As chuvas torrenciais que atingem o México desde o dia 7 de outubro já causaram pelo menos 37 mortes, segundo novo balanço divulgado pelo governo nesta sexta-feira (11). Os furacões Priscilla e Raymond provocaram inundações severas em praticamente todo o território nacional, afetando 31 dos 32 estados.
A presidente mexicana Claudia Sheinbaum afirmou nas redes sociais que o governo está empenhado em abrir estradas, restaurar o fornecimento de energia e prestar apoio às famílias atingidas. “Estamos trabalhando para apoiar a população e restaurar os serviços essenciais”, declarou.
Sheinbaum também informou que se reuniu virtualmente com governadores estaduais, além de chefes da Proteção Civil e de organizações hidráulicas, para coordenar ações emergenciais e acelerar o socorro às regiões mais afetadas.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram ônibus e carros submersos, empresas e residências alagadas e moradores tentando escapar das fortes correntezas. O governo federal reforçou o alerta para novas chuvas nos próximos dias e orientou a população a seguir as recomendações das autoridades locais.