SEXTA-FEIRA, 15/08/2025
Publicidade
SICRED

A PRESSÃO SOBRE DANIEL PEREIRA É TREMENDA. ELE AINDA PODE REPENSAR E ENTRAR NA DISPUTA PELA REELEIÇÃO?

Há pesquisas que apontam que o governador Daniel Pereira, caso decidisse entrar na briga, chegaria com possibilidades reais de ter uma votação expressiva, que poderia carregá-lo ao segundo turno

Publicado em 

A PRESSÃO SOBRE DANIEL PEREIRA É TREMENDA. ELE AINDA PODE REPENSAR E ENTRAR NA DISPUTA PELA REELEIÇÃO? - News Rondônia

A PRESSÃO SOBRE DANIEL PEREIRA É TREMENDA. ELE AINDA PODE REPENSAR E ENTRAR NA DISPUTA PELA REELEIÇÃO? - News Rondônia

Falta muito pouco para que as coisas se definam, em termos de eleições gerais deste ano. Em Rondônia, aparentemente, haverá apenas três candidatos com chances reais de conseguir chegar lá: Maurão de Carvalho, Expedito Júnior e Acir Gurgacz. Além deles, virão  vários outros nomes com condições aparentemente muito mais complicadas de chegarem ao segundo turno. O PT pode vir com o jornalista Paulo Benito, mas já estaria tentando fechar mesmo é com Acir Gurgacz. Os petistas querem concentrar todas as suas forças na busca da eleição de Fátima Cleide para o Senado e por isso estariam acertando parcerias com o PC do B; PMN e PROS. Todos iriam com Acir e todos apoiariam Fátima. A Rede tem o jovem professor Vinicius Miguel, que tentará mobilizar um eleitorado mais jovem e mais à esquerda, principalmente pelas redes sociais. Quem mais? Há coisas de bastidores que poucos sabem, mas existe ainda um nome que, mesmo afirmando estar fora do jogo, poderia ainda entrar nele, com perspectivas muito positivas de disputar, em condições de igualdade, com os do trio mais forte. Há pesquisas que apontam que o governador Daniel Pereira, caso decidisse entrar na briga, chegaria com possibilidades reais de ter uma votação expressiva, que poderia carregá-lo ao segundo turno. Daniel, mesmo pressionado pelo time palaciano, mesmo ouvindo todos os dias apelos para que repense sua decisão de não concorrer; mesmo sabendo que se entrasse na disputa, teria chances reais de vencer, continua relutando e batendo pé na sua decisão de apoiar Acir Gurgacz e de não entrar na corrida para um segundo mandato. Até quando?

A PRESSÃO SOBRE DANIEL PEREIRA É TREMENDA. ELE AINDA PODE REPENSAR E ENTRAR NA DISPUTA PELA REELEIÇÃO? - News Rondônia

Ele ajudou bastante a costurar o acordo entre PDT/PSB com o PP de Ivo Cassol e o PR de Luiz Cláudio. E é ele quem tem dito, em todas as ocasiões, que sua principal meta é fazer do seu companheiro Mauro Nazif, ex prefeito de Porto Velho, o candidato a Câmara Federal mais votado, em outubro. Daniel tem tido uma postura de respeito aos seus amigos e aos seus compromissos. O que não se sabe ainda é se ele suportará tanta pressão para que reveja sua posição de não concorrer. E mais: se mudasse de planos, daqui a alguns dias, isso não terá sido tarde demais? Maurão, Acir e Expedito já estão no jogo, com boas chances, cada um, de vencê-lo. Se Daniel entrasse na  briga e, segundo informações de fontes muito seguras, com chances reais de ir ao segundo turno, quem dos três iria contra ele? Tudo é apenas exercício de futurologia. Mas não nos esqueçamos que a política é a arte de engolir sapos; das nuvens que trocam de lugar toda a hora e dos eventos mais inesperados. Portanto, muita coisa ainda pode acontecer. Que não se descarte Daniel!

CASSOL ENTRA NO PALÁCIO

Políticos em trincheiras completamente opostas até há pouco, estão juntos para a eleição de outubro. Uma cena inusitada foi registrada ontem, no Palácio Rio Madeira/CPA. Numa mesma foto, todos apontando o polegar para cima, imitando um gesto famoso de Ivo Cassol, aparecem o governador Daniel Pereira, o ex prefeito de Ji-Paraná e candidato ao Senado pelo PDT, Jesualdo Pires; o deputado federal Nilton Capixaba, do PTB: o chefe da Casa Civil do Governo, Eurípedes Miranda e o próprio Cassol, que raramente entrara no Palácio que ele projetou e deixou praticamente pronto, já que a inauguração ocorreu já na gestão de Confúcio Moura. Uma longa conversa entre essas lideranças, que nos últimos anos estiveram em posições  completamente diferentes, serviu para aproximar um grupo que, há algumas semanas atrás, jamais se imaginaria que pudesse caminhar junto.  O tom da conversa não foi divulgado, mas a foto final, recheada de sorrisos e transmitindo alegria, certamente deixou claro que todos os participantes do encontro saíram dele satisfeitos…

AINDA FALTAM DEZ DIAS…

A quinta-feira foi de articulações, conversas, reuniões, troca de informações, busca de apoios entre os principais nomes na disputa pelo Governo. Dos políticos mais conhecidos, o que está mais tranquilo é Maurão de Carvalho. Embora aqui e ali apareçam, eventualmente, algumas conversas em contrário (nenhuma delas, até agora, com alguma credibilidade!), a verdade é que Maurão é o nome do MDB ao Governo, certo e consolidado. Só uma reviravolta quase impossível mudaria essa situação, até porque o presidente da Assembleia Legislativa cresce nas pesquisas e se firma como um nome entre os mais viáveis para comandar o Estado. Acir Gurgacz, com apoio do PDT e do PSB, entre outras siglas, também faz costuras, busca reforços, dialoga e convida para a convenção dos dois partidos, neste sábado. Sairá dela como o candidato para comandar Rondônia, representando um grupo bastante forte. Expedito Júnior passou o dia conversando. Confirmou o ingresso da primeira dama de Porto Velho, Ieda Chaves, como candidata à Câmara Federal e trocou ideias com várias lideranças, entre as quais o deputado Lindomar Garçon, presidete regional do PRB. Todos estão conversando com todos. Faltam ainda 10 dias para o fechamento das convenções. Muita coisa vai rolar, ainda…

O MDB VAU FERVER, NO SÁBADO

De todas as convenções agendadas a partir de agora e até o 5 de agosto (nesta data é que a aliança liderada pelo PSFDB vai bater o martelo, lançando Expedito Júnior ao Governo), a mais esperada, sem dúvida, é a do MDB. O maior partido do Estado vai realizar um encontro muito diferente do último, quando Confúcio Moura foi lançado à reeleição, na casa de shows Talismã e, naquele momento, reuniu mais de cinco mil pessoas, num evento festivo. Neste sábado, quando os convencionais se reunirem na sede do partido, na rua Elias Gorayeb, bairro Liberdade, em torno de dez por cento deste público terá acesso ao local da votação. Os demais, que não tiverem convites com senha, terão que acompanhar o evento de fora. Lá dentro, vai ferver. Não na escolha do candidato ao Governo, que será Maurão de Carvalho, uma escolha pacífica. A briga vai ser entre os emedebistas que apoiam Valdir Raupp ou Confúcio Moura para o Senado ou a ambos. Raupp domina mais de 80 por cento do diretório e provavelmente será o único nome do partido, Confúcio vai ficar fora e, se topar, só será candidato à Câmara Federal. O tempo vai ferver no encontro do MDB.

TIROS E SANGUE PELA TERRA

Os conflitos agrários em Rondônia continuam fazendo vítimas. Normalmente, os piores casos se registravam no Cone Sul, mas agora chegaram com força total à região de União Bandeirantes. Foi lá, numa área onde vivem várias famílias – num total de 105 pessoas – que um sargento da Polícia Militar foi morto nesta quinta, durante troca de tiros entre policiais e ocupantes da área.  O sargento J. Batista, do 6° Batalhão de Policia Militar de Guajará-Mirim, fazia parte do grupo de policiais que entrou na área e teria sido recebido a bala. No mesmo confronto, foram mortos  dois sem terra. Há dois outros desaparecidos. Um fazendeiro da região estaria tentando tomar a terra ocupada pelas familiares de pequenos agricultores. Recentemente, um grupo deles foi à Assembleia Legislativa pedir apoio e proteção, alegando estarem sofrendo ameaças constantes de mortes, por parte de posseiros que querem a terra. Não se sabe ainda mais detalhes do tiroteio que vitimou o policial. Infelizmente, essa não foi a primeira e não será a última morte nesses conflitos sem fim, que se registram nesta terra  de ninguém, em que se transformou a série de confrontos entre fazendeiros, posseiros, sem terra e a polícia.

INCÊNDIOS SOB SUSPEITA

Um é acidente. Dois podem ser coincidência. Três já é caso suspeito. Em alguns dias, incêndios atingi8ram três pátios de órgãos policiais no Estado. O primeiro foi em 28 de junho, no depósito da Polícia Civil, localizado atrás da Faro, na BR 364. O fogo teria começado num matagal próximo e atingiu vários carros, motos e outros veículos. Nesta semana, o segundo sinistro foi no pátio do Denarc, na rua Benjamim Constant, muito próximo ao Hospital 9 de Julho.  Mais de 30 veículos foram consumidos pelas chamas. O terceiro caso e o mais destrutivo foi registrado no pátio do Detran, na avenida Rio Madeira. Ali, o incêndio que veio de fora para dentro, atingiu quase uma centena de veículos, destruindo a todos. Quando os bombeiros chegaram, já havia pouco a ser salvo. A sucessão de incêndios colocou a situação sob suspeita. O delegado Elizeu Muller Siqueira, diretor geral da Polícia Civil, determinou a abertura de investigações sobre esses três casos.

SEMINÁRIO DE MULHERES E AS ELEIÇÕES

O quarto seminário de Direito Eleitoral de Rondônia, que se realiza  no próximo dia 9 de agosto – uma quinta-feira – a partir das 18h30, no auditório da OAB, é um dos assuntos da entrevista concedida pelo advogado, especialista em Direito Eleitoral e presidente do Instituto Idero, Juacy Loura Júnior, ao programa Direto ao Ponto, da Record News Rondônia, Canal 31 na TV aberta, que vai ao ar neste sábado pela manhã, a partir das 11h30 a manhã. O seminário terá apenas mulheres como palestrantes, num evento inédito em nível nacional, com esse formato. Na conversa com Sérgio Pires, Loura Júnior falou também sobre vários temas importantes, como o novo sistema de financiamento de campanha; as chances de Lula sair candidato à Presidência; a cláusula de barreira dos partidos nanicos; o distanciamento físico entre os candidatos e o eleitor e muitos outros assuntos que vão fazer parte da pauta dessas eleições gerais de 2018. Quem não puder assistir na TV, pode acompanhar o programa, na íntegra, no site Gente de Opinião, a partir do domingo.

PERGUNTINHA

De quem é a culpa pela violência e as constantes mortes nos inúmeros conflitos agrários entre fazendeiros, sem terra e polícia,, que se registram em praticamente todas as regiões de Rondônia?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO conclui pagamento do Auxílio Emergencial Climático a famílias de Porto Velho e Nova Mamoré

Governo de RO conclui pagamento do Auxílio Emergencial Climático a famílias de Porto Velho e Nova Mamoré

Mais de 1,2 mil famílias de Porto Velho e Nova Mamoré receberam R$ 3 mil para recuperação após prejuízos causados por eventos climáticos.
L
Itapuã do Oeste participa de oficina para elaboração do Plano Decenal de Educação 2026-2036

Itapuã do Oeste participa de oficina para elaboração do Plano Decenal de Educação 2026-2036

Encontro promovido pelo TCE-RO reuniu representantes do município para alinhar diretrizes e metas que irão nortear a educação nos próximos dez anos.
L
Conab realizará pregão para contratação de transporte de milho em grãos

Em segundo dia na Colômbia, Conab compartilha experiência sobre a produção de inteligência agropecuária

Portal da Companhia foi apresentado como uma boa prática tanto para transparência, como também a fim de difundir dados e informações agrícolas brasileiras
L

Chupetas para adultos viram tendência na China, mas médicos alertam para riscos à saúde

Popularizadas nas redes sociais, chupetas para adultos prometem reduzir ansiedade e ajudar no sono, mas especialistas alertam para impactos físicos e psicológicos
L

Encenação teatral é utilizada como ferramenta educativa de trânsito no projeto Agente Mirim

Alunos são desafiados pelos professores a encenar artigos do CTB; desta forma aprendem brincando.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Lula estuda proibir redes sociais para menores de 16 anos

Lula estuda proibir redes sociais para menores de 16 anos

A proposta, elaborada pelo Ministério da Justiça, exige que as plataformas de redes sociais verifiquem a idade dos usuários para garantir a supervisão parental.
L

Nota de pesar: Raimundo Nonato Ribeiro

Policial civil aposentado, natural de Rio Branco (AC), Raimundo Nonato Ribeiro faleceu em 15 de agosto de 2025, em Porto Velho, aos 82 anos, deixando legado de coragem e serviço à Justiça.
L
Moraes solicita agendamento de julgamento de Bolsonaro por trama golpista no STF

Moraes solicita agendamento de julgamento de Bolsonaro por trama golpista no STF

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, pediu ao presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, a data para o julgamento de Bolsonaro e de mais sete réus.
L
Lula e Trump trocam farpas sobre relação comercial Brasil-EUA

Lula e Trump trocam farpas sobre relação comercial Brasil-EUA

Em um evento no Recife, o presidente Lula rebateu as críticas de Donald Trump sobre a relação comercial, destacando que os EUA têm lucro com o Brasil.
L
Criminoso que deixou suposta bomba no aeroporto de Porto Velho queria likes nas redes sociais

Criminoso que deixou suposta bomba no aeroporto de Porto Velho queria likes nas redes sociais

Após as medidas de segurança, constatou-se que o suposto explosivo não passava de uma montagem grotesca: um tijolo envolto em papel alumínio, dois fios soltos e uma calculadora. Mesmo assim, o impacto da ação foi real — e severo.
10
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L
Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Evento promovido pela Prefeitura contou com 189 empresas, mais de mil vagas e oportunidades para todos os públicos.
L
Feirão do Emprego e Empreendedorismo oferece vagas e cursos gratuitos para jovens em Porto Velho

Feirão do Emprego e Empreendedorismo oferece vagas e cursos gratuitos para jovens em Porto Velho

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho cadastrou candidatos, encaminhou jovens para entrevistas e abriu inscrições para capacitações profissionais.
L
Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Evento reuniu mais de 10 mil inscritos, 150 empresas e 1.000 oportunidades de trabalho, incluindo vagas para idosos, PcDs e jovens.
L
Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) abriu concurso público com vagas para Rondônia e outras regiões do país.
L

POLÍTICA

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos Produtores Rurais de Rondônia e do Brasil

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos Produtores Rurais de Rondônia e do Brasil

Parlamentar cobra medidas urgentes contra embargos ambientais e entraves fundiários que ameaçam a subsistência de milhares de famílias
L

Alero relembra lei pioneira que garantiu preservação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

No Dia do Patrimônio Histórico, Assembleia Legislativa destaca a Lei 341/1991, marco na proteção de um dos símbolos da Amazônia Ocidental.
L
Reportagens da Folha denunciam ilegalidades que teriam sido praticadas por Alexandre de Moraes, entre 2022 e 2023

Reportagens da Folha denunciam ilegalidades que teriam sido praticadas por Alexandre de Moraes, entre 2022 e 2023

Série publicada pela Folha de S.Paulo e UOL apresenta documentos e áudios que levantam questionamentos sobre ações do ministro entre 2022 e 2023.
L
Lula critica bloqueio a Cuba e defende Mais Médicos após sanção dos EUA

Lula critica bloqueio a Cuba e defende Mais Médicos após sanção dos EUA

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou a importância do Programa Mais Médicos e a relação respeitosa com Cuba, rebatendo a decisão dos Estados Unidos.
L
Projeto do governo Lula prevê suspensão de redes sociais sem ordem judicial

Projeto do governo Lula prevê suspensão de redes sociais sem ordem judicial

O novo projeto de lei de regulamentação de plataformas digitais prevê que a ANPD poderá suspender temporariamente redes que não removerem conteúdos ilícitos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso furtando ônibus na Rua Geraldo Pataxó, bairro Lagoinha

Homem é preso furtando ônibus na Rua Geraldo Pataxó, bairro Lagoinha

Suspeito foi flagrado por vizinha e detido por equipe da SENTRAN até a chegada da Polícia Militar
10
Cavalo de Aço recupera moto roubada em janeiro com cor e placa adulteradas na zona Leste de Porto Velho

Cavalo de Aço recupera moto roubada em janeiro com cor e placa adulteradas na zona Leste de Porto Velho

O veículo havia sido tomado de assalto por dois criminosos armados, que estavam em outra moto, na Rua Mapiguari, bairro Socialista.
10
Caminhão baú atropela motociclista na Avenida 7 de Setembro em Porto Velho

Caminhão baú atropela motociclista na Avenida 7 de Setembro em Porto Velho

Motociclista ficou gravemente ferida após caminhão baú avançar preferencial na Avenida 7 de Setembro.
12
Polícia Federal investiga objeto suspeito em Aeroporto de Porto Velho

Polícia Federal investiga objeto suspeito em Aeroporto de Porto Velho

O objeto suspeito, possivelmente um explosivo, foi isolado e está sendo analisado pela perícia técnica para determinar sua natureza e origem.
10
Apelidado de 'Escobar do CV', suspeito de tráfico de drogas é preso em Porto Velho

Apelidado de ‘Escobar do CV’, suspeito de tráfico de drogas é preso em Porto Velho

A ação da Polícia Militar resultou na prisão de Carlos Henrique de Aquino Silva, que já tinha histórico de tráfico de drogas, e na apreensão de entorpecentes e dinheiro.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Buscas com DNA é fortalecida pelo governo de RO; mobilização nacional amplia chances de reencontros

Buscas com DNA é fortalecida pelo governo de RO; mobilização nacional amplia chances de reencontros

Estado integra campanha nacional e mantém atendimento gratuito durante todo o ano nas unidades da Politec, com tecnologia e suporte às famílias.
L
Rondônia tem redução de 35% na taxa de desmatamento entre o período de agosto de 2024 a julho de 2025

Rondônia tem redução de 35% na taxa de desmatamento entre o período de agosto de 2024 a julho de 2025

Ações de fiscalização e monitoramento da Sedam, como as operações Hileia e Verde Rondônia, garantiram resultados expressivos na preservação da floresta.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): CHURRASCARIA BOI NA BRASA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA, INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Mulher é presa pela Polícia Militar em Ji-Paraná com mandado de prisão em aberto

Mulher é presa pela Polícia Militar em Ji-Paraná com mandado de prisão em aberto

Ana Roberta Pullig foi abordada durante patrulhamento e a polícia confirmou a existência de um mandado de prisão em seu nome, resultando na mulher presa.
10
Motociclista e pedestre ficam feridos em atropelamento próximo a parque de Jaru

Motociclista e pedestre ficam feridos em atropelamento próximo a parque de Jaru

O atropelamento em Jaru ocorreu na Avenida Florianópolis e fez com que o motociclista e a vítima caíssem no chão, aguardando socorro.
14
Acidente de moto em ponte de Jaru deixa motociclista gravemente ferido

Acidente de moto em ponte de Jaru deixa motociclista gravemente ferido

O acidente de moto ocorreu na ponte do Rio Mororó, onde o condutor perdeu o controle, colidiu contra a estrutura e foi socorrido em estado grave.
16
Polícia Militar apreende 15 quilos de drogas e prende homem por tráfico em Jaru

Polícia Militar apreende 15 quilos de drogas e prende homem por tráfico em Jaru

A apreensão de drogas ocorreu após a polícia flagrar o suspeito manipulando o material em uma residência no Setor 05.
12
Proprietário de carro em Jaru é obrigado a pagar por danos a muro após acidente

Proprietário de carro em Jaru é obrigado a pagar por danos a muro após acidente

A decisão da Justiça em Jaru estabelece uma indenização por acidente de trânsito que causou danos materiais a uma residência na cidade.
10
Acidente com caminhão na zona rural de Governador Jorge Teixeira deixa veículo e animal feridos

Acidente com caminhão na zona rural de Governador Jorge Teixeira deixa veículo e animal feridos

O acidente com caminhão de coleta de lixo ocorreu na madrugada e resultou em danos materiais, mas sem ferir o motorista ou os ocupantes.
10
Acidente em Theobroma deixa dois feridos em rodovia

Acidente em Theobroma deixa dois feridos em rodovia

Uma colisão com um barranco após um desvio brusco causou o acidente em Theobroma, na RO-133, e deixou dois passageiros com ferimentos.
14
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.