SEGUNDA-FEIRA, 18/08/2025
Publicidade

L

Mundo

Reações internacionais dividem-se após ataques de Israel ao Irã: Ocidente apoia, China e Rússia condenam

Reino Unido e Índia pedem contenção e Liga Árabe condena

Por Lucas Pordeus León - repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Reações internacionais dividem-se após ataques de Israel ao Irã: Ocidente apoia, China e Rússia condenam
Agência de Notícias da republica Islâmica.

Enquanto China, Rússia e a Liga Árabe condenaram os ataques de Israel contra instalações nucleares e militares do Irã nesta sexta-feira (13), potências ocidentais como França e Estados Unidos (EUA) deram suporte a ação de Tel Aviv.

Já Reino Unido, Índia e União Europeia (EU), apesar de não condenarem, nem apoiarem a ação, pediram contenção das hostilidades entre as partes envolvidas.

O Brasil condenou o ataque argumentando que se trata de grave violação do direito internacional e da soberania do Irã.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores (MRE) da China disse que o gigante asiático está “profundamente preocupado” com as consequências da ação israelense.

“A China se opõe a ações que violem a soberania, a segurança e a integridade territorial do Irã, e se opõe a medidas que aumentem as tensões e ampliem os conflitos. O repentino aumento das tenções na região não serve aos interesses de ninguém”, comentou o porta-voz Lin Jian’s.

A Liga Árabe – que reúne os 22 países de maioria árabe – também condenou os ataques israelenses, afirmando que “representam um flagrante violação do direito internacional” com risco “de mergulhar a região num conflito mais amplo”.

Rússia

Já o governo da Rússia condenou “veementemente” as ações de Israel e disse que a ação foi cínica por ocorrer em meio as negociações, entre Teerã e EUA, sobre o programa nuclear do Irã.

“Essas ações minaram drasticamente o progresso de esforços diplomáticos multilaterais meticulosos que visam reduzir as tensões e buscar soluções para eliminar suspeitas e o preconceito em torno do programa nuclear pacífico do Irã”, comentou o Kremlin.

O governo russo afirmou que a questão não pode ser resolvida por meios militares e pediu que os países ocidentais, “que provocaram a recente onda de histeria anti-Irã no Conselho de Governadores da AIEA [Agência da ONU para Energia Atômica],” percebam as consequências perigosas “de sua abordagem destrutiva, bem como o grau de responsabilidade que têm pela tragédia em curso”.

Índia

Apesar de não ter condenado os ataques, a Índia disse que está “profundamente preocupada” com os recentes acontecimentos e fez questão de mencionar que tem relações “estreitas e amigáveis” tanto com Irã quanto com Israel.

O país do Sudeste Asiático acrescentou que está pronto para oferecer todo o apoio possível para uma saída diplomática para crise.

“A Índia insta ambas as partes a evitarem qualquer escalada. Os canais de diálogo e diplomacia existentes devem ser utilizados para trabalhar em prol da redução da tensão e da resolução das questões subjacentes”, disse, em nota, o ministério das relações exteriores de Nova Dheli.

Europa

O governo francês, por sua vez, voltou a condenar o programa nuclear do Irã e disse que Israel tem o direito “de se defender e garantir sua segurança”. Ainda assim, o presidente Emmanuel Macron sustentou que é preciso exercer a máxima contenção e reduzir a tensão, “para evitar colocar em risco a estabilidade de toda a região”.

“A França ressalta que reiterou frequentemente suas preocupações com a aceleração do programa nuclear iraniano, que representa uma grave ameaça à segurança do território nacional e uma violação das obrigações internacionais do Irã”, disse, em nota, o ministério das relações exteriores de Paris.

Já o governo do Reino Unido recomendou aos britânicos que evitem viajar para Israel. Além de não condenar o ataque, se limitou a pedir a contenção das hostilidades, conforme escreveu o primeiro-ministro Keir Starmer

“A estabilidade no Oriente Médio deve ser a prioridade e estamos engajando parceiros para reduzir a tensão. Agora é hora de contenção, calma e retorno à diplomacia”, disse o chefe do governo britânico, em uma rede social.

Posição semelhante teve a presidente da Comissão Europeia, órgão que exerce o poder executivo na União Europeia (UE). Ursula Von Der Leyen citou que a situação do Oriente Médio é “profundamente alarmante”.

“A Europa pede a todas as partes que exerçam a máxima contenção, reduzam a tensão imediatamente e se abstenham de retaliações. Uma resolução diplomática é agora mais urgente do que nunca, em prol da estabilidade da região e da segurança global”, destacou Ursula.

EUA

Por sua vez, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, fez uma efusiva defesa da ação de Israel, acrescentando que o Irã deve aceitar o acordo para conter seu programa nuclear, caso não queira sofrer novos ataques.

“Acho que foi excelente. Demos a eles uma chance e não aproveitaram. Eles foram atingidos com força, muita força. E há mais por vir. Muito mais”, disse Trump, principal aliado de Tel-Aviv.

Entenda

Israel atacou o Irã alegando que o país está construindo bombas atômicas, que poderiam ser usadas contra Tel-Aviv. O Irã nega e sustenta que usa tecnologia atômica apenas para fins pacíficos, como a produção de energia.

O Irã é signatário do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), mas a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) teria apresentado objeções aos compromissos de Teerã com a organização.

A autoridade nuclear do Irã nega que tenha violado compromissos com a AIEA e diz que a Agência realiza uma campanha “politicamente motivada” e guiada por Grã-Bretanha, França, Alemanha e Estados Unidos (EUA), sob influência de Israel. Já Israel é um dos poucos países do mundo que não assinaram o TNP.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Hamas aceita proposta para novo cessar-fogo em Gaza

Hamas aceita proposta para novo cessar-fogo em Gaza

O grupo islâmico palestino Hamas aceitou uma nova proposta de acordo que prevê uma trégua de 60 dias e a libertação de reféns em duas etapas.
L
Donald Trump anuncia que conversará com Putin após encontro com Zelensky

Donald Trump anuncia que conversará com Putin após encontro com Zelensky

O presidente dos Estados Unidos declarou que uma reunião trilateral entre os líderes seria possível para negociar o fim da guerra na Ucrânia.
L
Incêndios na Espanha batem recorde anual com 343 mil hectares queimados

Incêndios na Espanha batem recorde anual com 343 mil hectares queimados

O país superou a marca de 2022, enquanto bombeiros continuam a lutar contra as chamas que afetam o noroeste e oeste do território.
L
Eleição na Bolívia aponta segundo turno entre candidatos de direita

Eleição na Bolívia aponta segundo turno entre candidatos de direita

Projeções indicam que Rodrigo Paz Pereira e Jorge “Tuto” Quiroga devem disputar a segunda etapa do pleito, que marca o fim de quase duas décadas de governos de esquerda.
L
Zelensky se encontra com Trump e líderes europeus em Washington

Zelensky se encontra com Trump e líderes europeus em Washington

Líder ucraniano busca apoio diplomático para um acordo de paz duradouro e com garantias de segurança.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Suspeito de bomba falsa em aeroporto pode se entregar à Polícia Federal a qualquer momento

ACOMPANHE: Suspeito de bomba falsa em aeroporto irá se entregar à Polícia Federal a qualquer momento

O incidente, que causou pânico e mobilizou as forças de segurança da cidade, está sendo investigado como atentado contra a segurança de transporte aéreo.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Dr. Flávio Martins

Nesta segunda-feira, às 16h, o Programa Ponto & Contraponto recebe o Dr. Flávio Martins, renomado Cirurgião Bucomaxilofacial, especialista e mestre pela UFPEL – Pelotas, doutor em cirurgia pela PUC/RS.
L

Giro News | Entrevista com Alex Sakai, especialista em terapias orientais

Nesta segunda-feira, dia 18 de agosto, às 15h, o Programa Giro News recebe Alex Sakai, acupunturista tradicional e especialista em terapias orientais.
L
Anatel revoga obrigatoriedade do 0303 e justifica medida

Anatel revoga obrigatoriedade do 0303 e justifica medida

A agência reguladora, Anatel, argumenta que existem ferramentas mais eficazes para combater chamadas de telemarketing abusivas, como a autenticação de ligações.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L
Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L
Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L

POLÍTICA

Lula recebe Daniel Noboa em Brasília e defende laços com a América do Sul

Lula recebe Daniel Noboa em Brasília e defende laços com a América do Sul

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Equador, Daniel Noboa, se reuniram para discutir comércio, segurança e regulação de big techs.
L
Deputado Pedro Fernandes prestigia 19ª Expour em Urupá e ressalta união pelo setor produtivo e cultural

Deputado Pedro Fernandes prestigia 19ª Expour em Urupá e ressalta união pelo setor produtivo e cultural

Evento reuniu milhares de pessoas, fortaleceu comércio local e destacou a importância da cultura e do agro para a economia regional.
L
Ieda Chaves confere reforma concluída de quadra esportiva em escola agrícola de Cerejeiras

Ieda Chaves confere reforma concluída de quadra esportiva em escola agrícola de Cerejeiras

Parlamentar destinou R$ 100 mil para revitalização do espaço de lazer e integração da comunidade.
L

Eyder Brasil idealiza 1º Congresso Internacional das Comissões de Segurança das Assembleias Legislativas

Evento reunirá autoridades nacionais e internacionais para debater estratégias de combate ao crime e desafios em regiões de fronteira.
L

O juiz que enfrenta Trump | Alexandre de Moraes desafia pressões e reafirma defesa da democracia

Em entrevista ao Washington Post, ministro do STF Alexandre de Moraes relata embates com Bolsonaro, Musk e agora Donald Trump, reforçando que “não há como recuar do que devemos fazer”.
L
Publicidade

POLÍCIA

Hytalo e marido choram ao deixar cadeia em Carapicuíba e são transferidos para presídio em São Paulo

Casal de influenciadores, investigado por exploração sexual de menores, foi levado ao CDP de Pinheiros e deve ser transferido para a Paraíba
12

Dono de clínica veterinária é preso após espancar idoso em Duque de Caxias

Idoso de 71 anos reclamou do atendimento ao cachorro e foi agredido com socos e chutes pelo dono da clínica; vítima passou por cirurgia na cabeça
16
“Roni do PCC” é preso com droga durante ação do BPTAR e Centro de Inteligência da PM

“Roni do PCC” é preso com droga durante ação do BPTAR e Centro de Inteligência da PM

O suspeito teria confessado iria vender a droga para outro indivíduo, pelo valor de R$3.800 reais, além de ser uma das lideranças da facção.
14
Carro atropela moto e deixa dois feridos na Duque de Caxias

Carro atropela moto e deixa dois feridos na Duque de Caxias

Acidente no cruzamento das ruas Miguel Chakian com Duque de Caxias deixa uma mulher em estado grave e homem com escoriaçõe
12
Morre motociclista atropelado por servidor público embriagado na zona sul

Morre motociclista atropelado por servidor público embriagado na zona sul

Na ocasião, um servidor público de 27 anos que conduzia um carro elétrico foi preso, depois de ser constatado estar embriagado.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Patrícia Yamazaki representa Rondônia na categoria Artista Revelação do Prêmio Sebrae Amazônia de Música

Patrícia Yamazaki representa Rondônia na categoria Artista Revelação do Prêmio Sebrae Amazônia de Música

Cinco indicações colocam Rondônia em destaque; votação popular definirá a categoria Artista Revelação.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAGP-LAP-LAI): G4 GESTAO DE IMOVEIS S/S LTDA

Licença Ambiental de Grande Porte Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação
L

Prefeitura de Jaru remove pedras da rua Nilton de Oliveira e melhora tráfego no Setor 04

Serviço de infraestrutura realizado nesta segunda-feira busca garantir mais segurança e visibilidade aos motoristas e pedestres.
L
Alexandre de Moraes mantém condenação de 14 anos a cabeleireira por atos golpistas

Alexandre de Moraes mantém condenação de 14 anos a cabeleireira por atos golpistas

O ministro do STF negou um recurso da defesa de Débora Rodrigues dos Santos, confirmando a pena por sua participação e pichação na estátua A Justiça no dia 8 de janeiro.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LPI LPO): Pablo Kaik Andrade Mendes

Licença Prévia, Instalação e Operação
L

Requerimento da Lincença Ambiental (LPI LPO): INERIO FINCK

Licença Prévia, Instalação e Operação
L
Teste de DNA comprova filha secreta de Freddie Mercury e biografia revela detalhes inéditos

Teste de DNA comprova filha secreta de Freddie Mercury e biografia revela detalhes inéditos

Autora Lesley-Ann Jones confirma exame e filha, chamada apenas de “B”, fala pela primeira vez sobre sua relação com o cantor.
L
Governo de RO abre Chamamento Público para fornecimento de café da manhã a pessoas em vulnerabilidade social

Governo de RO abre Chamamento Público para fornecimento de café da manhã a pessoas em vulnerabilidade social

Programa Pão Nosso, em Porto Velho, prevê investimento de R$ 8,7 milhões para atender famílias inscritas no CadÚnico.
L
Juiz é acusado de assédio moral e intimidação de servidores em Rondônia

Juiz é acusado de assédio moral e intimidação de servidores em Rondônia

Sindicato denuncia magistrado por práticas de assédio e ações de indenização contra servidores que relataram condutas inadequadas.
L
Flávio Dino decide que leis estrangeiras não valem automaticamente no Brasil

Flávio Dino decide que leis estrangeiras não valem automaticamente no Brasil

O ministro do STF, Flávio Dino, determinou que leis e decisões de outros países só terão efeito no Brasil após análise e homologação por uma autoridade brasileira.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.