O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, na manhã de sábado (3), com a vice-presidente venezuelana Delcy Rodríguez, que assumiu o comando interino da Venezuela após a invasão militar dos Estados Unidos que resultou no sequestro do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama Cília Flores.
Segundo informações do Palácio do Planalto, a conversa abordou a situação política na Venezuela, sem maiores detalhes divulgados. Desde o dia 4, as Forças Armadas venezuelanas reconheceram oficialmente Delcy Rodríguez como presidente interina.
Em carta pública dirigida ao governo dos EUA, Delcy destacou a importância de um relacionamento equilibrado e respeitoso, baseado na igualdade e não na ingerência. Por sua vez, os Estados Unidos indicaram intenção de assegurar seus interesses no país, incluindo controle sobre as reservas de petróleo venezuelanas, consideradas as maiores do mundo.
Enquanto isso, Maduro e Cília Flores permanecem detidos em Nova York, após audiência de custódia no Tribunal Federal do Brooklyn. Eles são acusados de corrupção, narcoterrorismo e conspiração envolvendo armas e drogas, embora as acusações ainda não apresentem provas concretas.











































