O furacão Melissa evoluiu para a categoria 5 nesta segunda-feira (27) no mar do Caribe, ameaçando a região com ventos de até 260 km/h. O fenômeno deve tocar o solo na Jamaica na madrugada de terça-feira (28), antes de seguir para Cuba e Bahamas.
O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos informou que “Melissa agora é um furacão de categoria 5. Ventos destrutivos, marés de tempestade e inundações catastróficas vão piorar na Jamaica ao longo do dia e durante a noite”.
Rota e impacto
O furacão, que evoluiu rapidamente para o nível máximo na escala Saffir-Simpson, é o mais forte da história recente a atingir diretamente a Jamaica.
Ventos Apresenta ventos máximos sustentados de 260 km/h.
Chuva Deve despejar até 76 centímetros de chuva na Jamaica, podendo chegar a 1 metro em algumas áreas. O oeste do Haiti pode registrar até 40 centímetros.
Maré de tempestade O NHC alerta para maré de tempestade com risco de vida na costa sul da Jamaica, atingindo níveis de até 4 metros acima do solo.
Outros países O fenômeno deve atingir o leste de Cuba na terça-feira (28) e seguir para Bahamas.
O governo jamaicano ordenou a evacuação obrigatória de moradores da capital Kingston, Porto Real e outras áreas, disponibilizando 900 abrigos. Os dois aeroportos internacionais do país foram fechados no domingo.
O vice-presidente do Conselho jamaicano de Gestão de Riscos de Desastres, Desmond McKenzie, pediu que a população leve o alerta a sério.
Danos e situação militar
O furacão Melissa já causou estragos no Caribe. A agência Associated Press reportou a morte de ao menos quatro pessoas devido a tempestades decorrentes do furacão: três no Haiti e uma na República Dominicana.
A tempestade danificou mais de 750 casas e deslocou mais de 3.760 pessoas na República Dominicana. No Haiti, plantações foram destruídas, agravando a crise de fome no país.
Além do impacto humanitário, o furacão também pode afetar a presença militar dos Estados Unidos na região do Caribe, onde dezenas de navios de guerra e aeronaves estão destacados em uma campanha de pressão contra a Venezuela.









































