SEGUNDA-FEIRA, 18/08/2025
Publicidade

JOÃO DALMO: 50 ANOS APRESENTANDO PROGRAMAS ESPORTIVOS NO RÁDIO RONDONIENSE

Por ser um apaixonado por futebol, durante muitos anos atuou na Federação de Futebol de Rondônia elaborando tabelas e regulamentos dos campeonatos coordenados pela entidade.

Publicado em 

JOÃO DALMO: 50 ANOS APRESENTANDO PROGRAMAS ESPORTIVOS NO RÁDIO RONDONIENSE - News Rondônia

No próximo dia 6 de setembro, João Dalmo vai festejar seus 50 anos como apresentador de programas esportivos no rádio rondoniense em especial, nas emissoras de Porto Velho. “No dia 7 de setembro de 1968, a convite do Walter Santos atuei pela primeira vez, como repórter esportivo de uma partida de futebol e foi pela rádio Caiari durante o jogo entre Ferroviário X Nacional de Manaus”

JOÃO DALMO: 50 ANOS APRESENTANDO PROGRAMAS ESPORTIVOS NO RÁDIO RONDONIENSE - News Rondônia

João Dalmo até os dias atuais, apesar de já estar aposentado, continua como apresentador de programa esportivo. “Hoje faço parte da equipe esportiva da rádio FM Rondônia eu e meu parceiro de longas datas Miguel Silva”. Por ser um apaixonado por futebol, durante muitos anos atuou na Federação de Futebol de Rondônia elaborando tabelas e regulamentos dos campeonatos coordenados pela entidade. “Hoje a convite do Heitor Costa sou o Ouvidor da Federação”. Além de todo seu envolvimento com o esporte, João Dalmo foi boêmio, morou no famoso prédio “Purgatório” reduto de boêmios como Manelão. “Aquela história do defunto, aconteceu foi comigo e não com o Isais”.

JOÃO DALMO: 50 ANOS APRESENTANDO PROGRAMAS ESPORTIVOS NO RÁDIO RONDONIENSE - News Rondônia

Zk – Vamos começar pela sua identificação?

João Dalmo – Meu nome é João Dalmo Alves da Silveira, nasci em Porto Velho no dia 28 de fevereiro de 1947. Fui criado na Almirante Barroso precisamente no bairro Santa Bárbara, minha infância foi jogando bola no campinho da Favela onde existia o Dispensário. Perdi minha mãe (dona Elvira Oliveira da Silveira) aos 16 anos de idade. Meu pai Luiz Alves da Silveira foi estivador e guarda territorial. Estudei primeiramente no Grupo Escolar Barão do Solimões e depois no Colégio Dom Bosco.

Zk – No próximo dia 7 de setembro você completa 50 anos de rádio, em especial, na área esportiva. Fala sobre essa trajetória?

João Dalmo – Na minha época de criança o que se ouvia era rádio. Meu pai tinha um aparelho de rádio Transglobe e eu menino ficava mexendo para ouvir os jogos de futebol. Eu jogava futebol no juvenil do Ferroviário, depois passei para o Aspirante que era o segundo time, joguei algumas vezes pelo time principal. Acontece que na época, só tinha fera, na posição que eu jogava ponta esquerda, tinha o Piabinha (craque) e o Frederico, era quase impossível o técnico me escalar como titular.

JOÃO DALMO: 50 ANOS APRESENTANDO PROGRAMAS ESPORTIVOS NO RÁDIO RONDONIENSE - News Rondônia

Em vista disso, aos 20 anos de idade, resolvi pendurar as chuteiras. Parei com o futebol de campo e fui para o Futebol de Salão (Futsal), aí participamos de bons times, aliás, fizemos sucesso; era eu Ivo do Pedrinho, Doque e mais uma rapaziada boa de futsal.

Zk – E o Dalmo comentarista de futebol quando surge?

João Dalmo – Um dia o Walter Santos que já estava na Rádio Caiari transmitindo futebol. Devo lembrar que eu sabia tudo sobre futebol e tinha um pormenor eu gravava na mente, tudo o que os locutores falavam, por esse motivo o Walter me fez o convite. No dia 7 de setembro de 1968, la estava eu na cabine da Rádio Caiari no estádio Aluizio Ferreira comentando a partida de futebol entre o Ferroviário X Nacional de Manaus.

Zk – Você também se transformou num ótimo vendedor de cotas de patrocínio?

João Dalmo – Pois é, a partir daquela participação como comentarista, partir pro lado da venda de publicidade. Na época participávamos da super equipe esportiva da Rádio Caiari: Eu atuava como repórter de pista, o Miguel Silva como comentarista; José Ribamar, Walter Santos e Pinheiro de Lima (narradores), chegamos a ter quatro narradores com a chegada do Sargento Walci Vieira. Nossa equipe chegou a fazer coisas que só se via em emissoras grandes como a Globo, que era transmitir simultaneamente de quatro lugares diferentes: Vilhena, Guajará Mirim. Ji Paraná e Porto Velho.

Zk – Qual a grande transmissão. Aquela que você considera inesquecível a que marcou sua vida esportiva?

João Dalmo – Foram várias transmissões empolgantes. Hoje se conheço o Brasil, é graças ao futebol, exemplo: decisão do campeonato Carioca. Como não existia televisão em Porto Velho a gente vendia esses jogos e íamos transmitir direto do Maracanã. Aonde tinha um jogo amistoso da Seleção Brasileira à rádio Caiari estava lá. Eu ia sempre, porque além de repórter era eu quem vendia as cotas e não tinha como ficar fora da viagem.

Zk – E como foi que você se transformou em diretor de esportes da TV Rondônia?

João Dalmo – Aconteceu o seguinte: Estava na rádio Caiari já como chefe da equipe, quando um amigo meu la da TV Amazonas o Arnaldo Santos me ligou: “João vai inaugurar a TV Rondônia e nós precisamos de um apresentador esportivo, você não quer assumir esse cargo”? Terminei aceitando o desafio. Tinha um detalhe, eu tinha que vender três cotas de patrocínio que era 12 Mil Cruzeiros, vendi as cotas para a Construtora Alfa do Antônio de Matos, Mineração Jacundá cujo gerente era nossa amigo Nelson e para o Bazar Marleide do Queiroz. No dia 13 de setembro de 1974, com a presença do Ministro Euclides Quandt de Oliveira, Phelippe Daou e toda cúpula da TV Amazonas foi inaugurada a TV Rondônia. Em toda cidade que inaugurava uma TV era implantado o programa “A Bola é Nossa” que era nada mais nada menos, que os 20 mais bonitos “Gols do Pelé” e o apresentador só tinha que chamar a atenção do telespectador para assistir os gols. Foi aí que deu a tremedeira!

Zk – Por quê?

João Dalmo – Quando terminou a solenidade de inauguração por volta das 19 horas, o doutor Phelippe Daou convidou todos para assistir o primeiro programa esportivo da TV Rondônia e quem aparece como apresentador: Eu e o Miguel Silva, Miguel que eu havia convidado para ser meu parceiro na venda das cotas de patrocínio e nada mais justo que colocá-lo ao meu lado, aí nós dois mais o apresentador que veio de Manaus e fez nossa apresentação.

JOÃO DALMO: 50 ANOS APRESENTANDO PROGRAMAS ESPORTIVOS NO RÁDIO RONDONIENSE - News Rondônia

Fomos nós que chamamos a matérias com os gols do Pelé. No dia seguinte o doutor Phelippe Daou teve uma reunião comigo e me convidou para continuar apresentando o programa. Fiquei 18 anos na TV Rondônia, durante 8 anos apresentando “A Bola é Nossa” e depois que a Rede Amazônia passou a transmitir os programas da Globo passei a apresentar o Globo Esporte local, por dez anos.

Zk – Saindo da área esportiva. Vamos para o setor da Boemia?

João Dalmo – Sempre gostei da boemia! Como falei, perdi minha mãe aos 16 anos e tive que tocar o barco sozinho, éramos seis irmãos e meu pai começou como estivador no Plano Inclinado, depois foi Guarda Territorial, ficou muito conhecido como Guarda Silveira. Meu pai era analfabeto, mas, era muito bem informado, por ser assíduo ouvinte de rádio. Devo esclarecer que ganhei muito dinheiro com a TV Rondônia e a Rádio Caiari. Eu vendia tanto que o doutor Phelippe Daou um dia me chamou para renegociar minha participação na TV. Acontece que ele me entregava os tapes de futebol por 5 Mil Cruzeiros, no primeiro eu já faturei 30 Mil, no segundo foi pra 40 Mil aí após três meses, ele me chamou pra uma nova conversa e falou: “Você tá ganhando mais que a TV” sugeriu que eu criasse uma agencia de publicidade e que me pagaria 20% das publicidades que eu levasse pra TV Rondônia e assim, nasceu a agencia J. Dalmo Publicidade e Promoções.

Zk – Voltando ao boêmio?

João Dalmo – Com dinheiro no bolso a gente faz muita coisa, aí fui pra noite, sempre gostei da boemia, pra você ter idéia, na época criamos um conjunto que tinha o Léo filho da dona Jóia do bloco, Neguinho Menezes, Miguel do atabaque, e o Jorge Andrade voz e violão e eu tocava maraca. Chegamos a nos apresentar no Cine Teatro Resk. Vivi por um tempo com a dona Maria Eunice proprietária da boate “Nova Olinda” que é conhecida como Maria Eunice. Ela foi uma pessoa maravilhosa na minha vida. Pra encurtar a conversa sobre boemia, basta lembrar que eu morava no “Purgatório” junto com Manelão, Joveli, Isaias. Inclusive aquele episódio do Defunto que você conta no seu livro, foi comigo e não com Isaias.

Zk – Parou pra casar, com quem?

João Dalmo – Fui casado e vivi durante 32 anos, com uma mulher maravilhosa que Deus já chamou, Drª Salma Romiê que me deu quatro filhos. Constitui nova família e ganhei mais três filhos que não gerei, mas, criei, por tanto, são meus e agora me apareceu um novo filho gerado fora do casamento e ainda me trouxe três netos. Eu o reconheci e ta tudo em paz

Zk – Bom, no próximo dia 6 de setembro, você vai fazer uma festa para comemorar seus 50 anos como comunicador na área esportiva. Como vai acontecer essa festa?

João Dalmo – O cantor e compositor Jorginho do Império é meu amigo de longas datas, nos comunicamos constantemente e ele foi quem sugeriu: “João Dalmo essa data você não pode deixar passar em branco, tem que fazer alguma coisa, manda minha passagem que vou aí lhe ajudar”. Aí o Ernesto Melo que é meu primo se propôs a também se apresentar com a Fina Flor do Samba e o Grupo Fala Sério que é uma garotada que vi nascer e dei apoio se propuseram a se apresentar sem cachê. Quer dizer, vai ser uma festa do samba a comemoração dos meus 50 anos de Rádio.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Macedo e a força do agro familiar | De mecânico a referência na pecuária de Rondônia

José Macedo, fundador da Escapcar e pecuarista, transformou sua trajetória de oficina mecânica em São Paulo em exemplo de sucesso no campo rondoniense.
L
Brasileira de escola pública conquista 1º lugar no campeonato mundial de robótica na Coreia do Sul

Brasileira de escola pública conquista 1º lugar no campeonato mundial de robótica na Coreia do Sul

Maria Clara, estudante do IEMA no Maranhão, venceu a Roboworld Cup FIRA 2025 e também conquistou o 2º lugar na competição.
L
Prefeitura de Jaru asfalta dois trechos da Rua Goiás no Setor 07

Prefeitura de Jaru asfalta dois trechos da Rua Goiás no Setor 07

Obra realizada em parceria com o deputado Dr. Luís do Hospital busca melhorar mobilidade urbana no município.
L
Patrícia Yamazaki representa Rondônia na categoria Artista Revelação do Prêmio Sebrae Amazônia de Música

Patrícia Yamazaki representa Rondônia na categoria Artista Revelação do Prêmio Sebrae Amazônia de Música

Cinco indicações colocam Rondônia em destaque; votação popular definirá a categoria Artista Revelação.
L

Prefeitura de Jaru remove pedras da rua Nilton de Oliveira e melhora tráfego no Setor 04

Serviço de infraestrutura realizado nesta segunda-feira busca garantir mais segurança e visibilidade aos motoristas e pedestres.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Antônio Monteiro Filho

Familiares e amigos prestam homenagem a Antônio Monteiro Filho, lembrado pelo carinho, fé e dedicação à família e à vida.
L

Jovem News | Entrevista com Renan Alves e estreia de novo apresentador

O Programa Jovem News desta segunda-feira, dia 18, às 17h, vai receber Renan Alves, atleta de Kickboxing, para uma conversa sobre sua carreira, conquistas e metas no esporte.
L
VÍDEO: Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto diz estar arrependido na chegada a sede Polícia Federal

VÍDEO: Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto diz estar arrependido na chegada a sede da Polícia Federal

Em uma entrevista ao News Rondônia, ele pediu desculpas pelo ocorrido, alegando que “não sabia que isso ia tomar toda essa proporção”.
L
Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto se entrega na Polícia Federal com três advogados

Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto se entrega na Polícia Federal com três advogados

Enzo desativou as redes sociais após os acontecimentos.
L
ACOMPANHE: Suspeito de bomba falsa em aeroporto acaba de se entregar na sede da Polícia Federal

Suspeito de bomba falsa em aeroporto acaba de se entregar na sede da Polícia Federal

O incidente, que causou pânico e mobilizou as forças de segurança da cidade, está sendo investigado como atentado contra a segurança de transporte aéreo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L
Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L
Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L

POLÍTICA

Apoio à produção rural: Dra. Taíssa entrega R$ 200 mil em equipamentos agrícolas em Vale do Anari

Apoio à produção rural: Dra. Taíssa entrega R$ 200 mil em equipamentos agrícolas em Vale do Anari

Investimento beneficia cinco associações rurais e a prefeitura, fortalecendo a agricultura familiar e aumentando produtividade no município.
L
Dra. Taíssa protocola projeto de lei para aumentar segurança de mulheres em transportes por aplicativo em Rondônia

Dra. Taíssa protocola projeto de lei para aumentar segurança de mulheres em transportes por aplicativo em Rondônia

Proposta da deputada estadual obriga empresas a consultar ficha criminal de motoristas, visando proteger mulheres, crianças, adolescentes e idosos.
L
Vista Alegre vai ganhar Fórum Digital: vereador Márcio Pacele acompanha presidente do TJ em visita ao terreno

Vista Alegre vai ganhar Fórum Digital: vereador Márcio Pacele acompanha presidente do TJ em visita ao terreno

Obra deve iniciar após sondagem e licitação; Fórum Digital garantirá mais acesso à Justiça e agilidade para moradores de Vista Alegre do Abunã.
L
Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda em Machadinho do Oeste com entrevistas, reuniões e celebração religiosa

Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda em Machadinho do Oeste com entrevistas, reuniões e celebração religiosa

Parlamentar participou de encontros, entrevistas em rádios locais e missa com a comunidade durante visita a Machadinho do Oeste.
L
Deputada Dra. Taíssa fortalece agricultura com entrega de caminhão para produtores de cacau em Buritis

Deputada Dra. Taíssa fortalece agricultura com entrega de caminhão para produtores de cacau em Buritis

Investimento de R$ 430 mil garante mais estrutura para a Asprucaber e beneficia também cafeicultores da região
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR e BOPE apreendem drogas, objetos roubados e prendem trio suspeito na zona norte de Porto Velho

BPTAR e BOPE apreendem drogas, objetos roubados e prendem trio suspeito na zona norte de Porto Velho

Operação conjunta das forças policiais resultou na prisão de dois jovens e apreensão de adolescente em casa com drogas e objetos roubados.
10
gravida-de-nove-meses-usa-faca-para-se-defender-de-agressao-e-casal-acaba-preso-em-porto-velho

Grávida de nove meses usa faca para se defender de agressão e casal acaba preso em Porto Velho

Discussão terminou em violência no bairro Floresta; grávida foi levada à maternidade e homem conduzido ao Departamento de Flagrantes.
12
Suspeito de tentativa de assalto à funcionária da Havan é preso em Porto Velho

Suspeito de tentativa de assalto à funcionária da Havan é preso em Porto Velho

Homem foi detido na Avenida Alexandre Guimarães após tentar roubar celular de uma mulher em ponto de ônibus; arma usada era um simulacro.
10

Hytalo e marido choram ao deixar cadeia em Carapicuíba e são transferidos para presídio em São Paulo

Casal de influenciadores, investigado por exploração sexual de menores, foi levado ao CDP de Pinheiros e deve ser transferido para a Paraíba
12

Dono de clínica veterinária é preso após espancar idoso em Duque de Caxias

Idoso de 71 anos reclamou do atendimento ao cachorro e foi agredido com socos e chutes pelo dono da clínica; vítima passou por cirurgia na cabeça
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sílvia Cristina cobra de Hugo Motta votação da PEC 47 da transposição dos servidores

Sílvia Cristina cobra de Hugo Motta votação da PEC 47 da transposição dos servidores

Deputada federal pediu ao presidente da Câmara que coloque em pauta a PEC 47, que beneficia servidores de Rondônia, Roraima e Amapá.
L

CANCELAMENTO DO EDITAL: LIGA DAS ESCOLAS DE SAMBA DE RONDÔNIA – LIESER

CONVOCAÇÃO PARA COMPOSIÇÃO, ELEIÇÃO E POSSE DO CONSELHO DE REPRESENTANTES E DIRETORIA EXECUTIVA DA LIESER
L
Lutador brasileiro de jiu-jitsu impede furto de corrente na Espanha e viraliza nas redes

Lutador brasileiro de jiu-jitsu impede furto de corrente na Espanha e viraliza nas redes

Gabriel Souza Galindo, do Rio de Janeiro, imobilizou o ladrão em Barcelona; vídeo já ultrapassa 3,5 milhões de visualizações.
L
EUA revogam mais de 6 mil vistos de estudantes em meio a novas regras de Trump

EUA revogam mais de 6 mil vistos de estudantes em meio a novas regras de Trump

O governo dos Estados Unidos impôs novas regras para concessão de vistos, resultando na revogação de documentos por infrações e manifestações contra a ofensiva de Israel em Gaza.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): Pablo Kaik Andrade Mendes

Licença Prévia, Instalação e Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): INERIO FINCK

Licença Prévia, Instalação e Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAGP-LAP-LAI): G4 GESTAO DE IMOVEIS S/S LTDA

Licença Ambiental de Grande Porte Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação
L
Alexandre de Moraes mantém condenação de 14 anos a cabeleireira por atos golpistas

Alexandre de Moraes mantém condenação de 14 anos a cabeleireira por atos golpistas

O ministro do STF negou um recurso da defesa de Débora Rodrigues dos Santos, confirmando a pena por sua participação e pichação na estátua A Justiça no dia 8 de janeiro.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LPI LPO): Pablo Kaik Andrade Mendes

Licença Prévia, Instalação e Operação
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.