A administração federal dos Estados Unidos (EUA) entrou oficialmente em paralisação parcial à meia-noite, após o fracasso nas negociações entre republicanos e democratas para aprovar o financiamento federal. A incapacidade de chegar a um acordo sobre o orçamento levou à execução de planos de contingência, que preveem o afastamento de milhares de trabalhadores.
O Gabinete de Gestão e Orçamento da Casa Branca estima que aproximadamente 750 mil funcionários públicos federais serão dispensados. A paralisação afeta, inicialmente, apenas os serviços considerados não essenciais, mas pode comprometer outras funções se o impasse político no Parlamento persistir.
Impasse no Congresso
Na terça-feira (30) à noite, o Senado rejeitou tanto uma proposta legislativa republicana quanto uma democrata que visavam evitar a paralisação. O Senador não aprovou uma proposta republicana que estendia temporariamente o financiamento até 21 de novembro. Para ser aprovada, a proposta precisava de 60 votos, mas obteve apenas 55, com os democratas votando em bloco para derrubá-la.
Representantes do governo do presidente Donald Trump têm procurado responsabilizar a oposição democrata pela falta de acordo. No entanto, o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, havia ameaçado paralisar o governo se não fossem atendidas as exigências de reposição de fundos para a saúde pública, que foram cortados pelo pacote legislativo de Trump.
Serviços afetados e consequências
Com a paralisação, os serviços considerados não essenciais serão suspensos. Isso inclui o fechamento de parques nacionais, que ficarão sem guardas florestais, e a interrupção no pagamento de certos benefícios sociais. Além disso, as viagens aéreas podem ser afetadas.
Setores essenciais, como as Forças Armadas, as forças de segurança e o controle de aeroportos, continuarão operando normalmente. Contudo, os funcionários dessas áreas não receberão seus salários até que republicanos e democratas aprovem um novo orçamento.
Analistas da seguradora Nationwide estimam que cada semana de paralisação do governo pode reduzir o crescimento anual da economia norte-americana em 0,2 pontos percentuais. Esta é a primeira paralisação do governo dos EUA em sete anos.