DOMINGO, 12/10/2025

L

Mundo

Violência contra crianças em conflitos armados atinge níveis sem precedentes em 2024

Relatório alerta para níveis alarmantes de violações em 2024

Por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Violência contra crianças em conflitos armados atinge níveis sem precedentes em 2024
Juan Seguí Moreno/Divulgação

No ano passado, a violência contra crianças em conflitos armados atingiu níveis sem precedentes, com aumento de 25% do número de violações graves em comparação a 2023.

É o que informa o relatório anual da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre crianças e conflitos armados, divulgado na quinta-feira (19) pelo secretário-geral da entidade, António Guterres.

Em 2024, foram registrados 4.676 assassinatos e 7.291 mutilações, vitimando 11.967 crianças. A negação do acesso humanitário, com 7.906 incidentes, o recrutamento e uso de crianças (7.402) e o sequestro de menores de idade (4.573) também apresentaram números extremamente preocupantes.

“Crianças foram mortas e mutiladas, muitas vezes resultando em incapacidades permanentes, em números alarmantes, pelo uso de munições explosivas, incluindo resíduos explosivos de guerra, minas e dispositivos explosivos improvisados, e pelo fogo cruzado entre as partes em conflito. Ataques a instalações civis, incluindo escolas e hospitais, aumentaram drasticamente a vulnerabilidade das crianças”, diz o relatório. Apesar de grupos armados não estatais terem sido responsáveis por quase 50% das violações, as forças governamentais foram as principais perpetradoras da morte e mutilação de crianças, de ataques a escolas e hospitais e da negação de acesso humanitário.

Os maiores números de violações graves foram verificados no Território Palestino Ocupado (8.554), especialmente na Faixa de Gaza, que sofre ataques massivos de Israel; na República Democrática do Congo (4.043); na Somália (2.568); na Nigéria (2.436) e no Haiti (2.269).

Os maiores aumentos percentuais no número de violações foram verificados no Líbano (545%), Moçambique (525%), Haiti (490%), Etiópia (235%) e Ucrânia (105%).

Violência sexual

O número de casos de violência sexual cresceu 35%, com registro de um “aumento drástico” dos casos de estupro coletivo, o que destaca o uso sistemático da violência sexual como tática deliberada de guerra, enquanto crianças eram associadas a partes em conflito ou para aumentar o controle territorial, deslocar populações e atacar a etnia ou o gênero específico das crianças, entre outros objetivos, diz o relatório.

O documento relata que meninas foram sequestradas para fins de recrutamento e uso, e para escravidão sexual.

“A violência sexual continua sendo amplamente subnotificada devido à estigmatização, ao medo de represálias, às normas sociais prejudiciais, à ausência ou à falta de acesso a serviços, à impunidade e a preocupações com a segurança, conforme relatado em meu relatório sobre violência sexual relacionada a conflitos.”

Negação humanitária

A negação do acesso humanitário atingiu “escala alarmante”, informa a ONU, com mais trabalhadores humanitários mortos em 2024 do que nunca, incluindo muitos funcionários da própria organização.

“As partes em conflito atacaram comboios e pessoal de ajuda humanitária, detiveram arbitrariamente pessoal humanitário, restringiram atividades e movimentos humanitários, adotaram barreiras burocráticas e administrativas e interferiram em operações humanitárias, resultando em crianças sem acesso a cuidados de saúde, educação, proteção e necessidades vitais”, diz o relatório.

Palestina e Israel

As Nações Unidas verificaram 8.554 violações graves contra 2.959 crianças em Israel, com maioria esmagadora de palestinas e 15 de nacionalidade israelense.

Nos territórios palestinos ocupados, incluindo Cisjordânia, Jerusalém Oriental e Faixa de Gaza, foram 8.544 violações, sendo 4.856 em Gaza, que sofre um cerco das forças militares do Estado de Israel.

“Além disso, as Nações Unidas receberam relatos do assassinato de 4.470 crianças na Faixa de Gaza em 2024, que aguardam verificação. Violações graves verificadas foram atribuídas às forças armadas e de segurança israelenses (7.188), perpetradores não identificados (43), colonos israelenses (42), perpetradores palestinos individuais (11), forças de segurança da Autoridade Palestina (7), Hezbollah (3) e Forças Armadas da República Islâmica do Irã (1)”, acrescenta o relatório.

As Nações Unidas também verificaram a detenção de 951 crianças palestinas (940 meninos, 11 meninas) por supostas infrações à segurança cometidas pelas forças armadas e de segurança israelenses na Cisjordânia (602), em Jerusalém Oriental (259) e na Faixa de Gaza (90), incluindo a detenção pelas forças armadas e de segurança israelenses de uma menina palestina cujo paradeiro permanece desconhecido.

Um total de 1.561 crianças palestinas (1.131 meninos e 430 meninas) foram confirmadas como mutiladas na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental (620) e na Faixa de Gaza (941).

República Democrática do Congo

No Congo, as Nações Unidas verificaram 4.043 violações graves contra 3.418 crianças (2.217 meninos, 1.201 meninas) e 453 violações ocorridas em anos anteriores foram confirmadas.

Neste país africano, 2.365 crianças foram recrutadas e usadas pela milícia Raia por grupos armados não estatais. A região leste do país é palco de conflitos há décadas, com presença de diversos grupos armados, que tem intensificado suas ações desde 2022. A região é rica em minerais, o que tem atraído grupos armados e potências estrangeiras, gerando disputas pelo controle de áreas e recursos.

O conflito tem levado à movimentação em massa de civis, com milhares de pessoas buscando refúgio em campos de deslocados internos, enfrentando condições precárias e riscos à segurança, incluindo violência sexual e recrutamento forçado.

A morte (190) e a mutilação (248) de 438 crianças (317 meninos e 121 meninas) foram atribuídas ao M23 (244), Codeco (47), ADF (38), Nyatura (17), APCLS (12), autores não identificados (10), Raia Mutomboki (8), Mai-Mai Zaïre (7), Mouvement congolais de développement pour la nation (MCDPIN) (7), FDLR-FOCA (5), 15 outros grupos armados (29), às Forças Armadas da República Democrática do Congo (12) e à Polícia Nacional Congolesa (2).

As baixas resultaram principalmente do impacto direto das operações militares (250).

Somália

Na Somália, que vive uma situação de instabilidade permanente, causada por uma guerra civil, a forte presença de grupos armados insurgentes, como o Al-Shabaab, contribui para a insegurança e dificultam a reconstrução do país. As Nações Unidas verificaram 2.568 violações graves contra 1.992 crianças e 50 violações ocorridas em anos anteriores.

Ao todo, 595 crianças foram mortas (141) ou mutiladas (454), a maioria por autores não identificados (296), mas também pelo Al-Shabaab (119) e forças de segurança governamentais (70). Violência sexual e recrutamento de crianças para grupos armados também foram registrados.

Nigéria

No país mais populoso da África, com cerca de 200 milhões de habitantes, a desigualdade social crônica, violência social e atuação de grupos armados levaram à 2.436 violações graves contra 1.037 crianças (386 meninos, 651 meninas) e 269 violações graves ocorridas em anos anteriores.

Cerca de 974 crianças foram recrutadas e usadas, principalmente após sequestro, pela Jama’atu Ahlis Sunna Lidda’Awati Wal-Jihad (JAS), pela Província do Estado Islâmico da África Ocidental (ISWAP), Bakura (7) e pelas Forças de Segurança Nigerianas (3).

Um total de 732 crianças foram detidas pelas Forças de Segurança Nigerianas por suposta associação delas ou de seus pais com grupos armados. Todas foram libertadas. A morte (29) e a mutilação (20) de 49 crianças foram atribuídas à JAS (19), ao ISWAP (19), a perpetradores não identificados (10) e às Forças de Segurança Nigerianas (1), incluindo casos causados ​​por munições explosivas (33).

Foram verificados casos de violência sexual, todos envolvendo casamento forçado, contra 419 crianças (7 meninos e 412 meninas) pela JAS (304), ISWAP (114) e Bakura (1).

Haiti

No Haiti, país insular do Caribe que vive instabilidade política e social há décadas, com ações de gangues armadas, as Nações Unidas verificaram no ano passado 2.269 violações graves contra 1.373 crianças. Em anos anteriores, foram registradas 24 violações.

O assassinato (213) e a mutilação (138) de 351 crianças foram atribuídos a diversas gangues e também à Polícia Nacional Haitiana. Casos de violência sexual vitimaram 566 crianças (523 meninas e 43 meninos). Detenções de dezenas de crianças pelas forças de segurança e recrutamento de menores de idade por grupos armados também foram registrados no relatório.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cessar-fogo em Gaza é mantido antes da libertação de reféns e visita de Trump a Israel

Cessar-fogo em Gaza é mantido antes da libertação de reféns e visita de Trump a Israel

Trégua entre Israel e Hamas entra no terceiro dia enquanto Donald Trump se prepara para discursar no Parlamento israelense
L
Lula chega a Roma para fórum da FAO e encontro com o Papa Leão XIV

Lula chega a Roma para fórum da FAO e encontro com o Papa Leão XIV

Presidente representará o Brasil no Fórum Mundial da Alimentação e discutirá segurança alimentar e combate à fome
L
Especialistas e líderes criticam Nobel da Paz concedido a María Corina Machado

Especialistas e líderes criticam Nobel da Paz concedido a María Corina Machado

Líder da extrema direita venezuelana é acusada de apoiar ações militares e de promover políticas contrárias à paz
L
Chuvas no México deixam ao menos 37 mortos após passagem de furacões Priscilla e Raymond

Chuvas no México deixam ao menos 37 mortos após passagem de furacões Priscilla e Raymond

Fenômenos climáticos provocaram inundações em 31 dos 32 estados do país, segundo balanço do governo mexicano
L
Lula se reunirá com o Papa Leão XIV durante visita oficial a Roma

Lula se reunirá com o Papa Leão XIV durante visita oficial a Roma

Encontro acontece na segunda-feira (13), no Vaticano, durante viagem do presidente para evento da FAO.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PF coopera com autoridades dos EUA para prender condenado por estupro em Rondônia

PF coopera com autoridades dos EUA para prender condenado por estupro em Rondônia

Brasileiro foi localizado após inclusão na lista vermelha da Interpol e pode ser deportado ao Brasil nos próximos dias.
10
Mais brincadeira, menos tela: especialistas orientam sobre infância saudável

Mais brincadeira, menos tela: especialistas orientam sobre infância saudável

Sono de qualidade, boa alimentação e convivência familiar são pilares para o desenvolvimento infantil
L
Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida são os grandes destaques deste domingo (12)

Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida são os grandes destaques deste domingo (12)

Feriado nacional celebra fé, infância e também marca o Dia Nacional da Leitura; semana ainda traz datas voltadas à educação, ciência e combate à fome
L

Morre Diane Keaton, ícone do cinema e vencedora do Oscar de Melhor Atriz em 1977

A atriz norte-americana faleceu aos 79 anos, deixando um legado marcante em Hollywood com atuações em clássicos como O Poderoso Chefão e Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, que lhe rendeu o Oscar.
L

Dia das Crianças: entre a comemoração e a reflexão sobre os direitos da infância no Brasil

Celebrado em 12 de outubro, o Dia das Crianças no Brasil vai além das brincadeiras e presentes, destacando a importância da proteção, dos direitos e da participação infantil na sociedade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Fresadora em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

Com 4 vagas disponíveis, a oportunidade é para atuação em tempo integral. A empresa oferece benefícios atrativos, incluindo cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Empilhadeira em Porto Velho, Salário R$ 2.795,45

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação na obra, plano de saúde, vale transporte e seguro de vida.
L
CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

Nota ponderada é crucial para a classificação dos candidatos de nível superior; entenda quantos acertos são necessários para avançar à prova discursiva.
L

POLÍTICA

Auditório lotado consolida Léo Moraes como liderança política em Rondônia

Auditório lotado consolida Léo Moraes como liderança política em Rondônia

Encontro do Podemos no Hotel Oscar reuniu lideranças estaduais e centenas de apoiadores, destacando o papel central do prefeito de Porto Velho no novo cenário político de Rondônia.
L

Dr. Gilber no Giro News: bastidores da política, desafios de gestão e planos para 2026

Em conversa franca, o vereador Dr. Gilber fala de prevenção às chuvas, transporte público, regularização fundiária, apoio ao esporte e relação com o prefeito Léo Moraes, defendendo gestão técnica e diálogo.
L

Vereador Dr. Gilber e secretário da Seinfra percorrem Porto Velho para diagnosticar obras emergenciais antes do início do período chuvoso

Em ação conjunta, Dr. Gilber e Thiago Catanhede vistoriaram bairros da capital para identificar pontos críticos e garantir intervenções preventivas, evitando alagamentos e transtornos à população.
L

Vereador Dr. Gilber visita linha C-10 na BR-319 e se compromete a cobrar melhorias na estrada junto à Prefeitura

Durante visita técnica à linha C-10, Dr. Gilber ouviu moradores, constatou a situação precária da via e garantiu que levará as demandas à Prefeitura para viabilizar ações emergenciais de recuperação.
L
Fux pede vista e suspende julgamento de recurso de Moro no STF

Fux pede vista e suspende julgamento de recurso de Moro no STF

Ministro solicitou mais tempo para analisar recurso que tenta derrubar decisão que tornou Moro réu por calúnia contra Gilmar Mendes.
L
Publicidade

POLÍCIA

Disputa de racha termina em grave acidente e casal ferido na capital

Disputa de racha termina em grave acidente e casal ferido na capital

O rapaz se negou fazer o teste do bafômetro por estar com sintomas gripais e suspeita de tuberculose.
14

Apenado é socorrido em estado grave após engolir drogas em presídio de Porto Velho

Detento passou mal durante operação da Polícia Penal no presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso (603) neste sábado (11).
12
Homem é sequestrado e espancado com perna manca no centro de Porto Velho

Homem é sequestrado e espancado com perna manca no centro de Porto Velho

Vítima de 34 anos foi levada por criminosos até a Estrada do Belmont, onde foi amarrada e agredida antes de ser abandonada no local.
14
Mulher fica ferida após colisão entre moto e carro de aplicativo em Porto Velho

Mulher fica ferida após colisão entre moto e carro de aplicativo em Porto Velho

Acidente no cruzamento das Avenidas Pinheiro Machado e Rio Madeira deixou motociclista ferida.
12
Homem é baleado no Orgulho do Madeira

Homem é baleado no Orgulho do Madeira

Vítima de 36 anos foi socorrida ao Hospital João Paulo II após ser atingida por disparos.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Maria dos Anjos Silva Nobre

Nota de pesar: Maria dos Anjos Silva Nobre

O cortejo iniciará às 15h00 do dia 13/10 e seguirá para o Cemitério Recanto da Paz – Concessão.
L
Casos de câncer em jovens adultos crescem 284% no SUS

Casos de câncer em jovens adultos crescem 284% no SUS

Diagnósticos de câncer em jovens adultos até 50 anos quase quadruplicaram entre 2013 e 2024, segundo dados do DataSUS.
L
Palhetas automotivas ganham protagonismo na gestão de frotas pesadas

Palhetas automotivas ganham protagonismo na gestão de frotas pesadas

Empresas de transporte e agronegócio investem em tecnologia para ampliar a vida útil de componentes simples
L
Ramon Dino faz história e se torna o primeiro brasileiro a vencer o Mr. Olympia

Ramon Dino faz história e se torna o primeiro brasileiro a vencer o Mr. Olympia

O acreano conquistou o título mundial de fisiculturismo em Las Vegas e levou o Brasil ao topo da categoria Classic Physique.
L
Grupos reflexivos reduzem reincidência de violência contra mulheres

Grupos reflexivos reduzem reincidência de violência contra mulheres

Homens condenados participam de debates sobre masculinidade e violência, diminuindo reincidência para 1,5%
L

A liturgia alquímica do fogo. Reflexões

Símbolo ancestral de transformação, o fogo representa luz, purificação e renascimento. Para os alquimistas, é a chave que liga o humano ao divino, conduzindo à sabedoria e à iluminação espiritual.
L
Violência sexual é a violação que mais afeta meninas no Brasil, revela pesquisa

Violência sexual é a violação que mais afeta meninas no Brasil, revela pesquisa

Estudo aponta aumento da vulnerabilidade feminina e alerta para riscos dentro de casa e nas redes sociais
L

O Mestre Luxemburgo em Porto Velho: Um Grande Personagem do Nosso Futebol Agora Quer Ser Senador

Vanderlei Luxemburgo esteve em Porto Velho a convite do prefeito Léo Moraes, participando de entrevistas e debates sobre esporte enquanto se prepara para disputar uma vaga ao Senado pelo Tocantins.
L

Nota de pesar: Egrinalda Matos Xavier da Silva

Familiares e amigos se despedem de Egrinalda Matos Xavier da Silva, a Lora, servidora gari lembrada pela fé e pelo carinho. Velório na Dom Bosco, sepultamento no Santo Antônio.
L
Festa no Parque da Cidade encanta mais de 30 mil pessoas com show gratuito do Mundo Bita

Festa no Parque da Cidade encanta mais de 30 mil pessoas com show gratuito do Mundo Bita

Evento em comemoração ao Dia das Crianças reuniu famílias no Parque da Cidade com atrações gratuitas, sorteios e espaço inclusivo neste sábado (11).
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.