As operações de busca e resgate na mina de cobre El Teniente, no Chile, foram finalizadas com a confirmação da morte de cinco trabalhadores que estavam presos desde a semana passada. A mineradora estatal Codelco, responsável pelo local, anunciou neste domingo (3 de agosto) que o número total de mortos chegou a seis, incluindo uma vítima que morreu no momento do desabamento.
O acidente ocorreu na noite de quinta-feira, 31 de julho, e as buscas duraram cerca de 70 horas até o último corpo ser encontrado. A empresa Codelco prometeu uma investigação completa, com a ajuda de especialistas internacionais, para entender as causas do desabamento e aprimorar as medidas de segurança.
A Causa do Desabamento
O colapso na mina foi provocado por um tremor de magnitude 4,2, um dos maiores já registrados em El Teniente. Ainda não se sabe se o tremor foi um evento sísmico natural, comum no país, ou se foi induzido pela própria atividade de mineração. O presidente da Codelco, Maximo Pacheco, afirmou que a empresa está empenhada em descobrir “o que fizemos de errado”.
O presidente do Chile, Gabriel Boric, decretou três dias de luto em homenagem aos seis trabalhadores. Os homens, com idades entre 29 e 34 anos, eram funcionários da empresa de escavação Gardilcic. A Codelco é a maior mineradora de cobre do mundo, e o Chile, o maior produtor global do metal.