TERÇA-FEIRA, 26/08/2025
Publicidade
Publicidade

L

Mundo

Irã suspende negociações nucleares com EUA e acusa Washington de cumplicidade em ataques de Israel

Teerã e Washington negociavam programa nuclear do país persa

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Irã suspende negociações nucleares com EUA e acusa Washington de cumplicidade em ataques de Israel
Reuters/Evelyn Hockstein

O governo do Irã acusou os Estados Unidos (EUA) de estarem por trás dos ataques de Israel e suspendeu as negociações com Washington sobre o programa nuclear do país persa previstas para este domingo (15), em Omã. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmail Baqaei, disse que não faz sentido negociar com o principal cúmplice da agressão contra Teerã.

“Os EUA, apesar de todas as suas alegações sobre diálogo e diplomacia, apoiaram a agressão do regime sionista, incluindo o ataque às instalações nucleares pacíficas do Irã”, disse Esmail nesta segunda-feira (16) em coletiva de imprensa.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyyed Abbas Araghchi, em comunicado publicado também nesta segunda-feira, defendeu que a agressão de Israel não poderia ter ocorrido sem o apoio dos EUA.

“Temos evidências sólidas de que forças e bases americanas na região auxiliaram os ataques do regime sionista. Monitoramos de perto e possuímos provas substanciais de como as forças americanas auxiliaram o regime sionista, mas mais reveladoras do que nossas evidências são as declarações explícitas do presidente dos EUA expressando apoio. Portanto, consideramos os EUA cúmplices desses ataques e exigimos que assumam a responsabilidade”, disse o ministro iraniano.

O analista militar e especialista em geopolítica, Robinson Farinazzo, avalia que os ataques de Israel contra o Irã em meio às negociações com os EUA quebraram a confiança entre os países, podem inviabilizar um futuro acordo e terão consequências duradouras para o Oriente Médio.

“Mesmo que a guerra acabe agora, a confiança foi quebrada, tanto do Irã com Israel, como de Israel com os Estados Unidos. Isso pode levar a que o Oriente Médio acabe se nuclearizando. Se o Irã fizer sua bomba nuclear, provavelmente a Arábia Saudita e a Turquia vão fazer a sua também. Houve quebra de confiança porque Israel atacou o Irã enquanto negociava com os Estados Unidos”, disse o especialista.

Apoio dos EUA

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyyed Araghchi, acrescentou que recebeu mensagens “por vários canais” de que os EUA não tiveram envolvimento no ataque, mas que o Irã não acredita nessa posição e que tem evidências que dizem o contrário.

“Se os EUA realmente defendem essa posição, deveriam declarar pública e explicitamente sua posição. Mensagens privadas são insuficientes. Para demonstrar boa vontade, os EUA devem condenar o ataque às instalações nucleares e distanciar-se claramente deste conflito”, completou o chanceler do Irã.

O presidente Donald Trump elogiou o ataque de Israel na última sexta-feira (11) e sugeriu ao Irã que aceitasse o acordo sobre o programa nuclear de Teerã para evitar novos ataques.

Nesse domingo (15), Trump disse que trabalha para um acordo entre Irã e Israel.

“Teremos paz, em breve, entre Israel e Irã! Muitas ligações e reuniões estão acontecendo agora”, disse o presidente dos EUA em uma rede social.

Acordo nuclear

O ministro do Irã Seyyed Abbas Araghchi ressaltou que, apesar da suspensão das negociações, o país segue disposto a mostrar ao mundo que não busca armas nucleares e que o programa é unicamente para fins pacíficos.

“Iniciamos negociações com os Estados Unidos e realizamos cinco rodadas de negociações. Na sexta rodada, estávamos preparados para apresentar nossa própria proposta para um possível acordo ao lado americano”, lembrou Arghchi.

Ainda segundo o ministro, o Irã acreditava que as negociações poderiam ter chegado a um acordo, mas foi interrompido pela agressão israelense.

“É bastante claro que o regime israelense não deseja nenhum acordo nuclear, negociações ou diplomacia. Atacar o Irã em meio a negociações nucleares demonstra a oposição do regime israelense a qualquer forma de diálogo”, completou o ministro.

Para o analista Robinson Farinazzo, Trump é um governante “errático” e vem tentando costurar um acordo com o Irã que ele mesmo cancelou em 2018.

“O acordo costurado por Brasil e Turquia sobre o programa nuclear do Irã em 2010 foi rejeitado pelo presidente Obama. Quatro anos depois, Obama chega a um acordo com Teerã, mas Trump rasga esse acordo em 2018. Agora, ele está tentando um acordo que ele mesmo rasgou em 2018. Ele é completamente errático, uma pessoa muito complicada. Então, o quadro é de instabilidade”, ponderou.

Entenda

O governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu alega que atacou o Irã porque teria informações de que Teerã estaria construindo bombas atômicas, o que seria um “risco existencial” ao estado judeu. O Irã nega.

Ao contrário de Israel, que é o único país daquela região que não assinou o Tratado de Não Proliferação de Armas Nuclear (TNP), o Irã tem se submetido a inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Estima-se que Israel possua cerca de 90 armas nucleares, segundo organizações como a Federação de Cientistas Americanos (FAS) e a Associação de Controle de Armamentos, ambas dos EUA.

Um dia antes de Israel atacar o Irã, a AIEA aprovou resolução afirmando que Teerã não estava cumprindo suas obrigações com a agência. Já Teerã acusa a organização de agir “politicamente motivada” e guiada por Reino Unido, França, Alemanha e EUA, “sob influência de Israel”.

O professor de relações internacionais da Universidade Federal do ABC paulista (UFABC), Mohammed Nadir, disse que a Agência da ONU é controlada pelos EUA e suspeita que a última resolução pode ter sido manipulada para justificar a intervenção no país persa.

“O Irã declara que procura energia nuclear para fins civis e pacíficos. Enquanto isso, Israel nunca admitiu que tem armas nucleares e nunca permitiu à AEIA entrar fiscalizar suas instalações secretas. O que se busca e garantir a hegemonia de Israel no Oriente médio”, disse o professor.

Já para o especialista Robinson Farinazzo, se o Irã quisesse ter armas nucleares já teria desenvolvido. O analista lembra ainda que Israel sempre acusou o Irã de ter armas nucleares.

“Essa história de que o Irã vai fabricar bombas, acho isso uma falácia do Netanyahu. Ele fala isso há 20 anos. Se ele quisesse fazer a bomba, ele já tinha feito. Um país que coloca satélites no espaço, que tem mísseis de alcance de 3 mil quilômetros. Todo ano, o Irã forma mais engenheiros que o Brasil, isso com metade da população”, avaliou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Chile e Arábia Saudita retomam importação de carne de frango do Brasil

Chile e Arábia Saudita retomam importação de carne de frango do Brasil

O Ministério da Agricultura anunciou a decisão dos países, que haviam suspendido a compra por causa de um caso de gripe aviária.
L
Protestos em Israel exigem acordo para libertação de reféns e cessar-fogo

Protestos em Israel exigem acordo para libertação de reféns e cessar-fogo

Manifestantes bloquearam vias e se concentraram em frente a residências de ministros do governo para pressionar por um fim à guerra em Gaza.
L
Mais de 700 pessoas estão fora de casa por causa dos incêndios na Espanha

Mais de 700 pessoas estão fora de casa por causa dos incêndios na Espanha

Catorze focos de incêndios na Espanha continuam ativos, com a situação mais crítica em Castela e Leão, Astúrias e Galiza.
L
Israel bombardeia hospital em Gaza e mata 15 pessoas

Israel bombardeia hospital em Gaza e mata 15 pessoas

Quatro jornalistas e um socorrista estão entre as vítimas de um ataque aéreo israelense contra o Hospital Nasser, no sul de Gaza.
L
Mortes por inundações no Paquistão chegam a 798

Mortes por inundações no Paquistão chegam a 798

Número de vítimas das cheias aumenta com mais dez mortes, enquanto o país se prepara para novas chuvas e possíveis transbordamentos de rios.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Governo federal adota novo slogan focado no povo

Governo federal adota novo slogan focado no povo

A nova frase, “Do lado do povo brasileiro”, substitui “União e Reconstrução” para reforçar a defesa da soberania e a justiça social na reta final do mandato.
L
Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

O Sine estadual oferta diversas oportunidades em 16 municípios, abrangendo diferentes áreas profissionais e níveis de escolaridade.
L

Após 7 anos, Jogos Inter Atléticas de Ariquemes retornam com grande apoio do Governo de Rondônia e fortalecem a juventude universitária da região

Após sete anos de pausa, Ariquemes sediou a retomada do JOIA – Jogos Inter Atléticas, com apoio do Governo de Rondônia, reunindo juventude acadêmica em esporte e integração.
L

Minha Casa, Minha Vida abre seleção para mais de 21 mil novas moradias em 2025

Entidades sem fins lucrativos de todo o país já podem enviar propostas para o programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades; 40% das unidades serão em imóveis da União
L

Em Cima da Hora | Entrevista Izabel Cristina

O Em Cima da Hora vai receber a presidente da AJEB-RO, Izabel Cristina, para falar sobre o edital e os detalhes da coletânea Porto Velho em Poesia, que busca valorizar e dar voz às escritoras da região.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Alta demanda de mais de 22 mil inscritos levou à ampliação do prazo; candidatos devem acompanhar os comunicados oficiais da Prefeitura.
L
Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L

POLÍTICA

Deputada Cristiane Lopes prestigia 40 anos do Grupo Cairu em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes prestigia 40 anos do Grupo Cairu em Rondônia

Evento marcou trajetória da empresa e inauguração da Indústria de Capacetes e Bauletos Gow em Pimenta Bueno
L
Deputado Pedro Fernandes celebra 8ª Cavalgada dos Amigos em Cujubim

Deputado Pedro Fernandes celebra 8ª Cavalgada dos Amigos em Cujubim

Evento reuniu cavaleiros, famílias e visitantes, fortalecendo cultura, comércio e economia local
L
Eyder Brasil promove sessão solene em homenagem aos Técnicos Industriais de Rondônia

Eyder Brasil promove sessão solene em homenagem aos Técnicos Industriais de Rondônia

Assembleia Legislativa entregará voto de louvor ao CRT-01, reconhecendo contribuição dos profissionais para áreas estratégicas do estado
L
Deputado Alex Redano solicita recuperação da RO-140 entre Rio Crespo e BR-257

Deputado Alex Redano solicita recuperação da RO-140 entre Rio Crespo e BR-257

Estrada apresenta buracos, alagamentos e desgaste acentuado; pedido atende reivindicação de vereador local
L
Deputada Ieda Chaves destina R$ 180 mil a produtores rurais de Ouro Preto do Oeste

Deputada Ieda Chaves destina R$ 180 mil a produtores rurais de Ouro Preto do Oeste

Equipamentos agrícolas entregues à Arfloma reforçam apoio à agricultura familiar e aumentam produtividade
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil de Rondônia esclarece desvio milionário e foragido é preso no RJ

Polícia Civil de Rondônia esclarece desvio milionário e foragido é preso no RJ

Durante as apurações, foi constatado que o suspeito realizou diversas transferências bancárias para contas próprias e, em seguida, deixou de comparecer ao trabalho. No dia seguinte, embarcou em um voo para Porto Velho, numa clara tentativa de fuga.
12
Homem de 20 anos é preso com motocicleta clonada em Porto Velho

Homem de 20 anos é preso com motocicleta clonada em Porto Velho

Suspeito foi detido no bairro Três Marias após guarnição localizar Honda Biz com placa clonada
10
Polícia prende criminoso conhecido como “Mister Bean do CV” com drogas em Porto Velho

Polícia prende criminoso conhecido como “Mister Bean do CV” com drogas em Porto Velho

Suspeito de 29 anos foi abordado no bairro São Sebastião com maconha, crack e munições
10
Ação do 1º Batalhão comandada pelo sargento Rocha apreende simulacro de pistola na Praça do Baú

Ação do 1º Batalhão comandada pelo sargento Rocha apreende simulacro de pistola na Praça do Baú

Policiais militares detiveram um suspeito e apreenderam um simulacro de pistola durante patrulhamento na região central de Porto Velho.
10
Homem é preso após ameaçar companheira com facões em Porto Velho

Homem é preso após ameaçar companheira com facões em Porto Velho

A mulher conseguiu escapar e pedir ajuda à vizinha, que acionou a Polícia Militar.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPF cobra ações para encontrar acervo de Chico Mendes

MPF cobra ações para encontrar acervo de Chico Mendes

O Ministério Público Federal solicitou ao MP do Acre uma investigação sobre o desaparecimento de documentos e objetos do ambientalista, um líder sindicalista e defensor da Amazônia.
L
Feira Cultural Encantos da Amazônia chega à segunda edição em Vilhena com exposição de artistas rondonienses

Feira Cultural Encantos da Amazônia chega à segunda edição em Vilhena com exposição de artistas rondonienses

Evento reúne mais de 30 obras em diferentes linguagens artísticas entre 27 de agosto e 12 de setembro na Galeria da Fundação Cultural.
L
Semdec leva ações e escuta população ribeirinha do baixo Madeira em preparação para 2ª Conferência Municipal

Semdec leva ações e escuta população ribeirinha do baixo Madeira em preparação para 2ª Conferência Municipal

Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade mobiliza comunidades e prepara escolha de delegados distritais para o Plano Diretor Participativo
L
Inep abre prazo para recursos do Celpe-Bras 2025/2

Inep abre prazo para recursos do Celpe-Bras 2025/2

Candidatos podem recorrer de indeferimentos de atendimento especializado e nome social até 29 de agosto.
L
Capacitação em Gestão Ética fortalece atuação da Semdec em Porto Velho

Capacitação em Gestão Ética fortalece atuação da Semdec em Porto Velho

Curso sobre ética e transparência na administração pública oferece aprendizado e valoriza servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade
L
Jovens aprendizes ganham oportunidade em projeto de economia circular

Jovens aprendizes ganham oportunidade em projeto de economia circular

Projeto da Stellantis integra plano global de Economia Circular e amplia atuação da montadora no Brasil.
L
Prefeitura lança “Natal Porto Velho Luz” e transforma capital em cidade encantada

Prefeitura lança “Natal Porto Velho Luz” e transforma capital em cidade encantada

Evento promete emocionar famílias, fortalecer a cultura, impulsionar a economia e consolidar a cidade como destino turístico
L
Centro de Convivência do Idoso transforma a vida de idosos em Porto Velho

Centro de Convivência do Idoso transforma a vida de idosos em Porto Velho

Espaço oferece atividades físicas, culturais e de socialização que promovem saúde, inclusão e envelhecimento com dignidade
L
Jogos Intermunicipais de Rondônia 2025 terão fase final em Ji-Paraná

Jogos Intermunicipais de Rondônia 2025 terão fase final em Ji-Paraná

Competição acontecerá entre 9 e 22 de outubro e reunirá atletas de diversos municípios em celebração do esporte rondoniense
L
Deputada Cláudia de Jesus entrega equipamentos e fortalece agricultura familiar em Vale do Anari

Deputada Cláudia de Jesus entrega equipamentos e fortalece agricultura familiar em Vale do Anari

Emenda parlamentar de R$ 71 mil beneficiou associações rurais com implementos agrícolas essenciais para produção
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.