A Volkswagen revelou o ID. CROSS Concept, SUV elétrico compacto apresentado no IAA MOBILITY, em Munique, evento que ocorre entre os dias 8 e 14 de setembro. O modelo, ainda conceitual, foi desenvolvido para atender tanto às demandas urbanas quanto às viagens de longa distância. Com dimensões semelhantes às do atual T-Cross, o protótipo antecipa o que pode ser a nova geração do utilitário esportivo.
O CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, destacou que o projeto representa um marco para a marca:
“O carro conceito ID. CROSS mostra que estamos realmente entregando — com novo design, tecnologias antes vistas apenas em segmentos superiores, melhor usabilidade e qualidade. Com essa nova geração, estamos cumprindo nossas promessas.”
O ID. CROSS Concept é o quarto modelo da campanha de entrada da Volkswagen no mercado de elétricos. A versão final terá estreia mundial no verão de 2026, como parte da estratégia do Brand Group Core (Volkswagen, SEAT, CUPRA, ŠKODA e Volkswagen Veículos Comerciais), que busca sinergia e escala para oferecer veículos elétricos mais acessíveis na Europa.
Design e dimensões
Com 4.161 mm de comprimento, 1.839 mm de largura e 1.588 mm de altura, o ID. CROSS Concept se aproxima em medidas do T-Cross. O modelo traz rodas de liga leve Balboa de 21 polegadas, pneus desenvolvidos em parceria com a Goodyear e interior para cinco ocupantes. O porta-malas oferece 450 litros, além de um compartimento adicional de 25 litros sob o capô.
O espaço interno foi projetado para conforto e versatilidade, com modos pré-configurados de luz, som e clima. Os bancos rebatíveis podem transformar a cabine em área de descanso. A inovação inclui até plantas reais na consola central, reforçando a proposta sustentável. O cockpit conta com displays digitais de 11 e 13 polegadas, comandos intuitivos e controle por voz.
Plataforma e motorização
Baseado na plataforma MEB, o conceito será atualizado pela evolução MEB+, que trará avanços em software, motores e baterias. Segundo Kai Grünitz, responsável pelo desenvolvimento na marca:
“A MEB receberá uma nova geração de software no próximo ano, com melhorias funcionais perceptíveis. Essa evolução permitirá oferecer veículos com características superiores a preços atrativos.”
O motor elétrico dianteiro entrega 211 cavalos, com autonomia estimada de até 420 km no ciclo WLTP. O SUV suporta reboques de até 1.200 quilos e transporte de duas e-bikes com carga de até 75 quilos.
Com o ID. CROSS Concept, a Volkswagen sinaliza um novo ciclo de eletrificação, unindo tecnologia, design e acessibilidade para ampliar sua presença no mercado europeu de veículos elétricos.