SÁBADO, 10/05/2025

ROQUE LOBATO: PIONEIRO DO BAIRRO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Em Porto Velho atuou como motorista do Serviço de Navegação do Madeira – SNM, trabalhou na Olaria do Território e na Garagem do Governo.

Publicado em 

ROQUE LOBATO: PIONEIRO DO BAIRRO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - News Rondônia

Ele está com 84 anos de idade e como se diz, com uma saúde de ferro. “Não tenho nada, graças a Deus”. Seu Roque Lobato nasceu na localidade “Lago Uruapíara” no Amazonas e já aos 12 anos, passou a trabalhar como embarcadiço nos regatões que promoviam o escambo com os “beradeiros” em especial do Rio Madeira.

ROQUE LOBATO: PIONEIRO DO BAIRRO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - News Rondônia

Em Porto Velho atuou como motorista do Serviço de Navegação do Madeira – SNM, trabalhou na Olaria do Território e na Garagem do Governo. Hoje aos 84 anos vive no aconchego de sua casa a rua Getúlio Vargas onde gosta de receber os amigos para contar as histórias de Porto Velho. Se você tiver tempo vamos passar uns dias recordando a Porto Velho dos anos 50, 60 e 70. Então vamos lá seu Roque Lobato.

ROQUE LOBATO: PIONEIRO DO BAIRRO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - News Rondônia

Zk – Qual seu nome completo, local e data do nascimento?

Roque Lobato – Sou Roque Lobato. Nasci no Amazonas num lugar conhecido como Lago Uruapiara no dia 16 de agosto de 1933. Aos 12 anos deixei a localidade e fui trabalhar embarcado, viajando por esse Amazonas como motorista de Barco Motor. Esse estilo de embarcação era conhecido como Regatão. A gente trazia gêneros de primeira necessidade como açúcar, café, charque e até cachaça. Na subida a gente ia aviando e descia pegando Borracha, Castanha, Farinha e Tabaco. Depois teve a era do Couro de Jacaré, de Porco do Mato, de Veado e levava para o curtume de Manaus. Comecei nessa missão em 1954.

Zk – Quando foi que o senhor veio para Porto Velho?

Roque Lobato – Foi em 1958. Foi assim: quando cheguei aqui tinha o Serviço de Navegação do Madeira – SNM na época, eu viajava numa lancha por nome Cheuã e o dono vendeu outra lancha para o governo do Território Federal do Guaporé o nome da lancha era 4 de Outubro e o pessoal da Navegação do Madeira não sabia de nada sobre motor de barco e perguntaram se eu poderia ficar para ensinar eles a trabalhar! Acontece que depois que ensinei o funcionamento da lancha, embarcamos de volta, e não foi que a lancha ficou no prego.

ROQUE LOBATO: PIONEIRO DO BAIRRO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - News Rondônia

Foi então que o Velho Hidelbrando que era o Superintendente do SNM após eu consertar o motor, perguntou se eu não queria ficar trabalhando aqui e eu respondi que não. Então o Comandante da dita lancha o Batoreba me convenceu: “Rapaz fica, tu vai ser funcionário federal ganhando bem…” Fiquei! Era o dia 25 de abril de 1958.

Zk – Fale mais um pouco dessa sua permanência no SNM?

Roque Lobato – Daí passei a viajar pra dentro do Rio Machado levando mercadoria para Vila de Rondônia (hoje Ji Paraná), conversa vai conversa vem, o SNM me baseou no Seregipa um órgão do governo que ficava em Tabajara.

Zk – O Senhor casou lá?

Roque Lobato – Casei num lugar por nome Assunção perto de Calama.Quando foi em 1962 vim pra Porto Velho de vez. Comprei uma casa na Getúlio Vargas entre a Raimundo Cantuária e a Jacy Paraná no bairro Mato Grosso a casinha ficava no meio da mata.  No primeiro dia morando la, sai de madrugada para ir compra carne no Mercado Municipal esse que hoje chamam de Mercado Cultural. Como eu não conhecia a cidade direito, em vez de descer no rumo do centro estava indo pra cima no rumo do Candeias, foi então que encontrei algumas pessoas que ao me verem com a sesta perguntaram pra onde eu ia e disse que era para o Mercado e eles me ensinaram o caminho certo.

Zk – É verdade que era difícil conseguir comprar um quilo de carne naquele tempo.

Roque Lobato – Era sim, a gente tinha que ir de madrugada pra fila da carne. A gente do lado de fora do Mercado via os açougueiros cortando a carne e colocando em sestas, aquilo me deixou curioso, foi quando me informaram que eram as sestas dos “Categas”. Aconteceu um fato engraçado comigo.

Zk – Como foi?

Roque Lobato – Depois de horas na fila, quando chegou a minha vez consegui um pedaço de carne, coloquei a sesta no chão para pagar o açougueiro e quando vi um cachorro pegou minha carne eu muito chateado também não paguei, fui embora. Desci até a rua do Coqueiro (hoje Euclides da Cunha) comprei uns pacus e levei pra casa. Quando contei pra minha mulher Rita Sales Lobato o ocorrido, ela ria que só.

Zk – O Senhor era Cutuba ou Pele Curta?

Roque Lobato – Eu era do lado dos Cutubas Aluizio Ferreira. A política naquele tempo era de perseguição. Quando os Cutubas ganhavam corria tudo bem, o pagamento era em dia. Quando os Pele Curta venciam a gente recebia dois meses e ficava um dentro.

ROQUE LOBATO: PIONEIRO DO BAIRRO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - News Rondônia

Depois veio o Jerônimo Santana e os correligionários dele cantavam: “Bengala neles Jerônimo”, ali na rua Brasília tinha o seu Chico que era da prefeitura e também era cutuba. Quando os Pele Curta venceram a Marise jogou ele pra Machadinho e eu pra Tabajara era assim a política naquele tempo. Foi quando entrou o finado Antero e chegou e disse: Roque tu vem embora pra Porto Velho, o governador já era o Cunha Menezes e tinha o Zé Roberto como secretário que era ruim, ele dizia que não sabia escrever 20 dias, era só 30 dias de punição.

Zk – De volta a Porto Velho foi trabalhar aonde?

Roque Lobato – Fui trabalhar na Olaria do Território como foguista, o chefe era o Cabo Lira, depois veio o Israel e por fim o Tomar que dizia que era Ateu. A máquina de fazer tijolo e telha era uma locomotiva a vapor que eu mexia. Um dia o Tomar chegou e tava dando um temporal danado e eu tinha medo de raio, quando o chefe chegou querendo que todo mundo trabalhasse um funcionário que era gago alertou doooutooor ninnnggguém vai trabalhar, o senhor não ta vendo que ta caindo raio, o senhor não tem fé em Deus não! E o Tomar respondeu: “Que Deus nada” e passou a desfazer de Deus e disse que ia trabalhar, quando ele pegou na alavanca da máquina de fazer telha caiu um raio que o jogou la longe e ele sentado gritava “Valha-me Deus”. E nós perguntamos: Já se lembrou de Deus Ateu atôa!

Zk – É verdade que quando o senhor veio morar aqui perto da Sete de Setembro no bairro Nossa Senhora das Graças era tudo mata?

Roque Lobato – Era mata bruta, isso foi aberto no governo do Trajano prefeito. Aqui na quadra da Getulio Vargas era um goiabal e o mato era tanto, que a gente caçava Tatu. Me mudei pra cá no dia 6 de janeiro de 1964. Cheguei a ter uma Estância com 17 quartos que eu alugava e era coberta de palha e assoalhada, era o tempo do garimpo de cassiterita e tinha muito garimpeiro aqui em Porto Velho. A Rodoviária era do outro lado da Sete de Setembro entre a Getulio e a Salgado Filho aqui perto de casa.

Zk – E o mercadinho do KM-1?

Roque Lobato – Aquilo lá é antigo. Naquela época não era que nem hoje que o boi tem um bocado de qualidade de carne. Você chegava tinha um Cepo grande no meio do açougue e uma machadinha. Só tinha duas qualidades de carne a de primeira que era do quarto trazeiro e a de segunda que era do dianteiro não tinha esse negócio de carne sem osso. Dentro do Mercado tinha um boxe onde funcionava o Correio e tinha a delegacia e a cadeia e o delegado mais famoso foi o BRAZ pense num cabra respeitado. Em frente ao Mercado existia uma Lavanderia popular, era um chafariz e as mulheres ia lavar roupa e pegar água pra cozinhar tomar banho etc.

Zk – E depois?

Roque Lobato – Depois o Nossa Senhora das Graças virou bairro nobre, aqui agora tem de tudo. Lembro que na Afonso Pena funcionou o famoso “Caiari Cobra Show”, ali também funcionava o Bloco da Cobra. Hoje tem a sede da OAB, tem agencia de tudo quanto é Banco enfim, o Nossa Senhora é referencia na nossa cidade. Lembro que uma das primeiras moradoras daqui foi a professora Alda que faleceu recentemente.

Zk – Para encerrar. E a história que vocês tinham um boi bumbá?

Roque Lobato – Era o meu filho Luiz que hoje é jornalista. Na realidade existia por aqui o boi Flor do Campo do Luiz Amaral com o Augusto Queixada e o Carlinhos Aleijado que ensaiava lá no Januário; Aí o Luiz inventou um boizinho aqui na rua e pra cá vinha o Zequinha e o Jair esse que é cantor da escola de samba Diplomatas. A gente fazia o boi de cipó e cobria com pano as vezes de saco de trigo tingido era uma brincadeira animada.

Zk – Lembrando mais daquele tempo?

Roque Lobato – Tudo que a gente consumia em Porto Velho de produtos agrícola vinha da Colônia do Iata, era gostoso viajar de trem da Madeira Mamoré e nos vagões vinha muita tartaruga. As mercadorias eram transportadas pelos “Carroceiros” em carro de boi ou cavalo. Quem comia o peixe Dourado era pobre.

Zk – Filhos?

Roque Lobato – São quatro: Luiz Gonzaga Sales Lobato que é jornalista, Lucinês Sales Lobato; Luzia Sales Lobato e Lucenir Sales Lobato. Minha mulher Rita Sales Lobato morreu em 1973.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Servidoras que são mães recebem homenagem com feira de empreendedorismo, atrações musicais e cuidados de beleza

Servidoras que são mães recebem homenagem com feira de empreendedorismo, atrações musicais e cuidados de beleza

O superintendente da Segep, Silvio Luiz Rodrigues, destacou que ações como essa fortalecem o vínculo entre servidoras e gestão pública, além de estimular o empreendedorismo feminino.
L
IBGE lança novo mapa-múndi invertido com o Brasil no centro e o Sul no topo como símbolo de reposicionamento geopolítico

IBGE lança novo mapa-múndi invertido com o Brasil no centro e o Sul no topo como símbolo de reposicionamento geopolítico

Nova representação é lançada no ano em que país preside Brics
L
Lula garante que aposentados não serão prejudicados por descontos não autorizados e anuncia ressarcimento dos valores

Lula garante que aposentados não serão prejudicados por descontos não autorizados e anuncia ressarcimento dos valores

O presidente lembrou que os recursos pertencem aos aposentados e pensionistas e que o governo atuará para repatriar o dinheiro e devolver a quem de direito.
L
Vídeo de cobra 'gigante' no Rio Amazonas viraliza, mas especialistas apontam uso de inteligência artificial

Vídeo de cobra ‘gigante’ no Rio Amazonas viraliza, mas especialistas apontam uso de inteligência artificial

A gravação, feita aparentemente a partir de um helicóptero, impressiona pelo realismo e pela fluidez dos movimentos do animal nas águas.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Enem 2025: Inscrições serão de 26 de maio a 6 de junho e provas ocorrem em 9 e 16 de novembro

Enem 2025: Inscrições serão de 26 de maio a 6 de junho e provas ocorrem em 9 e 16 de novembro

Inscrições poderão ser feitas de 26 de maio a 6 de junho
L

Linha 2008 mostra a evolução da Peugeot no Brasil

Nova geração do SUV foi avaliada em diferentes cenários urbanos e rodoviários
L

Troca de Comando no 9º BPM reforça compromisso da PMRO com a zona Sul e distritos de Porto Velho

Solenidade realizada no residencial Morar Melhor marcou a transição entre os tenentes-coronéis Ewerson Pontes e Francisco Wesley, com presença da comunidade e autoridades
L

Toca do Panda está de volta: ponto de encontro para músicos e amantes da cena underground

Sob o comando de Alexandre Panda, o espaço cultural ressurge como um reduto artístico independente, onde arte e diversão se encontram em perfeita harmonia.
L

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Aparecida Maria da Silva Fernandes

Nesta sexta-feira (09), às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça recebe Aparecida Maria da Silva Fernandes, doutoranda e mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (UNIR/EMERON), para uma conversa imperdível sobre os desafios e avanços da modernização tecnológica no Poder Judiciário.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo destina ônibus para transporte de universitários em Alto Paraíso

A cerimônia reuniu autoridades locais, estudantes e representantes da comunidade acadêmica.
L
STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

STF mantém ação contra Alexandre Ramagem, com suspensão de dois crimes até o fim de seu mandato

A Primeira Turma do STF decidiu, por unanimidade, que Ramagem continuará a responder por três dos cinco crimes imputados a ele, incluindo tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
L
Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Julio Cardoso

Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Julio Cardoso

Democracia não se pratica com balbúrdia, nem com desrespeito às regras democráticas.
L
Everaldo Fogaça apoia atletas com entrega de passagens para competição em São Paulo

Everaldo Fogaça apoia atletas com entrega de passagens para competição em São Paulo

Utilize a chave PIX via CNPJ 84.638.014/0001-25 para fazer doação aos atletas na sua estadia em São Paulo.
L
JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

Mais de 61 mil alunos possuem alguma deficiência relacionada à surdez
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Criminosos em moto fazem assalto na Avenida Rio de Janeiro

Os bandidos fogem em alta velocidade.
10

Mulher que mandou matar o namorado é presa pela Polícia em Porto Velho

O assassinato aconteceu no dia 9 de abril do ano passado, na Avenida Rio de Janeiro, bairro Lagoinha, na zona Leste.
14
Ciclista fica gravemente ferido após colisão com caminhão

Ciclista fica gravemente ferido após colisão com caminhão

Segundo informações, o ciclista atravessou a via preferencial e bateu na parte traseira do caminhão, que seguia pela Avenida Maringá.
14
PRF apreende 4,9 kg de Skank em máquina de lavar

PRF apreende 4,9 kg de Skank em máquina de lavar

A droga estava dividida em três tabletes próximos ao motor do eletrodoméstico.
12
Polícia Civil prende três suspeitos de furtos e roubos

Polícia Civil prende três suspeitos de furtos e roubos

Segundo investigações, os indivíduos são responsáveis por pelo menos seis ocorrências de crimes na região.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Iniciativa “Estudante Auditor” amplia presença em escolas de cinco cidades de Rondônia

Iniciativa “Estudante Auditor” amplia presença em escolas de cinco cidades de Rondônia

A secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, destacou a importância da iniciativa para a formação crítica dos estudantes.
L
Incêndio em depósito na Catalunha libera nuvem tóxica e força confinamento de 160 mil pessoas

Incêndio em depósito na Catalunha libera nuvem tóxica e força confinamento de 160 mil pessoas

O depósito armazenava produtos químicos usados em piscinas.
L

Sete ruas do distrito de Vista Alegre do Abunã serão contempladas com pavimentação

Prefeito Léo Moraes assina ordem de serviço e marca nova fase para o distrito.
L

Momento Agro | Entrevista Rogério Yamashita – Zootecnista

Neste sábado, dia 10, às 11h, o Momento Agro recebe Rogério Yamashita, Supervisor de Vendas da Tortuga DSM-Firmenich.
L
Mais da metade dos brasileiros têm excesso de peso, aponta estudo

Tratamentos eficazes para perda de peso vão além da dieta: veja o que realmente funciona

Mais do que uma questão estética, o excesso de peso está fortemente associado ao risco aumentado de doenças como diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares, acidente vascular cerebral e disfunções renais.
L
Projeto “Estudante Auditor” amplia sua atuação para escolas de cinco cidades de Rondônia

Projeto “Estudante Auditor” amplia sua atuação para escolas de cinco cidades de Rondônia

O projeto Estudante Auditor busca consolidar-se como uma ferramenta eficaz na promoção da cidadania e no fortalecimento da cultura de controle social.
L
Estudo revela que substância do verme-de-veludo pode inspirar novos plásticos biodegradáveis e reversíveis

Estudo revela que substância do verme-de-veludo pode inspirar novos plásticos biodegradáveis e reversíveis

O estudo, realizado por cientistas da Universidade McGill, no Canadá, e da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, investigou espécimes coletados em regiões da Austrália, Barbados e Singapura.
L
Saiba o que é dix, perfis privados de jovens da geração Z e que são vistos como espaços de confiança e intimidade

O que é ‘dix’: perfis privados usados por jovens da Geração Z como espaços de confiança e intimidade

A polêmica envolveu acusações de Duda Guerra, de 17 anos, contra Antonela Braga, de 16, por supostamente flertar com seu namorado através do “dix” dele.
L

Cidinha Fernandes fala sobre modernização do Judiciário de Rondônia no programa Amazônia, Gente e Justiça

Gestora destaca impactos sociais, ambientais e tecnológicos no avanço da justiça rondoniense
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.