QUINTA-FEIRA, 31/07/2025

L

Mundo

Reações internacionais dividem-se após ataques de Israel ao Irã: Ocidente apoia, China e Rússia condenam

Reino Unido e Índia pedem contenção e Liga Árabe condena

Por Lucas Pordeus León - repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Reações internacionais dividem-se após ataques de Israel ao Irã: Ocidente apoia, China e Rússia condenam
Agência de Notícias da republica Islâmica.

Enquanto China, Rússia e a Liga Árabe condenaram os ataques de Israel contra instalações nucleares e militares do Irã nesta sexta-feira (13), potências ocidentais como França e Estados Unidos (EUA) deram suporte a ação de Tel Aviv.

Já Reino Unido, Índia e União Europeia (EU), apesar de não condenarem, nem apoiarem a ação, pediram contenção das hostilidades entre as partes envolvidas.

O Brasil condenou o ataque argumentando que se trata de grave violação do direito internacional e da soberania do Irã.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores (MRE) da China disse que o gigante asiático está “profundamente preocupado” com as consequências da ação israelense.

“A China se opõe a ações que violem a soberania, a segurança e a integridade territorial do Irã, e se opõe a medidas que aumentem as tensões e ampliem os conflitos. O repentino aumento das tenções na região não serve aos interesses de ninguém”, comentou o porta-voz Lin Jian’s.

A Liga Árabe – que reúne os 22 países de maioria árabe – também condenou os ataques israelenses, afirmando que “representam um flagrante violação do direito internacional” com risco “de mergulhar a região num conflito mais amplo”.

Rússia

Já o governo da Rússia condenou “veementemente” as ações de Israel e disse que a ação foi cínica por ocorrer em meio as negociações, entre Teerã e EUA, sobre o programa nuclear do Irã.

“Essas ações minaram drasticamente o progresso de esforços diplomáticos multilaterais meticulosos que visam reduzir as tensões e buscar soluções para eliminar suspeitas e o preconceito em torno do programa nuclear pacífico do Irã”, comentou o Kremlin.

O governo russo afirmou que a questão não pode ser resolvida por meios militares e pediu que os países ocidentais, “que provocaram a recente onda de histeria anti-Irã no Conselho de Governadores da AIEA [Agência da ONU para Energia Atômica],” percebam as consequências perigosas “de sua abordagem destrutiva, bem como o grau de responsabilidade que têm pela tragédia em curso”.

Índia

Apesar de não ter condenado os ataques, a Índia disse que está “profundamente preocupada” com os recentes acontecimentos e fez questão de mencionar que tem relações “estreitas e amigáveis” tanto com Irã quanto com Israel.

O país do Sudeste Asiático acrescentou que está pronto para oferecer todo o apoio possível para uma saída diplomática para crise.

“A Índia insta ambas as partes a evitarem qualquer escalada. Os canais de diálogo e diplomacia existentes devem ser utilizados para trabalhar em prol da redução da tensão e da resolução das questões subjacentes”, disse, em nota, o ministério das relações exteriores de Nova Dheli.

Europa

O governo francês, por sua vez, voltou a condenar o programa nuclear do Irã e disse que Israel tem o direito “de se defender e garantir sua segurança”. Ainda assim, o presidente Emmanuel Macron sustentou que é preciso exercer a máxima contenção e reduzir a tensão, “para evitar colocar em risco a estabilidade de toda a região”.

“A França ressalta que reiterou frequentemente suas preocupações com a aceleração do programa nuclear iraniano, que representa uma grave ameaça à segurança do território nacional e uma violação das obrigações internacionais do Irã”, disse, em nota, o ministério das relações exteriores de Paris.

Já o governo do Reino Unido recomendou aos britânicos que evitem viajar para Israel. Além de não condenar o ataque, se limitou a pedir a contenção das hostilidades, conforme escreveu o primeiro-ministro Keir Starmer

“A estabilidade no Oriente Médio deve ser a prioridade e estamos engajando parceiros para reduzir a tensão. Agora é hora de contenção, calma e retorno à diplomacia”, disse o chefe do governo britânico, em uma rede social.

Posição semelhante teve a presidente da Comissão Europeia, órgão que exerce o poder executivo na União Europeia (UE). Ursula Von Der Leyen citou que a situação do Oriente Médio é “profundamente alarmante”.

“A Europa pede a todas as partes que exerçam a máxima contenção, reduzam a tensão imediatamente e se abstenham de retaliações. Uma resolução diplomática é agora mais urgente do que nunca, em prol da estabilidade da região e da segurança global”, destacou Ursula.

EUA

Por sua vez, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, fez uma efusiva defesa da ação de Israel, acrescentando que o Irã deve aceitar o acordo para conter seu programa nuclear, caso não queira sofrer novos ataques.

“Acho que foi excelente. Demos a eles uma chance e não aproveitaram. Eles foram atingidos com força, muita força. E há mais por vir. Muito mais”, disse Trump, principal aliado de Tel-Aviv.

Entenda

Israel atacou o Irã alegando que o país está construindo bombas atômicas, que poderiam ser usadas contra Tel-Aviv. O Irã nega e sustenta que usa tecnologia atômica apenas para fins pacíficos, como a produção de energia.

O Irã é signatário do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), mas a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) teria apresentado objeções aos compromissos de Teerã com a organização.

A autoridade nuclear do Irã nega que tenha violado compromissos com a AIEA e diz que a Agência realiza uma campanha “politicamente motivada” e guiada por Grã-Bretanha, França, Alemanha e Estados Unidos (EUA), sob influência de Israel. Já Israel é um dos poucos países do mundo que não assinaram o TNP.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Zelensky restabelece poder de agências anticorrupção após protestos

Zelensky restabelece poder de agências anticorrupção após protestos

Presidente ucraniano volta atrás em decisão controversa e garante independência de órgãos anticorrupção, sob pressão da sociedade civil e da União Europeia.
L
Austrália descobre inseto inusitado que entra para a lista do maior do País

Austrália descobre inseto inusitado que entra para a lista do maior do País

Nova espécie de inseto-pau, com 40 cm e peso de uma bola de golfe, é encontrada em floresta remota e pode ser o mais pesado já registrado na Austrália.
L
EUA registram "Mega Relâmpago" de 829 Km de extensão

EUA registram “Mega Relâmpago” de 829 Km de extensão

Fenômeno ocorrido em 2017 foi oficialmente reconhecido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) como a maior extensão já registrada para um raio.
L
Trump cita Bolsonaro, Moraes e plataformas para justificar taxação

Trump cita Bolsonaro, Moraes e plataformas para justificar taxação

Presidente Donald Trump impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, alegando perseguição política, abusos judiciais e censura a plataformas digitais.
L
Fãs lotam Birmingham para despedida de Ozzy Osbourne

Fãs lotam Birmingham para despedida de Ozzy Osbourne

Milhares de admiradores do Príncipe das Trevas se reúnem em cortejo fúnebre para homenagear o vocalista do Black Sabbath.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Falaê Podcast | Entrevista Pastores Fábio Ramos e Daniel Brasil

Nesta quinta-feira (31), às 18h, o Falaê Podcast recebe os pastores Fábio Ramos e Daniel Brasil para uma conversa sobre a Marcha para Jesus, evento que acontece no próximo sábado (02/08) em Porto Velho.
L

Agenda News | Entrevista Zeno Germano e Gianne Priscila, integrantes da Banda Projeto Retrô

Nesta quinta-feira (31), às 17h, o programa Agenda News recebe os músicos Zeno Germano e Gianne Priscila, integrantes da Banda Projeto Retrô, para falar sobre a festa Retrô Gold. O evento será realizado no dia 9 de agosto, a partir das 22h, no Espaço O Monarka, em Porto Velho (RO).
L

Locomotiva feita por alemães há quase 90 anos será restaurada em Porto Velho

Prefeitura vai recuperar a máquina para voltar a circular na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
L

Giro News | Entrevista Rafael Moreira – RM Engenharia

Nesta quinta-feira (31), às 16h, o programa Giro News recebe o empresário Rafael Moreira, fundador da RM Engenharia.
L

Comunidade News | Entrevista Nice Condaque – vereadora de Cacoal

Nesta quinta-feira (31), às 15h, o programa Comunidade News entrevista a vereadora de Cacoal, Nice Condaque (União Brasil). A parlamentar vai detalhar a sanção da lei que torna obrigatório o Teste da Orelhinha no município, garantindo diagnóstico precoce e mais qualidade de vida para recém-nascidos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Economia aquecida mantém mercado de trabalho forte, com a menor taxa de desocupação já registrada, apesar da alta da Selic.
L

Vaga para Enfermeiro(a) do Trabalho – Ji-Paraná/RO

Oportunidade para profissional de enfermagem atuar na saúde ocupacional, com salário de R$ 4.550, benefícios completos e contratação pela Consultoria Mariana Goedert.
L
Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho com inscrições até 8 de agosto

Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho com inscrições até 8 de agosto

Em Porto Velho, a Energisa oferece oportunidades de estágio para estudantes de diversas áreas do ensino superior, como Engenharias, Direito e Comunicação, com inscrições abertas até 8 de agosto.
L
Médico é condenado a devolver mais de R$ 400 mil por acúmulo ilegal de cargos em Rondônia

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

Presidente Raduan Miguel Filho assina edital para preenchimento de cargo de desembargadora, priorizando juízas de 3ª entrância para vaga decorrente da aposentadoria de Sansão Saldanha.
L
Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Saiba como doadores de sangue, mesários e hipossuficientes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do VII Concurso de Cartórios de Rondônia.
L

POLÍTICA

Deputada Federal Cristiane Lopes e Prefeito Aldo Júlio anunciam construção da Praça da Bíblia em Rolim de Moura

Deputada Federal Cristiane Lopes e Prefeito Aldo Júlio anunciam construção da Praça da Bíblia em Rolim de Moura

Em Rolim de Moura, a deputada federal Cristiane Lopes e o prefeito Aldo Júlio anunciam a construção da Praça da Bíblia, um novo espaço de fé e lazer que fortalecerá o vínculo comunitário e oferecerá acessibilidade e cultura para todos, com investimento de mais de R$ 1,5 milhão.
L
Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Em Porto Velho, o deputado Ribeiro solicita reformas e investimentos na Delegacia de Flagrantes (Deflag), visando melhorar as condições de trabalho dos policiais civis e o atendimento à população.
L
Apae de Buritis recebe R$ 200 mil de emenda da deputada federal Sílvia Cristina

Apae de Buritis recebe R$ 200 mil de emenda da deputada federal Sílvia Cristina

A deputada federal Sílvia Cristina destinou R$ 200 mil em emenda parlamentar para a Apae de Buritis, em Rondônia, apoiando a manutenção e custeio da instituição que presta serviços essenciais a pessoas com deficiência.
L

Prefeitura de Porto Velho entrega 34 microscópios e reforça serviços do Laboratório Municipal

Equipamentos, adquiridos com recursos próprios e emenda parlamentar, vão garantir diagnósticos mais rápidos e fortalecer a vigilância epidemiológica
L
Deputado Ribeiro do Sinpol indica melhorias no Instituto Médico Legal de São Miguel

Deputado Ribeiro do Sinpol indica melhorias no Instituto Médico Legal de São Miguel

Em Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol solicita reformas e modernização do IML de São Miguel do Guaporé para garantir melhor atendimento à população e condições dignas aos servidores da segurança pública.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio em Porto Velho

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio em Porto Velho

O investigado era procurado pela Justiça por envolvimento no crime de homicídio que vitimou W. G. de M., fato ocorrido no dia 3 de janeiro de 2025, em Porto Velho.
10
Acidente na Avenida Guaporé deixa idosa ferida em Porto Velho

Acidente na Avenida Guaporé deixa idosa ferida em Porto Velho

Uma idosa em bicicleta colidiu com a lateral de um ônibus e sofreu escoriações.
16
Idoso acusado de matar boliviano é preso pela Homicídios

Idoso acusado de matar boliviano é preso pela Homicídios

A vítima foi morta com um golpe de faca no coração.
14
PRF apreende 25,6 kg de maconha em Vilhena

PRF apreende 25,6 kg de maconha em Vilhena

Casal de criminosos e substância apreendida foram encaminhados para a Polícia Federal
12
Apenado e comparsa são presos com pistola furtada durante patrulhamento em Porto Velho

Apenado e comparsa são presos com pistola furtada durante patrulhamento em Porto Velho

A dupla estava em um veículo modelo Clássic quando foi abordada pelos policiais durante patrulhamento voltado ao combate ao crime organizado.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tarifaço americano exclui 44,6% das exportações do Brasil, diz Mdic

Tarifaço americano exclui 44,6% das exportações do Brasil, diz Mdic

Pouco mais de um terço das exportações brasileiras para os Estados Unidos será afetada pela tarifa de 50%.
L
Lecar apresenta picape híbrida Campo na Fenasucro & Agrocana 2025

Lecar apresenta picape híbrida Campo na Fenasucro & Agrocana 2025

Modelo une motor elétrico e flex movido a etanol, com autonomia de até mil quilômetros.
L
Sindicato dos Servidores do MPRO escolhe nova diretoria para o triênio 2026-2028

Sindicato dos Servidores do MPRO escolhe nova diretoria para o triênio 2026-2028

O SINSEMPRO realizará eleições no dia 7 de agosto para a nova diretoria, com a chapa “Unidade, Ação e Luta” concorrendo à presidência. O principal foco da chapa é debater um novo PCCS para a categoria.
L
Faces do Quilombo

Oficina de fotografia “Faces do Quilombo” será realizada em Pimenteiras do Oeste

A 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo será realizada na comunidade de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste, com foco na valorização da cultura quilombola por meio da fotografia.
L
Juristas pedem responsabilização civil de Eduardo Bolsonaro no STF

Juristas pedem responsabilização civil de Eduardo Bolsonaro no STF

Associação de juristas aciona o Supremo para barrar omissões do Estado e ação do deputado em meio a sanções dos EUA.
L
Agosto Lilás lança campanha permanente contra violência à mulher

Agosto Lilás lança campanha permanente contra violência à mulher

Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, detalha ações e defende a criação de políticas para a redução de feminicídios no Brasil.
L
Ferramentas jurídicas e rede de apoio reduzem feminicídios, diz Ministra

Ferramentas jurídicas e rede de apoio reduzem feminicídios, diz Ministra

Márcia Lopes, ministra das Mulheres, defende a integração de serviços públicos e o uso de medidas protetivas para combater a violência contra a mulher.
L

Conselho Empresarial de Turismo visita Agrovila Rio Verde para impulsionar turismo de base comunitária

Ação fortalece o turismo de base comunitária na Agrovila Rio Verde, fomentando esporte, lazer e capacitação para empreendedores locais
L
TRT-14 anuncia o pagamento de precatórios federais de 2025 para setembro

TRT-14 anuncia o pagamento de precatórios federais de 2025 para setembro

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14) realizará o pagamento de precatórios federais de 2025 em setembro. A antecipação, possível com o repasse de recursos da União, garante o acesso a créditos para jurisdicionados que aguardavam há anos em Rondônia e no Acre.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): LUIZ ÁUREO ZEFERINO

LICENÇA PREVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO e LICENÇA DE OPERAÇÃO
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.