TERÇA-FEIRA, 29/07/2025

L

Mundo

Analistas geopolíticos debatem motivos e impactos da entrada dos EUA no conflito Irã-Israel

Oficialmente, motivo da guerra é impedir programa nuclear iraniano

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Analistas geopolíticos debatem motivos e impactos da entrada dos EUA no conflito Irã-Israel
REUTERS/David Swanson/Proibida reprodução

A entrada direta dos Estados Unidos (EUA) no conflito entre Israel e Irã é parte do esforço de Washington para retirar o país persa da rota econômica construída pela China e pela Rússia na região da Eurásia, que é o território que une a Europa com a Ásia. Essa é a avaliação do historiador e pesquisador de conflitos armados e de geopolítica, o delegado Rodolfo Queiroz Laterza.

“Os EUA estão se reorientando para um confronto de longo prazo na região da Ásia-Pacífico e tentando retirar o Irã do contexto geoeconômico construído pela China e pela Rússia através da rota Transcaspiana, que alijaria a Europa e as rotas comerciais controladas pelo eixo atlanticista [do Atlântico Norte, ou seja, dos EUA e da Europa]”, explicou.

A rota Transcaspiana é uma rota comercial do sudeste asiático que liga a China com a Europa via Cazaquistão, Azerbaijão, Mar Cáspio e Turquia, entre outros. Para Laterza, a entrada dos Estados Unidos no conflito deve ser analisada no contexto de uma nova ordem mundial emergente onde a desintegração da globalização sugere a criação de blocos econômicos regionais rigidamente controlados.

Nesse cenário, o corredor comercial euroasiático é chave e um dos objetivos da guerra contra o Irã seria excluir o país persa desse processo de integração econômica.

“O Irã alavancaria a iniciativa da Rota da Seda e a União Econômica Eurasiática, a qual o Irã teve adesão ano passado no formato de acordo de livre comércio”, completou o especialista.

A Rota da Seda é a iniciativa da China, criada em 2013, para conectar, por meio de projetos de infraestrutura, sua economia com a de outros países. O Irã é visto como um parceiro estratégico da China na Nova Rota da Seda.

Já a União Econômica Eurasiática (UEE) é uma aliança comercial iniciada em 2015 que busca conectar estados asiáticos como Cazaquistão, Quirguistão e Armênia aos europeus Rússia e Belarus, criando esse corredor econômico euroasiático. O acordo da UEE com o Irã entrou em vigor em maio deste ano.

“O verdadeiro objetivo estratégico é a sobrevivência econômica dos EUA. Portanto, eles buscam cortar o fornecimento de petróleo em condições favoráveis para a Europa e a China, forçando ambos a aceitarem termos comerciais rigorosos – tarifas em troca de acesso renovado aos fluxos de energia”, analisou.

Essa avaliação diverge das narrativas oficiais, que sustentam que a guerra é movida para impedir o programa nuclear do Irã de chegar a uma bomba nuclear, o que o Irã sempre negou. Em 2018, no primeiro governo Trump, os EUA se retiraram, sem consultar seus parceiros, do acordo nuclear firmado em 2015 com Irã, que contou com apoio da França, Reino Unido, Alemanha, Rússia e China.

A avaliação de Laterza faz parte de uma corrente de opinião que sustenta que a emergência econômica, militar e tecnológica da China ameaça a hegemonia que os Estados Unidos exercem sobre a economia global, o que teria levado o país a impor tarifas comerciais unilaterais e atacar iniciativas globais de integração como o Brics, ao qual o Irã se integrou no ano passado.

Longo prazo

Para o analista, a guerra contra o Irã deve ser avaliada ainda tendo em mente a estratégia de longo prazo dos EUA de se retirar completamente do Oriente Médio, onde mantém diversas bases militares.

“Para isso, seria preciso não deixar nenhuma infraestrutura intacta para trás. Isso garantiria que nenhum rival, seja China ou Rússia, pudesse explorar o que resta e minaria o eixo geoeconômico construído pela China e Rússia”, diz Laterza.

EUA junto com Israel

Por outro lado, o professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) Roberto Goulart Menezes defende que ainda é cedo para avaliar o grau de compromisso dos Estados Unidos na guerra e as mudanças geopolíticas que sua entrada no conflito vai desencadear.

Ainda assim, Menezes sustenta que os ataques de Washington contra o Irã evidenciam que Israel não age sozinho, como muitos pensavam.

“Israel sempre atuou com a anuência dos Estados Unidos, diferente da ideia de que Israel estava liderando os ataques para depois os Estados Unidos decidissem apoiar ou não esse tipo de ataque, nós vimos, então, que o apoio incondicional dos Estados Unidos foi renovado a Israel”, comentou.

Menezes avalia que, por enquanto, o ataque dos Estados Unidos contra o Irã foi limitado ao seu programa nuclear e é preciso esperar para ver se haverá mais ações de Washington para viabilizar uma mudança de regime político no país persa.

“Ainda teria que ter um pouco mais de elementos para saber se vai haver uma derrubada do regime no Irã, se os Estados Unidos vão se envolver com algum tipo de atos que possam levar a uma sublevação no Irã ou em uma derrubada do regime”, acrescentou.

Como o ataque ordenado por Trump não foi aprovado pelo Congresso americano e gerou questionamentos internos sobre sua legalidade, Menezes avalia que Trump deve ser mais cauteloso. “Isso pode tornar mais comedida a sua reação”, completou.

Eficácia do ataque

O analista geopolítico Rodolfo Queiroz Laterza também questiona a eficácia do ataque dos Estados Unidos contra o Irã que, apesar do esforço, não teria atingido nenhum objetivo militar decisivo.

“A usina nuclear de Fordow não foi totalmente destruída conforme análises de bastidores dos próprios norte-americanos. No entanto, espera-se que a mídia ocidental o retrate como um sucesso, ecoando o ataque à base aérea de Shayrat em 2017, sob o governo Trump, que serviu mais como teatro político do que como uma jogada estratégica”, disse.

Já o governo Trump sustenta que o ataque foi um sucesso e conseguiu inviabilizar as usinas nucleares atingidas.

Mudança de regime

Iniciada sob o argumento de impedir o Irã de construir bombas atômicas, as autoridades israelenses nunca esconderam a intenção de derrubar o regime político iraniano. Já os Estados Unidos vinham se limitando a cobrar a restrição do programa nuclear de Teerã. Porém, após o ataque contra o país, Trump sugeriu buscar uma mudança no regime político.

“Não é politicamente correto usar o termo ‘mudança de regime’, mas se o atual regime iraniano não é capaz de tornar o Irã grande novamente, porque não haveria uma mudança de regime?’’, questionou neste domingo (22) Trump em uma rede social.

Para Laterza, derrubar o regime político iraniano é uma “fantasia ocidental”.

“Após 45 anos de sanções e isolamento internacional, Teerã não apenas sobreviveu, como também fortaleceu sua posição. Suas ações contra Israel, tanto simbólicas quanto materiais, apenas fortaleceram a solidariedade xiita em toda a região. Longe de enfraquecer, sua liderança se tornou mais profundamente enraizada – forjada pela resistência e imune à manipulação externa”, avaliou Laterza.

Entenda

Acusando o Irã de estar próximo de desenvolver uma arma nuclear, Israel lançou um ataque surpresa contra o país no último dia 13, expandindo a guerra no Oriente Médio.

Neste sábado (21), os Estados Unidos atacaram três usinas nucleares iranianas: Fordow, Natanz e Esfahan.

O Irã afirma que seu programa nuclear é apenas para fins pacíficos e que estava no meio de uma negociação com os Estados Unidos para estabelecer acordos que garantissem o cumprimento do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, do qual é signatário.

No entanto, a AIEA vinha acusando o Irã de não cumprir todas suas obrigações, apesar de reconhecer que não tem provas de que o país estaria construindo uma bomba atômica. O Irã acusa a agência de agir “politicamente motivada” e dirigida pelas potências ocidentais, como EUA, França e Grã-Bretanha, que têm apoiado Israel na guerra contra Teerã.

Em março, o setor de Inteligência dos Estados Unidos afirmou que o Irã não estava construindo armas nucleares, informação que agora é questionada pelo próprio presidente Donald Trump.

Apesar de Israel não aceitar que Teerã tenha armas nucleares, diversas fontes ao longo da história indicaram que o país mantém um amplo programa nuclear secreto desde a década de 1950. Tal projeto teria resultado no desenvolvimento de pelo menos 90 ogivas atômicas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Israel mata 30 Palestinos em ataques a centro de Refugiados em Gaza

Israel mata 30 Palestinos em ataques a centro de Refugiados em Gaza

Conflito na Faixa de Gaza já resultou em mais de 60 mil mortes desde outubro de 2023, com aumento da crise humanitária e acusações de fome.
L
Atirador deixa quatro mortos em Nova York e culpa a NFL em bilhete

Atirador deixa quatro mortos em Nova York e culpa a NFL em bilhete

Shane Tamura, de 27 anos, comete suicídio após invadir prédio em Manhattan e abrir fogo, em ataque que vitimou um policial.
L
EUA oferecem US$ 25 milhões por informações que levem à prisão de Maduro

EUA oferecem US$ 25 milhões por informações que levem à prisão de Maduro

Departamento de Justiça dos EUA anuncia recompensa por Nicolás Maduro, acusado de liderar cartel classificado como organização terrorista.
L
Rússia ignora ameaças de Trump e mata ao menos 20 em ataques à Ucrânia

Rússia ignora ameaças de Trump e mata ao menos 20 em ataques à Ucrânia

Bombardeios russos em Zaporizhzhia e Dnipropetrovsk deixam mortos e feridos, horas após Donald Trump anunciar pressão por cessar-fogo.
L
Tailândia e Camboja acertam cessar-fogo após cinco dias de batalha

Tailândia e Camboja acertam cessar-fogo após cinco dias de batalha

Líderes de ambos os países chegam a acordo na Malásia para pôr fim ao conflito mais letal em mais de uma década.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Saiba como doadores de sangue, mesários e hipossuficientes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do VII Concurso de Cartórios de Rondônia.
L
Agenda News: Corpo definido, pele firme e bem-estar total com a Angel Touch no Soluna Med SPA

Agenda News: Corpo definido, pele firme e bem-estar total com a Angel Touch no Soluna Med SPA

Técnica exclusiva que combina massagem modeladora e drenagem linfática entrega resultados visíveis em uma sessão.
L

Giro News | Entrevista Agnaldo Condaque

O Giro News desta terça-feira (29), às 16h, recebe Agnaldo Condaque, natural de Cacoal (RO), nascido em 1976.
L
Projeto 'A arte contra o Bullying' chega com espetáculo gratuito em Porto Velho

Projeto ‘A arte contra o Bullying’ chega com espetáculo gratuito em Porto Velho

A Associação Cultural Educacional Comunitária Leão promove evento com o Grupo Raízes para combater o bullying em bairros e no Teatro Guaporé.
L

Candidatos de direita à Presidência da Bolívia propõem parceria com o Brasil

O cerco contra criminosos que buscam refúgio no país andino, especialmente a facção criminosa PCC, será intensificado com o aumento do combate ao narcotráfico pela Polícia Federal.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

Mulheres representam 60% dos candidatos no Concurso Público Nacional Unificado.
L
Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) terá amostra reponderada, refletindo o perfil populacional mais recente do país.
L

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L
Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Consulta do resultado do Processo Seletivo da Semusa é individual e estará disponível no site oficial a partir da 00h do dia 24 de julho.
L
CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

Candidatos à Prova Nacional Docente (PND) 2025 devem pedir atendimento especializado durante a inscrição, até sexta-feira (25).
L

POLÍTICA

Sílvia Cristina destina R$ 100 mil para fortalecer programa Jovem Aprendiz em Ariquemes

Emenda parlamentar vai ampliar a capacitação e a profissionalização de jovens entre 14 e 24 anos no município
L

Pedro Fernandes destaca importância do Dia de Campo da Bovinocultura de Leite em Monte Negro

Evento do Sistema Faperon/Senar incentiva tecnologia, assistência técnica e valorização do produtor rural
L
Tá na conta! Deputada Cláudia de Jesus destina R$ 100 mil à Prefeitura de Teixeirópolis

Tá na conta! Deputada Cláudia de Jesus destina R$ 100 mil à Prefeitura de Teixeirópolis

Emenda de R$ 100 mil da Deputada Cláudia de Jesus fortalece estruturas municipais de Teixeirópolis após solicitação do vereador Adãozinho.
L
Lebrinha solicita recuperação da RO-010 entre Nova Brasilândia e Alvorada D’Oeste

Lebrinha solicita recuperação da RO-010 entre Nova Brasilândia e Alvorada D’Oeste

Deputada atende solicitação do prefeito Ginão e do ex-vereador Vanjo da 110 para melhorias do trecho até Alvorada.
L
Governo propõe fim da obrigatoriedade de aulas em Autoescolas para obter CNH

Governo propõe fim da obrigatoriedade de aulas em Autoescolas para obter CNH

Ministro Renan Filho defende medida para reduzir custos e combater informalidade, visando habilitar 80 milhões de brasileiros.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra operação Acesso Negado contra invasores de contas GOV.BR em Rondônia

PF deflagra operação Acesso Negado contra invasores de contas GOV.BR em Rondônia

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Ji-Paraná para desarticular grupo criminoso que fraudou mais de 800 contas na plataforma digital.
10
Polícia Civil prende homem por ameaça e perseguição em Vilhena

Polícia Civil prende homem por ameaça e perseguição em Vilhena

Mandado de prisão é cumprido contra suspeito de violência doméstica e posse irregular de arma de fogo na cidade.
10
Polícia Civil resgata motorista de aplicativo roubado na BR-425

Polícia Civil resgata motorista de aplicativo roubado na BR-425

Ação conjunta da DERFRVA, Delegacia de Nova Mutum e PRF resulta na localização da vítima e apreensão de adolescentes em Porto Velho.
12
Polícia Civil incinera mais de meia tonelada de drogas em Vilhena

Polícia Civil incinera mais de meia tonelada de drogas em Vilhena

Ação em Vilhena, Rondônia, combate o tráfico de drogas com a destruição de maconha, crack e cocaína.
14
Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Porto Velho

Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Porto Velho

Mandado de prisão é cumprido contra M.C.S. na capital, reforçando o combate à violência doméstica na região.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Curta-Metragem "Kika não foi convidada" Finaliza Gravações em Porto Velho

Curta-Metragem “Kika não foi convidada” Finaliza Gravações em Porto Velho

Obra de Juraci Júnior, gravada na Vila Candelária, aborda amizade, aporofobia e preconceito social na Amazônia, com elenco de crianças não-atores.
L
TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

Presidente Raduan Miguel Filho assina edital para preenchimento de cargo de desembargadora, priorizando juízas de 3ª entrância para vaga decorrente da aposentadoria de Sansão Saldanha.
L
Lula veta trecho que reduzia pena mínima para Lavagem de Dinheiro

Lula sanciona Programa Acredita Exportação para impulsionar micro e pequenas empresas

Medida antecipa efeitos da reforma tributária, reduz custos e aumenta a competitividade das MPEs no mercado internacional
L
Deputada Carla Zambelli é presa na Itália

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália

Carla Zambelli (PL-SP) foi detida em Roma após ser condenada a 10 anos de prisão no Brasil e ter seu nome incluído na lista da Interpol.
L
Sebrae impulsiona inovação entre jovens do IFRO Calama

Sebrae impulsiona inovação entre jovens do IFRO Calama

IFRO Calama e Sebrae encerram programa Startup Garagem com soluções inovadoras de estudantes.
L
Energisa alerta sobre riscos e ilegalidade de religar energia por conta própria

Energisa alerta sobre riscos e ilegalidade de religar energia por conta própria

Distribuidora orienta população sobre perigos e prejuízos da religação irregular de energia.
L

Requerimento de Renovaçõa da Licença Ambiental (LAS): RONDOTINTAS COMERCIO DE TINTAS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Justiça do trabalho homologa acordo de R$ 330 mil a coletor de lixo vítima de acidente no Acre

Justiça do trabalho homologa acordo de R$ 330 mil a coletor de lixo vítima de acidente no Acre

Acordo garante R$ 330 mil em indenizações a trabalhador que sofreu lesões permanentes após atropelamento por caminhão de coleta.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAS): DISTRIBUIDORA RECIPUTTI LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
FLOR DO MARACUJÁ: Preparativos entram na reta final para maior festa cultural de Rondônia

FLOR DO MARACUJÁ: Preparativos entram na reta final para maior festa cultural de Rondônia

Estrutura deve ser concluída até quarta-feira (30); programação oficial do Arraial Flor do Maracujá 2025 inicia na sexta (1º) em Porto Velho.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.