SEXTA-FEIRA, 19/09/2025

L

Mundo

Fundação Humanitária de Gaza suspende temporariamente distribuição de alimentos; tiroteios israelenses causam dezenas de mortes em pontos de ajuda

Anúncio ocorre depois que dezenas foram mortos próximo aos centros

Por Cristina Sambado - repórter da RTP - 20

Publicado em 

Fundação Humanitária de Gaza suspende temporariamente distribuição de alimentos; tiroteios israelenses causam dezenas de mortes em pontos de ajuda
Reuters/Mahmoud Issa/Proibida reprodução

A Fundação Humanitária de Gaza (GHF) anunciou no final desta terça-feira (3) que iria suspender temporariamente as operações autorizadas pelas autoridades israelitas nos centros de distribuição alimentar da Faixa de Gaza durante um dia.

A fundação, que tem financiamento obscuro e apoio dos Estados Unidos e de Israel, anunciou que pretende retomar as atividades na quinta-feira (5), depois de tomar medidas de segurança. O anúncio foi feito na rede social Facebook.

“No dia 4 de junho, os centros de distribuição serão encerrados para trabalhos de renovação, reorganização e melhoria da eficiência”, declarou a GHF.

O exército israelense confirmou a interrupção temporária das atividades.

“Amanhã (quarta-feira), será proibido circular pelas estradas que conduzem aos centros de distribuição, que são consideradas áreas de combate”, declarou no X.

As autoridades israelenses impuseram a utilização da GHF para distribuir alimentos, em vez de agências internacionais que tradicionalmente operavam em Gaza.

Enquanto isso, um ataque aéreo israelense a uma escola em Khan Younis que albergava famílias palestinas deslocadas matou pelo menos dez pessoas, incluindo crianças, nesta quarta-feira, disseram as autoridades de saúde locais.

Na terça-feira foram distribuídos 21 caminhões de alimentos. Durante o cessar-fogo, no início deste ano, eram necessários 600 caminhões por dia para satisfazer as necessidades da população palestina.

Há semanas Israel bloqueia a entrada de ajuda humanitária e alimentos no território.

Armadilhas

Após a suspensão parcial de um bloqueio imposto por Israel durante mais de dois meses, que privou a população de Gaza de toda a ajuda humanitária, a GHF iniciou as suas operações há pouco mais de uma semana.

No entanto, a implantação do novo sistema de distribuição foi marcada por cenas caóticas e relatos de vítimas de tiros por israelenses perto dos centros.

Nos últimos dias, ocorreram várias tragédias próximo a estes centros, que causaram dezenas de mortos. As Nações Unidas descreveram os postos de distribuição como “armadilhas mortais”, onde os palestinos famintos são obrigados a caminhar “entre arame farpado”, rodeados por guardas privados armados.

As Nações Unidas e outras organizações não governamentais (ONGs) que atuam na região se recusaram a trabalhar em parceria com a GHF devido a preocupações com os procedimentos e neutralidade da fundação, temendo que ela tenha sido criada para servir aos objetivos militares de Israel.

Durante décadas, a Agência das Nações Unidas para Ajuda aos Refugiados Palestinos, a Unrwa, supervisionou as operações humanitárias em Gaza.

Israel, no entanto, acusou a agência das ONU de dar cobertura ao Hamas, alegando que alguns dos seus funcionários participaram no ataque de 7 de outubro de 2023 contra Israel, que desencadeou a guerra.

Tiros de “advertência”

Na terça-feira, 27 pessoas que aguardavam ajuda americana junto à rotatória de Al-Alam, em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, foram mortas quando os soldados israelenses abriram fogo “contra milhares de civis”, segundo a Defesa Civil do enclave.

No mesmo dia, as Forças de Defesa de Israel advertiram, na rede social X, os residentes de Gaza para não se deslocarem às regiões que conduzem aos centros de distribuição, depois que pelo menos 27 palestinos foram mortos por fogo israelense enquanto esperavam por alimentos nos pontos criados pela GHF – apoiada pelos Estados Unidos.

O exército disse na terça-feira à noite que “os soldados dispararam tiros de advertência (…) contra suspeitos que se aproximaram de uma forma que punha em perigo a sua segurança”, anunciando a abertura de um inquérito para esclarecer “tudo o que for possível” sobre o sucedido.

A Casa Branca afirmou que está “investigando a autenticidade” dos relatos de disparos fatais. A rotatória onde ocorreu a tragédia fica a cerca de um quilômetro de um dos centros de ajuda gerido pela GHF.

O secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, “condenou” o tiroteio, referindo-se à perda “inconcebível” de vidas, dois dias depois de uma tragédia semelhante no mesmo local, em que morreram 31 pessoas, segundo os serviços de emergência palestinos.

Já o alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou “crimes de guerra”.

Para além dos 27 mortos ontem em Rafah, a Defesa Civil declarou que outros 19 palestinos foram mortos pelo exército israelense em toda Faixa de Gaza devastada.

No dia 17 de maio, Israel intensificou a sua ofensiva no enclave, com o objetivo declarado de libertar os últimos reféns, assumir o controle de todo o pequeno território encravado entre Israel, o Egito e o mar Mediterrâneo, e eliminar o Hamas, que tomou o poder em 2007.

Madleen

Enquanto isso, o navio Madleen, que pertence à Coligação Flotilha da Liberdade, partiu de Itália no domingo (1°) a caminho de Israel para entregar ajuda humanitária.

À bordo estão a ativista ambiental sueca Greta Thunberg, a deputada francesa Rima Hassan e o ativista brasileiro Thiago Ávila, dentre outros.

Veto americano

Nesta quarta-feira, o Conselho de Segurança da ONU vai votar um projeto de resolução que apela a um cessar-fogo e ao acesso humanitário a Gaza, em uma tentativa de pressionar Israel. O projeto deve enfrentar um novo veto americano – que será o primeiro da nova administração Trump.

O novo projeto de resolução, a que a AFP teve acesso, “exige um cessar-fogo imediato, incondicional e permanente” e a libertação incondicional dos reféns.

Vários diplomatas disseram à AFP que os os Estados Unidos deverão vetar o texto, sublinhando que os representantes dos dez membros eleitos do Conselho tentaram em vão negociar.

Sem se pronunciar sobre esta questão há um ano, o Conselho tem se esforçado para ser unânime desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, mas foi várias vezes bloqueado por vetos americanos, além de russos e chineses.

“Não se pode assistir ao escândalo no Conselho de Segurança (…) e aceitar ficar paralisado, é preciso agir”, apelou o embaixador palestino na ONU, Riyad Mansour, na terça-feira, referindo-se em particular ao discurso do chefe dos assuntos humanitários da ONU, Tom Fletcher, que apelou para que se evite o “genocídio” em Gaza.

No caso de um veto, a pressão “será exercida sobre aqueles que impedem o Conselho de Segurança de assumir as suas responsabilidades”, insistiu o embaixador.

“Todos nós seremos julgados pela história pelo que fizemos para pôr fim a este crime contra o povo palestino”.

A última resolução do Conselho data de junho de 2024 e apoiava um plano americano de cessar-fogo em várias fases acompanhado da libertação de reféns.

Israel enfrenta uma pressão internacional crescente para pôr fim à guerra em Gaza, desencadeada pelo ataque sem precedentes do movimento Hamas em solo israelita, a 7 de outubro de 2023.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Europa adia meta de emissões em meio a divergências internas

Europa adia meta de emissões em meio a divergências internas

A União Europeia não cumprirá o prazo global para definir novas metas de corte de emissões, o que pode comprometer sua liderança em negociações climáticas. A decisão, motivada por divergências entre os países-membros, pode impactar a COP30 no Brasil.
L
Israel fecha fronteira com a Jordânia após ataque

Israel fecha fronteira com a Jordânia após ataque

A passagem da Ponte Allenby, única via entre a Cisjordânia e a Jordânia, foi fechada por Israel depois que um motorista de um comboio humanitário abriu fogo e matou dois militares israelenses.
L
Trump ameaça licenças de rádios e TVs críticas ao governo

Trump ameaça licenças de rádios e TVs críticas ao governo

O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaça cancelar licenças de emissoras que o criticam. A pressão ocorre em meio à suspensão de um programa na ABC, gerando denúncias de ataque à liberdade de expressão nos Estados Unidos.
L
EUA liberam visto de Padilha para evento da ONU

EUA liberam visto de Padilha para evento da ONU

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, teve o visto liberado pelos Estados Unidos e poderá integrar a comitiva de Lula em Nova York, apesar do cancelamento dos vistos de sua esposa e filha.
L
Nasa busca vida em outros mundos com missões espaciais

Nasa busca vida em outros mundos com missões espaciais

A Nasa aposta em novas missões espaciais para procurar vida em luas e planetas, com destaque para a astrônoma brasileira Rosaly Lopes, que falou sobre os desafios e as próximas expedições.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça: Djamere de Sousa, pacificação social e concretização dos Direitos Humanos

Nesta sexta-feira, dia 19, às 18h, o Programa Amazônia, Gente e Justiça entrevista Djamere de Sousa Braga Leite, Mestre em Direitos Humanos, Políticas Públicas e Cidadania pela UFPB e especialista em Mediação, Conciliação e Arbitragem.
L

POVOADO NERD – Entrevista com Jeovane Shockness

O programa Povoado Nerd desta sexta-feira vai trazer um convidado especial para os apaixonados por games. Jeovane Shockness, conhecido por suas lives de MU
L
Governo de Rondônia realiza ações estratégicas em diversas áreas entre 15 e 19 de setembro

Governo de Rondônia realiza ações estratégicas em diversas áreas entre 15 e 19 de setembro

Obras de infraestrutura, regularização fundiária, saúde, assistência social e agricultura destacam avanços do governo de Rondônia na melhoria da qualidade de vida.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L

Em Cima da Hora: Entrevista com Khrystma Siberth

Nesta edição do programa Em Cima da Hora, vamos receber Khrystma Siberth, a brasileira que conquistou, de forma inédita, o título de Miss Progress International 2025. O concurso, realizado no sul da Itália, valoriza não apenas a beleza, mas também projetos sociais em Saúde, Direitos Humanos e Meio Ambiente.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L
Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L

POLÍTICA

deputado-coronel-chrisostomo-acompanha-no-dnit-obras-em-rodovias-federais-de-rondonia

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha no DNIT obras em rodovias federais de Rondônia

Parlamentar discute duplicação da BR-364, acesso alternativo pela BR-421 e recuperação da BR-425 em Porto Velho
L
Corregedoria da Câmara pede suspensão de deputados por motim

Corregedoria da Câmara pede suspensão de deputados por motim

O corregedor da Câmara dos Deputados recomendou a suspensão de três deputados e censura escrita para outros 14 parlamentares da oposição. A medida é uma resposta ao motim que ocorreu no plenário da Casa no início de agosto.
L
Delegados da PF alertam para os riscos da PEC da Blindagem

Delegados da PF alertam para os riscos da PEC da Blindagem

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) manifestou preocupação com a PEC da Blindagem, que, segundo eles, enfraquece a democracia e o combate à impunidade, ao dificultar a abertura de ações criminais contra parlamentares.
L
Projeto de lei do senador Bagattoli combate embargos gerais do Ibama na Amazônia

Projeto de lei do senador Bagattoli combate embargos gerais do Ibama na Amazônia

Proposta determina que embargo se limite à área da infração ambiental e prevê prazo de defesa para produtores rurais.
L
Camilo Santana pede que a população cobre a PEC da blindagem

Camilo Santana pede que a população cobre a PEC da blindagem

O ministro da Educação, Camilo Santana, defendeu que a sociedade exerça pressão sobre a Câmara dos Deputados em relação à aprovação da PEC da blindagem. A proposta restringe investigações contra parlamentares, e Santana argumentou que os congressistas, assim como qualquer cidadão, devem responder por seus atos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia identifica homem morto a tiros e carbonizado em Porto Velho

Polícia identifica homem morto a tiros e carbonizado em Porto Velho

Corpo de Maxilon G. S., 36 anos, foi encontrado dentro de pneus em área de mata no bairro Roque; polícia investiga ligação com outras mortes no mesmo dia.
18
Força Tática prende foragido com mandado válido até 2040

Força Tática prende foragido com mandado válido até 2040

Policiais militares da Força Tática do 9º Batalhão prenderam um homem de 32 anos com um mandado de prisão em aberto por roubo. A prisão ocorreu na zona Sul de Porto Velho, durante uma ação de rotina da polícia.
10
Jovem é preso após tentar furtar calabresa de supermercado em Porto Velho

Jovem é preso após tentar furtar calabresa de supermercado em Porto Velho

O suspeito, de 20 anos, foi flagrado pelas câmeras de segurança do supermercado IG no bairro Tiradentes enquanto tentava sair da loja com os produtos sem pagar.
12
FICCO deflagra Operação Cerberus contra facção em Porto Velho

FICCO deflagra Operação Cerberus contra facção em Porto Velho

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia deflagrou a Operação Cerberus para desarticular uma organização criminosa que atua em Porto Velho. A ação resultou no cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão.
10
Polícia Civil deflagra 3ª fase da operação “Fecha Boca” em RO

Polícia Civil deflagra 3ª fase da operação “Fecha Boca” em RO

A Polícia Civil de Rondônia, em ação conjunta com a Polícia Militar, deflagrou a 3ª fase da Operação “Fecha Boca”, visando combater o tráfico de drogas e desarticular facções criminosas em municípios do interior do estado.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comandante da PM reforça compromisso com escolas militares em encontro de pais em Vilhena

Comandante da PM reforça compromisso com escolas militares em encontro de pais em Vilhena

Evento no Colégio Tiradentes aproximou famílias e reforçou a importância do modelo cívico-militar para a educação e formação cidadã
L
4ª Jornada Acadêmica de Ciências Contábeis acontece nos dias 22 e 23 de setembro em Porto Velho

4ª Jornada Acadêmica de Ciências Contábeis acontece nos dias 22 e 23 de setembro em Porto Velho

Evento contará com painéis, palestras e participação de profissionais renomados da área pública, privada e do empreendedorismo.
L

Governador Marcos Rocha reforça oportunidades para contribuintes com o Refaz ICMS 2025

Programa oferece descontos de até 95% em multas e parcelamento em até 180 meses para empresas e empreendedores de Rondônia.
L

Requerimento de Outorga: ADEMIR JORDÃO

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL
L
Brasil cria Comitê para expandir pesca amadora e esportiva

Brasil cria Comitê para expandir pesca amadora e esportiva

A criação do órgão pelo Ministério da Pesca e Aquicultura visa promover o desenvolvimento sustentável de um segmento que movimenta R$ 1 bilhão anualmente. O Comitê trabalhará para dar maior representatividade e inclusão social à atividade.
L

Seminário de Direito Penal discute criminalidade contemporânea em Porto Velho

A Liga Acadêmica de Ciências Jurídicas de Rondônia convida acadêmicos e profissionais para o Seminário de Direito Penal no dia 20 de setembro
L
Maquinário novo em Jaru: prefeitura recebe pá carregadeira adquirida com emenda de Confúcio Moura

Maquinário novo em Jaru: prefeitura recebe pá carregadeira adquirida com emenda de Confúcio Moura

Veículo reforça frota da Secretaria de Infraestrutura e amplia capacidade de serviços no município
L

Rede elétrica: cuidados com árvores evitam acidentes e quedas de energia

Mais de 1,4 milhão de rondonienses ficaram sem energia nos últimos dois anos devido a ocorrências envolvendo árvores.
L
Creci Rondônia doa mais de 70 kg de alimentos para o Aconchego da Vó Maria

Creci Rondônia doa mais de 70 kg de alimentos para o Aconchego da Vó Maria

A doação de alimentos, arrecadada durante o evento Atualize+, beneficiará a instituição que há mais de duas décadas acolhe e cuida de crianças em situação de vulnerabilidade em Rondônia.
L
Polícia Civil de Rondônia prende dupla envolvida em chacina no Mato Grosso

Polícia Civil de Rondônia prende dupla envolvida em chacina no Mato Grosso

A Polícia Civil de Rondônia, em ação conjunta com a Polícia Civil do Mato Grosso, prendeu um pai e um filho acusados de uma chacina que vitimou quatro pessoas da mesma família em Colniza, há cinco anos.
12
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.