QUARTA-FEIRA, 14/01/2026

Em destaque

L

Mundo

Fundação Humanitária de Gaza suspende temporariamente distribuição de alimentos; tiroteios israelenses causam dezenas de mortes em pontos de ajuda

Anúncio ocorre depois que dezenas foram mortos próximo aos centros

Por Cristina Sambado - repórter da RTP - 20

Publicado em 

Fundação Humanitária de Gaza suspende temporariamente distribuição de alimentos; tiroteios israelenses causam dezenas de mortes em pontos de ajuda
Reuters/Mahmoud Issa/Proibida reprodução

A Fundação Humanitária de Gaza (GHF) anunciou no final desta terça-feira (3) que iria suspender temporariamente as operações autorizadas pelas autoridades israelitas nos centros de distribuição alimentar da Faixa de Gaza durante um dia.

A fundação, que tem financiamento obscuro e apoio dos Estados Unidos e de Israel, anunciou que pretende retomar as atividades na quinta-feira (5), depois de tomar medidas de segurança. O anúncio foi feito na rede social Facebook.

“No dia 4 de junho, os centros de distribuição serão encerrados para trabalhos de renovação, reorganização e melhoria da eficiência”, declarou a GHF.

O exército israelense confirmou a interrupção temporária das atividades.

“Amanhã (quarta-feira), será proibido circular pelas estradas que conduzem aos centros de distribuição, que são consideradas áreas de combate”, declarou no X.

As autoridades israelenses impuseram a utilização da GHF para distribuir alimentos, em vez de agências internacionais que tradicionalmente operavam em Gaza.

Enquanto isso, um ataque aéreo israelense a uma escola em Khan Younis que albergava famílias palestinas deslocadas matou pelo menos dez pessoas, incluindo crianças, nesta quarta-feira, disseram as autoridades de saúde locais.

Na terça-feira foram distribuídos 21 caminhões de alimentos. Durante o cessar-fogo, no início deste ano, eram necessários 600 caminhões por dia para satisfazer as necessidades da população palestina.

Há semanas Israel bloqueia a entrada de ajuda humanitária e alimentos no território.

Armadilhas

Após a suspensão parcial de um bloqueio imposto por Israel durante mais de dois meses, que privou a população de Gaza de toda a ajuda humanitária, a GHF iniciou as suas operações há pouco mais de uma semana.

No entanto, a implantação do novo sistema de distribuição foi marcada por cenas caóticas e relatos de vítimas de tiros por israelenses perto dos centros.

Nos últimos dias, ocorreram várias tragédias próximo a estes centros, que causaram dezenas de mortos. As Nações Unidas descreveram os postos de distribuição como “armadilhas mortais”, onde os palestinos famintos são obrigados a caminhar “entre arame farpado”, rodeados por guardas privados armados.

As Nações Unidas e outras organizações não governamentais (ONGs) que atuam na região se recusaram a trabalhar em parceria com a GHF devido a preocupações com os procedimentos e neutralidade da fundação, temendo que ela tenha sido criada para servir aos objetivos militares de Israel.

Durante décadas, a Agência das Nações Unidas para Ajuda aos Refugiados Palestinos, a Unrwa, supervisionou as operações humanitárias em Gaza.

Israel, no entanto, acusou a agência das ONU de dar cobertura ao Hamas, alegando que alguns dos seus funcionários participaram no ataque de 7 de outubro de 2023 contra Israel, que desencadeou a guerra.

Tiros de “advertência”

Na terça-feira, 27 pessoas que aguardavam ajuda americana junto à rotatória de Al-Alam, em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, foram mortas quando os soldados israelenses abriram fogo “contra milhares de civis”, segundo a Defesa Civil do enclave.

No mesmo dia, as Forças de Defesa de Israel advertiram, na rede social X, os residentes de Gaza para não se deslocarem às regiões que conduzem aos centros de distribuição, depois que pelo menos 27 palestinos foram mortos por fogo israelense enquanto esperavam por alimentos nos pontos criados pela GHF – apoiada pelos Estados Unidos.

O exército disse na terça-feira à noite que “os soldados dispararam tiros de advertência (…) contra suspeitos que se aproximaram de uma forma que punha em perigo a sua segurança”, anunciando a abertura de um inquérito para esclarecer “tudo o que for possível” sobre o sucedido.

A Casa Branca afirmou que está “investigando a autenticidade” dos relatos de disparos fatais. A rotatória onde ocorreu a tragédia fica a cerca de um quilômetro de um dos centros de ajuda gerido pela GHF.

O secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, “condenou” o tiroteio, referindo-se à perda “inconcebível” de vidas, dois dias depois de uma tragédia semelhante no mesmo local, em que morreram 31 pessoas, segundo os serviços de emergência palestinos.

Já o alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou “crimes de guerra”.

Para além dos 27 mortos ontem em Rafah, a Defesa Civil declarou que outros 19 palestinos foram mortos pelo exército israelense em toda Faixa de Gaza devastada.

No dia 17 de maio, Israel intensificou a sua ofensiva no enclave, com o objetivo declarado de libertar os últimos reféns, assumir o controle de todo o pequeno território encravado entre Israel, o Egito e o mar Mediterrâneo, e eliminar o Hamas, que tomou o poder em 2007.

Madleen

Enquanto isso, o navio Madleen, que pertence à Coligação Flotilha da Liberdade, partiu de Itália no domingo (1°) a caminho de Israel para entregar ajuda humanitária.

À bordo estão a ativista ambiental sueca Greta Thunberg, a deputada francesa Rima Hassan e o ativista brasileiro Thiago Ávila, dentre outros.

Veto americano

Nesta quarta-feira, o Conselho de Segurança da ONU vai votar um projeto de resolução que apela a um cessar-fogo e ao acesso humanitário a Gaza, em uma tentativa de pressionar Israel. O projeto deve enfrentar um novo veto americano – que será o primeiro da nova administração Trump.

O novo projeto de resolução, a que a AFP teve acesso, “exige um cessar-fogo imediato, incondicional e permanente” e a libertação incondicional dos reféns.

Vários diplomatas disseram à AFP que os os Estados Unidos deverão vetar o texto, sublinhando que os representantes dos dez membros eleitos do Conselho tentaram em vão negociar.

Sem se pronunciar sobre esta questão há um ano, o Conselho tem se esforçado para ser unânime desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, mas foi várias vezes bloqueado por vetos americanos, além de russos e chineses.

“Não se pode assistir ao escândalo no Conselho de Segurança (…) e aceitar ficar paralisado, é preciso agir”, apelou o embaixador palestino na ONU, Riyad Mansour, na terça-feira, referindo-se em particular ao discurso do chefe dos assuntos humanitários da ONU, Tom Fletcher, que apelou para que se evite o “genocídio” em Gaza.

No caso de um veto, a pressão “será exercida sobre aqueles que impedem o Conselho de Segurança de assumir as suas responsabilidades”, insistiu o embaixador.

“Todos nós seremos julgados pela história pelo que fizemos para pôr fim a este crime contra o povo palestino”.

A última resolução do Conselho data de junho de 2024 e apoiava um plano americano de cessar-fogo em várias fases acompanhado da libertação de reféns.

Israel enfrenta uma pressão internacional crescente para pôr fim à guerra em Gaza, desencadeada pelo ataque sem precedentes do movimento Hamas em solo israelita, a 7 de outubro de 2023.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Juristas pedem que tribunal internacional investigue ação na Venezuela

Juristas pedem que tribunal internacional investigue ação na Venezuela

Um grupo de organizações de direitos humanos solicitou ao Tribunal Penal Internacional a abertura de uma investigação contra autoridades dos Estados Unidos por crimes contra a humanidade.
L
Expansão do ICE sob Trump gera onda de protestos nos EUA

Expansão do ICE sob Trump gera onda de protestos nos EUA

A agência de imigração triplicou seu orçamento e intensificou operações em bairros residenciais, resultando na morte de uma cidadã estadunidense e em uma crise social.
L
Representantes da Dinamarca e Groenlândia se reúnem com cúpula dos EUA

Representantes da Dinamarca e Groenlândia se reúnem com cúpula dos EUA

O encontro com o vice-presidente JD Vance e o secretário Marco Rubio ocorre nesta quarta-feira em Washington para discutir as recentes declarações de Donald Trump sobre o controle da ilha.
L
Espanha apreende 10 toneladas de cocaína em navio que saiu do Brasil

Espanha apreende 10 toneladas de cocaína em navio que saiu do Brasil

A ação conjunta com a Polícia Federal brasileira resultou na maior apreensão de drogas já realizada pelo país europeu em alto-mar, interceptando a carga próxima às Ilhas Canárias.
L
Agricultores franceses protestam contra acordo Mercosul e UE

Agricultores franceses protestam contra acordo Mercosul e UE

Centenas de tratores ocuparam as ruas de Paris nesta terça-feira para criticar a concorrência desleal e a aprovação do tratado comercial pela União Europeia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo de RO promove simulação de acidente e alerta sobre riscos no trânsito

Governo de RO promove simulação de acidente e alerta sobre riscos no trânsito

Ação integrada em Porto Velho reuniu Saúde, Detran e Fhemeron para conscientizar sobre imprudência no trânsito e reforçar a importância da doação de sangue.
L
Defesa de Bolsonaro solicita prisão domiciliar por questões de saúde

Defesa de Bolsonaro solicita prisão domiciliar por questões de saúde

Os advogados do ex-presidente acionaram o Supremo Tribunal Federal alegando que o estado clínico do político é debilitado e requer cuidados que a estrutura atual não suportaria.
L
Lula cria comitê gestor e lança plataforma da reforma tributária

Lula cria comitê gestor e lança plataforma da reforma tributária

O governo federal sancionou o último projeto de regulamentação do novo sistema e apresentou uma estrutura digital para processar milhões de operações diárias.
L
Governo nega inclusão de vacina contra herpes-zóster no SUS

Governo nega inclusão de vacina contra herpes-zóster no SUS

O Ministério da Saúde decidiu não incorporar o imunizante à rede pública por considerar o custo elevado em comparação ao impacto financeiro no orçamento federal.
L
Mega-Sena acumula e prêmio vai a 35 milhões de reais

Mega-Sena acumula e prêmio vai a 35 milhões de reais

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.959 sorteado nesta terça-feira e o valor principal deve saltar para o próximo concurso.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Nacional Unificado têm até esta segunda-feira para contestar análise de formação acadêmica no portal oficial do governo federal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Gislaine Lebrinha garante R$ 350 mil para Seringueiras

Deputada Gislaine Lebrinha garante R$ 350 mil para Seringueiras

Recurso viabiliza centro de convivência e apoio aos agentes de saúde, fortalecendo a atenção básica no município.
L
Deputada Cláudia de Jesus destaca lei sancionada por Lula que valoriza servidores

Deputada Cláudia de Jesus destaca lei sancionada por Lula que valoriza servidores

Norma corrige congelamento de direitos durante a pandemia e garante pagamento retroativo de benefícios funcionais.
L
Coluna Espaço Aberto – Marcos Rocha confirma saída do Senado e cria turbulência política

Coluna Espaço Aberto – Marcos Rocha confirma saída do Senado e cria turbulência política

Governador de Rondônia anuncia que permanecerá no cargo até o final do mandato, afetando planos da esposa e do irmão, e critica publicamente aliados próximos.
L
Governo federal anuncia mudança no comando da segurança pública

Governo federal anuncia mudança no comando da segurança pública

O advogado Wellington César Lima e Silva assume a chefia do Ministério da Justiça no lugar de Ricardo Lewandowski após reunião com a presidência da República.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Sucessão em Rondônia esquenta com novas candidaturas e movimentações políticas

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Sucessão em Rondônia esquenta com novas candidaturas e movimentações políticas

A disputa pelo Governo de Rondônia ganha novos nomes, incluindo Acir Gurgacz e Expedito Netto pelo PT, enquanto Marcos Rocha confirma que não disputará eleições em 2026.
L
Publicidade

POLÍCIA

Nova 364 confirma morte de trabalhador atingido por raio na BR-364

Nova 364 confirma morte de trabalhador atingido por raio na BR-364

Funcionário terceirizado de 20 anos morreu durante serviço técnico no km 192 da rodovia, em trecho próximo a Pimenta Bueno, após ser atingido por descarga elétrica.
18
Acusado de agredir mulher é perseguido e espancado em Vilhena

Acusado de agredir mulher é perseguido e espancado em Vilhena

Homem ficou inconsciente após ser atacado por grupo no bairro Cristo Rei; Polícia Militar e Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência.
16
Polícia Federal faz nova operação contra o Banco Master

Polícia Federal faz nova operação contra o Banco Master

Autoridades cumprem 42 mandados de busca em cinco estados para investigar crimes de gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro envolvendo o empresário Daniel Vorcaro.
10
Equipe do sargento Machado prende dupla por tráfico de drogas

Equipe do sargento Machado prende dupla por tráfico de drogas

Dois homens foram detidos pela Polícia Militar na zona leste de Porto Velho sob acusação de comercializar entorpecentes em um ponto de venda no bairro Teixeirão.
12
Homem é preso com moto adulterada comprada em garagem

Homem é preso com moto adulterada comprada em garagem

Um homem de 39 anos foi detido pela Polícia Militar na zona leste de Porto Velho ao conduzir uma motocicleta com chassi e motor raspados adquirida em revenda.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO reforça importância da atualização do cartão vacinal

Estado alerta para prevenção de doenças e informa locais e horários onde a população pode se vacinar com todas as doses do calendário do SUS.

Requerimento de Alteração de Titularidade: MARSAL PONTELO SOARES

Alteração de Titularidade Processo SEMA: 1801638435.
L
Vietnã habilita quatro frigoríficos e inclui dois de Rondônia

Vietnã habilita quatro frigoríficos e inclui dois de Rondônia

País asiático dobra número de plantas brasileiras autorizadas a exportar carne bovina, fortalecendo a presença do Brasil em um mercado em rápida expansão.
L
Energisa incentiva economia de energia nas férias escolares

Energisa incentiva economia de energia nas férias escolares

Brincadeiras em família e atitudes simples ajudam a reduzir o consumo e estimulam a consciência energética desde cedo durante o recesso escolar.
L

Reforma Administrativa: em que ponto está a PEC nº 38/2025

Mesmo sem avançar na Câmara, a PEC 38/2025 continua apta para tramitação e pode ser levada direto ao plenário, gerando apreensão entre servidores e entidades representativas.
L
Praias brasileiras: preços altos afastam turistas do aluguel de cadeiras e guarda-sóis

Praias brasileiras: preços altos afastam turistas do aluguel de cadeiras e guarda-sóis

Cobranças elevadas de cadeiras e guarda-sóis em praias brasileiras criam barreiras econômicas e mobilizam Ministério da Justiça por regulamentação nacional.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.