QUARTA-FEIRA, 25/02/2026

Em destaque

CARLOS ALBERTO MARTINS MANVAILER: O CONSULTOR SECRETÁRIO LEGISLATIVO DA CASA DE LEIS DE RONDÔNIA

Tem 58 anos, dos quais 30 anos, residindo em Porto Velho, onde constituiu família, e é casado com a senhora Juci, e pai de três filhos: Camila, Júlia e Daniel. Advogado formado pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso – Fucmat, no ano de 1985.

Publicado em 

Para o amigo leitor conhecer melhor o doutor Manvailer, reproduzimos o texto escrito pelo saudoso jornalista Carlos Neves publicado quando Manvailer foi agraciado com o título honorífico de cidadão do Estado de Rondônia concedido pelos deputados estaduais.

Carlos Alberto Martins Manvailer é consultor legislativo e secretário legislativo da Assembléia Legislativa. É natural de Amambaí Mato Grosso do Sul. Tem 58 anos, dos quais 30 anos, residindo em Porto Velho, onde constituiu família, e é casado com a senhora Juci, e pai de três filhos: Camila, Júlia e Daniel. Advogado formado pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso – Fucmat, no ano de 1985. Ingressou no Poder Legislativo de Rondônia no ano de 1986. Participou ativamente dos trabalhos da segunda Constituinte assessorando a Comissão de Sistematização, que foi a responsável pelo texto final da atual Constituição Estadual, tendo recebido a condecoração de Constituinte Honorário. Em 2013, foi condecorado com a Medalha do Mérito Legislativo.

Zk – Quando e por que o senhor veio para Porto Velho?

Manvailer – Me formei em 1984/85 e quando foi em 1986 vim aqui sem pretensão nenhuma, apenas pra conhecer Porto Velho. Tinha um irmão que já morava aqui e minha mãe dona Eroni Manvailer que havia se separado do meu pai e a situação não estava boa, resolveu morar aqui. Encontrei aqui uma pessoa que conheci quando era menino em nossa cidade Campo Grande (MS)  e  essa pessoa, me perguntou por que razão eu não viria pra cá. Eu já havia decidido sair de Campo Grande, ia pra Pontes e Lacerda no Mato Grosso.

Zk – Fazer o que em Pontes e Lacerda?

Manvailer – Minha pretensão era advogar e entrar na política. Pra ser sincero não gostei daqui. Eu morava em Campo Grande e quando cheguei aqui em Porto Velho levei um choque muito grande, a cidade cheia de buracos, um calor insuportável, porém, essa pessoa me convenceu a vir pra cá em função da minha mãe: “Por que você vai morar em Pontes e Lacerda podendo morar aqui, você é o filho mais velho e sempre apoiou sua mãe…” E eu respondi: O problema é que sou recém formado, não tenho experiência e nem conheço ninguém. Lá, vou advogar e sustentar minha mãe;

Ele disse: “E se a gente arranjar um emprego pra você?”.

Ele então me apresentou ao presidente da ALE deputado Amizael Gomes da Silva. Amizael solicitou que quando chegasse em Campo Grande mandasse um currículo que ele ia ver se conseguia alguma coisa no governo pra mim. Depois de mais de um mês, o amigo me liga, cobrando o currículo. Para encurtar a conversa, após uma semana que havia encaminhado o currículo, recebo um telefonema dizendo que deveria estar em  Porto Velho “na semana que vem”. Amizael conseguiu uma vaga na Secretaria de Justiça”.

Zk – Resolvido o problema do emprego?

Manvailer – Quando cheguei ao gabinete do presidente, Amizael colocou as mãos na cabeça e disse: “Deu Zebra, esse sem vergonha desse governador Angelim nomeou um sobrinho dele que chegou de São Paulo”. Aí eu saí injuriado  com  muita raiva, ele me gerou a expectativa e quando chego quebro a cara. Fui embora, só tinha comprado a passagem de avião de vinda, a volta foi de ônibus pois, tinha que passar em Pontes e Lacerda onde já estava tudo praticamente acertado, eu iria assessorar o prefeito, não iria dar expediente na prefeitura, abriria meu escritório, até salário já estava acertado.

No dia 1º de abril que é o dia da mentira recebo um telefonema aqui de Rondônia, até pensei que era brincadeira, meus tios eram muito gozadores e pensei que estavam querendo pregar um peça em mim por conta do dia da mentira. Não era! Era o chefe de gabinete do Amizael dizendo que eu já estava na folha de pagamento da Assembléia e que eu tinha que me apresentar pra trabalhar na semana seguinte como contratado.

Zk – Quanto tempo como contratado?

Manvailer – Com oito meses que estava como contratado abriu o concurso, que fiz e passei. Tive a sorte de começar a trabalhar com o doutor Zelírio que era o Secretário Legislativo da época, foi ele quem organizou a Assembléia. Ele foi meu professor.

Zk – Qual foi  o grande momento que senhor viveu na Assembléia?

Manvailer – O primeiro grande momento que vivi aqui, foi a constituinte de 1989. O doutor Zelírio me indicou para ser um dos integrantes da Comissão de Sistematização da Constituinte, inclusive recebi o título de “’Constituinte Honorário de 1989” o presidente era o Piana. Tive o privilegio de ser assessor do doutor Zelírio e quando ele se aposentou no ano de 2000 eu o sucedi nesse cargo que comanda todo o Legislativo. Quem me nomeou foi o Silvernani Santos.

Zk – Dizem que o senhor é o professor dos deputados. É mesmo?

Manvailer – Quando são eleitos, todos me procuram para saber como proceder e qual a documentação necessária, tem deles que pedem até que eu sugira o modelo do terno. Em virtude desse primeiro contato, criamos um vínculo com eles, não é que seja professor, mas, pela experiência e conhecimento o orientamos sempre. Devo esclarecer que tem uma equipe que me ajuda, que me assessora, sozinho ninguém faz nada.

Zk – Como é decida a pauta daquela seção?

Manvailer – Quem disciplina é o Regimento Interno. A Ordem do Dia é competência exclusiva do presidente, é ele que faz e faz na hora. Antigamente o Regimento previa que tinha que fazer um dia antes; hoje não, ele faz na hora, além do mais, tem aqueles deputados que querem requerer alguma inclusão de matéria e o atual Regimento já prevê isso. Através de um Requerimento que tem que ser aprovado em plenário.

Se um projeto for obedecer aos prazos, demora um pouco para ser votado em plenário, cada projeto tem que passar no mínimo por duas comissões cujo prazo é de 18 dias para cada uma. Muitas vezes e isso é permitido, o deputado consegue que o projeto não passe pelas comissões e nesse caso o presidente nomeia um relator que faz a analise em plenário e logo em seguida o projeto é votado. Essa prática tem ocorrido muito nos dias atuais.

Zk – O que tanto o senhor conversa ao pé do ouvido do presidente durante as seções?

Manvailer – São orientações que a gente tem que passar. Em virtude de ser muita matéria em discussão, muitas vezes o presidente não guarda na cabeça quais os passos a ser dado. Por isso, preparamos um roteiro, às vezes eles se perdem até na leitura. Aqui tudo é gravado, por isso, temos que ficar orientando o que deve ser feito naquele momento. A nossa bíblia é o Regimento Interno.

Zk –  Diversas vezes a Assembléia foi alvo de ações da Policia Federal. O senhor já foi envolvido em alguma dessas ações?

Manvailer – Nunca, graças a Deus! Aqui já teve colega que saiu algemado, colegas de trabalho do RH, do Financeiro. Graças a Deus meu nome nunca foi citado.

Zk – Como funcionam as seções itinerantes?

Manvailer – A seção itinerante dar bastante trabalho. A itinerante nada mais é, do que pegarmos a Assembléia daqui e transferir pra lá. Tudo que acontece aqui acontece lá. Às vezes não dar pra levar todos porque o presidente fica reclamando das diárias. Quem criou as itinerantes foi o Carlão de Oliveira.

Zk – Por falar nisso o senhor sempre exerceu essa função?

Manvailer – Quando o Natanael Silva assumiu a presidência colocou outra pessoa nesse cargo. Eu sempre assessorei a mesa. Quando o Valter Araujo foi preso e o Hermínio assumiu, me convidou para assumir, dizendo que as pessoas me elogiavam muito. Antes disse que só voltava após a questão do Valter ser resolvida e assim que o Valter foi cassado, fui nomeado como Secretário pelo Hermínio.

Zk – Para encerrar essa conversa. Para o senhor quem foi o melhor presidente da ALE?

Manvailer – Cada presidente tem sua linha de ação, são as características pessoais e próprias. Eu considero o Carlão Oliveira pra nós servidores, como excelente presidente. Foi ele que fez essa reforma da casa. Antes dele, nosso prédio era uma tristeza. Ele resgatou a credibilidade dos servidores junto ao comercio. O José de Abreu Bianco sem dúvida foi um dos melhores presidentes. Amizael Silva fez nosso primeiro plano de cargos e salários e realizou o único concurso público até hoje, aliás, em breve será realizado o segundo concurso para a Assembléia. Em termos de valorização dos servidores veio o Hermínio Coelho. Nenhum valorizou o servidor da casa quanto o Hermínio. Um dia ele chegou pra mim e disse: Eu não gosto de servidor comissionado, gosto é de servidor estatutário.

Zk – Na realidade o senhor é concursado em qual cargo?

Manvailer – Fiz concurso e fui aprovado como Consultor Legislativo. Final do mês deve estar sendo publicada minha portaria de aposentadoria, porém, dei minha palavra ao presidente Maurão que ficarei até o final do mandato dele. Lembrando que foi o Neudir que deu o ponta pé inicial, para a construção do novo prédio que deve ser inaugurado em julho ou agosto.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia Cidadã leva serviços essenciais a Jaru

Rondônia Cidadã leva serviços essenciais a Jaru

Programa do Governo atende neste fim de semana, dias 28 e 1º, na Escola Plácido de Castro, com serviços de saúde, cidadania e assistência social.
L
Proteção animal vira tema de palestras nas escolas

Proteção animal vira tema de palestras nas escolas

Sema inicia calendário anual de atividades educativas sobre bem-estar animal; ações começaram na EMEF Bom Jesus.
L
Prefeitura doa ecobags para coleta de garrafas PET

Prefeitura doa ecobags para coleta de garrafas PET

Seinfra disponibiliza ecobags para incentivar reciclagem e descarte correto de garrafas PET em Porto Velho.
L
Clínica de Bem-Estar Animal mantém atendimento

Clínica de Bem-Estar Animal mantém atendimento

Unidade da Sema oferece atendimento veterinário gratuito a cães e gatos, de segunda a sexta, na zona Leste de Porto Velho.
L

A violência é machista, não econômica: feminicídio não depende de classe social

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

A Floresta que pulsa no nosso quintal

Turismo Criativo no Baixo Madeira revela a Resex Lago do Cuniã como experiência sensorial e comunitária, conectando visitantes à Amazônia real, viva e cheia de significado.
L

Nota de pesar: Paulo Durval Viana Ataide

Porto Velho despede-se hoje de um homem que fez da vida um exercício constante de trabalho e amor à família.
L
Governo eleva imposto para celulares, computadores e componentes

Governo eleva imposto para celulares, computadores e componentes

Medida foca em eletrônicos e máquinas com produção nacional para equilibrar contas externas; Ministério da Fazenda prevê arrecadação de 14 bilhões de reais.
L
Senado aprova PEC sobre locais de descanso de motoristas

Senado aprova PEC sobre locais de descanso de motoristas

Texto veta punição a condutores que descumprirem intervalos por falta de infraestrutura nas rodovias; proposta segue para análise da Câmara.
L
Tarifas de Trump poupam 46% das exportações do Brasil

Tarifas de Trump poupam 46% das exportações do Brasil

Novo regime dos EUA retira sobretaxas de aeronaves e reduz impostos de calçados e móveis; mudança ocorre após decisão da Suprema Corte americana.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eyder Brasil destina R$ 80 mil para EFA Manoel Ribeiro

Eyder Brasil destina R$ 80 mil para EFA Manoel Ribeiro

Emenda parlamentar garante melhorias estruturais na Escola Família Agrícola Manoel Ribeiro, em Cerejeiras, com foco em segurança, climatização e infraestrutura.
L
Pedro Geovar articula regularização do 9º Batalhão da PM

Pedro Geovar articula regularização do 9º Batalhão da PM

Vereador prioriza segurança pública no mandato e lidera articulação para avançar na regularização fundiária do 9º Batalhão da Polícia Militar na Zona Sul de Porto Velho.
L
Teto constitucional ou balaio de gatunos?

Teto constitucional ou balaio de gatunos?

Reajustes aprovados pelo Congresso Nacional reacendem debate sobre supersalários, penduricalhos e cumprimento do teto do Supremo Tribunal Federal no serviço público.
L

Opinião de Primeira – Quase se desculpando, pisando em ovos, sete anos depois a OAB nacional pede o fim do inquérito sem fim

Manifestação da OAB ao STF, mudanças no PSD de Rondônia, disputas eleitorais e decisões judiciais marcam bastidores políticos no Estado.
L
PEC do senador Bagattoli que protege caminhoneiros de penalizações indevidas é aprovada no Senado Federal

PEC do senador Bagattoli que protege caminhoneiros de penalizações indevidas é aprovada no Senado Federal

Proposta impede que o motorista seja multado se descumprir o descanso em trechos que não têm estrutura adequada.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM apreende adolescente com 17 kg de maconha em Guajará-Mirim

PM apreende adolescente com 17 kg de maconha em Guajará-Mirim

Apreensão ocorreu na madrugada de terça (24), próximo à rodoviária; droga estava em mochila dentro de veículo por aplicativo.
12
Motociclista fica ferido em colisão no bairro Caladinho

Motociclista fica ferido em colisão no bairro Caladinho

Motorista de carro avança preferencial e atinge condutor de moto na zona Sul de Porto Velho; vítima foi levada para a UPA com escoriações.
14
Loja é arrombada durante a madrugada na zona leste de Porto Velho

Loja é arrombada durante a madrugada na zona leste de Porto Velho

Criminosos utilizaram bicicletas para fugir após quebrarem porta de vidro em estabelecimento na Avenida José Amador dos Reis; itens foram furtados.
14
Polícia Civil captura foragido do Espírito Santo em Seringueiras

Polícia Civil captura foragido do Espírito Santo em Seringueiras

Investigadores localizaram o suspeito após denúncias anônimas sobre o paradeiro do homem; o preso era procurado pela Justiça capixaba por tráfico de drogas.
12
Polícia Civil prende condenado por tráfico foragido desde 2024

Polícia Civil prende condenado por tráfico foragido desde 2024

Departamento de Narcóticos localizou o homem nesta terça-feira em Porto Velho; sentenciado possui pena superior a 10 anos por associação ao tráfico.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: EVOLUA TECNOLOGIC COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA

Licença Ambiental Por Declaração nº 360 SOL/DLA
L
Rondônia aplica vacina tetravalente da dengue em profissionais

Rondônia aplica vacina tetravalente da dengue em profissionais

Imunizante do Instituto Butantan, aprovado pela Anvisa, começa a ser aplicado em pesquisadores do Cepem que participaram dos estudos.
L
Maternidade forma novos especialistas em ginecologia

Maternidade forma novos especialistas em ginecologia

Cerimônia da XII Turma de Residência Médica acontece em 27 de fevereiro, às 19h, no auditório do Cremero, em Porto Velho.
L
Programa “Unidos pela Educação” é prorrogado em Porto Velho

Programa “Unidos pela Educação” é prorrogado em Porto Velho

Portarias da Semed estendem por mais 12 meses editais de 2025 e mantêm termos de adesão de voluntários na rede municipal de Porto Velho.
L
Semagric alinha ações para fortalecer setor rural

Semagric alinha ações para fortalecer setor rural

Reunião com servidores em Porto Velho apresentou planejamento estratégico e metas da Semagric para 2026, com foco em agricultura e desenvolvimento rural.
L

Recebimento de Licença Ambiental (LP, LI): RONI DALLARMI

Licença Prévia e Licença de Instalação (LP e LI)
L
Dia do Agronegócio: Governo de RO reforça apoio ao setor

Dia do Agronegócio: Governo de RO reforça apoio ao setor

Em 25 de fevereiro, data que celebra o Dia do Agronegócio, o Governo de Rondônia destaca investimentos, assistência técnica e incentivo à agricultura familiar.
L
Família Acolhedora recebe novas adesões em Porto Velho

Família Acolhedora recebe novas adesões em Porto Velho

Capacitação promovida pela Prefeitura de Porto Velho habilita cinco novas famílias ao Serviço Família Acolhedora e fortalece a política de proteção social no município.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.