As eleições presidenciais na Bolívia devem ser decididas em segundo turno, com dois candidatos de direita como prováveis finalistas. Segundo projeções dos institutos de pesquisa Ipsos e Captura, o senador de centro-direita Rodrigo Paz Pereira lidera as apurações, com cerca de 31% dos votos, enquanto o ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga aparece em segundo lugar, com aproximadamente 27%. O resultado marca o fim de uma era de quase 20 anos de governos de esquerda no país.
O empresário Samuel Doria Medina, que ficou em terceiro lugar, já reconheceu a derrota e anunciou apoio a Rodrigo Paz Pereira no segundo turno, marcado para 19 de outubro. “Cumpro os meus compromissos. Ao longo da campanha, disse que, se não chegasse à segunda volta, apoiaria quem ficasse em primeiro lugar, desde que não fosse o MAS”, disse Doria Medina, referindo-se ao partido no poder.
Rodrigo Paz Pereira, de 57 anos, surpreendeu as pesquisas ao passar das últimas colocações para o posto de candidato mais votado. A eleição boliviana, que ocorreu no domingo, também escolhe os membros do Senado e da Câmara dos Deputados. O atual presidente, Luis Arce, anunciou que não disputaria a reeleição, e o ex-presidente Evo Morales teve sua candidatura barrada pelo Tribunal Constitucional, o que provocou protestos violentos em junho.