O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou suas redes sociais para ordenar que as pessoas em situação de rua deixem Washington “imediatamente”. Ele prometeu realocar esses indivíduos para lugares longe da capital, em uma iniciativa que ele associa ao combate ao crime na cidade.
Em sua rede social, Truth Social, Trump declarou que os criminosos, diferentemente das pessoas em situação de rua, serão levados para prisões. “Não haverá mais senhor bonzinho”, escreveu ele, reforçando a promessa de combater a criminalidade. A publicação foi feita com imagens de pessoas em barracas, que, segundo a mídia americana, foram tiradas pelo próprio presidente.
Plano de combate ao crime e dados da cidade
A declaração de Trump serviu como promoção para uma entrevista na qual ele apresentaria um plano para “acabar com o crime violento” em Washington. Ele acrescentou que a proposta não se limitará apenas ao crime, mas também à “limpeza” da capital.
A organização Community Partnership, que atua em prol das pessoas em situação de rua na cidade, estima que 800 pessoas durmam nas ruas da capital, que tem 700 mil habitantes. Além disso, milhares de pessoas usam abrigos de emergência ou casas de transição. Washington enfrenta uma alta taxa de homicídios per capita, com 98 casos registrados até o momento neste ano, o que representa uma tendência de aumento na última década.