TERÇA-FEIRA, 20/05/2025

CARLOS ALBERTO MARTINS MANVAILER: O CONSULTOR SECRETÁRIO LEGISLATIVO DA CASA DE LEIS DE RONDÔNIA

Tem 58 anos, dos quais 30 anos, residindo em Porto Velho, onde constituiu família, e é casado com a senhora Juci, e pai de três filhos: Camila, Júlia e Daniel. Advogado formado pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso – Fucmat, no ano de 1985.

Publicado em 

CARLOS ALBERTO MARTINS MANVAILER: O CONSULTOR SECRETÁRIO LEGISLATIVO DA CASA DE LEIS DE RONDÔNIA - News Rondônia

Para o amigo leitor conhecer melhor o doutor Manvailer, reproduzimos o texto escrito pelo saudoso jornalista Carlos Neves publicado quando Manvailer foi agraciado com o título honorífico de cidadão do Estado de Rondônia concedido pelos deputados estaduais.

CARLOS ALBERTO MARTINS MANVAILER: O CONSULTOR SECRETÁRIO LEGISLATIVO DA CASA DE LEIS DE RONDÔNIA - News Rondônia

Carlos Alberto Martins Manvailer é consultor legislativo e secretário legislativo da Assembléia Legislativa. É natural de Amambaí Mato Grosso do Sul. Tem 58 anos, dos quais 30 anos, residindo em Porto Velho, onde constituiu família, e é casado com a senhora Juci, e pai de três filhos: Camila, Júlia e Daniel. Advogado formado pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso – Fucmat, no ano de 1985. Ingressou no Poder Legislativo de Rondônia no ano de 1986. Participou ativamente dos trabalhos da segunda Constituinte assessorando a Comissão de Sistematização, que foi a responsável pelo texto final da atual Constituição Estadual, tendo recebido a condecoração de Constituinte Honorário. Em 2013, foi condecorado com a Medalha do Mérito Legislativo.

CARLOS ALBERTO MARTINS MANVAILER: O CONSULTOR SECRETÁRIO LEGISLATIVO DA CASA DE LEIS DE RONDÔNIA - News Rondônia

Zk – Quando e por que o senhor veio para Porto Velho?

Manvailer – Me formei em 1984/85 e quando foi em 1986 vim aqui sem pretensão nenhuma, apenas pra conhecer Porto Velho. Tinha um irmão que já morava aqui e minha mãe dona Eroni Manvailer que havia se separado do meu pai e a situação não estava boa, resolveu morar aqui. Encontrei aqui uma pessoa que conheci quando era menino em nossa cidade Campo Grande (MS)  e  essa pessoa, me perguntou por que razão eu não viria pra cá. Eu já havia decidido sair de Campo Grande, ia pra Pontes e Lacerda no Mato Grosso.

Zk – Fazer o que em Pontes e Lacerda?

Manvailer – Minha pretensão era advogar e entrar na política. Pra ser sincero não gostei daqui. Eu morava em Campo Grande e quando cheguei aqui em Porto Velho levei um choque muito grande, a cidade cheia de buracos, um calor insuportável, porém, essa pessoa me convenceu a vir pra cá em função da minha mãe: “Por que você vai morar em Pontes e Lacerda podendo morar aqui, você é o filho mais velho e sempre apoiou sua mãe…” E eu respondi: O problema é que sou recém formado, não tenho experiência e nem conheço ninguém. Lá, vou advogar e sustentar minha mãe;

Ele disse: “E se a gente arranjar um emprego pra você?”.

Ele então me apresentou ao presidente da ALE deputado Amizael Gomes da Silva. Amizael solicitou que quando chegasse em Campo Grande mandasse um currículo que ele ia ver se conseguia alguma coisa no governo pra mim. Depois de mais de um mês, o amigo me liga, cobrando o currículo. Para encurtar a conversa, após uma semana que havia encaminhado o currículo, recebo um telefonema dizendo que deveria estar em  Porto Velho “na semana que vem”. Amizael conseguiu uma vaga na Secretaria de Justiça”.

Zk – Resolvido o problema do emprego?

Manvailer – Quando cheguei ao gabinete do presidente, Amizael colocou as mãos na cabeça e disse: “Deu Zebra, esse sem vergonha desse governador Angelim nomeou um sobrinho dele que chegou de São Paulo”. Aí eu saí injuriado  com  muita raiva, ele me gerou a expectativa e quando chego quebro a cara. Fui embora, só tinha comprado a passagem de avião de vinda, a volta foi de ônibus pois, tinha que passar em Pontes e Lacerda onde já estava tudo praticamente acertado, eu iria assessorar o prefeito, não iria dar expediente na prefeitura, abriria meu escritório, até salário já estava acertado.

CARLOS ALBERTO MARTINS MANVAILER: O CONSULTOR SECRETÁRIO LEGISLATIVO DA CASA DE LEIS DE RONDÔNIA - News Rondônia

No dia 1º de abril que é o dia da mentira recebo um telefonema aqui de Rondônia, até pensei que era brincadeira, meus tios eram muito gozadores e pensei que estavam querendo pregar um peça em mim por conta do dia da mentira. Não era! Era o chefe de gabinete do Amizael dizendo que eu já estava na folha de pagamento da Assembléia e que eu tinha que me apresentar pra trabalhar na semana seguinte como contratado.

Zk – Quanto tempo como contratado?

Manvailer – Com oito meses que estava como contratado abriu o concurso, que fiz e passei. Tive a sorte de começar a trabalhar com o doutor Zelírio que era o Secretário Legislativo da época, foi ele quem organizou a Assembléia. Ele foi meu professor.

Zk – Qual foi  o grande momento que senhor viveu na Assembléia?

Manvailer – O primeiro grande momento que vivi aqui, foi a constituinte de 1989. O doutor Zelírio me indicou para ser um dos integrantes da Comissão de Sistematização da Constituinte, inclusive recebi o título de “’Constituinte Honorário de 1989” o presidente era o Piana. Tive o privilegio de ser assessor do doutor Zelírio e quando ele se aposentou no ano de 2000 eu o sucedi nesse cargo que comanda todo o Legislativo. Quem me nomeou foi o Silvernani Santos.

Zk – Dizem que o senhor é o professor dos deputados. É mesmo?

Manvailer – Quando são eleitos, todos me procuram para saber como proceder e qual a documentação necessária, tem deles que pedem até que eu sugira o modelo do terno. Em virtude desse primeiro contato, criamos um vínculo com eles, não é que seja professor, mas, pela experiência e conhecimento o orientamos sempre. Devo esclarecer que tem uma equipe que me ajuda, que me assessora, sozinho ninguém faz nada.

Zk – Como é decida a pauta daquela seção?

Manvailer – Quem disciplina é o Regimento Interno. A Ordem do Dia é competência exclusiva do presidente, é ele que faz e faz na hora. Antigamente o Regimento previa que tinha que fazer um dia antes; hoje não, ele faz na hora, além do mais, tem aqueles deputados que querem requerer alguma inclusão de matéria e o atual Regimento já prevê isso. Através de um Requerimento que tem que ser aprovado em plenário.

CARLOS ALBERTO MARTINS MANVAILER: O CONSULTOR SECRETÁRIO LEGISLATIVO DA CASA DE LEIS DE RONDÔNIA - News Rondônia

Se um projeto for obedecer aos prazos, demora um pouco para ser votado em plenário, cada projeto tem que passar no mínimo por duas comissões cujo prazo é de 18 dias para cada uma. Muitas vezes e isso é permitido, o deputado consegue que o projeto não passe pelas comissões e nesse caso o presidente nomeia um relator que faz a analise em plenário e logo em seguida o projeto é votado. Essa prática tem ocorrido muito nos dias atuais.

Zk – O que tanto o senhor conversa ao pé do ouvido do presidente durante as seções?

Manvailer – São orientações que a gente tem que passar. Em virtude de ser muita matéria em discussão, muitas vezes o presidente não guarda na cabeça quais os passos a ser dado. Por isso, preparamos um roteiro, às vezes eles se perdem até na leitura. Aqui tudo é gravado, por isso, temos que ficar orientando o que deve ser feito naquele momento. A nossa bíblia é o Regimento Interno.

Zk –  Diversas vezes a Assembléia foi alvo de ações da Policia Federal. O senhor já foi envolvido em alguma dessas ações?

Manvailer – Nunca, graças a Deus! Aqui já teve colega que saiu algemado, colegas de trabalho do RH, do Financeiro. Graças a Deus meu nome nunca foi citado.

Zk – Como funcionam as seções itinerantes?

Manvailer – A seção itinerante dar bastante trabalho. A itinerante nada mais é, do que pegarmos a Assembléia daqui e transferir pra lá. Tudo que acontece aqui acontece lá. Às vezes não dar pra levar todos porque o presidente fica reclamando das diárias. Quem criou as itinerantes foi o Carlão de Oliveira.

Zk – Por falar nisso o senhor sempre exerceu essa função?

Manvailer – Quando o Natanael Silva assumiu a presidência colocou outra pessoa nesse cargo. Eu sempre assessorei a mesa. Quando o Valter Araujo foi preso e o Hermínio assumiu, me convidou para assumir, dizendo que as pessoas me elogiavam muito. Antes disse que só voltava após a questão do Valter ser resolvida e assim que o Valter foi cassado, fui nomeado como Secretário pelo Hermínio.

Zk – Para encerrar essa conversa. Para o senhor quem foi o melhor presidente da ALE?

Manvailer – Cada presidente tem sua linha de ação, são as características pessoais e próprias. Eu considero o Carlão Oliveira pra nós servidores, como excelente presidente. Foi ele que fez essa reforma da casa. Antes dele, nosso prédio era uma tristeza. Ele resgatou a credibilidade dos servidores junto ao comercio. O José de Abreu Bianco sem dúvida foi um dos melhores presidentes. Amizael Silva fez nosso primeiro plano de cargos e salários e realizou o único concurso público até hoje, aliás, em breve será realizado o segundo concurso para a Assembléia. Em termos de valorização dos servidores veio o Hermínio Coelho. Nenhum valorizou o servidor da casa quanto o Hermínio. Um dia ele chegou pra mim e disse: Eu não gosto de servidor comissionado, gosto é de servidor estatutário.

Zk – Na realidade o senhor é concursado em qual cargo?

Manvailer – Fiz concurso e fui aprovado como Consultor Legislativo. Final do mês deve estar sendo publicada minha portaria de aposentadoria, porém, dei minha palavra ao presidente Maurão que ficarei até o final do mandato dele. Lembrando que foi o Neudir que deu o ponta pé inicial, para a construção do novo prédio que deve ser inaugurado em julho ou agosto.

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prisão de líder do PCC na Bolívia destaca cooperação internacional e reforça defesa da PEC da Segurança, diz ministro

Prisão de líder do PCC na Bolívia destaca cooperação internacional e reforça defesa da PEC da Segurança, diz ministro

Caso mostra importância do entrosamento entre forças, diz Lewandowski
L
Antiga beneficiária ressalta relevância do programa Mamãe Cheguei durante entrega de kit para o neto que vai nascer

Antiga beneficiária ressalta relevância do programa Mamãe Cheguei durante entrega de kit para o neto que vai nascer

O Mamãe Cheguei já contemplou 20.254 bebês com o kit que contém itens necessários ao dia a dia.
L

Amapá, Roraima e Tocantins: estados com taxas altíssimas de suicídio entre pessoas indígenas

Norte e Centro-Oeste apresentam as maiores taxas de automutilação entre indígenas.
L

Como posicionar sua clínica para ser a primeira escolha do paciente particular

Ao explorar esses aspectos, vamos revelar como sua clínica pode não apenas atrair mais pacientes, mas também fidelizar aqueles que já conhecem a qualidade do seu serviço.
L
Etapa municipal dos Jogos Escolares de Jaru define representantes para a Fase Regional Noroeste, que será realizada de 17 a 22 de junho

Etapa municipal dos Jogos Escolares de Jaru define representantes para a Fase Regional Noroeste, que será realizada de 17 a 22 de junho

A etapa reunirá atletas de várias cidades da região, como Governador Jorge Teixeira, Machadinho do Oeste, Theobroma, Vale do Anari e Vale do Paraíso.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sesau emite nota de esclarecimento sobre contrato firmado com a unidade hospitalar 9 de Julho em 2023

Secretaria esclarece pontos do acordo realizado no ano passado e reforça compromisso com a transparência na gestão da saúde pública.
L

Um doce para o amor: Sorteio especial de Dia dos Namorados com o Bolo de Festa Serenata de Amor da Fábrica de Bolo Vó Alzira

News Rondônia e Fábrica de Bolo Vó Alzira – Unidade Zona Sul, promovem uma promoção irresistível para adoçar o romance com um delicioso Bolo da Linha Festa Premium.
L

Jovem News | Entrevista Beatriz Neri – Acadêmica de Direito

No programa Jovem News desta segunda-feira, dia 19, às 17h, a entrevistada será Beatriz Neri, acadêmica de Direito na Unisapiens. Com apenas 24 anos, Beatriz já se destaca como estagiária em escritório de advocacia, presidente da Atlética Magistrada e integrante da Subcomissão Universitária da OAB.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Fábio Viana, advogado

Nesta segunda-feira, dia 19, às 16h, o programa Ponto e Contraponto recebe o advogado Fábio Viana para uma entrevista especial.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho divulga mais de 80 oportunidades de emprego nesta semana

Áreas da beleza e vendas são destaques
L
IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

São oferecidas 403 vagas de nível médio e superior
L

Parceria entre Prefeitura, Unir e Fundape oferece 50 vagas em pós-graduação de Educação Especial

As inscrições serão encerradas no próximo dia 23 de maio
L

Semed abre edital com 30 vagas para especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no setor público

A formação, com 390 horas de carga horária, tem previsão de início em agosto de 2025 e conclusão até fevereiro de 2027
L
Publicidade

POLÍTICA

Obra na ponte sobre o Rio Corumbiara avança com apoio da deputada Lebrinha e prefeitura

Obra na ponte sobre o Rio Corumbiara avança com apoio da deputada Lebrinha e prefeitura

Investimento de R$ 2,3 milhões vai beneficiar comunidades de Corumbiara, Cerejeiras e municípios vizinhos
L
Deputado Pedro Fernandes acompanha ação do Rondônia Cidadã em Monte Negro

Deputado Pedro Fernandes acompanha ação do Rondônia Cidadã em Monte Negro

Parlamentar destinou indicação ao programa e destaca importância da ação social para o Vale do Jamari
L

Deputada Cláudia de Jesus defende ampliação de programas sociais em Nova Mamoré

Deputada apresentou indicações para implantação dos programas Prato Fácil e Vencer.
L

Deputada Cláudia de Jesus cobra esclarecimentos sobre valorização da Emater

Parlamentar quer saber o que foi feito desde a criação da comissão determinada pelo governador.
L

“Quem manda é o povo!”: diz Coronel Chrisóstomo em audiência sobre concessão da BR-364

Durante a audiência, Coronel Chrisóstomo ressaltou que entrou com um mandado de segurança coletivo para tentar impedir o leilão da rodovia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Vídeo: dupla é filmada furtando carro de comerciante no centro de Porto Velho

Crime ocorreu em poucos segundos e foi registrado por câmera de segurança; polícia busca ajuda da população para identificar os suspeitos.
10

Polícia Civil recupera motocicleta furtada e prende homem em flagrante na zona Leste de Porto Velho

Ação ocorreu durante fiscalização de rotina da DERFRVA no bairro Cascalheira
10

Operação Thánatos: Polícia Civil prende casal envolvido em homicídio em Machadinho d’Oeste

Investigação aponta dívida como motivação do crime; outros dois suspeitos seguem foragidos
10
Equipe do sgt Ralciclei prende criminoso suspeito de duas tentativas de homicídio na zona leste

Homem é preso após deixar dois baleados em tentativa de vingar o irmão morto

Johab foi encontrado armado em frente de uma casa no bairro Três Marias, próximo de um dos ataque.
10
Ex-presidiário e morto com tiro na cabeça no Cai N’água

Ex-presidiário e morto com tiro na cabeça no Cai N’água

Testemunhas contaram que o rapaz estava conversando com outro indivíduo, quando um suspeito sacou uma arma e atirou em direção da vítima que ainda tentou escapar, mas foi baleado na cabeça e caiu morto em cima da moto Honda Biz que pilotava.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Judô e carinho: Aulão do Dia das Mães na Academia Banzai reúne famílias em momento especial

Evento uniu mães, filhos e filhas em uma experiência de afeto, respeito e união por meio do judô
L

News Rondônia leva você para o show do Menos é Mais!!

Participe da promoção e concorra a ingressos para curtir o pagode ao vivo na Talismã 21, em Porto Velho, no dia 30 de maio!
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAO): AREIA BRANCA MATERIAL BÁSICO LTDA – EPP

Licença Ambiental de Operação Nº 43 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): GONCALVES E OLIVEIRA COM. DE COMBUSTIVEIS E LUBRIFICANTES LTDA

Licença Ambiental de Operação Nº 016.00193.004/2024-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): AREIA BRANCA MATERIAL BÁSICO LTDA – EPP

Licença Ambiental de Operação Nº 43 SOL/DLA
L
General Freire Gomes é advertido por Moraes no STF durante depoimento sobre trama golpista

General Freire Gomes é advertido por Moraes no STF durante depoimento sobre trama golpista

Moraes indagou se militar mentiu sobre apoio de almirante a Bolsonaro
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): AGROMAR COMERCIO E REPRESENTACOES DE PRODUTOS AGROPECUARIOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS Nº 544 SOL/DLA
L

Consórcios seguem em alta e ajudam associados do Sicredi a realizarem sonhos e ampliarem patrimônio

Sicredi registra a marca de R$ 50 bilhões em créditos sob gestão, resultado que consolida a instituição financeira cooperativa como a 7ª maior administradora de consórcios do Brasil
L

Conab promove II Diálogo Brasil-África sobre segurança alimentar

A programação do evento continuará no dia 21, em Petrolina/PE, com visitas técnicas organizadas pela Embrapa Semiárido, voltadas para temas como agricultura irrigada, aquicultura e convivência com a seca.
L
Homem é preso por suspeita de inserir drogas em marmitas destinadas a presídio

Homem é preso por suspeita de inserir drogas em marmitas destinadas a presídio

O suspeito foi localizado nas dependências do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no município de Ariquemes.
12
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.