Uma expedição científica no fundo do mar da Argentina flagrou uma estrela-do-mar com um formato incomum, que gerou comparações com um “bumbum” humano. A descoberta foi feita a 1.200 metros de profundidade, no cânion submarino de Mar del Plata, no Atlântico Sul, e foi transmitida ao vivo por pesquisadores a bordo do navio Falkor (too). A criatura, com braços curtos, textura rugosa e cor alaranjada, rapidamente foi apelidada de “Patrick”, em referência ao personagem do desenho animado “Bob Esponja”.
A missão, que conta com mais de 30 cientistas do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) da Argentina e apoio do Schmidt Ocean Institute, está investigando a biodiversidade marinha de grandes profundidades. O projeto também busca entender os efeitos das mudanças climáticas e identificar espécies raras e ameaçadas na região.
Segundo Daniel Lauretta, chefe científico da missão, o fundo do mar ainda é um território cheio de mistérios, e a cada mergulho novas e surpreendentes descobertas são feitas. A expedição destaca a importância de explorar ecossistemas ainda pouco estudados e o trabalho contínuo de pesquisa para entender a vida marinha em áreas remotas.