QUARTA-FEIRA, 30/07/2025

L

Mundo

Violência contra crianças em conflitos armados atinge níveis sem precedentes em 2024

Relatório alerta para níveis alarmantes de violações em 2024

Por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Violência contra crianças em conflitos armados atinge níveis sem precedentes em 2024
Juan Seguí Moreno/Divulgação

No ano passado, a violência contra crianças em conflitos armados atingiu níveis sem precedentes, com aumento de 25% do número de violações graves em comparação a 2023.

É o que informa o relatório anual da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre crianças e conflitos armados, divulgado na quinta-feira (19) pelo secretário-geral da entidade, António Guterres.

Em 2024, foram registrados 4.676 assassinatos e 7.291 mutilações, vitimando 11.967 crianças. A negação do acesso humanitário, com 7.906 incidentes, o recrutamento e uso de crianças (7.402) e o sequestro de menores de idade (4.573) também apresentaram números extremamente preocupantes.

“Crianças foram mortas e mutiladas, muitas vezes resultando em incapacidades permanentes, em números alarmantes, pelo uso de munições explosivas, incluindo resíduos explosivos de guerra, minas e dispositivos explosivos improvisados, e pelo fogo cruzado entre as partes em conflito. Ataques a instalações civis, incluindo escolas e hospitais, aumentaram drasticamente a vulnerabilidade das crianças”, diz o relatório. Apesar de grupos armados não estatais terem sido responsáveis por quase 50% das violações, as forças governamentais foram as principais perpetradoras da morte e mutilação de crianças, de ataques a escolas e hospitais e da negação de acesso humanitário.

Os maiores números de violações graves foram verificados no Território Palestino Ocupado (8.554), especialmente na Faixa de Gaza, que sofre ataques massivos de Israel; na República Democrática do Congo (4.043); na Somália (2.568); na Nigéria (2.436) e no Haiti (2.269).

Os maiores aumentos percentuais no número de violações foram verificados no Líbano (545%), Moçambique (525%), Haiti (490%), Etiópia (235%) e Ucrânia (105%).

Violência sexual

O número de casos de violência sexual cresceu 35%, com registro de um “aumento drástico” dos casos de estupro coletivo, o que destaca o uso sistemático da violência sexual como tática deliberada de guerra, enquanto crianças eram associadas a partes em conflito ou para aumentar o controle territorial, deslocar populações e atacar a etnia ou o gênero específico das crianças, entre outros objetivos, diz o relatório.

O documento relata que meninas foram sequestradas para fins de recrutamento e uso, e para escravidão sexual.

“A violência sexual continua sendo amplamente subnotificada devido à estigmatização, ao medo de represálias, às normas sociais prejudiciais, à ausência ou à falta de acesso a serviços, à impunidade e a preocupações com a segurança, conforme relatado em meu relatório sobre violência sexual relacionada a conflitos.”

Negação humanitária

A negação do acesso humanitário atingiu “escala alarmante”, informa a ONU, com mais trabalhadores humanitários mortos em 2024 do que nunca, incluindo muitos funcionários da própria organização.

“As partes em conflito atacaram comboios e pessoal de ajuda humanitária, detiveram arbitrariamente pessoal humanitário, restringiram atividades e movimentos humanitários, adotaram barreiras burocráticas e administrativas e interferiram em operações humanitárias, resultando em crianças sem acesso a cuidados de saúde, educação, proteção e necessidades vitais”, diz o relatório.

Palestina e Israel

As Nações Unidas verificaram 8.554 violações graves contra 2.959 crianças em Israel, com maioria esmagadora de palestinas e 15 de nacionalidade israelense.

Nos territórios palestinos ocupados, incluindo Cisjordânia, Jerusalém Oriental e Faixa de Gaza, foram 8.544 violações, sendo 4.856 em Gaza, que sofre um cerco das forças militares do Estado de Israel.

“Além disso, as Nações Unidas receberam relatos do assassinato de 4.470 crianças na Faixa de Gaza em 2024, que aguardam verificação. Violações graves verificadas foram atribuídas às forças armadas e de segurança israelenses (7.188), perpetradores não identificados (43), colonos israelenses (42), perpetradores palestinos individuais (11), forças de segurança da Autoridade Palestina (7), Hezbollah (3) e Forças Armadas da República Islâmica do Irã (1)”, acrescenta o relatório.

As Nações Unidas também verificaram a detenção de 951 crianças palestinas (940 meninos, 11 meninas) por supostas infrações à segurança cometidas pelas forças armadas e de segurança israelenses na Cisjordânia (602), em Jerusalém Oriental (259) e na Faixa de Gaza (90), incluindo a detenção pelas forças armadas e de segurança israelenses de uma menina palestina cujo paradeiro permanece desconhecido.

Um total de 1.561 crianças palestinas (1.131 meninos e 430 meninas) foram confirmadas como mutiladas na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental (620) e na Faixa de Gaza (941).

República Democrática do Congo

No Congo, as Nações Unidas verificaram 4.043 violações graves contra 3.418 crianças (2.217 meninos, 1.201 meninas) e 453 violações ocorridas em anos anteriores foram confirmadas.

Neste país africano, 2.365 crianças foram recrutadas e usadas pela milícia Raia por grupos armados não estatais. A região leste do país é palco de conflitos há décadas, com presença de diversos grupos armados, que tem intensificado suas ações desde 2022. A região é rica em minerais, o que tem atraído grupos armados e potências estrangeiras, gerando disputas pelo controle de áreas e recursos.

O conflito tem levado à movimentação em massa de civis, com milhares de pessoas buscando refúgio em campos de deslocados internos, enfrentando condições precárias e riscos à segurança, incluindo violência sexual e recrutamento forçado.

A morte (190) e a mutilação (248) de 438 crianças (317 meninos e 121 meninas) foram atribuídas ao M23 (244), Codeco (47), ADF (38), Nyatura (17), APCLS (12), autores não identificados (10), Raia Mutomboki (8), Mai-Mai Zaïre (7), Mouvement congolais de développement pour la nation (MCDPIN) (7), FDLR-FOCA (5), 15 outros grupos armados (29), às Forças Armadas da República Democrática do Congo (12) e à Polícia Nacional Congolesa (2).

As baixas resultaram principalmente do impacto direto das operações militares (250).

Somália

Na Somália, que vive uma situação de instabilidade permanente, causada por uma guerra civil, a forte presença de grupos armados insurgentes, como o Al-Shabaab, contribui para a insegurança e dificultam a reconstrução do país. As Nações Unidas verificaram 2.568 violações graves contra 1.992 crianças e 50 violações ocorridas em anos anteriores.

Ao todo, 595 crianças foram mortas (141) ou mutiladas (454), a maioria por autores não identificados (296), mas também pelo Al-Shabaab (119) e forças de segurança governamentais (70). Violência sexual e recrutamento de crianças para grupos armados também foram registrados.

Nigéria

No país mais populoso da África, com cerca de 200 milhões de habitantes, a desigualdade social crônica, violência social e atuação de grupos armados levaram à 2.436 violações graves contra 1.037 crianças (386 meninos, 651 meninas) e 269 violações graves ocorridas em anos anteriores.

Cerca de 974 crianças foram recrutadas e usadas, principalmente após sequestro, pela Jama’atu Ahlis Sunna Lidda’Awati Wal-Jihad (JAS), pela Província do Estado Islâmico da África Ocidental (ISWAP), Bakura (7) e pelas Forças de Segurança Nigerianas (3).

Um total de 732 crianças foram detidas pelas Forças de Segurança Nigerianas por suposta associação delas ou de seus pais com grupos armados. Todas foram libertadas. A morte (29) e a mutilação (20) de 49 crianças foram atribuídas à JAS (19), ao ISWAP (19), a perpetradores não identificados (10) e às Forças de Segurança Nigerianas (1), incluindo casos causados ​​por munições explosivas (33).

Foram verificados casos de violência sexual, todos envolvendo casamento forçado, contra 419 crianças (7 meninos e 412 meninas) pela JAS (304), ISWAP (114) e Bakura (1).

Haiti

No Haiti, país insular do Caribe que vive instabilidade política e social há décadas, com ações de gangues armadas, as Nações Unidas verificaram no ano passado 2.269 violações graves contra 1.373 crianças. Em anos anteriores, foram registradas 24 violações.

O assassinato (213) e a mutilação (138) de 351 crianças foram atribuídos a diversas gangues e também à Polícia Nacional Haitiana. Casos de violência sexual vitimaram 566 crianças (523 meninas e 43 meninos). Detenções de dezenas de crianças pelas forças de segurança e recrutamento de menores de idade por grupos armados também foram registrados no relatório.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Reino Unido pode reconhecer Palestina se Israel recusar Cessar-Fogo

Reino Unido pode reconhecer Palestina se Israel recusar Cessar-Fogo

Primeiro-ministro Keir Starmer anuncia que Londres reconhecerá o Estado da Palestina até setembro, pressionando Israel por ajuda humanitária e paz.
L
Israel mata 30 Palestinos em ataques a centro de Refugiados em Gaza

Israel mata 30 Palestinos em ataques a centro de Refugiados em Gaza

Conflito na Faixa de Gaza já resultou em mais de 60 mil mortes desde outubro de 2023, com aumento da crise humanitária e acusações de fome.
L
Atirador deixa quatro mortos em Nova York e culpa a NFL em bilhete

Atirador deixa quatro mortos em Nova York e culpa a NFL em bilhete

Shane Tamura, de 27 anos, comete suicídio após invadir prédio em Manhattan e abrir fogo, em ataque que vitimou um policial.
L
EUA oferecem US$ 25 milhões por informações que levem à prisão de Maduro

EUA oferecem US$ 25 milhões por informações que levem à prisão de Maduro

Departamento de Justiça dos EUA anuncia recompensa por Nicolás Maduro, acusado de liderar cartel classificado como organização terrorista.
L
Rússia ignora ameaças de Trump e mata ao menos 20 em ataques à Ucrânia

Rússia ignora ameaças de Trump e mata ao menos 20 em ataques à Ucrânia

Bombardeios russos em Zaporizhzhia e Dnipropetrovsk deixam mortos e feridos, horas após Donald Trump anunciar pressão por cessar-fogo.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Talks Administração 2025 reúne profissionais e estudantes em Porto Velho

Evento especial celebra os 60 anos do Sistema CFA/CRAs com palestras, painéis e networking
L

Coluna do Simpi: Preparem-se para o pior – Incertezas econômicas pressionam custos e desafiam pequenas indústrias no Brasil

Aumento de custos, crédito restrito e demanda em queda exigem atenção redobrada das micro e pequenas empresas para manter competitividade e sustentabilidade.
L

Agenda News | Entrevista Dúlia Passos

Nesta terça-feira (29), às 17h, o Agenda News recebe Dúlia Passos, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Cristal da Calama (AMACC). A entrevista abordará as iniciativas sociais e culturais que a entidade está promovendo no bairro, incluindo a grande ação social de 9 de agosto, a pesagem obrigatória do Bolsa Família e a 5ª Amostra Cultural Flor do Cristal, marcada para setembro.
L
Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Saiba como doadores de sangue, mesários e hipossuficientes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do VII Concurso de Cartórios de Rondônia.
L
Agenda News: Corpo definido, pele firme e bem-estar total com a Angel Touch no Soluna Med SPA

Agenda News: Corpo definido, pele firme e bem-estar total com a Angel Touch no Soluna Med SPA

Técnica exclusiva que combina massagem modeladora e drenagem linfática entrega resultados visíveis em uma sessão.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

Presidente Raduan Miguel Filho assina edital para preenchimento de cargo de desembargadora, priorizando juízas de 3ª entrância para vaga decorrente da aposentadoria de Sansão Saldanha.
L
CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

Mulheres representam 60% dos candidatos no Concurso Público Nacional Unificado.
L
Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) terá amostra reponderada, refletindo o perfil populacional mais recente do país.
L

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L
Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Consulta do resultado do Processo Seletivo da Semusa é individual e estará disponível no site oficial a partir da 00h do dia 24 de julho.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa apresenta PL 662/24 para garantir contatos de unidades de saúde no site oficial da Sesau

Dra. Taíssa apresenta PL 662/24 para garantir contatos de unidades de saúde no site oficial da Sesau

Projeto de Lei de Dra. Taíssa centraliza telefones, e-mails e endereços de hospitais e postos no portal da Sesau para facilitar atendimento à população.
L
Dra. Taíssa percorre linhas de Nova Dimensão e reafirma compromisso com população rural de Nova Mamoré

Dra. Taíssa percorre linhas de Nova Dimensão e reafirma compromisso com população rural de Nova Mamoré

Deputada Dra. Taíssa visita propriedades em Nova Dimensão, escuta demandas e discute soluções para saúde, estradas e agricultura familiar.
L

Carla Zambelli é presa na Itália após condenação no Brasil

Deputada brasileira foi detida em Roma após alerta internacional; extradição dependerá de decisão do governo italiano
L
Cássio Gois e Jander Rocha Apoiam Atletas da AGIV Classificadas para o Nacional de Ginástica Rítmica

Cássio Gois e Jander Rocha Apoiam Atletas da AGIV Classificadas para o Nacional de Ginástica Rítmica

Deputado estadual e vereador de Vilhena celebram as conquistas da Associação de Ginástica de Vilhena (AGIV) no Torneio Regional, que garantiram vagas para a etapa nacional da competição.
L

Educação Infantil: Prefeitura de Jaru entrega kits pedagógicos para a escola Clube de Mães

Jogos educativos em MDF vão estimular a aprendizagem e atender crianças neurodivergentes e neurotípicas no município
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista sofre queda ao passar por tartaruga de sinalização perto do Hospital João Paulo II

Motociclista sofre queda ao passar por tartaruga de sinalização perto do Hospital João Paulo II

Acidente aconteceu na Avenida Campos Sales, em Porto Velho, quando a mulher perdeu o equilíbrio ao pilotar uma Honda Biz.
12
Apenado que responde por tráfico é preso e adolescente apreendida com drogas e armas

Apenado que responde por tráfico é preso e adolescente apreendida com drogas e armas

Os envolvidos foram encaminhados à delegacia para os procedimentos legais.
10
Funcionário do Ferroviário é atacado a facada no centro

Funcionário do Ferroviário é atacado a facada no centro

A Polícia Militar realiza buscas na região para tentar localizar o autor do crime.
12
Moradora de rua cai de prédio abandonado na zona Norte de Porto Velho

Moradora de rua cai de prédio abandonado na zona Norte de Porto Velho

Mulher estava a cerca de 25 metros de altura quando caiu; vítima foi socorrida em estado grave pelo Samu e levada ao Hospital João Paulo II.
14
Ladrão filmado furtando moto é preso na zona sul

Ladrão filmado furtando moto é preso na zona sul

Imagens de câmera de segurança registraram quando o ladrão furtou o veículo na Rua Algodoeiro no início da tarde.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Feiras da agricultura familiar movimentam mais de R$ 1 milhão em Rondônia e ampliam renda de pequenos produtores

Feiras da agricultura familiar movimentam mais de R$ 1 milhão em Rondônia e ampliam renda de pequenos produtores

Feiras da agricultura familiar geram negócios milionários na capital e interior de Rondônia, fortalecendo a economia local e valorizando produtores rurais.
L

Requerimento de Outorga: WILSON FERREIRA LEITE

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: VALDENOR ALFREDO DO NASCIMENTO

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: VALDECIR FRANCISCO DA COSTA

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: JOSE RIBEIRO

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: JAKELLINY DE SOUZA DEGOBI

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: FRANCIELI HARNISCH DA SILVA OLIVEIRA

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

InHouse Market inaugura unidade 24h no Condomínio Azalea em Porto Velho

A nova loja da InHouse Market, aberta na sexta-feira (27) no Residencial Azalea, oferece compras rápidas e autônomas dentro do próprio condomínio
L

Recebimento e Requerimento de Renovação da Dispensa de Licenciamento Ambiental: J S CORREA

Dispensa de Licenciamento, Nº 016.00861.007/2024-SUL,
L
Secretário dos EUA sugere isenção de tarifas para produtos não cultivados no País

Secretário dos EUA sugere isenção de tarifas para produtos não cultivados no País

Howard Lutnick indica que café, manga e abacaxi podem entrar nos Estados Unidos sem taxação, mesmo com o prazo final para o tarifaço de Trump se aproximando.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.