O democrata Zohran Mamdani foi eleito o novo prefeito de Nova York na noite desta terça-feira (4). A vitória do político, aos 34 anos, marca um recorde: ele é o mais jovem a ocupar o cargo desde 1892. Além disso, Mamdani é descendente de imigrantes e o primeiro muçulmano a ser eleito para a prefeitura da cidade.
O pleito registrou uma participação recorde, com mais de 2 milhões de votantes, o maior número desde 1969. Mamdani conquistou mais de 50% dos votos, impulsionado por um forte apoio dos jovens eleitores da cidade norte-americana.
O novo prefeito de Nova York venceu a disputa contra o republicano Curtis Sliwa e o independente Andrew Cuomo.
Polarização e ameaças
A vitória de Zohran Mamdani foi amplamente celebrada, dada a importância de Nova York no cenário eleitoral dos Estados Unidos.
Durante a campanha, o presidente Donald Trump, do Partido Republicano, posicionou-se frontalmente contra Mamdani, a quem chegou a considerar “comunista”. Trump ameaçou cortar verbas federais para a cidade caso o democrata fosse eleito. Mamdani se declara socialista e é um defensor notório da causa palestina.
Vitórias democratas em outros estados
A eleição de Mamdani para a prefeitura não foi a única conquista do Partido Democrata nestas eleições. O partido também obteve vitórias nas votações para governador em dois estados-chave: Virgínia e Nova Jersey.
Na Virgínia, a democrata Abigail Spanberger se elegeu governadora, derrotando o republicano Glenn Youngkin. Já em Nova Jersey, a deputada federal Mikie Sherrill triunfou sobre o republicano Jack Ciattarelli.
O ex-presidente Barack Obama utilizou suas redes sociais na noite de terça-feira para parabenizar os democratas. Ele destacou que as vitórias são um lembrete de que a união em torno de “líderes fortes e com visão de futuro” é essencial para o sucesso eleitoral.








































