SÁBADO, 02/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

L

Mundo

Israel intercepta veleiro com ativistas pró-Palestina, incluindo Greta Thunberg, e inicia repatriação após tentativa de romper bloqueio a Gaza

Eles deverão ser repatriados ainda nesta terça, informou Israel

Por Lusa - 20

Publicado em 

Israel intercepta veleiro com ativistas pró-Palestina, incluindo Greta Thunberg, e inicia repatriação após tentativa de romper bloqueio a Gaza
Chris Kebbon/Divulgação

Os ativistas pró-Palestina que seguiam a bordo do veleiro Madleen, interceptado por Israel quando tentava alcançar a Faixa de Gaza, foram transferidos para o aeroporto de Tel Aviv para serem repatriados, anunciou nesta terça-feira (10) a diplomacia israelense.

“Os que se recusarem a assinar os documentos de expulsão e a abandonar Israel serão apresentados a uma autoridade judicial, de acordo com a lei israelense, para que seja autorizada a sua expulsão”, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel na rede social X, acrescentando que os ativistas se encontraram no aeroporto com os cônsules dos seus países.

O Madleen, com 12 ativistas a bordo, incluindo a sueca Greta Thunberg, foi interceptado na manhã de segunda-feira, quando tentava chegar à Faixa de Gaza com ajuda humanitária.

O veleiro chegou na noite de ontem ao porto israelense de Ashdod, escoltado por dois navios da Marinha de Guerra de Israel.

A Coligação da Flotilha da Liberdade (FFC, na sigla em inglês), que fretou o barco, confirmou que os militantes estavam sob custódia das autoridades israelenses e que “poderiam ser autorizados a partir de Tel Aviv entre segunda-feira e hoje.

“Continuamos a exigir a libertação imediata de todos os voluntários”, escreveu a organização na mesma plataforma, considerando que a detenção é “ilegal” e “viola o direito internacional”.

O veleiro, com cidadãos franceses, alemães, brasileiros, turcos, suecos, espanhóis e holandeses a bordo, partiu de Itália em 1º de junho com o objetivo de “romper o bloqueio israelense” à Faixa de Gaza, que enfrenta grave crise humanitária após mais de 20 meses de guerra, desencadeada pelo ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 contra Israel.

O Exército israelense confirmou que o barco foi “interceptado” durante a noite, sem especificar o local exato da operação.

“Como mostra este vídeo, fomos interceptados e raptados em águas internacionais”, afirmou Greta Thunberg numa mensagem de vídeo pré-gravada, divulgada pela FFC.

Imagens partilhadas pela organização mostram ainda os ativistas com coletes salva-vidas de cor laranja, de mãos erguidas no momento da interceptação, alguns entregando os celulares, conforme instruções recebidas. Pouco antes, alguns lançaram os aparelhos ao mar.

A FFC, criada em 2010, é um movimento internacional de apoio aos palestinos, combinando ações de ajuda humanitária com protesto político contra o bloqueio imposto à Faixa de Gaza.

Além de Greta Thunberg, integravam o grupo a eurodeputada franco-palestina de esquerda Rima Hassan e dois jornalistas.

A França afirmou ter transmitido “todas as mensagens” a Israel para garantir a “proteção” dos seus seis cidadãos a bordo e para que possam regressar ao país, declarou nessa segunda-feira o presidente Emmanuel Macron, classificando o bloqueio humanitário a Gaza como um “escândalo”.

Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se ontem à noite em várias cidades francesas, em apoio aos ativistas, num protesto convocado por partidos de esquerda.

A Turquia condenou a operação israelense, classificando-a como “ataque odioso” e “violação flagrante do direito internacional”.

Em 2010, uma flotilha internacional com cerca de 700 passageiros, partiu da Turquia com o mesmo objetivo de quebrar o bloqueio a Gaza. A operação foi interrompida por uma operação militar israelense que resultou na morte de dez ativistas.

Depois de alcançar a costa egípcia, o Madleen aproximou-se de Gaza, ignorando os avisos de Israel contra qualquer tentativa de “quebrar o bloqueio marítimo”, justificado por Tel Aviv como forma de impedir a entrada de armas no território controlado pelo Hamas.

O governo de Benjamin Netanyahu acusou Greta Thunberg e os demais ativistas de encenarem “provocação midiática com o único objetivo de se autopromover”.

Israel enfrenta crescente pressão internacional para pôr fim à guerra. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os bombardeios diários destruíram grande parte da Faixa de Gaza, onde a população está em risco de fome devido ao cerco e às severas restrições à entrada de ajuda humanitária.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trump e Rússia trocam ameaças com submarinos nucleares

Trump e Rússia trocam ameaças com submarinos nucleares

Em meio a uma escalada de provocações entre Trump e Rússia, o presidente dos EUA ordena o posicionamento de submarinos nucleares após declarações do ex-presidente Dmitry Medvedev.
L
China acusa EUA de ciberataques contra empresas de defesa

China acusa EUA de ciberataques contra empresas de defesa

Documento chinês divulgado nesta sexta-feira detalha operações de ciberataques dos Estados Unidos contra instituições e empresas de tecnologia na área da defesa.
L
Zelensky restabelece poder de agências anticorrupção após protestos

Zelensky restabelece poder de agências anticorrupção após protestos

Presidente ucraniano volta atrás em decisão controversa e garante independência de órgãos anticorrupção, sob pressão da sociedade civil e da União Europeia.
L
Austrália descobre inseto inusitado que entra para a lista do maior do País

Austrália descobre inseto inusitado que entra para a lista do maior do País

Nova espécie de inseto-pau, com 40 cm e peso de uma bola de golfe, é encontrada em floresta remota e pode ser o mais pesado já registrado na Austrália.
L
EUA registram "Mega Relâmpago" de 829 Km de extensão

EUA registram “Mega Relâmpago” de 829 Km de extensão

Fenômeno ocorrido em 2017 foi oficialmente reconhecido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) como a maior extensão já registrada para um raio.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Sexta de cinema: News Rondônia e Cine Araújo revelam o ganhador da semana na promoção de ingressos!

Toda sexta tem sorteio de um par de ingressos para os melhores filmes em cartaz. Veja quem vai curtir a telona por conta da casa!
L

Sexta de Sorte: News Rondônia e MS Distribuidora revelam o nome do ganhador da Promoção Rancheiro!

Com sabor de vitória e tradição, a promoção semanal presenteia amantes dos biscoitos Rancheiro. Conheça quem levou o kit especial desta semana!
L

Nota de pesar: Falecimento de Jorge Mateus Filho aos 83 anos em Porto Velho

Família e amigos se despedem de Jorge Mateus Filho, que deixa legado de amor, integridade e paixão pela família e pelo Fluminense
L

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Antônio Lemos Régis

O programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta-feira (01), às 18h, recebe Antônio Lemos Régis. Doutorando em Educação pela UFOPA e Professor Adjunto da UNIR, Antônio é especialista em Engenharia de Requisitos de Software e atua em projetos de tecnologia e meio ambiente. Uma conversa sobre educação, tecnologia e sustentabilidade na Amazônia.
L

Povoado Nerd | Entrevista Junior DuZ Cariocas e DJ GEO!

Nesta sexta-feira (01), às 17h, o programa Povoado Nerd recebe Junior DuZ Cariocas e DJ GEO para falar sobre o grande evento de aniversário que promete agitar a cidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

A segunda edição do CNU 2025 teve mais de 250 mil inscrições em cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, aplicando a nova Lei de Cotas.
L
IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

O Brasil atinge novo recorde de emprego com carteira assinada e o maior salário do trabalhador, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
L
Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Economia aquecida mantém mercado de trabalho forte, com a menor taxa de desocupação já registrada, apesar da alta da Selic.
L

Vaga para Enfermeiro(a) do Trabalho – Ji-Paraná/RO

Oportunidade para profissional de enfermagem atuar na saúde ocupacional, com salário de R$ 4.550, benefícios completos e contratação pela Consultoria Mariana Goedert.
L
Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho com inscrições até 8 de agosto

Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho com inscrições até 8 de agosto

Em Porto Velho, a Energisa oferece oportunidades de estágio para estudantes de diversas áreas do ensino superior, como Engenharias, Direito e Comunicação, com inscrições abertas até 8 de agosto.
L

POLÍTICA

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Deputado estadual elogia iniciativa da ACEP e defende a transparência fiscal como pilar da cidadania em Rondônia.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Deputada estadual comemora dados do IBGE e atribui avanço a políticas públicas que fortalecem renda e trabalho formal no estado.
L
Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora 40 anos do Clube Amigos do Basquete em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora 40 anos do Clube Amigos do Basquete em Guajará-Mirim

Parlamentar destaca importância do esporte para a juventude e reafirma apoio a projetos sociais no município.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia passagem de comando da Marinha em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa prestigia passagem de comando da Marinha em Guajará-Mirim

Nova gestão da Agência Fluvial reforça ações de segurança na fronteira; parlamentar destaca apoio às Forças Armadas em Rondônia.
L

Justiça Eleitoral rejeita acusação de fraude à cota de gênero contra o Avante em Candeias do Jamari

Decisão confirma lisura das candidaturas e mantém mandatos dos vereadores eleitos
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem de 24 anos é encontrado morto em terreno da BR-319

Jovem de 24 anos é encontrado morto em terreno da BR-319

Gean da Silva Pinheiro sofreu acidente fatal em área rural da Linha Transpurus; perícia e autoridades investigam as circunstâncias.
18

Motorista abre porta de carro e provoca acidente com motociclista na Avenida Jatuarana

Motociclista sofreu fratura no pé após colisão na zona sul de Porto Velho; vítima foi socorrida e levada à UPA Sul.
12
Acidente grave deixa motociclista ferido na Rua Brasília com Rua Bolívia, em Porto Velho

Acidente grave deixa motociclista ferido na Rua Brasília com Rua Bolívia, em Porto Velho

Colisão entre carro e motocicleta ocorreu no bairro Nossa Senhora das Graças; vítima foi encaminhada para a Policlínica Ana Adelaide
12
PF prende três foragidos da Justiça em Rondônia

PF prende três foragidos da Justiça em Rondônia

Um dos indivíduos havia sido condenado há mais de 20 anos de prisão
10
LETUM: Polícia Civil deflagra operação para cumprimento de mandados relacionados a tentativa de homicídio em Ariquemes

LETUM: Polícia Civil deflagra operação para cumprimento de mandados relacionados a tentativa de homicídio em Ariquemes

A ação contou com o apoio da Delegacia Regional de Ariquemes, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ariquemes.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia recebe destaque internacional em ranking da LGPD no Brasil

Governo de Rondônia recebe destaque internacional em ranking da LGPD no Brasil

Estado figura entre as três melhores instituições do país em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados; evento de premiação aconteceu em Londres.
L
Prefeitura de Porto Velho investiga suspeita de fraude no IPAM e adota medidas para garantir transparência

Empresas tentam criar cortina de fumaça, para esconder responsabilidades do passado e desviar o foco sobre o IPAM

E, mais grave, empresas que não são sequer credenciadas ao IPAM, estão publicando comunicados e ameaças de suspensão de atendimento que, na prática, não têm respaldo jurídico ou contratual.
L

MPRO lança “Agosto Lilás” e apresenta Mapa da Violência Doméstica em Rondônia

Ferramenta inédita oferece dados em tempo real e fortalece políticas públicas de proteção às mulheres
L

Vereadora Amanda Areval é eleita delegada estadual para representar Vilhena na Conferência Estadual da Mulher

Evento promovido pelo Conselho Municipal da Mulher debateu propostas para políticas públicas voltadas às mulheres
L
Conab publica novo aviso de frete para remoção de milho destinado a pequenos criadores

Conab divulga monitoramento agrícola e aponta boas condições para milho segunda safra

Dados indicam avanço positivo nas regiões produtoras, com destaque para milho e trigo
L
Adolescentes são apreendidos com simulacro de pistola em Porto Velho

Adolescentes são apreendidos com simulacro de pistola em Porto Velho

A Polícia Militar abordou dois adolescentes com simulacro de arma, sendo que um deles é suspeito de fazer um gesto de facção criminosa em frente ao Comando-Geral da PM.
12

Jaru ganha prêmio “Solo Seguro” do CNJ por boas práticas em regularização fundiária urbana

Município é reconhecido nacionalmente com o projeto “Morada Legal – Setor 08 (Jardim Bela Vista)”
L
Homem é preso por tráfico de drogas em Porto Velho

Homem é preso por tráfico de drogas em Porto Velho

Em ação da DENARC, um subtenente da reserva preso por tráfico de 80 quilos de cocaína teve sua prisão preventiva cumprida após apreensão do entorpecente em junho de 2024.
10
Pedreiro cai do telhado de loja e fica gravemente ferido em Porto Velho

Pedreiro cai do telhado de loja e fica gravemente ferido em Porto Velho

As primeiras informações dão conta que o rapaz trabalhava como pedreiro em uma obra, quando acabou caindo do telhado do estacionamento comercial.
16
Polícia Civil apreende arma de fogo durante cumprimento de mandado de busca na zona rural de Ministro Andreazza

Polícia Civil apreende arma de fogo durante cumprimento de mandado de busca na zona rural de Ministro Andreazza

A apreensão representa medida cautelar importante para garantir a integridade física e psicológica da vítima, bem como o regular andamento do inquérito policial.
12
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.