QUINTA-FEIRA, 01/05/2025

JANDER SANTOS MORO – O COORDENADOR DO CAMPEONATO DE PESCA ESPORTIVA DE PORTO VELHO

Conheça como será o Festival de Pesca Esportiva de Porto Velho.

Publicado em 

JANDER SANTOS MORO - O COORDENADOR DO CAMPEONATO DE PESCA ESPORTIVA DE PORTO VELHO - News Rondônia

Encontramos o Jander Moro durante uma reunião entre empresários de lojas especializadas em equipamento de pesca e dirigentes de associações de pescadores amadores, no gabinete da Superintendência de Turismo do Estado de Rondônia – SETUR justamente discutindo os pormenores do Campeonato de Pesca Esportiva que vai acontecer no distrito de Jacy Paraná nos dias 2 e 3 de setembro, com o apoio do governo estadual, prefeitura de Porto Velho e empresários das casas de material de pesca.

JANDER SANTOS MORO - O COORDENADOR DO CAMPEONATO DE PESCA ESPORTIVA DE PORTO VELHO - News Rondônia

De repente lembramos que o Jander há algum tempo, apresentava um programa na RedeTV-RO sobre pesca, era o “Pescar Rondônia”. Jander é realmente conhecedor de todos os obstáculos que os pescadores que praticam o turismo de pesca enfrentam, além é claro, de conhecer os rios, lagos e igarapés onde os peixes estão. Conheça como será o Festival de Pesca Esportiva de Porto Velho.

JANDER SANTOS MORO - O COORDENADOR DO CAMPEONATO DE PESCA ESPORTIVA DE PORTO VELHO - News Rondônia

Zk – Vamos falar sobre o campeonato de pesca?

Jander – Estamos planejando para o governo do estado/Setur, o 1º Campeonato de Pesca de Porto Velho, que vai acontecer no distrito de Jaci Paraná pela estrutura e também o Festival de Praia promovido pela prefeitura. Vamos juntar o útil ao agradável.  

Zk – Já tem data?

Jander – Vai ser no mês de setembro provavelmente nos dias 2 e 3 sábado e domingo. Estamos estimando em 150 equipes embarcadas. Temos certeza que será uma festa muito bonita. O turismo de pesca esportiva, é um filão que temos em Rondônia.

Zk – Quem lucra com esse estilo de turismo?

Jander – Não só os donos de pousadas! Quando você fala em turismo de pesca, você envolve padaria, envolve gasolina, mercado, farmácia enfim, o turismo de pesca gera renda pra todas as classes. Hoje temos estimado em Rondônia um turismo atuante em se falando de pesca esportiva, em especial na região do Vale do Guaporé. Agora com o Projeto Porto Velho Capital Nacional da Pesca o turismo está crescendo muito aqui na capital.

Zk – Fala mais sobre esse título de Capital da Pesca?

Jander – Porto Velho é a única capital do país, que o turista chega, desce do avião e com duas horas, esta pescando. O Rio Madeira tem várias qualidades de peixe. Temos o Lago da Usina de Samuel onde se pratica a pesca do Tucunaré tem os rios Jacy, Mayci, Verde quer dizer, estamos com a faca e o queijo na mão.

Zk – E as inscrições?

Jander – As inscrições serão nas casas especializadas em material de pesca. Será quatro (4) pessoa por barco, o piloteiro mais três pescando.

Zk – O que é preciso para fazer a inscrição?

Jander – As coisas básicas que são: A embarcação tem que ser documentada pela Marinha a pessoa que vai pescar tem que ter a carteirinha de pesca embarcada e o piloto tem que ter a RAIS Amador. Se a pessoa não tiver tempo para tirar a carteira de piloteiro, la no local vai ter pessoas habilitadas que poderão ser contratadas.

Zk – Qual o custo da inscrição?

Jander – Será cobrado R$ 200 por equipe de quatro pescadores, quer dizer, R$ 50 por pessoa. Esse valor é que vai cobrir os custos do Festival. A premiação será: 1º lugar – Barco de 5,5 mts, motor de 15 HP e carreta rodoviária para levar o barco; 2º lugar – Um motor 15 HP e 3º lugar – Um barco. A premiação do quarto e quinto lugar ainda vamos definir.

Zk – Quem está nessa parceria?

Jander – Governo do estado de Rondônia, prefeitura de Porto Velho e os empresários das lojas de pesca.

Zk – Agora queremos saber sobre você o Jander Moro apresentador de programa de pesca na TV e em conseqüência muito respeitado no meio. Quem é o Jander?

Jander – Estou no ramo de turismo de pesca esportiva a mais de 15 anos, só em Rondônia. Nasci na beira do rio no Mato Grosso e vim pra Rondônia pra beira do rio. Há mais de 10 anos tive um programa na RedeTV-RO o “Pesca Rondônia” e ao longo desse prazo, trouxemos muitas equipes de fora como Estados Unidos, Alemanha entre outros países pra pescar aqui.

Zk – Porto Velho hoje está estruturada para receber o turista de pesca?

Jander – Precisamos ainda de muita estrutura. Temos que capacitar a estrutura hoteleira, a estrutura de barcos hotéis, treinar os guias. A respeito disso, demos um treinamento em Porto Velho e formamos 19 guias com certificado do SESC através da Fecomercio. Visionamos o turismo de pesca em Rondônia muito produtivo.

JANDER SANTOS MORO - O COORDENADOR DO CAMPEONATO DE PESCA ESPORTIVA DE PORTO VELHO - News Rondônia

Vou te falar a verdade, temos muita beleza aqui em Rondônia, mas, o camarada que vai pagar para pescar, não quer ver outra coisa a não ser peixe. Ele vem do estrangeiro, vem do Brasil todo, não importa o custo, desde que tenha o peixe pra ele pegar. As outras coisas que temos aqui como a Madeira Mamoré, Forte Príncipe da Beira, Caixas D’água etc. são complementos do que ele vem fazer aqui. Se você parar para analisar, la pra fora também tem essas coisas: São Paulo tem trem, São Paulo tem forte, na Bahia tem forte e por aí vai. Só que peixe e beleza natural, só aqui em Rondônia.

Zk – Sendo Porto Velho a capital nacional da pesca a gente não ver ancorado no seu porto, os Barcos Hotéis. Por que?

Jander – Na verdade, em Porto Velho a estrutura da cidade comporta essas pessoas. O barco hotel na região de Porto Velho ainda não seria viável, porque as pessoas podem pescar no rio Madeira voltar e dormir no hotel e assim, aproveitar nossos restaurantes, nossos bares e nossa vida noturna, essa é a intenção, trazer o turista pra cidade. Exemplo: Você sabe que quando o cara fala em sair pra pescar, a mulher já fica braba, principalmente se a pesca for em outro estado. Em Porto Velho ele pode trazer a família e enquanto estiver pescando no Madeira a família pode visitar o shopping, a Madeira Mamoré, Memorial Rondon e outros atrativos da cidade. A noite todos estarão reunidos no hotel. Essa é a vantagem de Porto Velho e em conseqüência, ainda não temos Barco Hotel.

Zk – É verdade que o rio Madeira é realmente o rio que tem a maior quantidade de espécies de peixe no Brasil e no Mundo?

Jander – Acontece que temos o Guaporé que deságua aqui, temos o rio Aripuanã, o Roosevelt, o Jamari, Jacy, Candeias e todos esses rios contribuem com a população de peixe do Madeira. Ainda temos um problema com a fiscalização.

Zk – Qual?

Jander – É a pesca utilizando Rede. Muita gente desordenadamente pesca sem consciência e acaba matando o peixe que pode e o peixe que não pode também. Esse é um problema que estamos tentando resolver, entrando em consenso com a Colônia de Pescadores para não prejudicá-los e não prejudicar a natureza.

Zk – A pergunta é, o turista pescador pode preparar o peixe pescado e comer, ou então levar pra casa?

Jander – Sim! Nossos piloteiros foram treinados pelo chefe de cozinha do SENAC inclusive, aprenderam a tirar a espinha do peixe e prepará-lo na beira do rio. É claro que o turista que vem pescar quer pegar e comer o peixe por ele pescado. Não existe nada mais gostoso que o peixe preparado fresquinho e ainda mais a beira do rio.

Zk – Qual seu cargo no governo de Rondônia?

Jander – Atendendo convite do governador Daniel Pereira hoje sou o Coordenador da Pesca Esportiva no estado de Rondônia lotado na Superintendência de Turismo – Setur.

Zk – Como é que está o Vale do Guaporé em se falando de turismo de pesca esportiva?

Jander – Estive visitando Pimenteiras, Alta Floresta onde está localizado o distrito de Porto Rolim que é um lugar muito bonito que tem várias pousadas, inclusive, já fizemos um trabalho la, junto com o SEBRAE e hoje, Porto Rolim passou de uma simples vila para uma vila turística com ótima estrutura.

JANDER SANTOS MORO - O COORDENADOR DO CAMPEONATO DE PESCA ESPORTIVA DE PORTO VELHO - News Rondônia

Fizemos levantamento do que ainda precisa para fomentar o turismo nesses lugares, filmamos e estamos produzindo material de divulgação para levar as feiras de pesca que acontecem em estados como São Paulo e outras cidades do o Brasil e países do exterior como Coréia, Estado Unidos etc. Não podemos trazer o turista pra cá, pra ele sair decepcionado. Vamos capacitar na área de hotelaria e cozinha dando treinamento as nossas cozinheiras para que elas aprendam a preparar corretamente o peixe, para que o turista venha aqui e saia falando bem e queira voltar.

Zk – Como você gosta do peixe?

Jander – Dificilmente trago peixe pra casa, gosto de prepará-lo beira do rio. Já pensou aquela jatuarana moquinhanda naquele jirau de madeira bruta, fogo de graveto e aquela fumaça, não existe coisa melhor nesse mundo, quer ver, participa do nosso Campeonato de Pesca e tira um peixe pra preparar a beira do rio Jacy.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia participa de oficina que fortalece políticas públicas voltadas aos povos indígenas da Amazônia Legal

Oficina reúne secretarias da Amazônia Legal para fortalecer políticas públicas indígenas
L

Inscrições para o CNH Social começam em 30 de maio

Serão ofertadas 1.500 vagas em todo o estado, destinadas entre ampla concorrência e Pessoas com Deficiência
L

Rodovia-133 recebe obras de manutenção do governo de Rondônia na Região do Café

A obra está sendo executada em aproximadamente 50 quilômetros da rodovia, seguindo até a usina de calcário
L
Manutenção avança em toda a extensão da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré

Manutenção avança em toda a extensão da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré

Com serviços de conformação de plataforma e aplicação de revestimento primário, os trabalhos são contínuos ao longo de todo o ano, intensificando-se com a chegada do verão.
L
Governo de Rondônia presta homenagem pelo Dia do Trabalhador

Governo de Rondônia presta homenagem pelo Dia do Trabalhador

Neste Dia do Trabalhador, também dirijo o mais sincero agradecimento a cada servidor e servidora pública do nosso estado.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Justiça é feita: MPRO garante 31 anos de prisão por feminicídio em Jaru

Crime brutal que chocou a cidade teve julgamento com plenário lotado; réu também foi condenado por ocultação de cadáver.
L

Descubra seu novo eu com o Lindapp em poucos cliques!

Baixe, simule e veja seu futuro com inteligência artificial — é rápido, fácil e divertido!
L

Prefeitura de Porto Velho anula licitação por inconsistência técnica e garante nova etapa com maior segurança jurídica

Procedimento instaurado na gestão anterior foi suspenso por decisão fundamentada, e nova licitação será estruturada com correções
L

Portaria que restringe circulação de carretas na Avenida Jorge Teixeira está temporariamente suspensa pelo DNIT

Segundo o DNIT, o motivo da suspensão é para o alinhamento das ações entre os entes envolvidos
L

1º de Maio: mais que um feriado, um marco de luta e conquista

A história por trás do Dia do Trabalhador e sua importância na valorização de quem constrói o mundo com as próprias mãos.​
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

No acumulado do ano, saldo positivo é de 654.503 empregos
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Cargos são de níveis médio e superior na área administrativa
L
Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
L
A Energisa lamenta o acidente ocorrido ontem na zona rural do município de Candeias

Energisa tem vagas abertas para diferentes municípios no estado

Estão disponibilizadas vagas Cacoal, Monte Negro, Alto Paraíso, Ouro Preto e Nova Mamoré, com inscrições abertas até o dia 2 de maio.
L
Veja como consultar resultados finais do concurso nacional unificado

Governo anuncia 3.352 vagas para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado

Edital deve sair em julho; provas objetivas serão aplicadas em outubro
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa apoia reajuste salarial para técnicos e analistas educacionais de Rondônia

Projeto de Lei Complementar 127/2025 foi aprovado com apoio da parlamentar, garantindo valorização dos profissionais da educação.
L

Deputada Cláudia de Jesus destina mais de R$ 700 mil à agricultura familiar em Alvorada do Oeste

As emendas parlamentares beneficiam duas associações de produtores rurais e a prefeitura.
L

Assembleia aprova investimento de R$ 20 milhões para fortalecer a segurança pública em Rondônia

Recursos serão destinados à Polícia Militar para ações estratégicas contra o crime organizado.
L
Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 330 mil para ampliação de salas na Escola Cruzeiro do Norte, em Cacoal

Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 330 mil para ampliação de salas na Escola Cruzeiro do Norte, em Cacoal

A expectativa é de que as obras tenham início ainda neste ano, após os trâmites legais de licitação e execução do projeto.
L

Governador Rocha celebra ‘nova força política’ com criação da União Progressista

A aliança já nasce como a maior força política do país, com a maior bancada na Câmara e o maior número de prefeitos eleitos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito de furto em residência é amarrado e surrado pela população na zona leste

Testemunhas contaram que o suspeito teria sido flagrado dentro de uma casa.
10

Criminoso foragido tenta se disfarçar, mas acaba preso no Orgulho do Madeira

Uma equipe da PM fazia patrulhamento quando percebeu que o suspeito tentou esconder o rosto ao ver a viatura.
10

Homem é esfaqueado após briga por drogas no centro de Porto Velho

Vítima foi socorrida pelo Samu e levada à Policlínica Ana Adelaide; autor do ataque seria um conhecido usuário da região.
12

CERCO FECHADO: Delegacia de Furtos e Roubos prende traficante e apreende drogas no centro de Porto Velho

Mulher conhecida por “cabelo vermelho” é flagrada com entorpecentes após denúncias e ação integrada com a PM.
10

AÇÃO CONJUNTA: Força Tática e FTICCO fecham boca de fumo e prendem suspeitos com drogas na zona Leste

Após denúncias, policiais surpreendem dupla em ponto de venda de entorpecentes; uma foragida da Justiça também foi detida.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coleta de sangue em Guajará-Mirim e São Francisco do Guaporé reforça estoque da hemorrede estadual

As coletas resultaram no total de 363 bolsas de sangue coletadas
L

Governo de Rondônia firma acordo para garantir acesso de agricultores familiares à previdência social

A cooperação técnica vem formalizar e dar caráter oficial a um serviço que já era prestado de forma espontânea pela Emater-RO
L
Formação profissional em Rondônia acompanha demandas do mercado de trabalho internacional

Formação profissional em Rondônia acompanha demandas do mercado de trabalho internacional

A capacitação do trabalhador para o novo cenário desenhado pela tecnologia, que está na pauta do evento paulista, é realidade nas salas de aula do Idep.
L
Produtores rurais devem atualizar dados agropecuários junto à Idaron a partir de hoje

Produtores rurais devem atualizar dados agropecuários junto à Idaron a partir de hoje

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta a importância do engajamento dos produtores em ações de defesa agropecuária.
L
Obras na RO-478, entre Costa Marques e o Real Forte Príncipe da Beira, impulsionam turismo e reforçam valor histórico de Rondônia

Obras na RO-478, entre Costa Marques e o Real Forte Príncipe da Beira, impulsionam turismo e reforçam valor histórico de Rondônia

Segundo o diretor-geral do DER-RO, Eder Fernandes, os serviços foram executados ao longo dos 26 quilômetros da rodovia.
L
Rondônia Cidadã leva serviços a 11 comunidades ribeirinhas durante ação itinerante do Judiciário

Rondônia Cidadã leva serviços a 11 comunidades ribeirinhas durante ação itinerante do Judiciário

Sabemos da importância da Operação Justiça Rápida Itinerante, e por isso disponibilizamos os serviços essenciais do Rondônia Cidadã para que mais pessoas tenham suas necessidades, inclusive, as gestantes que estão recebendo kit enxoval para os bebês.
L
Mais de 100 mil inscritos em seleção do governo de RO para auxílio na compra da casa própria

Mais de 100 mil inscritos em seleção do governo de RO para auxílio na compra da casa própria

Entre os critérios para inscrição, ter pelo menos 18 anos de idade.
L

Corrupção abusiva, por Pedro Cardoso da Costa

Mas a corrupção segue a cartilha brasileira de debater tudo e não solucionar nada. E assim, mesmo sendo um pleonasmo, a corrupção tornou-se abusiva.
L
Um ano após enchente histórica no RS, desabrigados ainda vivem em abrigos e aguardam moradias definitivas

Um ano após enchente histórica no RS, desabrigados ainda vivem em abrigos e aguardam moradias definitivas

Situação atinge famílias em situação de extrema vulnerabilidade
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.