TERÇA-FEIRA, 17/03/2026

Em destaque

L

Mundo

Reino Unido passa a apoiar plano de autonomia limitada do Marrocos para o Saara Ocidental, alterando postura histórica sobre o conflito

Conflito de cinco décadas disputa controle sobre território desértico

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Reino Unido passa a apoiar plano de autonomia limitada do Marrocos para o Saara Ocidental, alterando postura histórica sobre o conflito
Frente Polisário/Divulgação

O governo do Reino Unido mudou sua posição histórica em relação à disputa sobre o território do Saara Ocidental, no Magreb africano, e anunciou apoio ao plano do governo do Marrocos de autonomia limitada sobre a área que vive uma guerra de cinco décadas com o grupo armado Frente Polisário, que luta pela independência da desértica região ocupada pelo povo saraauí.

Em viagem a Rabat, capital do Marrocos, nesse domingo (1º), o ministro das Relações Exteriores britânico, David Lammy, informou sobre a decisão de apoiar o plano marroquino, seguindo a posição semelhante à dos Estados Unidos (EUA), da França e da Alemanha nos últimos anos.

“Aproximando-se o 50º aniversário do conflito, é vital que aproveitemos esta janela de oportunidade para garantir uma solução duradoura para a disputa, que proporcione um futuro melhor para o povo do Saara Ocidental”, informou a diplomacia inglesa.

Até então, o Reino Unido apoiava a solução de um referendo que seria realizado sob o controle das Nações Unidas (ONU). Previsto desde 1991, o referendo nunca ocorreu por falta de acordo sobre suas regras.

“Nesse contexto, o Reino Unido, ao encorajar as partes relevantes a se envolverem, urgente e positivamente, no processo político liderado pela ONU, considera a proposta de autonomia de Marrocos, apresentada em 2007, como a base mais confiável, viável e pragmática para uma resolução duradoura da disputa”, acrescentou o comunicado.

O Reino Unido acrescentou que apoia uma solução “que seja mutuamente aceitável para as partes relevantes” e se comprometeu a contribuir para um acordo.

A nova posição coincidiu com o anúncio de planos de investimentos em infraestrutura para a Copa do Mundo de 2030, que será na Espanha, em Portugal e no Marrocos, simultaneamente. Segundo o Reino Unido, serão pagos a empresas inglesas 33 bilhões de euros em compras públicas nos próximos três anos.

A vizinha Argélia, que apoia a luta pela independência do Saara Ocidental, criticou a decisão do governo de Londres .

“Ao longo dos seus 18 anos de existência, esse plano nunca foi submetido ao povo saarauí como base para negociação, nem foi levado a sério pelos sucessivos enviados da ONU. Todos estes enviados notaram a natureza vazia da iniciativa de autonomia marroquina e a sua incapacidade de fornecer uma solução séria e credível para o conflito do Saara Ocidental”, disse comunicado da chancelaria argelina.

O governo de Argel acrescentou que, apesar do anúncio, não houve reconhecimento do Reino Unido da soberania do Marrocos sobre o Saara Ocidental. “Portanto, não endossa a ocupação ilegal desse território não autônomo sob a legitimidade internacional”, disse em nota.

Acordo mútuo

Para o representante da Frente Polisário no Brasil, Ahamed Mulay Ali Hamadi, a imprensa está divulgando a mensagem como se o Reino Unido apoiasse o Marrocos, mas ele destaca que a Coroa britânica mantém a posição de que haja entendimento entre as partes beligerantes.

“Marrocos tem vasta experiência em utilizar reuniões e declarações para enganar o público sobre os direitos do povo saarauí, claramente consagrados no direito internacional. Nesta ocasião, fez o mesmo, utilizando certas frases na sua comunicação social e omitindo os pontos mais importantes. Na declaração, os dois ministros declaram que a solução não pode ser unilateral”, disse à Agência Brasil.

Historiador marroquino radicado no Brasil, Mohammed Nadir, que é professor de relações internacionais da Universidade Federal do ABC Paulista (UFABC), avalia que a posição do Reino Unido é mais uma derrota para a Frente Polisário e seu aliado, a Argélia.

“O referendo sob a tutela das Nações Unidas se verificou impraticável. Daí a necessidade de uma solução negociada que passa pelo projeto de autonomia limitada, pois essa é uma região diferenciada”, comentou.

Cresce apoio ao Marrocos
Em dezembro de 2020, os Estados Unidos (EUA), durante o primeiro mandato do presidente Donald Trump, costuraram um acordo com o rei marroquino Mohammad VI. Em troca do reconhecimento do Saara Ocidental como parte do Marrocos, a monarquia constitucional de maioria árabe firmou acordo de reconhecimento com Israel, por meio dos Acordos de Abraão.

Em 2022, a Espanha passou a apoiar a proposta do Marrocos de um plano de autonomia limitada para o Saara Ocidental. Em 2023, a Alemanha anunciou apoio ao plano da monarquia africana. Em 2024, foi a vez de a França aceitar o plano de autonomia limitada como base para resolver o impasse.

Entenda

Com cerca de 266 mil quilômetros quadrados, semelhante ao tamanho do Piauí, o Saara Ocidental é ocupada pelo povo saarauí. A guerra, atualmente considerada de baixa intensidade, desestabiliza toda a região do Magreb africano, afetando os cerca de 600 mil habitantes da região, segundo dados das Nações Unidas (ONU).

Apoiado pela União Africana (UA), o grupo pró-independência Frente Polisário acusa o Marrocos de manter, no norte da África, a última colônia do continente. O conflito começou nos últimos anos da colonização espanhola, em 1973.

Em 1976, após as últimas tropas espanholas deixarem o Saara Ocidental, o Marrocos assumiu o controle da região. A Frente Polisário autoproclamou a República Árabe Saarauí Democrática (RASD), tendo início o conflito que durou por 16 anos, até 1991, quando foi assinado um acordo de cessar-fogo com a intermediação da ONU.

Ficou acordado que um referendo seria realizado para saber se a região seria independente ou ficaria sob controle marroquino. Porém, a consulta nunca foi realizada por falta de consenso sobre as regras para a votação e sobre quem teria direito de votar.

Em 2020, o secretário-geral da Frente Polisário e comandante do Exército de Libertação Saarauí, Brahim Ghali, anunciou a retomada da luta armada após incursões militares do Marrocos na zona tampão, criada por trás do gigantesco muro de 2,7 mil km de extensão. Construído a partir de 1980 pela monarquia marroquina, o muro visou a conter o Exército Saarauí.

A ONU estima que o conflito expulsou, ao menos, 173 mil pessoas que vivem em cinco campos de refugiados próximos à cidade de Tindouf, na Argélia.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Papa Leão XIV denuncia "violência atroz" no Irã e faz apelo por cessar-fogo

Papa Leão XIV denuncia “violência atroz” no Irã e faz apelo por cessar-fogo

Primeiro pontífice norte-americano da história demonstra preocupação com civis e pede caminhos de diálogo para a crise no Líbano.
L
UE propõe à ONU acordo para exportação de petróleo pelo Estreito de Ormuz

UE propõe à ONU acordo para exportação de petróleo pelo Estreito de Ormuz

Kaja Kallas sugere iniciativa inspirada no “corredor de cereais” do Mar Negro para evitar crise energética e de fertilizantes global.
L
Anistia Internacional acusa EUA de violação do direito humanitário após ataque a escola no Irã

Anistia Internacional acusa EUA de violação do direito humanitário após ataque a escola no Irã

Relatório aponta que ofensiva em Minab matou 168 pessoas, incluindo mais de 100 crianças; organização exige investigação por crimes de guerra e reparação às vítimas.
L
Irã descarta negociações enquanto Arábia Saudita e Emirados interceptam mísseis

Irã descarta negociações enquanto Arábia Saudita e Emirados interceptam mísseis

Chanceler iraniano nega busca por cessar-fogo; conflito se expande com morte de civil em Abu Dhabi e ataques contínuos no Golfo.
L
Embaixada dos EUA no Iraque é atingida por míssil em escalada de tensões

Embaixada dos EUA no Iraque é atingida por míssil em escalada de tensões

Ataque em Bagdá ocorre após bombardeio norte-americano a alvos militares na Ilha Kharg, principal terminal petrolífero do Irã.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Ruden Russelakiz de Oliveira

Ruden Russelakiz de Oliveira faleceu em Porto Velho e será lembrado pela alegria, amizade e dedicação à família, amigos e às paixões que marcaram sua vida.
L

Prosa & Pesquisa : Guilherme Alexandre Monteiro da Silva é o entrevistado desta terça-feira

O público poderá acompanhar o programa pelas plataformas do News Rondônia e pela NewsTV, que leva conteúdo informativo, educacional e de interesse público para toda a população.
L
Governo federal ameaça urgência para votação do fim da escala 6x1

Governo federal ameaça urgência para votação do fim da escala 6×1

O ministro Guilherme Boulos afirmou que o presidente Lula enviará projeto de lei com regime de urgência caso o Congresso Nacional atrase a análise da proposta.
L
ECA Digital entra em vigor para ampliar proteção de menores na rede

ECA Digital entra em vigor para ampliar proteção de menores na rede

A nova legislação estabelece diretrizes rígidas para empresas de tecnologia e redes sociais, proibindo a monetização de conteúdos que sexualizam crianças e adolescentes.
L

Conexão RH : Maria José Maita fala sobre empreendedorismo e gastronomia venezuelana em Rondônia

A entrevista promete ser um momento de reflexão e aprendizado, mostrando como histórias de vida podem inspirar outras pessoas a acreditarem em novos caminhos e oportunidades.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Publicidade

POLÍTICA

Mendonça impõe tornozeleira eletrônica a deputada federal

Mendonça impõe tornozeleira eletrônica a deputada federal

O ministro do STF negou o pedido de prisão preventiva da parlamentar Gorete Pereira, investigada por beneficiar-se de fraudes bilionárias em aposentadorias do INSS.
L
Governo cria cadastro geral para comunidades quilombolas

Governo cria cadastro geral para comunidades quilombolas

A Fundação Palmares publicou portaria que unifica o banco de dados e define novas regras para a emissão da certidão de autodefinição das comunidades quilombolas.
L
Pedro Fernandes garante van para saúde em Jorge Teixeira

Pedro Fernandes garante van para saúde em Jorge Teixeira

Veículo adquirido por emenda parlamentar vai atender pacientes da rede municipal de saúde e usuários da APAE, ampliando o acesso a serviços essenciais no município.
L
Mendonça proíbe CPMI do INSS de acessar dados de Vorcaro em sala-cofre

Mendonça proíbe CPMI do INSS de acessar dados de Vorcaro em sala-cofre

Ministro do STF determinou que materiais armazenados no Senado sejam devolvidos à Polícia Federal após vazamento de mensagens íntimas.
L
‘Lei Felca’: ECA Digital entra em vigor hoje (17) e protege crianças e adolescentes online

‘Lei Felca’: ECA Digital entra em vigor hoje (17) e protege crianças e adolescentes online

A Lei Felca, também chamada de ECA Digital, estabelece regras para proteger menores de 18 anos em redes sociais, jogos e plataformas digitais, responsabilizando empresas e pais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso cadeirante é encontrado morto em residencial na zona leste

Idoso cadeirante é encontrado morto em residencial na zona leste

O corpo de José Lopes Carneiro, de 70 anos, foi localizado em avançado estado de decomposição dentro de sua residência no condomínio Pró Moradia Leste 1.
18
Homem que incendiou casa com ex e crianças é preso em Porto Velho

Homem que incendiou casa com ex e crianças é preso em Porto Velho

O suspeito, que estava foragido desde a semana passada após destruir a residência da família no centro, foi localizado por policiais no bairro Cuniã.
12
PF deflagra operação em 17 estados contra abuso sexual infantojuvenil na internet

PF deflagra operação em 17 estados contra abuso sexual infantojuvenil na internet

Ação nacional cumpre mandados de busca e apreensão para identificar criminosos envolvidos no armazenamento, no compartilhamento e na produção de material de abuso.
10
Jovem de 18 anos é preso por estupro de vulnerável em RO

Jovem de 18 anos é preso por estupro de vulnerável em RO

O suspeito foi detido pela Polícia Militar após a mãe de uma criança de 11 anos descobrir encontros noturnos entre os dois e acionar as autoridades.
16
Suspeitos de homicídio em Mato Grosso são presos em RO

Suspeitos de homicídio em Mato Grosso são presos em RO

O Núcleo de Inteligência da Polícia Militar localizou os foragidos Jonathan Ferreira de Jesus e Ananiel de Lima Alves no primeiro distrito da cidade rondoniense.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI, LO): CONDOMINIO RESIDENCIAL TENERIFE

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO.
L

Requerimento de Outorga: CONDOMINIO RESIDENCIAL TENERIFE

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEO.
L
INSS suspende empréstimos consignados do C6 Consig por cobranças indevidas

INSS suspende empréstimos consignados do C6 Consig por cobranças indevidas

A decisão publicada no Diário Oficial barra novos contratos após a Controladoria-Geral da União identificar irregularidades em 320 mil operações bancárias.
L
Detran-RO libera consulta online de transporte escolar

Detran-RO libera consulta online de transporte escolar

Central de Serviços permite verificar situação cadastral de veículos escolares em Rondônia, garantindo mais segurança e transparência para pais e responsáveis.
L
Pedro Fernandes cobra solução para água em União Bandeirantes

Pedro Fernandes cobra solução para água em União Bandeirantes

Deputado solicita reparos na rede danificada para garantir início do abastecimento de água tratada no distrito de União Bandeirantes, em Porto Velho.
L
MPRO debate direitos do consumidor em evento em Porto Velho

MPRO debate direitos do consumidor em evento em Porto Velho

Roda de conversa reuniu instituições para discutir educação para o consumo, desafios do comércio eletrônico e proteção ao cidadão em Porto Velho.
L
Cacaulândia recebe ação da Energisa com novos equipamentos

Cacaulândia recebe ação da Energisa com novos equipamentos

Projeto Nossa Energia beneficia famílias, escolas e unidades de saúde em Cacaulândia com doação de equipamentos mais eficientes e economia na conta de luz.
L