SEXTA-FEIRA, 08/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

ROQUE LOBATO: PIONEIRO DO BAIRRO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Em Porto Velho atuou como motorista do Serviço de Navegação do Madeira – SNM, trabalhou na Olaria do Território e na Garagem do Governo.

Publicado em 

ROQUE LOBATO: PIONEIRO DO BAIRRO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - News Rondônia

Ele está com 84 anos de idade e como se diz, com uma saúde de ferro. “Não tenho nada, graças a Deus”. Seu Roque Lobato nasceu na localidade “Lago Uruapíara” no Amazonas e já aos 12 anos, passou a trabalhar como embarcadiço nos regatões que promoviam o escambo com os “beradeiros” em especial do Rio Madeira.

ROQUE LOBATO: PIONEIRO DO BAIRRO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - News Rondônia

Em Porto Velho atuou como motorista do Serviço de Navegação do Madeira – SNM, trabalhou na Olaria do Território e na Garagem do Governo. Hoje aos 84 anos vive no aconchego de sua casa a rua Getúlio Vargas onde gosta de receber os amigos para contar as histórias de Porto Velho. Se você tiver tempo vamos passar uns dias recordando a Porto Velho dos anos 50, 60 e 70. Então vamos lá seu Roque Lobato.

ROQUE LOBATO: PIONEIRO DO BAIRRO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - News Rondônia

Zk – Qual seu nome completo, local e data do nascimento?

Roque Lobato – Sou Roque Lobato. Nasci no Amazonas num lugar conhecido como Lago Uruapiara no dia 16 de agosto de 1933. Aos 12 anos deixei a localidade e fui trabalhar embarcado, viajando por esse Amazonas como motorista de Barco Motor. Esse estilo de embarcação era conhecido como Regatão. A gente trazia gêneros de primeira necessidade como açúcar, café, charque e até cachaça. Na subida a gente ia aviando e descia pegando Borracha, Castanha, Farinha e Tabaco. Depois teve a era do Couro de Jacaré, de Porco do Mato, de Veado e levava para o curtume de Manaus. Comecei nessa missão em 1954.

Zk – Quando foi que o senhor veio para Porto Velho?

Roque Lobato – Foi em 1958. Foi assim: quando cheguei aqui tinha o Serviço de Navegação do Madeira – SNM na época, eu viajava numa lancha por nome Cheuã e o dono vendeu outra lancha para o governo do Território Federal do Guaporé o nome da lancha era 4 de Outubro e o pessoal da Navegação do Madeira não sabia de nada sobre motor de barco e perguntaram se eu poderia ficar para ensinar eles a trabalhar! Acontece que depois que ensinei o funcionamento da lancha, embarcamos de volta, e não foi que a lancha ficou no prego.

ROQUE LOBATO: PIONEIRO DO BAIRRO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - News Rondônia

Foi então que o Velho Hidelbrando que era o Superintendente do SNM após eu consertar o motor, perguntou se eu não queria ficar trabalhando aqui e eu respondi que não. Então o Comandante da dita lancha o Batoreba me convenceu: “Rapaz fica, tu vai ser funcionário federal ganhando bem…” Fiquei! Era o dia 25 de abril de 1958.

Zk – Fale mais um pouco dessa sua permanência no SNM?

Roque Lobato – Daí passei a viajar pra dentro do Rio Machado levando mercadoria para Vila de Rondônia (hoje Ji Paraná), conversa vai conversa vem, o SNM me baseou no Seregipa um órgão do governo que ficava em Tabajara.

Zk – O Senhor casou lá?

Roque Lobato – Casei num lugar por nome Assunção perto de Calama.Quando foi em 1962 vim pra Porto Velho de vez. Comprei uma casa na Getúlio Vargas entre a Raimundo Cantuária e a Jacy Paraná no bairro Mato Grosso a casinha ficava no meio da mata.  No primeiro dia morando la, sai de madrugada para ir compra carne no Mercado Municipal esse que hoje chamam de Mercado Cultural. Como eu não conhecia a cidade direito, em vez de descer no rumo do centro estava indo pra cima no rumo do Candeias, foi então que encontrei algumas pessoas que ao me verem com a sesta perguntaram pra onde eu ia e disse que era para o Mercado e eles me ensinaram o caminho certo.

Zk – É verdade que era difícil conseguir comprar um quilo de carne naquele tempo.

Roque Lobato – Era sim, a gente tinha que ir de madrugada pra fila da carne. A gente do lado de fora do Mercado via os açougueiros cortando a carne e colocando em sestas, aquilo me deixou curioso, foi quando me informaram que eram as sestas dos “Categas”. Aconteceu um fato engraçado comigo.

Zk – Como foi?

Roque Lobato – Depois de horas na fila, quando chegou a minha vez consegui um pedaço de carne, coloquei a sesta no chão para pagar o açougueiro e quando vi um cachorro pegou minha carne eu muito chateado também não paguei, fui embora. Desci até a rua do Coqueiro (hoje Euclides da Cunha) comprei uns pacus e levei pra casa. Quando contei pra minha mulher Rita Sales Lobato o ocorrido, ela ria que só.

Zk – O Senhor era Cutuba ou Pele Curta?

Roque Lobato – Eu era do lado dos Cutubas Aluizio Ferreira. A política naquele tempo era de perseguição. Quando os Cutubas ganhavam corria tudo bem, o pagamento era em dia. Quando os Pele Curta venciam a gente recebia dois meses e ficava um dentro.

ROQUE LOBATO: PIONEIRO DO BAIRRO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - News Rondônia

Depois veio o Jerônimo Santana e os correligionários dele cantavam: “Bengala neles Jerônimo”, ali na rua Brasília tinha o seu Chico que era da prefeitura e também era cutuba. Quando os Pele Curta venceram a Marise jogou ele pra Machadinho e eu pra Tabajara era assim a política naquele tempo. Foi quando entrou o finado Antero e chegou e disse: Roque tu vem embora pra Porto Velho, o governador já era o Cunha Menezes e tinha o Zé Roberto como secretário que era ruim, ele dizia que não sabia escrever 20 dias, era só 30 dias de punição.

Zk – De volta a Porto Velho foi trabalhar aonde?

Roque Lobato – Fui trabalhar na Olaria do Território como foguista, o chefe era o Cabo Lira, depois veio o Israel e por fim o Tomar que dizia que era Ateu. A máquina de fazer tijolo e telha era uma locomotiva a vapor que eu mexia. Um dia o Tomar chegou e tava dando um temporal danado e eu tinha medo de raio, quando o chefe chegou querendo que todo mundo trabalhasse um funcionário que era gago alertou doooutooor ninnnggguém vai trabalhar, o senhor não ta vendo que ta caindo raio, o senhor não tem fé em Deus não! E o Tomar respondeu: “Que Deus nada” e passou a desfazer de Deus e disse que ia trabalhar, quando ele pegou na alavanca da máquina de fazer telha caiu um raio que o jogou la longe e ele sentado gritava “Valha-me Deus”. E nós perguntamos: Já se lembrou de Deus Ateu atôa!

Zk – É verdade que quando o senhor veio morar aqui perto da Sete de Setembro no bairro Nossa Senhora das Graças era tudo mata?

Roque Lobato – Era mata bruta, isso foi aberto no governo do Trajano prefeito. Aqui na quadra da Getulio Vargas era um goiabal e o mato era tanto, que a gente caçava Tatu. Me mudei pra cá no dia 6 de janeiro de 1964. Cheguei a ter uma Estância com 17 quartos que eu alugava e era coberta de palha e assoalhada, era o tempo do garimpo de cassiterita e tinha muito garimpeiro aqui em Porto Velho. A Rodoviária era do outro lado da Sete de Setembro entre a Getulio e a Salgado Filho aqui perto de casa.

Zk – E o mercadinho do KM-1?

Roque Lobato – Aquilo lá é antigo. Naquela época não era que nem hoje que o boi tem um bocado de qualidade de carne. Você chegava tinha um Cepo grande no meio do açougue e uma machadinha. Só tinha duas qualidades de carne a de primeira que era do quarto trazeiro e a de segunda que era do dianteiro não tinha esse negócio de carne sem osso. Dentro do Mercado tinha um boxe onde funcionava o Correio e tinha a delegacia e a cadeia e o delegado mais famoso foi o BRAZ pense num cabra respeitado. Em frente ao Mercado existia uma Lavanderia popular, era um chafariz e as mulheres ia lavar roupa e pegar água pra cozinhar tomar banho etc.

Zk – E depois?

Roque Lobato – Depois o Nossa Senhora das Graças virou bairro nobre, aqui agora tem de tudo. Lembro que na Afonso Pena funcionou o famoso “Caiari Cobra Show”, ali também funcionava o Bloco da Cobra. Hoje tem a sede da OAB, tem agencia de tudo quanto é Banco enfim, o Nossa Senhora é referencia na nossa cidade. Lembro que uma das primeiras moradoras daqui foi a professora Alda que faleceu recentemente.

Zk – Para encerrar. E a história que vocês tinham um boi bumbá?

Roque Lobato – Era o meu filho Luiz que hoje é jornalista. Na realidade existia por aqui o boi Flor do Campo do Luiz Amaral com o Augusto Queixada e o Carlinhos Aleijado que ensaiava lá no Januário; Aí o Luiz inventou um boizinho aqui na rua e pra cá vinha o Zequinha e o Jair esse que é cantor da escola de samba Diplomatas. A gente fazia o boi de cipó e cobria com pano as vezes de saco de trigo tingido era uma brincadeira animada.

Zk – Lembrando mais daquele tempo?

Roque Lobato – Tudo que a gente consumia em Porto Velho de produtos agrícola vinha da Colônia do Iata, era gostoso viajar de trem da Madeira Mamoré e nos vagões vinha muita tartaruga. As mercadorias eram transportadas pelos “Carroceiros” em carro de boi ou cavalo. Quem comia o peixe Dourado era pobre.

Zk – Filhos?

Roque Lobato – São quatro: Luiz Gonzaga Sales Lobato que é jornalista, Lucinês Sales Lobato; Luzia Sales Lobato e Lucenir Sales Lobato. Minha mulher Rita Sales Lobato morreu em 1973.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo 2025: Previsões para sexta-feira (08/08/2025)

Horóscopo 2025: Previsões para sexta-feira (08/08/2025)

Hoje será um dia de comunicação fluida, clareza emocional e energia para reformular relacionamentos e planos. Prepare-se para decisões com mais equilíbrio e foco nos vínculos!
L
Léo Moraes mostra que é possível fazer política com “P” maiúsculo

Léo Moraes mostra que é possível fazer política com “P” maiúsculo

Mesmo com divergências ideológicas, Léo Moraes prioriza diálogo com o governo Lula e garante avanços como hospital universitário e R$ 37 milhões para a saúde
L

ERPA Norte em Rondônia: orgulho, conhecimento e união fortalecem a Administração na Região Norte

Encontro Regional dos Profissionais de Administração reuniu lideranças, estudantes e especialistas em Porto Velho, celebrando os 60 anos da profissão no Brasil
L

Como vender com Verdade: Marcelo Tronchini revela no Momento Empresarial do News Rondônia os bastidores e desafios do mercado

No quadro Momento Empresarial, Marcelo Tronchini compartilha experiência, erros e acertos que mostram por que relacionamento e transparência são essenciais nas vendas
L

Ao vivo: 41º Flor do Maracujá movimenta cultura, turismo e economia em Porto Velho

Acompanhe pelo newsrondonia.com a transmissão direto do Parque dos Tanques, onde o evento segue até 10 de agosto com apresentações folclóricas e comidas típicas
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Davina Maria Paulo

Comerciante dedicada e mulher de espírito leve, Davina deixa um legado de carinho, generosidade e momentos inesquecíveis
L

Falaê Podcast – Entrevista com Pastor Valadares

Nesta quinta-feira, dia 07, às 18h, o Falaê Podcast recebe o Pastor Valadares, Presidente da CONEMAD-RO e da Assembleia de Deus Ministério de Madureira em Porto Velho. Além de sua atuação religiosa, Pastor Valadares também se destaca na política: foi candidato a Deputado Federal em 2018, obtendo mais de 20 mil votos, e hoje é 1º suplente do Senador Jaime Bagattoli.
L

EQB 250+ chega ao Brasil com sete lugares e emissão zero

Modelo da Mercedes-Benz oferece motor de 190 cavalos, autonomia de 376 km e tecnologia para ampliar a oferta de veículos elétricos no mercado de luxo.
L

Giro News | Entrevista Dr. Mauro Ângelo

O programa Giro News desta quinta-feira, 07 de agosto, às 16h, recebe o Dr. Mauro Ângelo, urologista, para uma entrevista especial sobre saúde e prevenção.
L
Frente fria de origem continental vai atingir Rondônia no final de semana

Frente fria de origem continental vai atingir Rondônia no final de semana

Nesta parte do estado, a frente fria será mais intensa, em Vilhena, onde as temperaturas podem chegar a 14ºC. Em Porto Velho, os termômetros também deverão baixar significativamente, podendo estacionar entre 19ºC e 20ºC.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA JARU/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA JARU/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA JOVEM APRENDIZ PARA JARU/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA GUAJARÁ-MIRIM/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA GUAJARÁ-MIRIM/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita retomada de obras em escolas indígenas durante reunião com a Seduc

Dra. Taíssa solicita retomada de obras em escolas indígenas durante reunião com a Seduc

Parlamentar cobrou providências após receber denúncias sobre a paralisação das construções nas aldeias; Seduc prometeu agir com urgência
L
Indicação de Dra. Taíssa Sousa garante patrolamento e encascalhamento da Linha 15, via de acesso a Rio Pardo

Indicação de Dra. Taíssa Sousa garante patrolamento e encascalhamento da Linha 15, via de acesso a Rio Pardo

Após solicitação da deputada Dra. Taíssa Sousa, estrada que liga Porto Velho ao distrito de Rio Pardo passa por melhorias com patrolamento e encascalhamento.
L
Pedro Fernandes propõe Cadastro Estadual de Condenados por Violência Contra a Mulher em Rondônia

Pedro Fernandes propõe Cadastro Estadual de Condenados por Violência Contra a Mulher em Rondônia

Proposta de Pedro Fernandes quer criar banco de dados em Rondônia com nomes de condenados por violência contra a mulher, como forma de prevenção e proteção.
L

Jaru realiza campanha de doação de sangue nesta sexta e sábado com foco em salvar vidas

Ação “Jaru salvando vidas, quem doa sangue, doa vida!” chega à 12ª edição e será no Centro de Saúde da Mulher
L
Eyder Brasil destina R$ 250 mil para material esportivo de artes marciais em Porto Velho

Eyder Brasil destina R$ 250 mil para material esportivo de artes marciais em Porto Velho

Verba indicada por Eyder Brasil será usada na compra de equipamentos para a Associação Clube Shotokan Esportivo, incentivando o karatê e outras lutas
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito de tentar matar vizinho a facada durante carona é preso pela Força Tática

Força Tática prende vizinho acusado de tentar matar mecânico com golpe de faca durante carona

O crime ocorreu na manhã do mesmo dia, na Estrada dos Japoneses, zona rural da capital.
12
Homem de 30 anos é atacado a tiros no Jardim Santana

Homem de 30 anos é atacado a tiros no Jardim Santana

O rapaz baleado com quatro disparos, sendo na mão e duas pernas.
14
Casal em moto fica ferido após colisão com HB20 na Jaci-Paraná

Casal em moto fica ferido após colisão com HB20 na Jaci-Paraná

O acidente ocorreu no cruzamento das ruas Jaci-Paraná e Emídio Alves Feitosa.
12
Casal fica ferido em colisão entre carro e moto na região central de Porto Velho

Casal fica ferido em colisão entre carro e moto na região central de Porto Velho

Segundo informações de testemunhas, um casal que seguia na motocicleta pela Rua Elias Gorayeb, sentido Avenida Imigrantes, teria avançado a preferencial e colidido violentamente com o veículo.
14
MPRO oferece denúncia contra 16 investigados na Operação Soldados da Usura II

MPRO oferece denúncia contra 16 investigados na Operação Soldados da Usura II

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) denunciou 16 pessoas na Operação Soldados da Usura II por usura, extorsão e organização criminosa.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Flamengo vs Internacional: um confronto tradicional do futebol brasileiro transportado para a Libertadores

Olhando para a fase de grupos da prova, uma coisa é muito clara: tiveram uma prestação bastante semelhante. Porém, há outra coisa que as distingue: a forma atual. 
L

Programa Comunidade News: ASDEMAP e Josemar Araújo — União, Conquistas e Orgulho no Bairro Flodoaldo Pontes Pinto

ASDEMAP e Josemar Araújo mostram como união e participação ativa transformaram o Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, com avanços em mobilidade, segurança e meio ambiente.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): GERLANE E SILVIA CONSULTORIO ODONTOLOGICO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 381 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): DNA AUTOMOTIVA PECAS E SERVICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00027.005/2025-SUL
L

Adobe Express vs. Illustrator: qual é o melhor para conversão vetorial?

Esta publicação explica tudo de forma simples e interessante para que você possa fazer a melhor escolha.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA JOVEM APRENDIZ PARA GUAJARÁ-MIRIM/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA ESPIGÃO DO OESTE/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA ESPIGÃO DO OESTE/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.