A maioria dos latinos residentes nos Estados Unidos (EUA) acredita que sua condição piorou durante o governo do presidente Donald Trump. O dado foi revelado por uma pesquisa do Pew Research Center divulgada nesta segunda-feira (24), sendo o primeiro resultado com tal índice de deterioração desde que o estudo começou a ser monitorado, há quase 20 anos.
Ao serem questionados sobre como veem sua situação, 68% dos latinos disseram que ela piorou no último ano. Cerca de 80% da população latina entrevistada afirmou que as políticas da administração Trump prejudicam mais os latinos do que os ajudam, sendo esta a principal razão para a percepção negativa.
Deportação e impacto político
Os esforços de Trump para a deportação em massa e a economia têm sido fatores de impacto para a comunidade latina. O voto desse grupo pode ser fundamental nas eleições de meio de mandato de 2026 para a manutenção das maiorias republicanas na Câmara e no Senado.
Mark Lopez, diretor da Pesquisa de Raça e Etnia do Pew, observou que a conexão entre o descontentamento e o governo pode ter implicações políticas nas próximas eleições.
Apesar do índice de desaprovação, o apoio de Trump entre os eleitores latinos foi historicamente forte para um candidato republicano na eleição presidencial de 2024, impulsionado por preocupações econômicas.
O levantamento do Pew entrevistou 4.923 latinos entre 6 e 16 de outubro, com margem de erro de 2,6 pontos percentuais. Cerca de 82% dos latinos nos EUA estão legalmente no país.
Imigração e Preocupação com Deportação
A pesquisa mostrou que 70% dos latinos consideram que o governo Trump está “fazendo demais” em relação à deportação de imigrantes que estão ilegalmente nos EUA. Esse percentual é superior aos 56% registrados no início de março. Contudo, a maioria concorda que algumas pessoas precisam ser deportadas.
Adicionalmente, 52% dos entrevistados disseram se preocupar com a possibilidade de eles próprios ou alguém próximo serem deportados, um aumento em relação aos 42% registrados nas primeiras semanas do segundo mandato de Trump.
Embora o relatório indique um amplo descontentamento, a economia ainda é classificada como a principal questão entre os latinos. Cerca de metade dos entrevistados disse que espera uma melhora na situação econômica.










































