SÁBADO, 01/11/2025

Em destaque

O CASO BRUMADINHO E COMO NECESSITAMOS PENSAR A PARTIR DOS DIREITOS DA NATUREZA

Ao assim agir, a empresa Vale acaba por ofender os Direitos da Natureza de todos os seres envolvidos no entorno da barragem e que foram afetados com o evento.

Publicado em 

Estamos até agora estarrecidos, em todo o Brasil e pelo mundo afora, com o evento de rompimento da barragem de rejeito da extração de minério da Vale na cidade de Brumadinho, que deixou uma cidade em estado de luto, desnorteada e em estado de apreensão, já que se totalizam mais de 169 mortes e 141 desaparecidos até o momento.

Um total de mais de 12 milhões de metros cúbicos de lama foram liberados no Córrego do Feijão, um dos afluentes do Rio Paraopeba, onde a lama já avançou a mais de 100 km adentro deste rio e chegando área de influência da Usina do Retiro Baixo.

As causas efetivas do rompimento da barragem ainda não são conhecidas, mas é sabido o descaso da empresa com a sociedade no entorno da barragem e com a natureza, ao promover a escolha pela manutenção de uma barragem com metodologia ultrapassada e altamente potencializadora de danos, tudo por conta da não massificação dos gastos e a diminuição de seus lucros.


Foto: Lucas Hallel/Ascom Funai

Ou seja, a empresa promoveu uma atuação pensando nos interesses próprios, a partir de uma perspectiva econômica, de que a manutenção deste tipo de barragem geraria menos gastos e não afetaria seus lucros, não pensando que ao promover outros tipos de interação na barragem a fim de tornar os rejeitos sólidos, pudessem impedir qualquer evento trágico.

A empresa promove uma gestão de riscos a fim de tentar manter aquilo que era potencialmente danoso com o menor custo possível. Ao assim agir, a empresa Vale acaba por ofender os Direitos da Natureza de todos os seres envolvidos no entorno da barragem e que foram afetados com o evento.

Direitos da Natureza, também chamados direito de Pachamama ou de Mãe-Terra, nada mais são que as acepções de que todos os seres vivos são passíveis de direito, em maior ou menor grau em um bioma, não podendo o homem negar estes direitos de forma a suplantar os direitos de todos os seres.

Pensar a partir de uma compreensão de Direitos da Natureza é sair da simples concepção do Direito Ambiental, que coloca o homem em primeiro lugar dentro da perspectiva do meio ambiente, devendo este último ser utilizado para a promoção da riqueza, bem-estar e geração de novos direitos para o homem, que pode poluir, promover atividades degradantes e impactantes, desde que pague por tais danos causados. Ao assim agir, promove-se uma “sustentabilidade” pautada na possibilidade de promover atividades danosas, desde que promova a preservação do meio ambiente, mesmo não sendo no mesmo ambiente.

Enquanto pensar a utilização dos bens naturais a partir da compreensão do Direito da Natureza importa em saber se estas atividades podem causar riscos, podem ser ofensivas para uma parte ou toda a natureza, bem como se as atividades são mesmo necessárias para a promoção do desenvolvimento da própria natureza, posto que se não visar o desenvolvimento dessa própria não há como agir nas suas alterações.

A natureza não é um bem a serviço do homem, mas sim um todo simbioticamente estabelecido, onde devem conviver todas as espécies de um bioma, sendo uma ação realizada se extremamente necessária e que não seja potencialmente lesiva a todos.

A natureza nos impõe uma atuação de preservação e mínimo impacto, de forma que somente se permitiria a sua utilização quando eminentemente necessário à sua própria manutenção.

Ao abordar esta questão e a necessidade de uma relação simbiótica entre os seres humanos e a Natureza, respeitando as culturas e tradições, bem como o produto material e imaterial natural, a sentença proferida na Corte Constitucional Colombiana, julgando o caso do Rio Atrato assim descreveu:

La protección de los ríos, los bosques, las fuentes de alimento y la biodiversidad (medio ambiente sano) tiene una relación directa e interdependiente con la garantía de los derechos a la vida y la salud, (así como la cultura y el territorio), dentro de lo que se ha denominado derechos bioculturales. Precisamente, los elementos centrales de este enfoque establecen una vinculación intrínseca entre naturaleza y cultura, y la diversidad de la especie humana como parte de la naturaleza y manifestación de múltiples formas de vida. Desde esta perspectiva, la conservación de la biodiversidad conlleva necesariamente a la preservación y protección de los modos de vida y culturas que interactúan con Ella.

Esta uma concepção de direito a partir da natureza, que deve ser vista como uma expressão tradicional, promovida a partir de valores ancestrais dos povos que vivem em efetiva interação com essa, de forma que o centro da universalidade do saber se paute na totalidade dos seres e não na centralidade do ser humano. Esse é um pensamento pós-abissal, ou seja, realizado fora das linhas discriminatórias de separação dos saberes que privilegiam os saberes que vem do norte global, e descolonial, já que pensa a partir dos saberes de outros povos, que tem seu agir respeitados e conjuntamente estabelecidos, não com visa de gerar poder ao homem, mas de promover a preservação e a interação entre toda a natureza.

Sobre este tema de Direito da Natureza, já manifestei que essa deve ser compreendida como ente personalizado, devendo o desenvolvimento social pautar-se pela sua adequação aos interesses gerais desta nova personalidade, que sempre buscará a sustentabilidade com meio de progresso, garantindo a vida, o equilíbrio do meio ambiente e a biodiversidade. A ideia de Bem Viver aglutina-se com a finalidade social do uso da natureza pelo povo que junto a esta se integra, como uma necessidade de uma atuação conectada do ser humano com a natureza com meio de progresso responsável e saudável, como um novo horizonte direcional. (LEMOS, Walter Gustavo S. Bem viver: um pensar descolonial para os Direito humanos, 2018. In: Direitos de Pachamama e Direitos Humanos, Ed. Mucuripe, p. 128)

Assim, este pensar impediria esse tipo de atividade lesiva a natureza, que foi realizado a partir de gestão de riscos, da promoção de compensação financeira pelos danos causados e da permissão da poluição, já que os direitos de Pachamama impedem que atividades potencialmente lesivas sejam realizadas, como era o modelo adotado pela empresa Vale na sua atuação na mina no Córrego do Feijão, em Brumadinho, ainda mais quando o próprio conhecimento já permite a exploração de minerais sem a geração deste tipo barragem e sem a produção de rejeitos, que são potencialmente lesivos.

A natureza nos impõe uma atuação compreensiva, conjunta e conectada, para que todos os seres sejam preservados quando da realização de uma atividade.

Passar a agir no Direito a partir de uma concepção de Pachamama e não do que hoje nos impõe é uma premissa necessária, que não exige muitas mudanças dentro das concepções jurídicas já existentes no Brasil e no mundo, mas já compreendidas nas legislações do Equador, Bolívia, da Cidade do México, entre outras localidades e territórios que já descrevem este tipo de compreensão em seus ordenamentos jurídicos. Estas mudanças só exigem vontade política para ocorrer, para que passemos a produzir de forma efetivamente equilibrada, respeitável e pautada na preservação de todos, de todos os seres que compõem a natureza, não somente pensando na geração de riqueza para alguns.

Sobre o Autor:

Advogado. Doutorando em Direito pela UNESA/RJ. Mestre em História pela PUC/RS e Mestre em D. Internacional pela UAA/PY. Especialista em Direito Processual Civil pela FARO – Faculdade de Rondônia e em D. Processual Penal pela ULBRA/RS. Professor de Hermenêutica Jurídica e D. Internacional da FARO e da FCR – Faculdade Católica de Rondônia. Membro do Instituto de Direito Processual de Rondônia – IDPR. Membro da ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional. Ex-Secretário Geral Adjunto e Ex-Ouvidor Geral da OAB/RO. Ex-Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RO.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Crime organizado: Haddad defende asfixiar fontes de financiamentos

Crime organizado: Haddad defende asfixiar fontes de financiamentos

Para o ministro da Fazenda, o combate eficaz exige ir além das comunidades e atingir os “CEOs do crime organizado”.
L
Artista rondoniense lança o livro “Mãe aos 15” e percorre Rondônia em turnê literária

Artista rondoniense lança o livro “Mãe aos 15” e percorre Rondônia em turnê literária

Criado por Carol Terra, o livro narra sua jornada como mãe adolescente e mostra como a arte pode transformar realidades.
L
Expo Turismo potencializa turismo de Rondônia e consolida rota sustentável na Amazônia

Expo Turismo potencializa turismo de Rondônia e consolida rota sustentável na Amazônia

Evento destacou belezas naturais, estrutura hoteleira e o potencial econômico e cultural do estado, com lançamento da Rota Resex Lago do Cuniã.
L
Flowers é destaque no Agenda News com Renata Camurça

Flowers é destaque no Agenda News com Renata Camurça

Empresários apresentam a grife acreana Flowers e anunciam inauguração da loja em Porto Velho com moda acessível e identidade regional.
L
INSS reforça: não é preciso pagar ninguém para solicitar benefícios

INSS reforça: não é preciso pagar ninguém para solicitar benefícios

Todos os serviços podem ser realizados de forma gratuita e segura pelos canais oficiais do Instituto.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Aneel mantém bandeira vermelha patamar 1 na conta de luz

Aneel mantém bandeira vermelha patamar 1 na conta de luz

O consumidor pagará R$ 4,46 extras a cada 100 kWh consumidos, devido ao cenário desfavorável para a geração hidrelétrica.
L
Enem 2025: confira o passo a passo para visualizar o local de prova

Enem 2025: confira o passo a passo para visualizar o local de prova

O Cartão de Confirmação de Inscrição, com o local de prova do Enem, está disponível na Página do Participante; exames serão aplicados nos dias 9 e 16 de novembro.
L
Consulta sobre vacinação contra pneumococo vai até 11 de novembro

Consulta sobre vacinação contra pneumococo vai até 11 de novembro

População pode dar sugestões sobre novas doses de vacinas que ampliam a proteção contra doenças graves como pneumonia e meningite.
L
Enem 2025 tem Cartão de Confirmação liberado para consulta

Enem 2025 tem Cartão de Confirmação liberado para consulta

Documento informa local de prova, horários e dados do participante; exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro.
L
Renda do trabalhador bate recorde e desemprego mantém menor taxa desde 2012

Renda do trabalhador bate recorde e desemprego mantém menor taxa desde 2012

Massa de rendimento chega a R$ 354,6 bilhões e número de desempregados cai para 6 milhões, o menor da série histórica.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Rondônia abre mais de 1,1 mil novos postos de trabalho formal em setembro

O estado de Rondônia registrou 1.171 novos empregos com carteira assinada, contribuindo para o saldo positivo nacional de 213 mil vagas no mês.
L
Prefeitura de Jaru convoca candidatos para vagas de cozinheiro e zelador

Prefeitura de Jaru convoca candidatos para vagas de cozinheiro e zelador

Nova convocação faz parte do Processo Seletivo Nº 002/2025 e é destinada à zona urbana do município.
L
Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Oportunidades contemplam funções essenciais para operação e manutenção do sistema elétrico.
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L

POLÍTICA

Lula assina projeto de lei Antifacção e envia proposta ao Congresso

Lula assina projeto de lei Antifacção e envia proposta ao Congresso

O projeto de lei Antifacção, assinado pelo presidente Lula, prevê penas mais duras para líderes de organizações criminosas e a criação de um banco de dados nacional.
L
Coronel Chrisóstomo garante asfalto no acesso ao Vale das Cachoeiras

Coronel Chrisóstomo garante asfalto no acesso ao Vale das Cachoeiras

Anúncio foi feito durante comemoração do Dia do Servidor Público em Teixeirópolis.
L
Brasil reafirma compromisso com igualdade de gênero durante reunião do G20

Brasil reafirma compromisso com igualdade de gênero durante reunião do G20

Ministra Márcia Lopes destaca, em Joanesburgo, que os direitos das mulheres são inegociáveis e reforça a importância da inclusão financeira e do combate à violência.
L
Cristiane Lopes denuncia ação da Força Nacional e decisão do STF que resultou em despejo em Rondônia

Cristiane Lopes denuncia ação da Força Nacional e decisão do STF que resultou em despejo em Rondônia

Deputada critica operação em Alvorada do Oeste e diz que famílias rurais foram retiradas à força de terras regularizadas pelo INCRA.
L
Gestão amplia método de dimensionamento de pessoal na administração pública

Gestão amplia método de dimensionamento de pessoal na administração pública

Dimensionamento da Força de Trabalho já impacta mais de 4.700 unidades em 114 órgãos federais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito é preso após furtar câmeras de segurança e tentar enganar polícia com identidade falsa

Suspeito é preso após furtar câmeras de segurança e tentar enganar polícia com identidade falsa

Homem foi flagrado por moradores na Estrada dos Japoneses; além do furto, ele tinha mandado de prisão em aberto até 2033.
10
Hilux capota e deixa três feridos na BR-364

Mãe e duas filhas ficam feridas em grave acidente com capotamento na BR-364

Veículo seguia para Alto Paraíso quando pneu estourou.
14
Polícia Civil de Rondônia prende homem por descumprimento de medidas protetivas

Polícia Civil de Rondônia prende homem por descumprimento de medidas protetivas

Prisão preventiva foi decretada em Alvorada do Oeste após o investigado ameaçar a ex-companheira, violando as ordens judiciais.
12
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de tentativa de feminicídio em Nova Mamoré

Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de tentativa de feminicídio em Nova Mamoré

O investigado, que esfaqueou a ex-companheira, foi capturado em cumprimento de mandado e autuado também por posse ilegal de arma de fogo.
10
MPRO garante condenação de 16 pessoas por envolvimento em organização criminosa em Pimenta Bueno

MPRO garante condenação de 16 pessoas por envolvimento em organização criminosa em Pimenta Bueno

Decisão judicial reconhece atuação estruturada de grupo que praticava crimes dentro e fora de unidade prisional.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recuperação do pavimento avança e Nova 364 amplia trechos de intervenção na BR-364

Mais de 10 pontos da rodovia recebem fresagem e recomposição entre 3 e 8 de novembro
L
Brasil e Paraguai iniciam piloto de certificados de origem digital no setor automotivo

Brasil e Paraguai iniciam piloto de certificados de origem digital no setor automotivo

Parceria reforça integração regional e avanço da transformação digital no comércio exterior. É estimada uma redução no tempo de emissão de 48 horas para apenas 2 horas.
L
Conab fará leilão de frete de milho na próxima terça-feira

Conab fará leilão de frete de milho na próxima terça-feira

Pregão visa contratar transporte de mais de 16 mil toneladas do cereal para polos da estatal em nove estados.
L
Partidos pedem ao STF acesso de familiares à perícia de corpos

Partidos pedem ao STF acesso de familiares à perícia de corpos

PT, PSOL e PCdoB solicitam investigação independente sobre a letalidade policial na Operação Contenção, afirmando que a ação “matou mais do que prendeu”.
L
Balonismo comercial no Brasil terá novas regras definidas pela Anac

Balonismo comercial no Brasil terá novas regras definidas pela Anac

Resolução estabelece requisitos mínimos para voos com balões e inicia processo de transição até 2028.
L
Petrobras reduz em 1,7% preço do gás natural para distribuidoras

Petrobras reduz em 1,7% preço do gás natural para distribuidoras

Ajuste entra em vigor neste sábado (1º), influenciado pela valorização do real e acumulando queda de 33% no preço do gás natural desde 2022.
L
Mães e moradores protestam no Rio após Operação Contenção com 121 mortos

Mães e moradores protestam no Rio após Operação Contenção com 121 mortos

Manifestação na Vila Cruzeiro reúne milhares de pessoas, que criticam a letalidade da Operação Contenção e a violência policial nas favelas.
L
Governo lança primeiras Cotas de Reserva Ambiental do Brasil

Governo lança primeiras Cotas de Reserva Ambiental do Brasil

Iniciativa permite compensação da Reserva Legal e pagamentos por serviços ambientais, movimentando até R$ 12,75 bilhões por ano.
L
Clínica Sorriso Mágico celebra 18 anos transformando vidas com odontologia humanizada em Porto Velho

Clínica Sorriso Mágico celebra 18 anos transformando vidas com odontologia humanizada em Porto Velho

Sob a direção da Dra. Jocimara Santiago, a clínica tem se destacado não apenas pela excelência técnica, mas também pelo compromisso em oferecer um atendimento acolhedor e adaptado às necessidades de cada paciente.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.