TERÇA-FEIRA, 09/09/2025
Publicidade
SICRED

O VELHO P(MDB) E UM NOVO CONGRESSO – POR TOM BARROS

"O P(MDB) dos novos tempos tem base política distrital. Seus vários líderes regionais não competem por poder central, pois ele decorre justamente desse conjunto fragmentado. São os feudos que importam nesse método de fazer política"

Publicado em 

O VELHO P(MDB) E UM NOVO CONGRESSO - POR TOM BARROS - News Rondônia

O VELHO P(MDB) E UM NOVO CONGRESSO - POR TOM BARROS - News Rondônia

Semana passada, escrevi brevemente sobre os caminhos que levaram o P(MDB) a tornar-se o partido mais bem-sucedido do nosso recente período democrático. O critério adotado foi a influência em vários governos. Melhor dizendo, em todos eles. Não há governo do qual o P(MDB) não tenha sido o principal partido da base parlamentar.

A onipresença do, agora, MDB não é coincidência. O partido tem sido muito bem votado em todas as regiões, principalmente fora das grandes metrópoles brasileiras. Nos pequenos e médios municípios, as questões cotidianas recebem quase toda a atenção da população e a atuação da política institucional se revela pragmática, menos ideológica. O partido conseguiu capitalizar de modo sistemático essa assimetria entre governo e sociedade sem se importar muito com alguma unidade de pensamento.

O VELHO P(MDB) E UM NOVO CONGRESSO - POR TOM BARROS - News Rondônia

Como condição primordial, um partido deveria ser formado por pares, aproximar aqueles que se identificam com seu ideário. Desse modo, em um sistema pluripartidário, receberá mais votos e será mais representativo se puder equilibrar os termos dessa equação: criar um núcleo de pensamento político que expresse de modo singular os anseios de seus integrantes sem, ao mesmo tempo, alijar os outros, sectariamente. Em suma, unir os que pensam de modo parecido e convencer os demais.

No entanto, atomizar um discurso sem caráter ideológico parece ter sido a estratégia. A ideia de vender exatamente o que se quer comprar é muito sedutora. Em países de população pouco educada, a propaganda influencia muito fortemente o comportamento do mercado. Na política, é possível identificar essa tendência como vetor do populismo.

Essa base municipal consolidada fez o partido ter uma participação considerável no Congresso Nacional. Em eleições ‘cruzadas’, a conhecida aliança entre prefeitos e deputados determina a estrutura de apoio nas muitas microrregiões dominadas pelo partido, e praticamente garante a eleição dos escolhidos.

O P(MDB) dos novos tempos tem base política distrital. Seus vários líderes regionais não competem por poder central, pois ele decorre justamente desse conjunto fragmentado. São os feudos que importam nesse método de fazer política. Não é motivo de admiração que o partido não defenda uma pauta facilmente identificável na Câmara e no Senado.

Igo Estrela/PMDB

"Como condição primordial, um partido deveria ser formado por pares, aproximar aqueles que se identificam com seu ideário"

Mas se não promove teses que aglutinem os movimentos e decisões do partido, como o P(MDB) pôde votar unido e constituir base de apoio a tantos governos? Há um fator determinante que, se não nasceu com o novo P(MDB), certamente ele ajudou a elevar à alta potência: dinheiro.

Nosso desvirtuado presidencialismo de coalizão pressupõe a troca de cargos por votações que deem governabilidade aos governos. A ocupação dessas posições centrais é moeda de troca para os que detêm mais votos no parlamento. E os melhores cargos nem sempre são os que podem promover as políticas públicas mais impactantes em termos de transformação social. Os cargos desejados são os que oferecem mais orçamento, mais dinheiro para ser gasto.

Sem tratar de fraude eleitoral, dinheiro é voto. Campanhas são caras e não por outro motivo o poder econômico é bem representado em todas as nossas casas legislativas. O populismo e o capitalismo de compadrio se completam, fomentando abertamente a simbiose entre políticos com mandato, gestores por eles colocados em cargos-chaves, empresários que têm contratos com o governo (ou são financiados com dinheiro público) e apoio que aportam às campanhas eleitorais.

Uma pequena amostra desse universo pode ser observada nesse estudo sobre cotas parlamentares na Câmara dos Deputados. O ciclo, nesse caso, é mais curto, mas o mesmo vale para emendas, convênios e execução direta de políticas públicas que beneficiem corporações e as bases locais dos partidos que estão no poder. E quanto maior o ciclo, mais dinheiro e poder estão envolvidos.

Ainda assim, há um P(MDB) dos tempos recentes que seguiu fiel às suas origens democráticas e republicanas. No entanto, essas correntes foram gradativamente perdendo espaço internamente e sendo isoladas do contexto decisório nacional. Não falam mais pelo partido.

Esse P(MDB) que sabidamente não se importa em se situar formalmente fora do espectro político-ideológico, e que baseou sua atuação nos últimos anos em trocas no mínimo duvidosas, do ponto de vista da ética e da boa política, deveria preferir atuar nas sombras. E foi assim durante muito tempo.

Sair do governo Dilma e arquitetar o caminho do impeachment foi a primeira cartada protagonista desse P(MDB) dos dias atuais. O custo de imagem é perceptível. É bem verdade que os caciques peemedebistas não iriam deixar o partido encolher sem explorar o capital da narrativa do MDB da ditadura. Entretanto, se a política mudar, pode ser o canto do cisne.

Para perverter esse estado de coisas, resta à cidadania participar. O mundo da política pode deixar de ser o da barganha, do fisiologismo, da demagogia. Mas será necessário renovar nossos parlamentos.

Um novo Congresso é possível! Conheça, divulgue e participe da campanha.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

BR-364 recebe R$ 92 milhões em investimentos de melhoria

As principais frentes avançaram na correção de buracos, ondulações e falhas no pavimento. No total, foram mais de 3 mil toneladas de massa asfáltica, o equivalente a 250 caçambas de caminhão.
L

Bolívia: país repercute a estadia de líder do PCC em solo andino

Em apenas um ano, entre 2018 e 2019, a organização criminosa PCC movimentou mais de um bilhão de reais.
L
Coletiva anuncia operação de desintrusão na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau | Ação mobiliza mais de 20 órgãos em Rondônia

Desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau | Governo anuncia ação

Coletiva confirma operação de desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau, mobilizando mais de 20 órgãos em ação conjunta em Rondônia.
L

Morre Angela Ro Ro | Voz única da MPB se despede aos 75 anos

Angela Ro Ro, cantora marcante da música popular brasileira, faleceu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos, deixando um legado de sucessos que atravessaram gerações.
L

Empresa funerária é condenada a indenizar por preparo inadequado de corpo

A Justiça determinou que uma empresa de serviços funerários pague indenização por danos morais a uma mulher de Igarapé (MG)
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Jovem News | Entrevista com Francicleldo Moreira da Silva Filho

O Jovem News desta segunda recebe Francicleldo Moreira da Silva Filho, presidente do time de vôlei DGP – Deus Grande e Poderoso.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista com Jorge Mateus Barreto Crispim

O Ponto & Contraponto desta segunda recebe Jorge Mateus Barreto Crispim, profissional com formações diversas que vão de Informática e Telecomunicações até Educação Física e Nutrição, além de especializações em redes de dados, fisiculturismo e nutrição esportiva.
L

INMET lança alerta para a possibilidade de chuvas isoladas

Pancadas devem atingir Porto Velho e Ponta do Abunã nesta segunda-feira (8), com temperaturas variando entre 22ºC e 35ºC.
L

Giro News | Entrevista com Coronel Chrisóstomo

O Giro News desta segunda recebe o Deputado Federal Coronel Chrisóstomo para uma entrevista exclusiva. Entre os temas, ele vai comentar sobre o ato histórico em Porto Velho em defesa da justiça e da liberdade, reforçando a importância da luta diária contra a censura e o totalitarismo.
L

Canetas da magreza | Skinny pen

Do tratamento do diabetes à promessa de emagrecimento, as “canetas mágicas” como Ozempic, Mounjaro e Wegovy mudaram o cenário da obesidade no Brasil. | From diabetes treatment to a weight loss promise, “magic pens” like Ozempic, Mounjaro, and Wegovy have changed the landscape of obesity care in Brazil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L
CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L

POLÍTICA

Projeto de Sofia Andrade vira lei e incentiva prática dos esportes eletrônicos em Porto Velho

Projeto de Sofia Andrade vira lei e incentiva prática dos esportes eletrônicos em Porto Velho

Nova legislação reconhece os eSports como atividade esportiva contemporânea e estabelece diretrizes de inclusão, educação e empreendedorismo
L
Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda na 3ª Linha do Ribeirão em Nova Mamoré

Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda na 3ª Linha do Ribeirão em Nova Mamoré

Parlamentar se reúne com associação local e garante R$ 375 mil em emenda para aquisição de maquinário agrícola
L
Deputada Dra. Taíssa propõe criação de Plataforma Virtual de Apoio ao Jovem Empreendedor em Rondônia

Deputada Dra. Taíssa propõe criação de Plataforma Virtual de Apoio ao Jovem Empreendedor em Rondônia

Proposta apresentada na Assembleia Legislativa busca oferecer capacitação, acesso a crédito e oportunidades para fortalecer a juventude empreendedora
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia Semana da Pátria em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa prestigia Semana da Pátria em Guajará-Mirim

Parlamentar participou dos desfiles cívicos no distrito do Iata e na sede do município, reforçando compromisso com a cultura e o civismo
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia desfile cívico da Semana da Pátria em Nova Dimensão

Deputada Dra. Taíssa prestigia desfile cívico da Semana da Pátria em Nova Dimensão

Parlamentar foi homenageada pela comunidade de Nova Mamoré pelo apoio ao agronegócio e à valorização da cultura local
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso é atacado a facão ao defender sobrinha do marido embriagado em Porto Velho

Idoso é atacado a facão ao defender sobrinha do marido embriagado em Porto Velho

Homem de 65 anos sofre corte profundo na testa após intervir em discussão causada por embriaguez.
14
Foragido vulgo Guigui é preso em operação no Residencial Tropical

Foragido vulgo Guigui é preso em operação no Residencial Tropical

Homem de 24 anos rompeu tornozeleira eletrônica e responde por dois roubos
10
Mulher é presa com três armas em residencial na zona sul

Mulher é presa com três armas antes de vender pistola na zona sul de Porto Velho

Suspeita foi flagrada pelo BPTAR no bairro Eletronorte; no apartamento dela foram encontradas outras duas armas de fabricação caseira
10

Acusado de tráfico é condenado a 11 anos de prisão em Minas Gerais

Um homem preso por tráfico de drogas e posse de arma em Raul Soares (MG) foi condenado a 11 anos e oito meses de prisão em regime fechado, apenas dois meses após sua prisão
14

Justiça bloqueia R$ 3 mil em contas de acusado de golpe do “falso advogado” em Jaru

A Justiça de Jaru determinou o bloqueio de mais de R$ 3 mil das contas de um homem acusado de aplicar um golpe do “falso advogado” contra uma moradora do município
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de falecimento: Celin Justiniano Riojas

Nota de falecimento: Celin Justiniano Riojas

O velório será realizado no dia 08/09/2025, na Funerária Dom Bosco.
L
Governo do Brasil autoriza nomeação de 460 novos servidores e servidoras para o Ibama

Governo do Brasil autoriza nomeação de 460 novos servidores e servidoras para o Ibama

Reforço contempla 130 analistas administrativos e 330 analistas ambientais, fortalecendo a capacidade institucional do órgão.
L
Yadea apresenta scooter no Festival Moto Brasil e recebe aprovação do público

Yadea apresenta scooter no Festival Moto Brasil e recebe aprovação do público

Scooter elétrica GFX6 tem preço inicial de R$ 13.800 e foi testada em pista simulada no Riocentro.
L

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas

Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulgou o edital do Processo Seletivo (PS UNIR 2026) com 2.935 vagas gratuitas em 66 cursos
L
Toyota apresenta Highlander 2026 com nova estrutura de versões

Toyota apresenta Highlander 2026 com nova estrutura de versões

SUV médio chega com tração integral de série e versões híbridas otimizadas nos Estados Unidos
L

Prefeitura de Jaru lança Refis com descontos de até 95% para débitos

A Prefeitura de Jaru lançou o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), que permite a negociação de dívidas vencidas até 2024
L
Conab moderniza sistema de preços diários das Ceasas com novo Painel de Informações

Conab realiza leilões de apoio a produtores de feijão na região Sul

A Conab vai leiloar 32,4 mil toneladas de feijão preto, por meio das modalidades PEP e Pepro, para produtores do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina
L

Prefeitura de Jaru conclui patrolamento da Linha 617 e avança na Linha 615

A Prefeitura de Jaru, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seminsp), finalizou o serviço de patrolamento da Linha 617 com recursos próprios
L
A necessidade da qualificação da rastreabilidade do rebanho brasileiro

A necessidade da qualificação da rastreabilidade do rebanho brasileiro

A rastreabilidade é sinônimo de prevenção.
L

Volkswagen apresenta ID. CROSS Concept no IAA MOBILITY

SUV elétrico compacto antecipa nova fase da Volkswagen na Europa e estreia mundial está prevista para 2026.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.