SÁBADO, 06/09/2025
Publicidade
SICRED

JANDER SANTOS MORO – O COORDENADOR DO CAMPEONATO DE PESCA ESPORTIVA DE PORTO VELHO

Conheça como será o Festival de Pesca Esportiva de Porto Velho.

Publicado em 

JANDER SANTOS MORO - O COORDENADOR DO CAMPEONATO DE PESCA ESPORTIVA DE PORTO VELHO - News Rondônia

Encontramos o Jander Moro durante uma reunião entre empresários de lojas especializadas em equipamento de pesca e dirigentes de associações de pescadores amadores, no gabinete da Superintendência de Turismo do Estado de Rondônia – SETUR justamente discutindo os pormenores do Campeonato de Pesca Esportiva que vai acontecer no distrito de Jacy Paraná nos dias 2 e 3 de setembro, com o apoio do governo estadual, prefeitura de Porto Velho e empresários das casas de material de pesca.

JANDER SANTOS MORO - O COORDENADOR DO CAMPEONATO DE PESCA ESPORTIVA DE PORTO VELHO - News Rondônia

De repente lembramos que o Jander há algum tempo, apresentava um programa na RedeTV-RO sobre pesca, era o “Pescar Rondônia”. Jander é realmente conhecedor de todos os obstáculos que os pescadores que praticam o turismo de pesca enfrentam, além é claro, de conhecer os rios, lagos e igarapés onde os peixes estão. Conheça como será o Festival de Pesca Esportiva de Porto Velho.

JANDER SANTOS MORO - O COORDENADOR DO CAMPEONATO DE PESCA ESPORTIVA DE PORTO VELHO - News Rondônia

Zk – Vamos falar sobre o campeonato de pesca?

Jander – Estamos planejando para o governo do estado/Setur, o 1º Campeonato de Pesca de Porto Velho, que vai acontecer no distrito de Jaci Paraná pela estrutura e também o Festival de Praia promovido pela prefeitura. Vamos juntar o útil ao agradável.  

Zk – Já tem data?

Jander – Vai ser no mês de setembro provavelmente nos dias 2 e 3 sábado e domingo. Estamos estimando em 150 equipes embarcadas. Temos certeza que será uma festa muito bonita. O turismo de pesca esportiva, é um filão que temos em Rondônia.

Zk – Quem lucra com esse estilo de turismo?

Jander – Não só os donos de pousadas! Quando você fala em turismo de pesca, você envolve padaria, envolve gasolina, mercado, farmácia enfim, o turismo de pesca gera renda pra todas as classes. Hoje temos estimado em Rondônia um turismo atuante em se falando de pesca esportiva, em especial na região do Vale do Guaporé. Agora com o Projeto Porto Velho Capital Nacional da Pesca o turismo está crescendo muito aqui na capital.

Zk – Fala mais sobre esse título de Capital da Pesca?

Jander – Porto Velho é a única capital do país, que o turista chega, desce do avião e com duas horas, esta pescando. O Rio Madeira tem várias qualidades de peixe. Temos o Lago da Usina de Samuel onde se pratica a pesca do Tucunaré tem os rios Jacy, Mayci, Verde quer dizer, estamos com a faca e o queijo na mão.

Zk – E as inscrições?

Jander – As inscrições serão nas casas especializadas em material de pesca. Será quatro (4) pessoa por barco, o piloteiro mais três pescando.

Zk – O que é preciso para fazer a inscrição?

Jander – As coisas básicas que são: A embarcação tem que ser documentada pela Marinha a pessoa que vai pescar tem que ter a carteirinha de pesca embarcada e o piloto tem que ter a RAIS Amador. Se a pessoa não tiver tempo para tirar a carteira de piloteiro, la no local vai ter pessoas habilitadas que poderão ser contratadas.

Zk – Qual o custo da inscrição?

Jander – Será cobrado R$ 200 por equipe de quatro pescadores, quer dizer, R$ 50 por pessoa. Esse valor é que vai cobrir os custos do Festival. A premiação será: 1º lugar – Barco de 5,5 mts, motor de 15 HP e carreta rodoviária para levar o barco; 2º lugar – Um motor 15 HP e 3º lugar – Um barco. A premiação do quarto e quinto lugar ainda vamos definir.

Zk – Quem está nessa parceria?

Jander – Governo do estado de Rondônia, prefeitura de Porto Velho e os empresários das lojas de pesca.

Zk – Agora queremos saber sobre você o Jander Moro apresentador de programa de pesca na TV e em conseqüência muito respeitado no meio. Quem é o Jander?

Jander – Estou no ramo de turismo de pesca esportiva a mais de 15 anos, só em Rondônia. Nasci na beira do rio no Mato Grosso e vim pra Rondônia pra beira do rio. Há mais de 10 anos tive um programa na RedeTV-RO o “Pesca Rondônia” e ao longo desse prazo, trouxemos muitas equipes de fora como Estados Unidos, Alemanha entre outros países pra pescar aqui.

Zk – Porto Velho hoje está estruturada para receber o turista de pesca?

Jander – Precisamos ainda de muita estrutura. Temos que capacitar a estrutura hoteleira, a estrutura de barcos hotéis, treinar os guias. A respeito disso, demos um treinamento em Porto Velho e formamos 19 guias com certificado do SESC através da Fecomercio. Visionamos o turismo de pesca em Rondônia muito produtivo.

JANDER SANTOS MORO - O COORDENADOR DO CAMPEONATO DE PESCA ESPORTIVA DE PORTO VELHO - News Rondônia

Vou te falar a verdade, temos muita beleza aqui em Rondônia, mas, o camarada que vai pagar para pescar, não quer ver outra coisa a não ser peixe. Ele vem do estrangeiro, vem do Brasil todo, não importa o custo, desde que tenha o peixe pra ele pegar. As outras coisas que temos aqui como a Madeira Mamoré, Forte Príncipe da Beira, Caixas D’água etc. são complementos do que ele vem fazer aqui. Se você parar para analisar, la pra fora também tem essas coisas: São Paulo tem trem, São Paulo tem forte, na Bahia tem forte e por aí vai. Só que peixe e beleza natural, só aqui em Rondônia.

Zk – Sendo Porto Velho a capital nacional da pesca a gente não ver ancorado no seu porto, os Barcos Hotéis. Por que?

Jander – Na verdade, em Porto Velho a estrutura da cidade comporta essas pessoas. O barco hotel na região de Porto Velho ainda não seria viável, porque as pessoas podem pescar no rio Madeira voltar e dormir no hotel e assim, aproveitar nossos restaurantes, nossos bares e nossa vida noturna, essa é a intenção, trazer o turista pra cidade. Exemplo: Você sabe que quando o cara fala em sair pra pescar, a mulher já fica braba, principalmente se a pesca for em outro estado. Em Porto Velho ele pode trazer a família e enquanto estiver pescando no Madeira a família pode visitar o shopping, a Madeira Mamoré, Memorial Rondon e outros atrativos da cidade. A noite todos estarão reunidos no hotel. Essa é a vantagem de Porto Velho e em conseqüência, ainda não temos Barco Hotel.

Zk – É verdade que o rio Madeira é realmente o rio que tem a maior quantidade de espécies de peixe no Brasil e no Mundo?

Jander – Acontece que temos o Guaporé que deságua aqui, temos o rio Aripuanã, o Roosevelt, o Jamari, Jacy, Candeias e todos esses rios contribuem com a população de peixe do Madeira. Ainda temos um problema com a fiscalização.

Zk – Qual?

Jander – É a pesca utilizando Rede. Muita gente desordenadamente pesca sem consciência e acaba matando o peixe que pode e o peixe que não pode também. Esse é um problema que estamos tentando resolver, entrando em consenso com a Colônia de Pescadores para não prejudicá-los e não prejudicar a natureza.

Zk – A pergunta é, o turista pescador pode preparar o peixe pescado e comer, ou então levar pra casa?

Jander – Sim! Nossos piloteiros foram treinados pelo chefe de cozinha do SENAC inclusive, aprenderam a tirar a espinha do peixe e prepará-lo na beira do rio. É claro que o turista que vem pescar quer pegar e comer o peixe por ele pescado. Não existe nada mais gostoso que o peixe preparado fresquinho e ainda mais a beira do rio.

Zk – Qual seu cargo no governo de Rondônia?

Jander – Atendendo convite do governador Daniel Pereira hoje sou o Coordenador da Pesca Esportiva no estado de Rondônia lotado na Superintendência de Turismo – Setur.

Zk – Como é que está o Vale do Guaporé em se falando de turismo de pesca esportiva?

Jander – Estive visitando Pimenteiras, Alta Floresta onde está localizado o distrito de Porto Rolim que é um lugar muito bonito que tem várias pousadas, inclusive, já fizemos um trabalho la, junto com o SEBRAE e hoje, Porto Rolim passou de uma simples vila para uma vila turística com ótima estrutura.

JANDER SANTOS MORO - O COORDENADOR DO CAMPEONATO DE PESCA ESPORTIVA DE PORTO VELHO - News Rondônia

Fizemos levantamento do que ainda precisa para fomentar o turismo nesses lugares, filmamos e estamos produzindo material de divulgação para levar as feiras de pesca que acontecem em estados como São Paulo e outras cidades do o Brasil e países do exterior como Coréia, Estado Unidos etc. Não podemos trazer o turista pra cá, pra ele sair decepcionado. Vamos capacitar na área de hotelaria e cozinha dando treinamento as nossas cozinheiras para que elas aprendam a preparar corretamente o peixe, para que o turista venha aqui e saia falando bem e queira voltar.

Zk – Como você gosta do peixe?

Jander – Dificilmente trago peixe pra casa, gosto de prepará-lo beira do rio. Já pensou aquela jatuarana moquinhanda naquele jirau de madeira bruta, fogo de graveto e aquela fumaça, não existe coisa melhor nesse mundo, quer ver, participa do nosso Campeonato de Pesca e tira um peixe pra preparar a beira do rio Jacy.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Obra da ala cardiovascular do Hospital de Base avança com fiscalização do TCE-RO

Obra da ala cardiovascular do Hospital de Base avança com fiscalização do TCE-RO

Tribunal de Contas de Rondônia acompanha fase final da reforma, garantindo infraestrutura moderna e atendimento de qualidade
L
Prefeitura de Rio Crespo intensifica limpeza urbana e reforça compromisso com cidade limpa

Prefeitura de Rio Crespo intensifica limpeza urbana e reforça compromisso com cidade limpa

Operações de recolhimento de resíduos visam saúde pública, segurança e bem-estar dos moradores
L

Melhores ofertas Black Friday: como aproveitar promoções sem cair em armadilhas

Neste artigo, vamos explorar estratégias para identificar descontos reais, entender as categorias mais procuradas e garantir que suas compras durante a Black Friday sejam inteligentes, econômicas e satisfatórias.
L
Festival de Praia 2025 em Jaci-Paraná promete movimentar a economia e o turismo

Festival de Praia 2025 em Jaci-Paraná promete movimentar a economia e o turismo

Programação do Festival de Praia inclui música, esportes na areia, atividades culturais e comidas regionais nos dias 13 e 14 de setembro
L
Fiscalização do programa Cidade Limpa em Porto Velho conta com apoio da população

Fiscalização do programa Cidade Limpa em Porto Velho conta com apoio da população

Participação da sociedade é fundamental para o sucesso do programa Cidade Limpa, que já recolheu cerca de 80 mil toneladas de lixo na cidade
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazonia Gente e Justiça: Prof Dr Rodolfo Jacarandá

Nesta sexta-feira, dia 05 de setembro, o Programa Amazônia, Gente e Justiça vai receber Rodolfo de Freitas Jacarandá, Advogado, mestre em Filosofia.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
Governo de RO destaca ações de 1º a 5 de setembro em saúde, infraestrutura e desenvolvimento

Governo de RO destaca ações de 1º a 5 de setembro em saúde, infraestrutura e desenvolvimento

Entre as iniciativas estão revitalização da Ciretran de Guajará-Mirim, Vacinação Sem Fronteira, entrega de calcário a produtores e liderança na competitividade regional.
L

Fonte de Vida Entrevista: Ana Paula Baldez Santos e José de Melo

Nesta sexta-feira, dia 05 de setembro, o Programa Fonte de Vida recebe Ana Paula Baldez Santos: Assistente social e o Maranhense José de Melo: Sociólogo de formação. Com tema folclore Maranhense e suas influências no Brasil, sua origem e tradição.
L
Quase 100 mil trabalhadores ainda podem sacar o Abono Salarial de 2023 até 29 de dezembro

Quase 100 mil trabalhadores ainda podem sacar o Abono Salarial de 2023 até 29 de dezembro

Mais de R$ 114 milhões seguem disponíveis para retirada; servidores que tiveram atraso receberão em 15 de outubro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L
CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Candidatos selecionados atuarão no sistema público de saúde da capital, com contrato emergencial de dois anos
L

POLÍTICA

Assembleia Legislativa aprova repasse de mais de R$ 71 milhões do Detran para a Saúde

Assembleia Legislativa aprova repasse de mais de R$ 71 milhões do Detran para a Saúde

Recursos serão aplicados em convênios, serviços especializados, assistência farmacêutica e apoio a prefeituras e hospitais
L
Deputado Alex Redano anuncia novos investimentos para Ji-Paraná

Deputado Alex Redano anuncia novos investimentos para Ji-Paraná

Recursos destinados à Motolância, Polícia Mirim e infraestrutura rural fortalecem saúde, cidadania e desenvolvimento local
L
Alex Redano solicita vistorias em estruturas temporárias para garantir acessibilidade em eventos

Alex Redano solicita vistorias em estruturas temporárias para garantir acessibilidade em eventos

Deputado estadual pede que Corpo de Bombeiros e órgãos estaduais fiscalizem palcos e arquibancadas conforme normas da ABNT NBR 9050
L
Projeto de Cristiane Lopes para ampliar voos em Rondônia avança com apoio do ministro

Projeto de Cristiane Lopes para ampliar voos em Rondônia avança com apoio do ministro

PL da deputada Cristiane Lopes busca abertura do mercado aéreo, aumento da concorrência e redução dos preços das passagens no Norte
L
Deputado Coronel Chrisóstomo apresenta requerimentos que ampliam investigações da CPMI do INSS

Deputado Coronel Chrisóstomo apresenta requerimentos que ampliam investigações da CPMI do INSS

Parlamentar de Rondônia propôs convocação de Beto Simonetti e investigação sobre o Sindnapi, ligado ao irmão do presidente Lula
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem que matou a esposa a facadas em Porto Velho tem várias passagens pela polícia

Homem que matou a esposa a facadas em Porto Velho tem várias passagens pela polícia

Ele está foragido e é considerado perigoso.
12
Homem mata esposa a facadas e foge na zona leste de Porto Velho

Homem mata esposa a facadas e foge na zona leste de Porto Velho

suspeito deixou local após crime no bairro Parque Amazônia.
18
Ladrão é preso após tentar matar morador durante furto de fios em Porto Velho

Ladrão é preso após tentar matar morador durante furto de fios em Porto Velho

Crime ocorreu nesta sexta-feira (5) no bairro Embratel; suspeito foi contido por populares e preso em flagrante pela Polícia Militar.
12
Rodas de carreta se soltam e atingem caminhão na BR-364

VÍDEO: Rodas de carreta se soltam e atingem caminhão na BR-364

Ocorrência registrada na manhã desta sexta-feira, em Pimenta Bueno, deixou o motorista do caminhão preso às ferragens.
12
Mãe agride atendente de mercadinho após filho gastar dinheiro em loja

VÍDEO: Mãe agride atendente de mercadinho após filho gastar dinheiro em loja

Revoltada, a mulher deu uma chinelada no rosto da vendedora, que se defendeu das acusações.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Como usar automação de mensagens no Instagram para escalar negócios

Descubra como a automação de mensagens no Instagram pode transformar seu negócio digital, aumentar vendas, engajamento e fidelizar clientes com estratégias inteligentes e práticas modernas.
L
Jovens aprendem sobre povos indígenas e preservação da Amazônia em evento do Censipam e Sema

Jovens aprendem sobre povos indígenas e preservação da Amazônia em evento do Censipam e Sema

Atividade em Porto Velho marcou o Dia da Amazônia, com destaque para educação ambiental, reciclagem e valorização da cultura indígena.
L
Porto Velho retoma emissão de Certificado e volta a ter acesso a recursos federais

Porto Velho retoma emissão de Certificado e volta a ter acesso a recursos federais

Após seis anos de irregularidades no Ipam, gestão do prefeito Léo Moraes regulariza CRP e garante convênios, transferências e financiamentos.
L
Ciclos migratórios marcam a história de Porto Velho e moldam desenvolvimento do município

Ciclos migratórios marcam a história de Porto Velho e moldam desenvolvimento do município

Do ciclo da borracha às usinas do rio Madeira, Porto Velho recebeu diferentes fluxos migratórios que transformaram sua economia, cultura e população.
L
Prefeitura de Porto Velho valoriza cultura e garante apoio a eventos na capital

Prefeitura de Porto Velho valoriza cultura e garante apoio a eventos na capital

Apoio da Prefeitura de Porto Velho fortalece tradições, incentiva artistas locais e garante infraestrutura para festividades culturais em setembro.
L
Dia da Amazônia é celebrado com Tour Cultural em Porto Velho

Dia da Amazônia é celebrado com Tour Cultural em Porto Velho

Programação uniu literatura, educação ambiental e valorização da floresta, com destaque para a obra da escritora Izabel Cristina
L
Municípios de Rondônia discutem Plano Decenal de Educação em Jaru

Municípios de Rondônia discutem Plano Decenal de Educação em Jaru

Oficina promovida pelo TCE-RO auxiliou profissionais na elaboração de planos municipais de educação.
L
Sema inaugura santuário de abelhas nativas no Parque Natural Raimundo Paraguassu

Sema inaugura santuário de abelhas nativas no Parque Natural Raimundo Paraguassu

Projeto pioneiro une conservação ambiental, educação e geração de renda para comunidades locais em Porto Velho.
L
Ministro do STF abre prazo para alegações finais de Núcleo 2

Ministro do STF abre prazo para alegações finais de Núcleo 2

Procuradoria-Geral da República e defesa dos réus têm 15 dias para apresentar documentos sobre a trama golpista.
L
Homem acusado de roubo é agredido por populares em Porto Velho

VÍDEO: Homem acusado de roubo é agredido por populares em Porto Velho

Ocorrência foi registrada na tarde desta sexta-feira, dia 5 de setembro, na Avenida Pinheiro Machado, bairro Embratel.
16
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.