A vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, fez uma declaração contundente durante a COP30, em Belém, ao afirmar que a Organização das Nações Unidas (ONU) é racista. A declaração foi feita em um encontro na Zona Azul que debatia o racismo ambiental, conceito que reconhece o impacto desproporcional das mudanças climáticas em populações historicamente oprimidas.
Márquez afirmou que a ONU não reconhece o valor político e cultural das populações negras e indígenas nas principais decisões sobre o clima. Ela citou o esforço feito na COP16 para que os povos afrodescendentes fossem reconhecidos, o que foi negado sob a alegação de que não possuíam uma “linguagem contributiva”.
Estruturas do Colonialismo
A vice-presidente colombiana elencou as diferentes formas pelas quais os povos afrodescendentes e indígenas em seu país sentem os efeitos da emergência climática. Ela reafirmou que isso é resultado de um racismo sistemático.
Márquez defendeu que não é possível abordar o tema do clima, como o ar, a água e a terra, sem entender a conexão com o colonialismo e a escravidão. Ela argumentou que essas estruturas sustentaram um modelo econômico que hoje esgota a vida no planeta e expropria a condição humana de certos povos, colocando-os em condição de inferioridade.
Vozes Brasileiras Endossam o Debate
A ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco, também participou do painel e endossou as palavras da vice-presidente colombiana. Franco usou sua experiência de infância no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, para ilustrar como populações mais pobres e racializadas estão vulneráveis aos extremos do clima.
A ministra Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas, destacou que o governo federal está concentrando esforços para tratar do tema, implementar uma transição justa e garantir maior protagonismo aos povos tradicionais na COP30. “A cada grande tragédia de fogo, de fome, de seca, de sede, de inundação, percebemos o quanto o racismo ambiental está atingindo de forma brutal as populações mais vulneráveis”, disse Guajajara.









































