A Rússia realizou uma série de bombardeios intensos em várias regiões da Ucrânia na madrugada deste sábado (30). Os ataques aéreos causaram a morte de uma pessoa na cidade de Zaporizhia e deixaram pelo menos 20 feridos, conforme informações das autoridades locais.
A Administração Militar Regional ucraniana confirmou que a cidade de Zaporizhia foi atingida por morteiros e foguetes, que destruíram uma casa e danificaram diversos outros edifícios. Ivan Fedorov, chefe da administração militar, informou que os ataques danificaram cafés, postos de gasolina e empresas industriais, além de deixar dezenas de edifícios sem eletricidade e gás.
Na região de Dnipropetrovsk, ao norte, o governador Serguiï Lyssak reportou ataques com mísseis e drones, que danificaram infraestruturas em Dnipro e Pavlograd, provocando incêndios, mas sem registro de vítimas. A região de Volyn, na fronteira com a Polônia, também foi alvo de um “ataque maciço de drones inimigos”, sem vítimas confirmadas até o momento. Na região de Kiev, os bombardeios causaram atrasos no transporte ferroviário devido a danos na infraestrutura.
Os recentes ataques acontecem em um período de estagnação nos esforços diplomáticos para resolver o conflito, que já dura três anos e meio, e surgem apenas duas semanas após uma reunião entre os líderes da Rússia e dos Estados Unidos no Alasca.