Jorge Rodrigo Paz, do Partido Democrático Cristão (PDC), foi eleito presidente da Bolívia neste domingo (19). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o resultado após às 20h (horário de Rondônia), confirmando a vitória de Rodrigo Paz com 54,53% dos votos apurados. Paz disputou o segundo turno das eleições com o ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga, que, de acordo com as pesquisas, era considerado um dos favoritos.
Rodrigo Paz assume o governo com uma série de desafios complexos. A prioridade imediata é resolver a crise de abastecimento de combustível e acabar com as longas filas que se formam nos nove departamentos. Além disso, o novo governo precisa lidar com o desemprego e a crescente fuga de dólares.
Com mais de 90% dos votos apurados, o Sistema de Apuração Preliminar do Tribunal Supremo Eleitoral (Sirepre) indicava uma vantagem de quase 10 pontos percentuais para Rodrigo Paz Pereira (Partido Democrata Cristão – PDC), que liderava com 54,53% dos votos. Jorge Tuto Quiroga (aliança Libre) aparecia em segundo lugar, com 47,4%.
Mais de 7,5 milhões de bolivianos votaram nesta eleição para escolher o novo presidente que governará o país nos próximos anos. A disputa principal ocorreu entre os cinco candidatos da oposição: o centrista Rodrigo Paz Pereira e o ex-presidente de direita Jorge Tuto Quiroga, que ocupou o cargo de 2001 a 2002.