há possibilidade de apreensão, a penalidade é a interdição e solicitação de devolução do produto para o fabricante.

60% DOS PLUGS DE ENERGIA FISCALIZADOS NO ESTADO APRESENTAM IRREGULARIDADES, AFIRMA IPEM - News Rondônia

Rahal explica que está entre seus objetivos, a fiscalização de fios elétricos. “Há produtos no mercado que apresentam irregularidades quanto à espessura, que não estão dentro do padrão de funcionamento ou não apresentam o resultado esperado. Podem super aquecer ou consumir mais energia que deveria. Pretendemos implantar essa fiscalização no Ipem Rondônia”, garante.

De acordo com Aziz Rahal há um tipo de irregularidade que salta aos olhos e chama a atenção de toda a equipe que atua no Ipem nos municípios rondonienses: as encontradas em postos de combustível. Para se ter ideia, até março de 2018 foram evidenciadas 2,35% de irregularidades em postos. Este ano, no mesmo período, esse número saltou para 8,38%. “São situações diversas, como estado de conservação, vazamentos, dígitos incorretos e erro de volume (quantidade de combustível)”, esclarece.

O Ipem não fiscaliza a qualidade do combustível, essa atuação é de outro órgão fiscalizador.

PLANO ANUAL

Na próxima semana, o presidente do Ipem participará de uma reunião com o Inmetro nacional e representantes de todos os Estados, quando será construído um plano de trabalho de aplicação anual, com envolvimento da presidente do Inmetro Angela Flôres Furtado, presidentes dos Institutos de Pesos e Medidas e assessores de 27 Estados. “Será uma troca de experiência. Daqui de nosso Estado pretendemos apresentar sugestões que são muito bem desenvolvidas em empresas privadas para a iniciativa pública”, ressalta Rahal.

A Reunião de Trabalho entre Inmetro e Superintendência e RBMLQ-I (Rede Brasileira de Metrologia Legal Qualidade Industrial), será realizada no Rio de Janeiro/RO.

A comunidade pode fazer denúncias pessoalmente, por telefone ou por meio da Ouvidoria, caso encontre irregularidades em produtos que deveriam apresentar o selo do Inmetro e não apresentam e mesmo produtos que perceber que oferecem riscos ao consumidor. As denúncias podem ser feitas por meio da Ouvidoria, telefone 0800-647-2777 ou 3216-5943 ou por e-mail: [email protected].

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vilhena sedia 9º Circuito Nacional Nasce Capoeira

Vilhena sedia 9º Circuito Nacional Nasce Capoeira

O evento celebra a cultura da capoeira com rodas, troca de cordas, atividades ao ar livre e homenagem na Câmara de Vereadores de Vilhena.
L
Ecoporé vence prêmio internacional de restauração ecológica e destaca importância do trabalho realizado

Ecoporé vence prêmio internacional de restauração ecológica e destaca importância do trabalho realizado

A cerimônia que apresentou os vencedores do prêmio e durante o evento, Sheila Noele, diretora técnica da organização, foi a representante da equipe.
L
Homem é atacado a facada após negar que catador pegasse latinhas

Homem é atacado a facada após negar que catador pegasse latinhas

Durante o bate boca, um dos suspeitos foi para trás da vítima e desferiu uma facada no pescoço do rapaz, em seguida, a dupla fugiu correndo.
16
Operação Shamar mobiliza 50 mil agentes para combater violência contra mulheres

Operação Shamar mobiliza 50 mil agentes para combater violência contra mulheres

Iniciativa acontece em 2 mil municípios brasileiros durante o Agosto Lilás e celebra o aniversário de 19 anos da Lei Maria da Penha.
L

Rafael Moreira: desafios e sucesso no empreendedorismo jovem em Rondônia

Fundador da RM Engenharia, Rafael Moreira revela trajetória de superação, inovação e impacto social no mercado de construção civil em Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Momento Agro | Entrevista especial na Associação dos Agricultores da Gleba Aliança

O Momento Agro especial visitou a Associação dos Agricultores da Gleba Aliança. O programa trouxe entrevistas exclusivas com convidados especiais, destacando o trabalho e os desafios do agronegócio local.
L

Falaê PodCast | Entrevista Pastor Carlos Amorim

Neste sábado (02), às 10h, o Falaê Podcast apresenta uma edição especial com a participação do Pastor Carlos Amorim. A entrevista será dedicada à Marcha para Jesus, evento cristão que reúne fiéis de diversas denominações em um momento de fé, louvor e celebração.
L
Trump afirma que Lula pode ligar a qualquer momento

Trump afirma que Lula pode ligar a qualquer momento

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, respondeu a perguntas sobre o tarifaço imposto ao Brasil e expressou abertura para o diálogo.
L

Vereadora Nice Condaque: projetos, conquistas e transformação política em Cacoal

A trajetória de Nice Condaque, vereadora de Cacoal, destaca projetos de impacto social, avanços na saúde, infraestrutura urbana e diálogo com a comunidade.
L
Haddad anuncia mudança na Lei para Estados comprarem alimentos afetados por Tarifaço

Haddad anuncia mudança na Lei para Estados comprarem alimentos afetados por Tarifaço

Ações para fortalecer a merenda escolar estão sendo analisadas em resposta às novas tarifas dos Estados Unidos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego desde 2012, alcançando 5,8% no segundo trimestre de 2025, com destaque para a criação de postos de trabalho em educação.
L
CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

A segunda edição do CNU 2025 teve mais de 250 mil inscrições em cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, aplicando a nova Lei de Cotas.
L
IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

O Brasil atinge novo recorde de emprego com carteira assinada e o maior salário do trabalhador, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
L
Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Economia aquecida mantém mercado de trabalho forte, com a menor taxa de desocupação já registrada, apesar da alta da Selic.
L

Vaga para Enfermeiro(a) do Trabalho – Ji-Paraná/RO

Oportunidade para profissional de enfermagem atuar na saúde ocupacional, com salário de R$ 4.550, benefícios completos e contratação pela Consultoria Mariana Goedert.
L

POLÍTICA

Produtores recebem certificados de operador de trator e máquinas agrícolas em Nova Brasilândia do Oeste

SÍLVIA CRISTINA: Produtores recebem certificados de operador de trator e máquinas agrícolas em Nova Brasilândia do Oeste

Recurso que garantiu a qualificação foi destinado pela deputada Sílvia Cristina, através do Cidadania Plena
L
Ieda Chaves impulsiona cultura e tradição com recursos à quadrilha "A Roça é Nossa"

Ieda Chaves impulsiona cultura e tradição com recursos à quadrilha “A Roça é Nossa”

Deputada destina R$ 100 mil para indumentárias que homenageará o Nordeste no Arraial Flor do Maracujá.
L
Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Deputado estadual elogia iniciativa da ACEP e defende a transparência fiscal como pilar da cidadania em Rondônia.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Deputada estadual comemora dados do IBGE e atribui avanço a políticas públicas que fortalecem renda e trabalho formal no estado.
L
Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora 40 anos do Clube Amigos do Basquete em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora 40 anos do Clube Amigos do Basquete em Guajará-Mirim

Parlamentar destaca importância do esporte para a juventude e reafirma apoio a projetos sociais no município.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem arromba porta de apartamento e espanca ex-mulher na zona leste

Homem arromba porta de apartamento e espanca ex-mulher na zona leste

De acordo com a PM, o indivíduo chegou bastante alterado, e a ex-mulher não abriu a porta com medo, então o suspeito arrombou e depois de entrar espancou a vítima.
16
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro em Urupá

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro em Urupá

As investigações conduzidas pelas equipes apontam o suspeito como autor de abuso sexual em caso que vinha sendo apurado com rigor pelas autoridades policiais.
14
Jovem de 24 anos é encontrado morto em terreno da BR-319

Jovem de 24 anos é encontrado morto em terreno da BR-319

Gean da Silva Pinheiro sofreu acidente fatal em área rural da Linha Transpurus; perícia e autoridades investigam as circunstâncias.
18

Motorista abre porta de carro e provoca acidente com motociclista na Avenida Jatuarana

Motociclista sofreu fratura no pé após colisão na zona sul de Porto Velho; vítima foi socorrida e levada à UPA Sul.
12
Acidente grave deixa motociclista ferido na Rua Brasília com Rua Bolívia, em Porto Velho

Acidente grave deixa motociclista ferido na Rua Brasília com Rua Bolívia, em Porto Velho

Colisão entre carro e motocicleta ocorreu no bairro Nossa Senhora das Graças; vítima foi encaminhada para a Policlínica Ana Adelaide
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MEC amplia prazo de pagamento da Prova Nacional Docente

MEC amplia prazo de pagamento da Prova Nacional Docente

Participantes do exame têm até a próxima quarta-feira para pagar a taxa de inscrição, que é uma etapa de admissão para professores em redes de ensino público.
L
Arraial da UNIR 2025 será neste sábado, 2 de agosto, na Praça das Três Caixas D'água

Arraial da UNIR 2025 será neste sábado, 2 de agosto, na Praça das Três Caixas D’água

A festa é organizada pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea/UNIR) em comemoração ao aniversário da Universidade, que completou 43 anos no último dia 8 de julho.
L
Dados do Pé-de-Meia agora estão abertos no Portal da Transparência

Dados do Pé-de-Meia agora estão abertos no Portal da Transparência

Iniciativa visa fortalecer o controle social e garantir a visibilidade sobre a aplicação do programa, com um total de mais de R$ 10 bilhões repassados até junho.
L
Bruno Henrique do Flamengo é denunciado por manipulação de apostas

Bruno Henrique do Flamengo é denunciado por manipulação de apostas

O atacante pode pegar até dois anos de suspensão após a Procuradoria do STJD aceitar a denúncia de ter forçado um cartão amarelo em 2023.
L
STF retomará julgamento de Carla Zambelli por porte ilegal de arma

STF retomará julgamento de Carla Zambelli por porte ilegal de arma

A deputada federal, que já foi condenada em outro processo, pode perder o mandato se o placar de 6 a 0 for confirmado pelo Supremo Tribunal Federal.
L
Dólar cai para R$ 5,54 com dados de desemprego nos EUA

Dólar cai para R$ 5,54 com dados de desemprego nos EUA

O dólar encerrou a semana em forte baixa, enquanto a Bolsa de Valores, afetada pelo cenário global e por tensões políticas, registrou queda.
L
Álvaro Uribe é condenado a 12 anos de prisão

Álvaro Uribe é condenado a 12 anos de prisão

O ex-presidente colombiano, o primeiro da história do país a receber uma sentença criminal, foi considerado culpado por manipulação de testemunhas e suborno.
L
Tarifaço dos EUA causa desafios para a Indústria Química Nacional, diz Abiquim

Tarifaço dos EUA causa desafios para a Indústria Química Nacional, diz Abiquim

A Associação Brasileira da Indústria Química alerta para o cancelamento de pedidos e os impactos econômicos após a imposição de uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros.
L
Haddad afirma que Governo Brasileiro quer conversar com Trump

Haddad afirma que Governo Brasileiro quer conversar com Trump

O ministro da Fazenda se reunirá na próxima semana com o secretário do Tesouro dos EUA para preparar o diálogo entre os presidentes.
L
MC Poze do Rodo vira réu, mas segue em liberdade

MC Poze do Rodo vira réu, mas segue em liberdade

O cantor é acusado de torturar e sequestrar o ex-empresário, em um caso que a Justiça do Rio aceitou a denúncia, mas negou a prisão.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.