TERÇA-FEIRA, 19/08/2025
Publicidade

COMEÇA O HORÁRIO ELEITORAL DA REELEIÇÃO, OS NOMES NOVOS NÃO TEM CHANCE!

Começou! Desde a manhã desta sexta e pelos próximos 35 dias, os ouvintes de rádio e os telespectadores da TV, finalmente poderão saber que existe uma campanha eleitoral em curso

Publicado em 

COMEÇA O HORÁRIO ELEITORAL DA REELEIÇÃO, OS NOMES NOVOS NÃO TEM CHANCE! - News Rondônia

COMEÇA O HORÁRIO ELEITORAL DA REELEIÇÃO, OS NOMES NOVOS NÃO TEM CHANCE! - News Rondônia

Começou! Desde a manhã desta sexta e pelos próximos 35 dias, os ouvintes de rádio e os telespectadores da TV, finalmente poderão saber que existe uma campanha eleitoral em curso, já que as proibições são tantas que, na verdade, para os novos candidatos, as chances são ínfimas de ficarem conhecidos do eleitor. Parece uma reeleição e não uma eleição, tais os obstáculos para que o eleitor tenha acesso às informações que precisa, caso queira votar em caras novas. As leis eleitorais, portanto, foram preparadas para beneficiar quem já está no poder e dar o mínimo de possiblidades aos que chegam agora, para tentarem oxigenar a política. Isso ocorre na disputa em todos os níveis. Por isso é que há quem diga que Jair Bolsonaro, o líder nas pesquisas, poderá ser seriamente prejudicado, com apenas alguns segundos no horário eleitoral, enquanto seus adversários terão tempos enormes para passarem suas mensagens. Em Rondônia, na disputa ao Governo, as coligações mais fortes, é claro, terão os maiores tempos. O candidato Acir Gurgacz foi o maior beneficiado neste contexto. Expedito Júnior e Maurão de Carvalho terão tempos assemelhados. Graças à sua aliança com o PT, Pimenta de Rondônia, do PSOL, terá o quarto melhor tempo. Todos os demais falarão apenas por alguns segundos. Para eles, o horário eleitoral traz pouco ou nenhum benefício. Vinicius Miguel, o que terá o quinto melhor tempo, pode soltar fogos. Terá 20 segundos, como candidato da Rede, para falar com os telespectadores. Um dos nanicos que terá apenas seis segundos, é o coronel Marcos Rocha, do PSL, o candidato de Bolsonaro. Ele só poderá dizer seu nome, seu número e fazer uma apresentação relâmpago. Vai usar muito imagens do seu candidato a Presidente, que, aliás, estará nesta sexta em Porto Velho.

COMEÇA O HORÁRIO ELEITORAL DA REELEIÇÃO, OS NOMES NOVOS NÃO TEM CHANCE! - News Rondônia

Quais as chances do próprio Rocha; do coronel Charlon (PRTB), do Comendador Valclei Queiroz (PMB) e de Pedro Nazareno (PSTU), numa programação em que cada um terá apenas 6 segundos para dizer alguma coisa? Obviamente, gastar dinheiro com produção de TV e Rádio é daqueles absurdos que só leis como essas, que não dão igualdade aos iguais, obrigam os candidatos de siglas pequenas a sofrer. As campanhas políticas, em nome de uma pretensa igualdade, foram minguando. Não há mais showmícios, nem cartazes nas ruas, nem pinturas em muros, nem as multidões de  formiguinhas que se via pelas ruas. Tudo agora é pasteurizado, tudo cheio de não me toque, não me rele, afastando cada vez mais os candidatos dos eleitores. Resta então o horário eleitoral gratuito. Mas que igualdade ele dá? Daqui a algum tempo, a continuar assim, os candidatos terão que fazer campanhas sigilosas, escondidos da polícia, como se criminosos fossem. Mas, enfim, não poderíamos esperar muito mais do nosso país, que precisa mesmo algumas mudanças muito fortes. Sorte a todos os candidatos e um abraço, cheio de pena, para os pobres caras novas!     

O QUE DIRÃO OS CANDIDATOS

No primeiro programa eleitoral, Expedito Junior, do PSDB, além de fazer sua apresentação, vai começar a tratar de um tema básico da sua campanha: emprego em Rondônia. “As riquezas são nossas, nós produzimos, mas são eles, lá fora, quem ganham!”, será um dos motes da campanha. Acir Gurgacz abre sua presença no rádio e TV, falando da sua vida pública, das suas realizações como político, do seu  envolvimento profundo com Rondônia e anunciando alguns dos planos básicos de governo.  Maurão de Carvalho começa se apresentando, contando sua trajetória, as realizações como homem público, sua atuação como político e sobre o porquê quer ser Governador do seu Estado. Os três principais nomes ao Governo começam o horário eleitoral gratuito com programas softs, sem ataques diretos aos adversários, embora não se possa refutar a ideia de alguma surpresa de última hora. Pimenta de Rondônia, no quarto maior tempo, vai aproveitar seu minuto e 17 segundos para se apresentar ao eleitorado, falar da sua vida ilibada, apresentar-se como ficha limpíssima e vai dizer que tem sim planos de governo para o desenvolvimento do Estado, com justiça social. Vinicius Miguel se apresentará também e já dará uma linha geral da sua forma de campanha. Os demais, com seus seis segundos, vão tentar o milagre de dizer alguma coisa neste tempo recorde, menor do que tinha o famoso Enéas Carneiro, que marcou sua passagem rápida com a frase inesquecível. “Meu nome é Enéas!”

INTERROGATÓRIO DE ALKMIN NÃO REPERCUTE

Um interrogatório (jamais pode ser chamada de entrevista), de 26 minutos, colocou o tucano Geraldo Alkmin quase como chefe de facção criminosa, pelos questionamentos dos apresentadores do Jornal Nacional, nesta quarta. Um dia antes, eles tentaram fazer o mesmo com Jair Bolsonaro, mas ele respondeu os coices com coices; agressões com agressões e patadas com patadas. Alkmin foi Alkmin: calmo, moderado, um picolé de chuchu, como o apelidou o humorista da Folha de São Paulo, Zé Simão. A entrevista de Bolsonaro continua rendendo comentários, discussões, agressões verbais, ataques e contra ataques na mídia e redes sociais. Quem o defende diz que ele arrasou com William Bonner e Renata Vasconcellos. Quem o detesta diz que foi uma entrevista lastimável e que ele perdeu milhões de votos. Com Bolsonaro não há meio termo. Ou se ama ou se odeia. Mas a verdade é que tudo o que se relaciona com ele, torna-se debate nacional. Certamente, algo que ele dirá nesta sexta, quando desembarcar em Porto Velho para um encontro de apenas algumas horas com seus partidários, na Casa de Show Talismã, será notícia nacional amanhã. Já a entrevista/inquisição  de Alkmin, dura, polêmica, teve repercussão zero. Fora Lula, que está na cadeia, não há político, hoje, que se possa comparar com Jair Bolsonaro. Para o Bem e para o Mal…

MAGNO É CANDIDATÍSSIMO

A pena foi prescrita pela via da pretensão punitiva. Se fosse a pretensão executória, não teria saída. A linguagem técnica resume o motivo principal pelo qual o Ministério Público Eleitoral voltou atrás no pedido de impugnação da candidatura de Carlos Magno ao Senado. Ele é, portanto, candidatíssimo. A prescrição da pena pela via da pretensão punitiva, defendida por seu advogado, Manoel Veríssimo, fez cair por terra todas as consequências de qualquer condenação. Ou seja, não há amparo legal para que Magno tivesse seu nome impugnado pelo Tribunal Regional Eleitoral, na sua pretensão de concorrer ao Senado. Foi um alívio  não só para a coligação que o lançou na disputa, como para o próprio candidato, que já sofreu muito com acusações que, no final das contas, foram consideradas infundadas. O TRE, contudo, tem ainda vários outros processos para julgar. O mais importante deles se relaciona com a candidatura ao Governo de Acir Gurgacz, o nome ao Governo da coligação da qual Carlos Magno faz parte. Os advogados de Acir garantem que ele será autorizado a disputar a eleição. Acir, aliás, está percorrendo o Estado, fazendo campanha e estreia hoje no horário eleitoral gratuito, falando de seus planos de governo.

CASO LULA NO TSE, NESTA SEXTA

Por falar em Justiça Eleitoral, a sexta feira é de grande expectativa. É muito possível que o Tribunal Superior Eleitoral  (TSE) realize uma sessão extraordinária, para decidir, entre outros casos, se o ex Presidente Lula pode ou não ser candidato, mesmo preso. Lula está na cadeia desde 7 de abril.  Numa cela da Polícia Federal, em Curitiba, em função de sua condenação a 12 anos e um mês de prisão na ação penal do caso do triplex em Guarujá. Pela legislação vigente, não há qualquer possibilidade de que Lula seja liberado para concorrer, mesmo na cadeia, por causa da Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados por órgãos colegiados. No entanto, o pedido de registro e a possível inelegibilidade precisam ser analisados pelo TSE até 17 de setembro. É sempre bom lembrar que estamos no Brasil e onde nem sempre as leis valem para todos, infelizmente. Mas, pela tendência e pelas declarações vigorosas de todos os ministros do TSE, em defesa da Lei da Ficha Limpa, as chances do ex-Presidente são remotíssimas. Esperemos, pois, que a lei e a decência vigorem.

UM RECORDE PARA O GUINESS

Uma escola de Rondônia caminha, célere, para entrar no Livro Guiness de Recordes. Falta pouco, certamente. Ela esta localizada na cidade de Urupá, a cerca de 400 quilômetros de Porto Velho. Merecerá, obviamente, um profundo estudo das chamadas “autoridades competentes”, que na tradução para o Português/Brasileiro pode ser lido como “autoridades incompetentes!” Pois a Escola Estadual Altamir Billy, localizada no centro da cidade, foi arrombada pela 41ª vez nos últimos cinco anos. O primeiro registro de ataque à escola foi em 2013. De lá para cá,  foram mais de oito ataques por ano. Dessa vez, como em outras, os bandidos deixaram um rastro de destruição, levando também toda merenda escolar que se encontrava na dispensa e nos frezzer. No total, a escola tem onze salas;  equipamentos de TV,  aparelhos de DVD, antenas parabólicas;  copiadoras, impressoras, aparelhos de som, projetores multimídia  Datashow e ainda 34 computadores. De vez em quando, tudo tem que ser comprado de novo, porque o material é levado pelos criminosos. A continuar assim, temos que agradecer aos canalhas, porque eles ainda não levaram o prédio da escola…

ESTREIA FILME RONDONIENSE

Imperdível! É nesta sexta o lançamento do filme “Amor de Mãe” no Cine Veneza, em Porto Velho. Serão duas sessões, a primeira às 20h30, e a segunda às 21h30. O Veneza fica na rua Joaquim Nabuco, 1976 – centro. Os convites estão sendo distribuídos pela Rondônia Cinematográfica. “Amor de Mãe” é denso, com paisagens deslumbrantes e fotografia impecável. Foi todo filmado em Porto Velho sob a direção do cineasta e ator da Globo, Anselmo Vasconcellos, com roteiro do empresário e jornalista porto velhense Paulo Andreoli. Com duração de 48 minutos, o filme tem co-direção e cinematografia do rondoniense Neto Cavalcanti. Ele é responsável também pela direção de fotografia, trabalho executado em parceria com Thiago Oliveira. O filme destaca a atuação da atriz rondoniense Leila Lopes, de Espigão do Oeste. O longa é uma obra de ficção, no estilo jornalismo dramático, com uma pitada de romance, envolvendo três personagens em uma relação amorosa. É uma produção local, que merece ser prestigiada.

PERGUNTINHA

Na tarde desta sexta, você vai ao aeroporto Jorge Teixeira, receber e saudar Jair Bolsonaro, líder de todas as pesquisas, chamando-o de Mito ou vai é vaiar e demonstrar sua oposição ao candidato da direita?

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo de hoje, terça-feira (19/03/25) com previsões para cada signo

Horóscopo de hoje, terça-feira (19/03/25) com previsões para cada signo

Previsões para todos os signos destacam oportunidades no amor, trabalho, saúde e sorte nesta terça-feira.
L

Macedo e a força do agro familiar | De mecânico a referência na pecuária de Rondônia

José Macedo, fundador da Escapcar e pecuarista, transformou sua trajetória de oficina mecânica em São Paulo em exemplo de sucesso no campo rondoniense.
L
Brasileira de escola pública conquista 1º lugar no campeonato mundial de robótica na Coreia do Sul

Brasileira de escola pública conquista 1º lugar no campeonato mundial de robótica na Coreia do Sul

Maria Clara, estudante do IEMA no Maranhão, venceu a Roboworld Cup FIRA 2025 e também conquistou o 2º lugar na competição.
L
Prefeitura de Jaru asfalta dois trechos da Rua Goiás no Setor 07

Prefeitura de Jaru asfalta dois trechos da Rua Goiás no Setor 07

Obra realizada em parceria com o deputado Dr. Luís do Hospital busca melhorar mobilidade urbana no município.
L
Patrícia Yamazaki representa Rondônia na categoria Artista Revelação do Prêmio Sebrae Amazônia de Música

Patrícia Yamazaki representa Rondônia na categoria Artista Revelação do Prêmio Sebrae Amazônia de Música

Cinco indicações colocam Rondônia em destaque; votação popular definirá a categoria Artista Revelação.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Antônio Monteiro Filho

Familiares e amigos prestam homenagem a Antônio Monteiro Filho, lembrado pelo carinho, fé e dedicação à família e à vida.
L

Jovem News | Entrevista com Renan Alves e estreia de novo apresentador

O Programa Jovem News desta segunda-feira, dia 18, às 17h, vai receber Renan Alves, atleta de Kickboxing, para uma conversa sobre sua carreira, conquistas e metas no esporte.
L
VÍDEO: Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto diz estar arrependido na chegada a sede Polícia Federal

VÍDEO: Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto diz estar arrependido na chegada a sede da Polícia Federal

Em uma entrevista ao News Rondônia, ele pediu desculpas pelo ocorrido, alegando que “não sabia que isso ia tomar toda essa proporção”.
L
Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto se entrega na Polícia Federal com três advogados

Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto se entrega na Polícia Federal com três advogados

Enzo desativou as redes sociais após os acontecimentos.
L
ACOMPANHE: Suspeito de bomba falsa em aeroporto acaba de se entregar na sede da Polícia Federal

Suspeito de bomba falsa em aeroporto acaba de se entregar na sede da Polícia Federal

O incidente, que causou pânico e mobilizou as forças de segurança da cidade, está sendo investigado como atentado contra a segurança de transporte aéreo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L
Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L
Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L

POLÍTICA

Apoio à produção rural: Dra. Taíssa entrega R$ 200 mil em equipamentos agrícolas em Vale do Anari

Apoio à produção rural: Dra. Taíssa entrega R$ 200 mil em equipamentos agrícolas em Vale do Anari

Investimento beneficia cinco associações rurais e a prefeitura, fortalecendo a agricultura familiar e aumentando produtividade no município.
L
Dra. Taíssa protocola projeto de lei para aumentar segurança de mulheres em transportes por aplicativo em Rondônia

Dra. Taíssa protocola projeto de lei para aumentar segurança de mulheres em transportes por aplicativo em Rondônia

Proposta da deputada estadual obriga empresas a consultar ficha criminal de motoristas, visando proteger mulheres, crianças, adolescentes e idosos.
L
Vista Alegre vai ganhar Fórum Digital: vereador Márcio Pacele acompanha presidente do TJ em visita ao terreno

Vista Alegre vai ganhar Fórum Digital: vereador Márcio Pacele acompanha presidente do TJ em visita ao terreno

Obra deve iniciar após sondagem e licitação; Fórum Digital garantirá mais acesso à Justiça e agilidade para moradores de Vista Alegre do Abunã.
L
Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda em Machadinho do Oeste com entrevistas, reuniões e celebração religiosa

Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda em Machadinho do Oeste com entrevistas, reuniões e celebração religiosa

Parlamentar participou de encontros, entrevistas em rádios locais e missa com a comunidade durante visita a Machadinho do Oeste.
L
Deputada Dra. Taíssa fortalece agricultura com entrega de caminhão para produtores de cacau em Buritis

Deputada Dra. Taíssa fortalece agricultura com entrega de caminhão para produtores de cacau em Buritis

Investimento de R$ 430 mil garante mais estrutura para a Asprucaber e beneficia também cafeicultores da região
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR e BOPE apreendem drogas, objetos roubados e prendem trio suspeito na zona norte de Porto Velho

BPTAR e BOPE apreendem drogas, objetos roubados e prendem trio suspeito na zona norte de Porto Velho

Operação conjunta das forças policiais resultou na prisão de dois jovens e apreensão de adolescente em casa com drogas e objetos roubados.
10
gravida-de-nove-meses-usa-faca-para-se-defender-de-agressao-e-casal-acaba-preso-em-porto-velho

Grávida de nove meses usa faca para se defender de agressão e casal acaba preso em Porto Velho

Discussão terminou em violência no bairro Floresta; grávida foi levada à maternidade e homem conduzido ao Departamento de Flagrantes.
12
Suspeito de tentativa de assalto à funcionária da Havan é preso em Porto Velho

Suspeito de tentativa de assalto à funcionária da Havan é preso em Porto Velho

Homem foi detido na Avenida Alexandre Guimarães após tentar roubar celular de uma mulher em ponto de ônibus; arma usada era um simulacro.
10

Hytalo e marido choram ao deixar cadeia em Carapicuíba e são transferidos para presídio em São Paulo

Casal de influenciadores, investigado por exploração sexual de menores, foi levado ao CDP de Pinheiros e deve ser transferido para a Paraíba
12

Dono de clínica veterinária é preso após espancar idoso em Duque de Caxias

Idoso de 71 anos reclamou do atendimento ao cachorro e foi agredido com socos e chutes pelo dono da clínica; vítima passou por cirurgia na cabeça
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sílvia Cristina cobra de Hugo Motta votação da PEC 47 da transposição dos servidores

Sílvia Cristina cobra de Hugo Motta votação da PEC 47 da transposição dos servidores

Deputada federal pediu ao presidente da Câmara que coloque em pauta a PEC 47, que beneficia servidores de Rondônia, Roraima e Amapá.
L

CANCELAMENTO DO EDITAL: LIGA DAS ESCOLAS DE SAMBA DE RONDÔNIA – LIESER

CONVOCAÇÃO PARA COMPOSIÇÃO, ELEIÇÃO E POSSE DO CONSELHO DE REPRESENTANTES E DIRETORIA EXECUTIVA DA LIESER
L
Lutador brasileiro de jiu-jitsu impede furto de corrente na Espanha e viraliza nas redes

Lutador brasileiro de jiu-jitsu impede furto de corrente na Espanha e viraliza nas redes

Gabriel Souza Galindo, do Rio de Janeiro, imobilizou o ladrão em Barcelona; vídeo já ultrapassa 3,5 milhões de visualizações.
L
EUA revogam mais de 6 mil vistos de estudantes em meio a novas regras de Trump

EUA revogam mais de 6 mil vistos de estudantes em meio a novas regras de Trump

O governo dos Estados Unidos impôs novas regras para concessão de vistos, resultando na revogação de documentos por infrações e manifestações contra a ofensiva de Israel em Gaza.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): Pablo Kaik Andrade Mendes

Licença Prévia, Instalação e Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): INERIO FINCK

Licença Prévia, Instalação e Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAGP-LAP-LAI): G4 GESTAO DE IMOVEIS S/S LTDA

Licença Ambiental de Grande Porte Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação
L

Prefeitura de Jaru remove pedras da rua Nilton de Oliveira e melhora tráfego no Setor 04

Serviço de infraestrutura realizado nesta segunda-feira busca garantir mais segurança e visibilidade aos motoristas e pedestres.
L
Alexandre de Moraes mantém condenação de 14 anos a cabeleireira por atos golpistas

Alexandre de Moraes mantém condenação de 14 anos a cabeleireira por atos golpistas

O ministro do STF negou um recurso da defesa de Débora Rodrigues dos Santos, confirmando a pena por sua participação e pichação na estátua A Justiça no dia 8 de janeiro.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.