Pelo menos dez brasileiros capturados em Gaza por forças israelenses nesta quarta-feira (1º) integram uma flotilha de ajuda humanitária. O grupo de ativistas foi detido quando tentava furar o bloqueio marítimo imposto à Faixa de Gaza. Entre os capturados estão a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) e o ativista Thiago Ávila.
O grupo, que faz parte da Global Sumud Flotilla, reúne cerca de 50 embarcações com mais de 500 pessoas de diversas nacionalidades. O objetivo principal era entregar suprimentos como alimentos, água potável, medicamentos e brinquedos na região de Gaza. Os participantes identificam a ação como um protesto pacífico contra o que chamam de genocídio.
Até a noite de quarta-feira, pelo menos 178 integrantes da flotilha foram capturados pelas forças israelenses. Entre os detidos está a ambientalista Greta Thunberg. A delegação brasileira conta com 17 integrantes, incluindo um argentino residente no país.
A Anistia Internacional no Brasil classificou a captura das embarcações como ilegal. A organização defende que “nenhuma regra do direito internacional autoriza ataques a embarcações em livre navegação em águas internacionais” e cobra o apoio dos países.
Já o Ministério das Relações Exteriores de Israel afirmou que sua Marinha contactou a flotilha e a avisou que estava se aproximando de uma zona de combate ativa. O ministério alegou que a flotilha violava um bloqueio legal. Em nota, Israel garantiu que os passageiros “estão sendo transferidos para um porto israelense” em segurança. Em São Paulo, familiares e ativistas realizaram uma vigília, pedindo apoio do governo brasileiro e a segurança dos detidos.
Lista de Brasileiros Detidos
Além de Luizianne Lins e Thiago Ávila, o grupo de dez brasileiros capturados em Gaza inclui:
Ariadne Catarina Cardoso Teles
Magno De Carvalho Costa
Gabrielle Da Silva Tolotti
Bruno Sperb Rocha
Mariana Conti Takahashi
Lucas Farias Gusmão
Mohamad Sami El Kadri
Lisiane Proença Severo
Nicolas Calabrese, argentino com cidadania italiana e residente no Brasil, também está entre os capturados.