Quatro pessoas ficaram feridas após um grave ataque a sinagoga em Manchester, no Noroeste da Inglaterra, nesta quinta-feira, dia 2 de outubro. A Polícia da Grande Manchester (GMP) informou que o incidente envolveu esfaqueamentos e um carro dirigido contra pedestres. O agressor, que se acredita ser o responsável, foi baleado pelos policiais no local.
A Polícia foi acionada para a Sinagoga Heaton Park Hebrew Congregation, localizada no distrito de Crumpsall, no norte de Manchester. Uma testemunha relatou ter visto um veículo ser dirigido contra o público e um homem ser esfaqueado. Houve ainda relatos de que um guarda foi atacado a faca.
Policiais armados responderam rapidamente ao chamado de emergência. O homem apontado como agressor foi baleado e neutralizado dentro do perímetro da sinagoga. Vídeos compartilhados nas redes sociais confirmaram a ação policial e mostraram a forte presença de equipes de ambulância na área.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, expressou choque com o ocorrido. Ele destacou que o incidente aconteceu no Yom Kippur, o dia mais sagrado do calendário judaico, tornando-o “ainda mais horrível”.
Equipes de paramédicos socorreram as vítimas, que tiveram ferimentos causados tanto pelo veículo quanto pelas facadas. O prefeito de Manchester, Andy Burnham, confirmou que o incidente foi grave. No entanto, ele tranquilizou a população ao afirmar que “o perigo imediato parece ter acabado”.