SEXTA-FEIRA, 01/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

L

Mundo

Marinha de Israel intercepta navio com ajuda para Gaza que levava greta thunberg e outros ativistas

Grupo a bordo do Madleen pede ajuda internacional

Por Joana Raposo Santos - RTP - 20

Publicado em 

Marinha de Israel intercepta navio com ajuda para Gaza que levava greta thunberg e outros ativistas
gazafreedomflotilla/Instagram

A Marinha israelita interceptou o navio Madleen, que transportava ajuda humanitária para Gaza e levava vários ativistas a bordo, entre os quais a sueca Greta Thunberg. A embarcação encontra-se agora num porto de Israel. Os ativistas garantem ter sido raptados e pediram apoio aos governos dos seus países, mas Benjamin Netanyahu garante que estão a “encenar uma provocação midiática”.

O navio, que transportava 12 ativistas franceses, alemães, brasileiros, turcos, suecos, espanhóis e holandeses, partiu de Itália dia 1º de junho com a intenção de “quebrar o bloqueio israelita” a Gaza, onde a ajuda humanitária é cada vez mais escassa.

Na noite de domingo, a Coligação da Flotilha da Liberdade, que cedeu o barco, disse numa rede social ter perdido o contato com a tripulação depois que ela foi “abordada” pelo exército israelita.

“Se virem este vídeo, fomos interceptados e raptados em águas internacionais”, disse a ativista sueca Greta Thunberg num vídeo pré-gravado e posteriormente partilhado pela Coligação da Flotilha da Liberdade, movimento internacional de apoio à Palestina lançado em 2010.

Desvio

Israel não especificou o local onde o navio foi interceptado, mas o Ministério da Defesa disse que a embarcação foi desviada para o porto de Ahsdod, um importante porto comercial no sul de Israel, não muito longe de Gaza.

“Espera-se que os passageiros regressem aos seus países”, declarou o Ministério israelita dos Negócios Estrangeiros em comunicado, divulgando ainda imagens que mostram comida e água a serem distribuídas aos passageiros do barco, equipados com coletes salva-vidas.

O Irã foi um dos primeiros a condenar a interceptação do navio, descrevendo-a como um ato de pirataria. Já a Turquia criticou o que chamou de ataque odioso que considerou uma “violação flagrante do direito internacional”.

A França disse, por sua vez, querer “facilitar” o “rápido regresso à França” dos seis cidadãos que se encontravam a bordo da embarcação.”

Provocação midiática

O navio com ajuda humanitária aproximou-se de Gaza no domingo, depois de chegar à costa egípcia, contrariando os avisos lançados por Israel. Na rede social X (antigo Twitter), os ativistas apelaram aos governos dos respectivos países para que os protegessem.

Além de Greta Thunberg, o navio transportava também a eurodeputada franco-palestinna Rima Hassan.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, acusou esta segunda-feira “Greta Thunberg e os outros de tentarem encenar uma provocação midiática com o único objetivo de fazer publicidade a si próprios”.

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, frisou que “o Estado de Israel não permitirá a ninguém que viole o bloqueio marítimo de Gaza, cujo principal objetivo é impedir a transferência de armas para o Hamas, uma organização terrorista assassina que mantém os nossos reféns e comete crimes de guerra”.

A população de Gaza está cada vez mais desesperada por ajuda humanitária, numa altura em que o cerco imposto por Israel impede a chegada de bens essenciais a milhões de pessoas.

Têm também ocorrido cada vez mais ataques juntos a centros de distribuição de ajuda, demovendo os palestinos de se deslocarem até esses locais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trump e Rússia trocam ameaças com submarinos nucleares

Trump e Rússia trocam ameaças com submarinos nucleares

Em meio a uma escalada de provocações entre Trump e Rússia, o presidente dos EUA ordena o posicionamento de submarinos nucleares após declarações do ex-presidente Dmitry Medvedev.
L
China acusa EUA de ciberataques contra empresas de defesa

China acusa EUA de ciberataques contra empresas de defesa

Documento chinês divulgado nesta sexta-feira detalha operações de ciberataques dos Estados Unidos contra instituições e empresas de tecnologia na área da defesa.
L
Zelensky restabelece poder de agências anticorrupção após protestos

Zelensky restabelece poder de agências anticorrupção após protestos

Presidente ucraniano volta atrás em decisão controversa e garante independência de órgãos anticorrupção, sob pressão da sociedade civil e da União Europeia.
L
Austrália descobre inseto inusitado que entra para a lista do maior do País

Austrália descobre inseto inusitado que entra para a lista do maior do País

Nova espécie de inseto-pau, com 40 cm e peso de uma bola de golfe, é encontrada em floresta remota e pode ser o mais pesado já registrado na Austrália.
L
EUA registram "Mega Relâmpago" de 829 Km de extensão

EUA registram “Mega Relâmpago” de 829 Km de extensão

Fenômeno ocorrido em 2017 foi oficialmente reconhecido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) como a maior extensão já registrada para um raio.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Sexta de cinema: News Rondônia e Cine Araújo revelam o ganhador da semana na promoção de ingressos!

Toda sexta tem sorteio de um par de ingressos para os melhores filmes em cartaz. Veja quem vai curtir a telona por conta da casa!
L

Sexta de Sorte: News Rondônia e MS Distribuidora revelam o nome do ganhador da Promoção Rancheiro!

Com sabor de vitória e tradição, a promoção semanal presenteia amantes dos biscoitos Rancheiro. Conheça quem levou o kit especial desta semana!
L

Nota de pesar: Falecimento de Jorge Mateus Filho aos 83 anos em Porto Velho

Família e amigos se despedem de Jorge Mateus Filho, que deixa legado de amor, integridade e paixão pela família e pelo Fluminense
L

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Antônio Lemos Régis

O programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta-feira (01), às 18h, recebe Antônio Lemos Régis. Doutorando em Educação pela UFOPA e Professor Adjunto da UNIR, Antônio é especialista em Engenharia de Requisitos de Software e atua em projetos de tecnologia e meio ambiente. Uma conversa sobre educação, tecnologia e sustentabilidade na Amazônia.
L

Povoado Nerd | Entrevista Junior DuZ Cariocas e DJ GEO!

Nesta sexta-feira (01), às 17h, o programa Povoado Nerd recebe Junior DuZ Cariocas e DJ GEO para falar sobre o grande evento de aniversário que promete agitar a cidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

A segunda edição do CNU 2025 teve mais de 250 mil inscrições em cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, aplicando a nova Lei de Cotas.
L
IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

O Brasil atinge novo recorde de emprego com carteira assinada e o maior salário do trabalhador, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
L
Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Economia aquecida mantém mercado de trabalho forte, com a menor taxa de desocupação já registrada, apesar da alta da Selic.
L

Vaga para Enfermeiro(a) do Trabalho – Ji-Paraná/RO

Oportunidade para profissional de enfermagem atuar na saúde ocupacional, com salário de R$ 4.550, benefícios completos e contratação pela Consultoria Mariana Goedert.
L
Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho com inscrições até 8 de agosto

Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho com inscrições até 8 de agosto

Em Porto Velho, a Energisa oferece oportunidades de estágio para estudantes de diversas áreas do ensino superior, como Engenharias, Direito e Comunicação, com inscrições abertas até 8 de agosto.
L

POLÍTICA

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Deputado estadual elogia iniciativa da ACEP e defende a transparência fiscal como pilar da cidadania em Rondônia.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Deputada estadual comemora dados do IBGE e atribui avanço a políticas públicas que fortalecem renda e trabalho formal no estado.
L
Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora 40 anos do Clube Amigos do Basquete em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora 40 anos do Clube Amigos do Basquete em Guajará-Mirim

Parlamentar destaca importância do esporte para a juventude e reafirma apoio a projetos sociais no município.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia passagem de comando da Marinha em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa prestigia passagem de comando da Marinha em Guajará-Mirim

Nova gestão da Agência Fluvial reforça ações de segurança na fronteira; parlamentar destaca apoio às Forças Armadas em Rondônia.
L

Justiça Eleitoral rejeita acusação de fraude à cota de gênero contra o Avante em Candeias do Jamari

Decisão confirma lisura das candidaturas e mantém mandatos dos vereadores eleitos
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem de 24 anos é encontrado morto em terreno da BR-319

Jovem de 24 anos é encontrado morto em terreno da BR-319

Gean da Silva Pinheiro sofreu acidente fatal em área rural da Linha Transpurus; perícia e autoridades investigam as circunstâncias.
18

Motorista abre porta de carro e provoca acidente com motociclista na Avenida Jatuarana

Motociclista sofreu fratura no pé após colisão na zona sul de Porto Velho; vítima foi socorrida e levada à UPA Sul.
12
Acidente grave deixa motociclista ferido na Rua Brasília com Rua Bolívia, em Porto Velho

Acidente grave deixa motociclista ferido na Rua Brasília com Rua Bolívia, em Porto Velho

Colisão entre carro e motocicleta ocorreu no bairro Nossa Senhora das Graças; vítima foi encaminhada para a Policlínica Ana Adelaide
12
PF prende três foragidos da Justiça em Rondônia

PF prende três foragidos da Justiça em Rondônia

Um dos indivíduos havia sido condenado há mais de 20 anos de prisão
10
LETUM: Polícia Civil deflagra operação para cumprimento de mandados relacionados a tentativa de homicídio em Ariquemes

LETUM: Polícia Civil deflagra operação para cumprimento de mandados relacionados a tentativa de homicídio em Ariquemes

A ação contou com o apoio da Delegacia Regional de Ariquemes, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ariquemes.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia recebe destaque internacional em ranking da LGPD no Brasil

Governo de Rondônia recebe destaque internacional em ranking da LGPD no Brasil

Estado figura entre as três melhores instituições do país em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados; evento de premiação aconteceu em Londres.
L
Prefeitura de Porto Velho investiga suspeita de fraude no IPAM e adota medidas para garantir transparência

Empresas tentam criar cortina de fumaça, para esconder responsabilidades do passado e desviar o foco sobre o IPAM

E, mais grave, empresas que não são sequer credenciadas ao IPAM, estão publicando comunicados e ameaças de suspensão de atendimento que, na prática, não têm respaldo jurídico ou contratual.
L

MPRO lança “Agosto Lilás” e apresenta Mapa da Violência Doméstica em Rondônia

Ferramenta inédita oferece dados em tempo real e fortalece políticas públicas de proteção às mulheres
L

Vereadora Amanda Areval é eleita delegada estadual para representar Vilhena na Conferência Estadual da Mulher

Evento promovido pelo Conselho Municipal da Mulher debateu propostas para políticas públicas voltadas às mulheres
L
Conab publica novo aviso de frete para remoção de milho destinado a pequenos criadores

Conab divulga monitoramento agrícola e aponta boas condições para milho segunda safra

Dados indicam avanço positivo nas regiões produtoras, com destaque para milho e trigo
L
Adolescentes são apreendidos com simulacro de pistola em Porto Velho

Adolescentes são apreendidos com simulacro de pistola em Porto Velho

A Polícia Militar abordou dois adolescentes com simulacro de arma, sendo que um deles é suspeito de fazer um gesto de facção criminosa em frente ao Comando-Geral da PM.
12

Jaru ganha prêmio “Solo Seguro” do CNJ por boas práticas em regularização fundiária urbana

Município é reconhecido nacionalmente com o projeto “Morada Legal – Setor 08 (Jardim Bela Vista)”
L
Homem é preso por tráfico de drogas em Porto Velho

Homem é preso por tráfico de drogas em Porto Velho

Em ação da DENARC, um subtenente da reserva preso por tráfico de 80 quilos de cocaína teve sua prisão preventiva cumprida após apreensão do entorpecente em junho de 2024.
10
Pedreiro cai do telhado de loja e fica gravemente ferido em Porto Velho

Pedreiro cai do telhado de loja e fica gravemente ferido em Porto Velho

As primeiras informações dão conta que o rapaz trabalhava como pedreiro em uma obra, quando acabou caindo do telhado do estacionamento comercial.
16
Polícia Civil apreende arma de fogo durante cumprimento de mandado de busca na zona rural de Ministro Andreazza

Polícia Civil apreende arma de fogo durante cumprimento de mandado de busca na zona rural de Ministro Andreazza

A apreensão representa medida cautelar importante para garantir a integridade física e psicológica da vítima, bem como o regular andamento do inquérito policial.
12
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.