SÁBADO, 05/07/2025
Publicidade

DISCURSOS VAZIOS E DEMAGOGIA CAMINHAM JUNTOS NA ESTRADA QUE LEVA À EXTINÇÃO DOS ÍNDIOS

PERGUNTINHA Você que achava que Donald Trump iria incendiar o Planeta com seus discursos beligerantes, não achou que estava errado ao vê-lo selar a paz com o norte coreano, que ameaçava explodir a tudo com suas armas nucleares?

Publicado em 

DISCURSOS VAZIOS E DEMAGOGIA CAMINHAM JUNTOS NA ESTRADA QUE LEVA À EXTINÇÃO DOS ÍNDIOS - News Rondônia

DISCURSOS VAZIOS E DEMAGOGIA CAMINHAM JUNTOS NA ESTRADA QUE LEVA À EXTINÇÃO DOS ÍNDIOS - News Rondônia

Não enrubescem, não ficam envergonhados, não têm qualquer atitude de mea culpa, jamais aceitam seus erros, aqueles que adoram discursar em defesa dos índios, mas que assistem passivamente ao risco de extinção deles, hora a hora, todos os dias. Não aceitam que os indígenas têm direito à vida, ao progresso, às inovações, às riquezas de suas terras. Os índios Cinta Larga, por exemplo, vivem em cima de uma das maiores minas de diamantes do mundo, mas seus “defensores”,  parece  que preferem vê-los mortos, a aceitarem que eles usufruam dessa imensa riqueza. Só podem os pobres índios, nessa visão parasitária de ideologias ultrapassadas, manter sua cultura secular, mesmo que, enquanto os engravatados discursam, até crianças morram de fome e de doenças. Ao mesmo tempo, ouve-se histórias todos os dias, de contrabandistas que corrompem caciques, com caminhonetas importadas e antenas parabólicas em casas de luxo, construídas nas cidades, enquanto levam embora nossas riquezas, sem pagar um tostão de imposto.  Onde estão, enfim, os defensores dos índios quando eles, para não morrerem a míngua, acabando cometendo crimes, como cobrar ilegalmente pedágios em rodovias federais? Cadê os que berram pelos indígenas (a não ser para discursar que eles têm que acabar exatamente como são: pobres, miseráveis, sem futuro, mas mantendo sua “cultura”!), quando vários deles acabam presos, algemados e levados pela polícia, como aconteceu na tarde desta terça, em Comodoro, na BR 364, próximo a Rondônia? O crime: cobrar pedágio, de até 50 reais, tanto de caminhoneiros quanto veículos de passeio, por parte de índios da etnia Nambikwara, desesperados, por terem chance zero de terem uma vida digna.

DISCURSOS VAZIOS E DEMAGOGIA CAMINHAM JUNTOS NA ESTRADA QUE LEVA À EXTINÇÃO DOS ÍNDIOS - News Rondônia

Muitos desses poderosos, do alto das suas salas acarpetadas e com vários aparelhos de ar condicionado, culpam a extinção de dezenas de etnias apenas aos outros. O que parece é que se prefere ver as famílias indígenas passando fome, morrendo de doenças, sem acesso à uma vida saudável e moderna e vociferando contra “políticas erradas para os indígenas”, ao invés de incentivá-los a, como outros grupos de índios de outros países, manterem sim sua cultura, mas vivendo com abundância e qualidade. O Congresso, como sempre, lava as mãos. O governo, como sempre, é incompetente e  sem rumo, também nessa questão. No final, o que acaba acontecendo é que, muitos desses atores da tragédia, impõem posições pessoais e ideológicas, enquanto a vida e a morte dos outros é o que está em jogo. Os índios rondonienses e brasileiros, a maioria já vivendo perto das cidades, milhões deles aculturados, vão deixando seus bens e as riquezas de suas terras pelo caminho, enquanto elas são regadas pelos demagogos de sempre, que acham que é ótimo ensinar como os povos primitivos devem pensar, agir e viver, porque o importante é eles, os engravatados ideológicos, terem o que ensinar ao país. Enquanto o fazem, nós todos sabemos de quem são os  cadáveres que vão ficando pelo caminho, para alimentar a incompetência, a ideologia e a falta de amor verdadeiro  para com essa gente tão sofredora!  (Sérgio Pires)

SÓ NOMES RESOLVEM?

Será que agora vai?  Será que apenas com a troca de nomes as coisas vão voltar a funcionar como exige a comunidade? Pois o prefeito Hildon Chaves mudou sua equipe mais uma vez, exatamente em duas das áreas mais importantes. Uma delas, extremamente nevrálgica. Na saúde, trocou um médico experiente, o dr. Orlando Ramires, que infelizmente não conseguiu colocar a estrutura de atendimento nos trilhos, pela enfermeira Eliana Pasini, nome desconhecido do grande público, mas segundo as primeiras informações, uma especialista que pode ajudar muito a reorganizar o setor. Já para a educação, Hildon chamou alguém com longa experiência na área. César Licório assume com a missão de recolocar a pasta nos eixos, depois da prisão do ex secretário Marcos Aurélio Marques, na Operação Ciranda, que detectou desvios de mais de 20 milhões de reais em recursos do transporte escolar fluvial nos últimos anos, incluindo períodos de administrações anteriores.  A verdade é que esses dois setores são os que mais têm dado dores de cabeça ao Prefeito e sua administração, até agora. Principalmente na área da saúde, o governo municipal ainda não acertou o passo. Acertará agora? Tomara que sim!

EXPEDITO E SEU DISCURSO POLÊMICO

Ainda repercute, do encontro do PR deste último sábado, o discurso do ex senador Expedito Júnior. Mesmo na presença de ao menos dois pré candidatos ao Governo – Maurão de Carvalho, do MDB e do governador Daniel Pereira, do PSB  – Expedito, desculpando-se com ambos, disse textualmente que “Rondônia terá um novo governador e ele será Ivo Cassol”. Os presentes ficaram tentando entender o recado. Que Expedito e Cassol estão juntos novamente, andando em parceria pelo Estado, todos sabem. Mas Expedito não estaria então na fila para concorrer ao Governo? Pelo discurso do sábado, parece que não. Ou ele, se entrasse na corrida eleitoral, disputaria uma vaga ao Senado ou, o que não está descartado, não concorreria a nenhum cargo. Num momento em que seus negócios estão indo muito bem, o ex senador tucano anda pensando se deve ou não concorrer. Mas daí, no tabuleiro da política, fica outro questionamento. Se ele abrir mão de entrar na briga pelo Governo, como ficaria a situação de Mariana Carvalho, que poderia então, nesse raciocínio, postular a candidatura ao Palácio Rio Madeira/CPA, contra Cassol, Maurão, Daniel, Acir ou quem mais viesse pela frente? A verdade é que, a poucos meses da eleição, existem cada vez mais perguntas e cada vez menos respostas…

O PADRE ESTÁ ENROLADO

O ex prefeito de Cacoal, Padre Franco Vialetto, estava pensando até em se candidatar a deputado federal pelo PP, seu novo partido, já que tinha saído do PT. Ao menos é o que várias fontes ligadas à política confirmaram. Em meados de abril passado, ele assinou com o partido liderado no Estado por Ivo Cassol e inclusive encaminhou carta à Justiça Eleitoral, confirmando a mudança de sigla. O novo partido já andava de olho nele para uma tentativa de disputar cadeira no Congresso. O problema é que Padre Franco foi embora para a Itália, não apareceu mais nem para fazer sua biometria (ou seja, está impedindo de votar na eleição de outubro) e, ao menos por enquanto, sua filiação está em suspenso. Pior que isso, a Justiça de Rondônia mandou reter o passaporte dele, já que o prefeito de Cacoal por dois mandatos mudou-se de mala e cuia para sua terra de origem, a Itália e não tem comparecido à audiências, onde ele é réu em dois processos da época em que comandava a cidade. Como não vai aos interrogatórios, o desembargador Roosevelt Queiroz, mandou reter o passaporte do Padre, até que ele apareça nas audiências em que é convocado. Da Itália, Padre Franco nega que tenha tudo o passaporte apreendido, mostra foto com o documento e diz que está sendo perseguido. E agora?

MAURÃO CADA VEZ MAIS FORTE

Quem anda serelepe por várias regiões do Estado, sempre sendo recebido por grandes públicos, com recepções muito positivas, é o presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho. Até agora o único pré candidato ao Governo, entre os que têm chances reais de vencer, realmente com todos os requisitos cumpridos para entrar na briga em outubro, Maurão vai em frente, levando sua mensagem e crescendo nas pesquisas. Sua boa performance na Assembleia, onde pacificou o Poder e o tirou da lista negra e de malfeitos (aliás, como já haviam feito os ex presidentes Neodi Oliveira e Hermínio Coelho), tem credenciado o político de seis mandatos a postular o comando do Estado. Maurão tem o aval de toda a cúpula do partido e da sua base. Nomes como Confúcio Moura, Valdir Raupp, Tomás Correia e tantos outras lideranças de ponta do partido, estão engajados no trabalho de levar o nome de Maurão a todos os recantos do Estado. Houve momentos, até num passado recente, em que se questionava se ele não seria traído mais à frente, mesmo com todas as promessas de que seria o nome do MDB para o Governo, Até agora, contudo, todos os compromissos estão sendo cumpridos e o partido está unido em torno do seu pré candidato.

OS NÚMEROS DE JESUALDO

Quem anda comemorando o avanço de sua caminhada rumo ao Senado e o ex prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires. Os números que o acompanham são realmente de impressionar. Um deles: tem hoje mais de 100 mil seguidores nas redes sociais, além de vários grupos de apoio ao seu nome. Entre as autoridades do Estado, não se tem notícia de um número tão vultoso de seguidores. Mais: um vídeo que postou nas mesmas redes sociais e em sites, despedindo-se da Prefeitura da sua cidade e anunciando sua pré candidatura ao Senado, em meados de abril passado, teve nada menos do que 150 mil visualizações, em todas as plataformas a que foi exposto. Há um  terceiro dado, que ele destaca como extremamente significativo. Em entrevista que concedeu ao jornalista Sérgio Pires, no programa Direto ao Ponto, que vai ao ar na Record News Rondônia/SIC TV, quando chegou aos sites, apenas num dele, o Gente de Opinião, teve acima de 80 mil visualizações. É uma média muito acima das demais entrevistas no mesmo programa. Jesualdo está dando duro, percorrendo o Estado para anunciar sua pré candidatura, mas também aposta na internet e nas plataformas sociais como mote importante da sua campanha, que será oficializada em meados de agosto. O ex prefeito de Ji-Paraná será osso duro de roer, mesmo para pesos pesados da política, como os emedebistas Confúcio Moura e Valdir Raupp e a petista Fátima Cleide.

PRIVATIZAÇÃO JÁ!

Há uma guerra aberta contra a privatização da Ceron e outras subsidiárias da Eletrobras. São os mesmos que entendem que o Estado bom é como o que existe hoje, inchado, sofrendo de obesidade mórbida, com benesses salariais e proteção a castas do funcionalismo, que devem ser tratadas de forma diferente do restante da população brasileira. O que tem que ficar claro é que os atuais servidores da estatal têm que ter seus direitos garantidos, porque o foram adquiridos dentro da lei. Mas a partir daí, tem que privatizar tudo o que for possível, menos, é claro, serviços em que, se o Estado abrir mão, podem representar grande prejuízo para a população. Não é o caso da distribuição de energia elétrica. Além disso, os argumentos de que o preço das contas de luz vão aumentar muito é apenas falácia e argumento fajuto. Veja-se por exemplo o que aconteceu com a privatização da telefonia. Apenas uma pequena casta do país tinha acesso aos telefones e, nos anos 80, até meados dos anos 90, uma linha telefônica era cotado a peso de ouro. Hoje, com alguns míseros reais, qualquer brasileiro tem acesso a tudo, incluindo a rede mundial de computadores. O problema é que meia dúzia de servidores quer impor unicamente seus interesses sobre os interesses maiores do país. Privatização já, antes que quebre por apodrecimento, como está acontecendo, por exemplo, com a Caerd, em Rondônia. 

PERGUNTINHA

Você que achava que Donald Trump iria incendiar o Planeta com seus discursos beligerantes, não achou que estava errado ao vê-lo selar a paz com o norte coreano, que ameaçava explodir a tudo com suas armas nucleares?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sherpas do Brics encerram negociações com impasses sobre conflitos globais e reforma da ONU antes da Cúpula no Rio

Sherpas do Brics encerram negociações com impasses sobre conflitos globais e reforma da ONU antes da Cúpula no Rio

Reunião termina com desafios para declaração conjunta do grupo
L
Governo concede pensão especial a 61 filhos separados compulsoriamente de pais com Hanseníase

Governo concede pensão especial a 61 filhos separados compulsoriamente de pais com Hanseníase

Isolamento compulsório adotado até 1986 rompia vínculos familiares
L
Justiça aceita denúncia contra o tenente-coronel Ivan Blaz

Justiça aceita denúncia contra o tenente-coronel Ivan Blaz

Oficial passa a condição de réu no processo
L
Édouard Glissant inspira temporada França-Brasil 2025 com foco em "Relação" e Crioulização

Édouard Glissant inspira temporada França-Brasil 2025 com foco em “Relação” e Crioulização

Intelectual da Martinica foi influente em movimentos decoloniais
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Sintonia 360 | Entrevista Alef Pablo, Presidente do Florest City e Dr Santana, Vereador

Neste sábado, dia 05, às 09h da manhã, o programa Sintonia 360 recebe Alef Pablo, presidente do Florest City, e o vereador Dr. Santana para um bate-papo especial sobre esporte e lazer na zona sul da capital.
L

News Rondônia revela os ganhadores do sorteio para a festa mais nostálgica do ano!

News Rondônia divulga os ganhadores da promoção que vai levar internautas para o Encontro de Gerações Anos 80’s & 90’s na Boate Dôha!
L

Amazônia, Gente e Jutiça | Entrevista Marcos Rogério Reis da Silva

Nesta sexta, às 16h, no Amazônia, Gente e Justiça, Marcos Rogério Reis da Silva fala sobre responsabilidade socioambiental nas instituições públicas e os desafios da Agenda 2030. Imperdível!
L

Sexta-feira com gostinho de pipoca de cinema: conheça o ganhador da promoção do News Rondônia e Cine Araújo!

Toda sexta tem sorteio de ingressos no News Rondônia: participe e viva a experiência do cinema com o Cine Araújo!
L
MPF pede suspensão do Concurso Nacional Unificado 2025 por falhas em Cotas Raciais

MPF pede suspensão do Concurso Nacional Unificado 2025 por falhas em Cotas Raciais

Governo federal diz que ainda não foi notificado judicialmente
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L

POLÍTICA

Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Comemoramos 10ª década do banco renovada de propósito
L

Deputado Cássio Gois prestigia inauguração do estande da ALE-RO na 4ª Cafecau em Cacoal

Evento contou com oficina de fotografia e programação cultural
L
Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Documento foi lançado hoje pela Associação Brasileira de ONGs
L
Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Unidade móvel odontológica será adquirida com recurso de emenda parlamentar destinado à saúde do município.
L

Cláudia de Jesus solicita construção de quadra poliesportiva na escola Cora Coralina, em Ji-Paraná

Proposta visa beneficiar cerca de 500 alunos no bairro Nova Brasília.
L
Publicidade

POLÍCIA

Traficantes são presos com 11kg de drogas em vila de apartamentos na zona sul

Traficantes são presos com 11kg de drogas em vila de apartamentos na zona sul

Foi verificado pela Polícia Penal que Emerson e Marco estavam fora de rota e ambos apenados tinham vínculo com a facção criminosa CV.
10
Foragido que se passava pelo irmão é preso pelo BPChoque na zona leste

Foragido que se passava pelo irmão é preso pelo BPChoque na zona leste

Na revista pessoal não foi encontrado nada de ilícito. Durante pesquisa nominal o suspeito passou o nome do irmão, onde dificultou o trabalho dos policiais que depois de um tempo descobriram o verdadeiro nome.
14

Batida entre moto e bike deixa homem com fratura na zona Leste

Uma equipe do Samu prestou os primeiros socorros e encaminhou a vítima ao Hospital João Paulo II.
12

PM apreende 11 kg de drogas e prende trio em Porto Velho Operação integrada da PM resulta na apreensão de entorpecentes e desarticula ponto ativo de tráfico no bairro Floresta

A ação foi desencadeada em uma vila de apartamentos localizada na Rua Açaí, no bairro Floresta, zona Sul da capital.
10

Denarc prende vulgo “JT” com mais de 200 porções de drogas em residência

De acordo com o Denarc, o suspeito estava sendo investigado por receber grande quantidade de haxixe do município de Guajará-Mirim e revendê-la na capital.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova tarifa social de energia elétrica entra em vigor com gratuidade para famílias de baixa renda e descontos ampliados

Nova tarifa social de energia elétrica entra em vigor com gratuidade para famílias de baixa renda e descontos ampliados

Beneficiários do CadÚnico que cumprem requisitos têm direito
L
Mdic reduz projeção de superávit comercial brasileiro para US$ 50,4 bilhões em 2025

Mdic reduz projeção de superávit comercial brasileiro para US$ 50,4 bilhões em 2025

Estimativa para 2025 caiu de US$ 70,2 bi para US$ 50,4 bi
L
João Fonseca é eliminado em Wimbledon, mas duplas brasileiras avançam no Torneio

João Fonseca é eliminado em Wimbledon, mas duplas brasileiras avançam no Torneio

Jovem tenista carioca foi superado pelo chileno Jarry por 3 sets a 1
L
Cúpula do Brics no Rio de Janeiro terá ausências de líderes da China e Rússia

Cúpula do Brics no Rio de Janeiro terá ausências de líderes da China e Rússia

Reunião de líderes começa neste domingo no Rio de Janeiro
L
Organizações sociais propõem plano de investimentos para conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia na COP30

Organizações sociais propõem plano de investimentos para conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia na COP30

Estudo visa criar fluxos de financiamento climático para a região
L
Chelsea vence Palmeiras e enfrentará Fluminense na semifinal do Mundial de Clubes

Chelsea vence Palmeiras e enfrentará Fluminense na semifinal do Mundial de Clubes

Partida marcou a despedida do atacante Estêvão do Verdão
L
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília
L
Moraes suspende decretos do IOF e convoca conciliação entre governo e Congresso

Moraes suspende decretos do IOF e convoca conciliação entre governo e Congresso

Encontro para acordo está marcado para o dia 15
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.