SÁBADO, 23/08/2025
Publicidade
Publicidade

L

Mundo

Fundação Humanitária de Gaza suspende temporariamente distribuição de alimentos; tiroteios israelenses causam dezenas de mortes em pontos de ajuda

Anúncio ocorre depois que dezenas foram mortos próximo aos centros

Por Cristina Sambado - repórter da RTP - 20

Publicado em 

Fundação Humanitária de Gaza suspende temporariamente distribuição de alimentos; tiroteios israelenses causam dezenas de mortes em pontos de ajuda
Reuters/Mahmoud Issa/Proibida reprodução

A Fundação Humanitária de Gaza (GHF) anunciou no final desta terça-feira (3) que iria suspender temporariamente as operações autorizadas pelas autoridades israelitas nos centros de distribuição alimentar da Faixa de Gaza durante um dia.

A fundação, que tem financiamento obscuro e apoio dos Estados Unidos e de Israel, anunciou que pretende retomar as atividades na quinta-feira (5), depois de tomar medidas de segurança. O anúncio foi feito na rede social Facebook.

“No dia 4 de junho, os centros de distribuição serão encerrados para trabalhos de renovação, reorganização e melhoria da eficiência”, declarou a GHF.

O exército israelense confirmou a interrupção temporária das atividades.

“Amanhã (quarta-feira), será proibido circular pelas estradas que conduzem aos centros de distribuição, que são consideradas áreas de combate”, declarou no X.

As autoridades israelenses impuseram a utilização da GHF para distribuir alimentos, em vez de agências internacionais que tradicionalmente operavam em Gaza.

Enquanto isso, um ataque aéreo israelense a uma escola em Khan Younis que albergava famílias palestinas deslocadas matou pelo menos dez pessoas, incluindo crianças, nesta quarta-feira, disseram as autoridades de saúde locais.

Na terça-feira foram distribuídos 21 caminhões de alimentos. Durante o cessar-fogo, no início deste ano, eram necessários 600 caminhões por dia para satisfazer as necessidades da população palestina.

Há semanas Israel bloqueia a entrada de ajuda humanitária e alimentos no território.

Armadilhas

Após a suspensão parcial de um bloqueio imposto por Israel durante mais de dois meses, que privou a população de Gaza de toda a ajuda humanitária, a GHF iniciou as suas operações há pouco mais de uma semana.

No entanto, a implantação do novo sistema de distribuição foi marcada por cenas caóticas e relatos de vítimas de tiros por israelenses perto dos centros.

Nos últimos dias, ocorreram várias tragédias próximo a estes centros, que causaram dezenas de mortos. As Nações Unidas descreveram os postos de distribuição como “armadilhas mortais”, onde os palestinos famintos são obrigados a caminhar “entre arame farpado”, rodeados por guardas privados armados.

As Nações Unidas e outras organizações não governamentais (ONGs) que atuam na região se recusaram a trabalhar em parceria com a GHF devido a preocupações com os procedimentos e neutralidade da fundação, temendo que ela tenha sido criada para servir aos objetivos militares de Israel.

Durante décadas, a Agência das Nações Unidas para Ajuda aos Refugiados Palestinos, a Unrwa, supervisionou as operações humanitárias em Gaza.

Israel, no entanto, acusou a agência das ONU de dar cobertura ao Hamas, alegando que alguns dos seus funcionários participaram no ataque de 7 de outubro de 2023 contra Israel, que desencadeou a guerra.

Tiros de “advertência”

Na terça-feira, 27 pessoas que aguardavam ajuda americana junto à rotatória de Al-Alam, em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, foram mortas quando os soldados israelenses abriram fogo “contra milhares de civis”, segundo a Defesa Civil do enclave.

No mesmo dia, as Forças de Defesa de Israel advertiram, na rede social X, os residentes de Gaza para não se deslocarem às regiões que conduzem aos centros de distribuição, depois que pelo menos 27 palestinos foram mortos por fogo israelense enquanto esperavam por alimentos nos pontos criados pela GHF – apoiada pelos Estados Unidos.

O exército disse na terça-feira à noite que “os soldados dispararam tiros de advertência (…) contra suspeitos que se aproximaram de uma forma que punha em perigo a sua segurança”, anunciando a abertura de um inquérito para esclarecer “tudo o que for possível” sobre o sucedido.

A Casa Branca afirmou que está “investigando a autenticidade” dos relatos de disparos fatais. A rotatória onde ocorreu a tragédia fica a cerca de um quilômetro de um dos centros de ajuda gerido pela GHF.

O secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, “condenou” o tiroteio, referindo-se à perda “inconcebível” de vidas, dois dias depois de uma tragédia semelhante no mesmo local, em que morreram 31 pessoas, segundo os serviços de emergência palestinos.

Já o alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou “crimes de guerra”.

Para além dos 27 mortos ontem em Rafah, a Defesa Civil declarou que outros 19 palestinos foram mortos pelo exército israelense em toda Faixa de Gaza devastada.

No dia 17 de maio, Israel intensificou a sua ofensiva no enclave, com o objetivo declarado de libertar os últimos reféns, assumir o controle de todo o pequeno território encravado entre Israel, o Egito e o mar Mediterrâneo, e eliminar o Hamas, que tomou o poder em 2007.

Madleen

Enquanto isso, o navio Madleen, que pertence à Coligação Flotilha da Liberdade, partiu de Itália no domingo (1°) a caminho de Israel para entregar ajuda humanitária.

À bordo estão a ativista ambiental sueca Greta Thunberg, a deputada francesa Rima Hassan e o ativista brasileiro Thiago Ávila, dentre outros.

Veto americano

Nesta quarta-feira, o Conselho de Segurança da ONU vai votar um projeto de resolução que apela a um cessar-fogo e ao acesso humanitário a Gaza, em uma tentativa de pressionar Israel. O projeto deve enfrentar um novo veto americano – que será o primeiro da nova administração Trump.

O novo projeto de resolução, a que a AFP teve acesso, “exige um cessar-fogo imediato, incondicional e permanente” e a libertação incondicional dos reféns.

Vários diplomatas disseram à AFP que os os Estados Unidos deverão vetar o texto, sublinhando que os representantes dos dez membros eleitos do Conselho tentaram em vão negociar.

Sem se pronunciar sobre esta questão há um ano, o Conselho tem se esforçado para ser unânime desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, mas foi várias vezes bloqueado por vetos americanos, além de russos e chineses.

“Não se pode assistir ao escândalo no Conselho de Segurança (…) e aceitar ficar paralisado, é preciso agir”, apelou o embaixador palestino na ONU, Riyad Mansour, na terça-feira, referindo-se em particular ao discurso do chefe dos assuntos humanitários da ONU, Tom Fletcher, que apelou para que se evite o “genocídio” em Gaza.

No caso de um veto, a pressão “será exercida sobre aqueles que impedem o Conselho de Segurança de assumir as suas responsabilidades”, insistiu o embaixador.

“Todos nós seremos julgados pela história pelo que fizemos para pôr fim a este crime contra o povo palestino”.

A última resolução do Conselho data de junho de 2024 e apoiava um plano americano de cessar-fogo em várias fases acompanhado da libertação de reféns.

Israel enfrenta uma pressão internacional crescente para pôr fim à guerra em Gaza, desencadeada pelo ataque sem precedentes do movimento Hamas em solo israelita, a 7 de outubro de 2023.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ativistas brasileiros se unem à Flotilha da Liberdade para levar ajuda a Gaza

Ativistas brasileiros se unem à Flotilha da Liberdade para levar ajuda a Gaza

Uma missão de ajuda humanitária com brasileiros a bordo, a Flotilha da Liberdade, partirá em setembro com o objetivo de entregar suprimentos essenciais a Gaza, território palestino que enfrenta uma crise de fome, conforme dados da ONU.
L
Líderes debatem ação climática em fórum na Colômbia

Líderes debatem ação climática em fórum na Colômbia

Lideranças da América do Sul, Central e Caribe participaram de um fórum em Bogotá para debater a ação climática, enfatizando a necessidade de considerar a ética e a justiça social.
L
Gaza enfrenta a fome, diz relatório de monitoramento global

Gaza enfrenta a fome, diz relatório de monitoramento global

Avaliação do IPC revela que quase 25% da população palestina está em insegurança alimentar
L
Terremoto atinge região entre América do Sul e Antártica

Terremoto atinge região entre América do Sul e Antártica

Tremor de 7,5 na Passagem de Drake não gera risco de tsunami
L
Israel inicia ofensiva militar e palestinos fogem de Gaza

Israel inicia ofensiva militar e palestinos fogem de Gaza

O exército israelense avança com uma ofensiva terrestre na Cidade de Gaza, apesar de críticas internacionais, levando a um novo êxodo da população civil.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Lei nº 1000/25 cria a Semana do Automobilismo em Rondônia

Deputados aprovam proposta da Federação Automobilística de Rondônia e instituem a primeira semana de maio como marco histórico para o esporte no estado.
L
Com apoio do deputado Cássio Gois, curso de Libras forma mais de 150 pessoas em Espigão do Oeste

Com apoio do deputado Cássio Gois, curso de Libras forma mais de 150 pessoas em Espigão do Oeste

A ação, promovida pela Escola do Legislativo de Rondônia, com apoio do deputado Cássio Gois e de vereadores, reforça a importância da comunicação acessível para todos.
L

Marcos Rocha e Luana Rocha entregam EPIs a catadores em Pimenta Bueno pelo projeto Rondônia Recicla

Ação da Seas já distribuiu 106 kits de proteção em Rondônia e prevê entrega de 2 mil até 2025, com investimento de R$ 775 mil
L

Estrada dos Periquitos volta a ser iluminada após pedido do vereador Márcio Pacele

Reposição da iluminação pública realizada pela EMDUR devolve segurança e tranquilidade aos moradores da região
L

CRA Rondônia homenageia administradores, empresas e colaboradores nos 60 anos da profissão

Evento em Porto Velho celebrou o Jubileu de Diamante da Administração e destacou personalidades e instituições que fortalecem a categoria
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

Deputado Ribeiro destaca aumento do limite de idade para ingresso na PM e Bombeiros de Rondônia

Deputado Ribeiro destaca aumento do limite de idade para ingresso na PM e Bombeiros de Rondônia

Lei sancionada por Marcos Rocha amplia para 35 anos a idade máxima de candidatos aos concursos das forças de segurança no Estado.
L
Sofia Andrade fiscaliza acúmulo de lixo na Av. Chiquilito Erse e cobra providências da Prefeitura

Sofia Andrade fiscaliza acúmulo de lixo na Av. Chiquilito Erse e cobra providências da Prefeitura

Vereadora recebeu denúncias de moradores sobre descarte irregular e falta de coleta de resíduos no trecho próximo ao Parque Natural.
L
Jaime Bagattoli entrega maquinários e investe em saúde no município de Ministro Andreazza

Jaime Bagattoli entrega maquinários e investe em saúde no município de Ministro Andreazza

Senador destinou três máquinas à Prefeitura e mais de R$ 800 mil para manutenção de UBS e compra de equipamentos de saúde.
L
Jair Bolsonaro pede a revogação da prisão domiciliar ao STF

Jair Bolsonaro pede a revogação da prisão domiciliar ao STF

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro negou que ele pretenda fugir do país e solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que revogue a prisão domiciliar imposta.
L
Aprovado PL da Adultização que aumenta a responsabilidade das big techs

Aprovado PL da Adultização que aumenta a responsabilidade das big techs

O secretário de Políticas Digitais da Presidência, João Brant, celebrou a aprovação do PL da Adultização na Câmara, destacando o avanço na proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acusado de furto é sequestrado e torturado no centro de Porto Velho

Acusado de furto é sequestrado e torturado no centro de Porto Velho

Uma equipe do Samu prestou os primeiros socorros.
12
Atropelamento deixa três vítimas na BR-364 em Candeias do Jamari

Atropelamento deixa três vítimas na BR-364 em Candeias do Jamari

Uma equipe do Corpo de Bombeiros prestou os primeiros socorros às vítimas.
14
Traficante que usava banca de espetinhos para vender drogas é preso no Orgulho do Madeira

Traficante que usava banca de espetinhos para vender drogas é preso no Orgulho do Madeira

A prisão foi realizada pela guarnição do Reforço 02, comandada pelo sgt Machado, e auxiliados pelos cabos Castro Aguiar e Gonçalves.
10
Acidente com capotamento deixa mãe e filha feridas no centro

Acidente com capotamento deixa mãe e filha feridas no centro

Colisão entre Jeep e HB20 no cruzamento das ruas Joaquim Nabuco e Dom Pedro II resultou em ferimentos leves nas vítimas.
12
Exame de perícia leva à prisão de marido acusado de feminicídio em RO

Exame de perícia leva à prisão de marido acusado de feminicídio em RO

O trabalho conjunto da Polícia Científica e de um médico legista foi crucial para prender o principal suspeito de ter assassinado Rosineide Saraiva Lourenço, de 33 anos, em Santa Luzia D’Oeste, em Rondônia.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto Agente Mirim aborda sentimentos e trânsito em penúltima aula na Escola Luiz Soares de Cássia

Projeto Agente Mirim aborda sentimentos e trânsito em penúltima aula na Escola Luiz Soares de Cássia

Atividade mobilizou alunos do 5º ano em Porto Velho sobre emoções e cidadania no trânsito, integrando bem-estar e segurança viária.
L
Mutirão de novas ligações de água beneficia mais de 200 famílias em Ji-Paraná

Mutirão de novas ligações de água beneficia mais de 200 famílias em Ji-Paraná

Em 21 dias, Caerd realizou 270 novas ligações domiciliares no município, atendendo 1.080 pessoas e zerando a fila de solicitações pendentes.
L
Homem é preso em RO por matar esposa e ocultar corpo em lago

Homem é preso em RO por matar esposa e ocultar corpo em lago

A Polícia Civil de Candeias do Jamari, Rondônia, prendeu um homem que confessou ter assassinado a esposa, Ana Cleia Vieira, de 29 anos, e jogado o corpo no lago da residência do casal.
14
Grave acidente de moto deixa adolescente com fraturas em Rolim de Moura

Grave acidente de moto deixa adolescente com fraturas em Rolim de Moura

Uma colisão entre uma motocicleta e um carro deixou uma jovem de 17 anos gravemente ferida no bairro Industrial, em Rolim de Moura.
16

Momento Agro | Entrevista Cleucione Alves de Souza

Você já fez a sua declaração do ITR? No nosso programa, Dione Berto entrevista Cleucione Alves de Souza, especialista em gestão tributária, que vai explicar prazos, documentos e cuidados essenciais para não cair na malha fina. Fique ligado e não perca essa oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas sobre o Imposto Territorial Rural!
L
Segundo acidente do dia deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Segundo acidente do dia deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Uma colisão entre uma motoneta e um carro deixou uma pessoa ferida no centro de Rolim de Moura. O acidente é o segundo do tipo registrado na cidade neste sábado.
10
Grave acidente na BR-222 causa a morte de cinco jovens no Pará

Grave acidente na BR-222 causa a morte de cinco jovens no Pará

Uma colisão entre um carro de passeio e uma carreta resultou na morte de cinco jovens na BR-222. O acidente ocorreu entre as cidades de Rondon do Pará e Dom Eliseu.
18
Advogada de 21 anos morre durante exame com contraste em Santa Catarina

Advogada de 21 anos morre durante exame com contraste em Santa Catarina

A jovem Letícia Paul veio a óbito no Hospital Regional de Rio do Sul durante uma tomografia. A família da advogada, que sofria de infecção urinária e pedra nos rins, suspeita de uma reação alérgica ao contraste.
18
Jovem de 18 anos é encontrada morta em Alta Floresta D’Oeste

Jovem de 18 anos é encontrada morta em Alta Floresta D’Oeste

A jovem Kauany Almeida Braga, de 18 anos, foi encontrada sem vida dentro de sua casa em Alta Floresta D’Oeste. A Polícia Civil investiga a causa da morte, embora as circunstâncias sugiram causas naturais.
18
Menina abusada pelo tio-avô produz provas e leva caso à Justiça, em Vilhena

Menina abusada pelo tio-avô produz provas e leva caso à Justiça, em Vilhena

Uma criança de 9 anos revelou na escola que vinha sendo abusada pelo tio-avô, um idoso de aparência respeitável. A mãe, para comprovar o crime, instalou câmeras que filmaram as agressões, e agora o caso tramita na Justiça de Vilhena.
16
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.