SÁBADO, 23/08/2025
Publicidade
Publicidade

L

Mundo

ONU pede investigação sobre morte de civis palestinos durante entrega de ajuda em Gaza

Israel diz que acusação às forças armadas é fake news

Por Cristina Sambado – Repórter da RTP - 20

Publicado em 

ONU pede investigação sobre morte de civis palestinos durante entrega de ajuda em Gaza
Reuters/Hatem Khaled/proibida a reprodução

O secretário-geral da ONU apelou à realização de uma investigação independente sobre a morte de palestinos perto de um centro de distribuição de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, neste domingo (1°).

A agência de defesa civil afirmou nesta terça-feira (3) que pelo menos 27 pessoas morreram no sul do enclave quando as tropas israelenses voltaram a abrir fogo.

Também nesta terça-feira, o diretor-geral do Hospital Nasser, em Khan Younis, afirma que 24 pessoas morreram e 37 ficaram feridas “em consequência de disparos por arma de fogo pelas forças israelenses contra multidões de civis” que aguardavam ajuda em Rafah.

Testemunhas relataram que foram alvejadas enquanto esperavam por alimentos no centro de Rafah, gerido pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF), apoiada pelos EUA e por Israel.

A Cruz Vermelha informou que seu hospital recebeu, no domingo, 179 feridos, 21 dos quais morreram. A agência de Defesa Civil, comandada pelo Hamas, calculou o número de mortos em 31.

Pontos de distribuição

No domingo, o Gabinete das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários (Ocha) publicou um vídeo filmado perto de um dos locais de distribuição no centro de Gaza.

As imagens mostram uma multidão desordenada que se aglomera em torno de quatro corredores delimitados por vedações metálicas no meio do que parece ser um terreno baldio, rodeado ao longe pelas ruínas de edifícios.

Alguns dos guardas de segurança, junto a veículos blindados, falavam com os palestinos em inglês.

O local de distribuição estende-se entre montes de terra e areia. Ainda no mesmo vídeo, são visíveis imagens de pessoas que se empurram umas às outras.

No mesmo dia, o exército israelense negou que as suas tropas tenham disparado contra civis perto ou dentro do local e disse que as informações nesse sentido eram falsas.

Já a GHF afirmou que os relatos eram “pura invenção” e que ainda não tinha visto provas de um ataque nas suas instalações ou nas suas proximidades.

“Estou chocado com os relatos de palestinos mortos e feridos enquanto procuravam ajuda em Gaza”, afirmou na rede social X o secretário-geral da ONU, António Guterres.

“Apelo a uma investigação imediata e independente sobre estes acontecimentos e à responsabilização dos seus autores”.

Na mesma rede social, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel respondeu classificando os seus comentários como uma “vergonha” em uma publicação no X e criticou-o por não mencionar o Hamas.

Bloqueio

A situação humanitária é desastrosa na Faixa de Gaza, onde um bloqueio que dura mais de dois meses, parcialmente aliviado na semana passada, agravou a escassez de alimentos, medicamentos e outros bens essenciais.

Na segunda-feira, Volker Türk, chefe dos direitos humanos da ONU, disse à BBC que a forma como a ajuda humanitária está sendo prestada é “inaceitável” e “desumanizante”.

“Penso que isto demonstra um total desrespeito pelos civis. Imaginem as pessoas que estão desesperadas por comida, por medicamentos, há quase três meses, e depois têm de correr para os obter ou tentar obtê-los nas circunstâncias mais desesperadas”, disse ele ao programa Newshour da BBC.

“Isso mostra uma enorme desumanização das pessoas que estão desesperadamente necessitadas.”

Vítimas

De acordo com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), o hospital de campanha em Rafah recebeu um “afluxo maciço de vítimas”, com 179 casos, incluindo mulheres e crianças, no domingo.

A maioria sofreu ferimentos de bala ou de estilhaços, e 21 foram declarados mortos quando chegaram, informou, acrescentando que “todos os pacientes disseram que estavam tentando chegar a um local de distribuição de ajuda”.

Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) afirmaram que suas equipes no hospital Nasser, em Khan Younis, também trataram pessoas com ferimentos graves, algumas das quais se encontravam em estado crítico.

Segundo a organização, os pacientes “relataram ter sido alvejados por todos os lados por drones, helicópteros, barcos, tanques e soldados israelenses”, e que o irmão de um membro da equipe foi “morto quando tentava receber ajuda do centro de distribuição”.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) emitiram um comunicado no domingo à tarde, segundo o qual um inquérito inicial indicou que suas tropas “não dispararam contra civis quando estes se encontravam perto ou dentro do local de distribuição de ajuda humanitária e que as informações nesse sentido são falsas”.

Distribuição de ajuda

O porta-voz do exército, o brigadeiro Effie Defrin, acusou o Hamas de “espalhar rumores” e de “tentar, de forma brutal e violenta, impedir a população de Gaza de chegar aos centros de distribuição”.

Já na segunda-feira, as autoridades sanitárias e os meios de comunicação social de Gaza informaram que outros três palestinos foram mortos por fogo israelense perto do mesmo centro GHF, na região de Tal al-Sultan, em Rafah.

Um porta-voz da Cruz Vermelha disse à Associated Press que seu hospital de campanha em Rafah recebeu 50 feridos, a maioria com ferimentos de bala e estilhaços, incluindo dois declarados mortos quando chegaram, enquanto o hospital Nasser, na vizinha Khan Younis, disse ter recebido um terceiro corpo.

O exército israelense afirmou em comunicado que “foram disparados tiros de aviso contra vários suspeitos que avançaram na direção” das tropas a cerca de um quilômetro do local.

Os militares acrescentaram que estavam “cientes de relatos sobre vítimas e os detalhes do incidente estão sendo cuidadosamente analisados”.

Também na segunda-feira, a Defesa Civil informou que 14 pessoas, incluindo seis crianças e três mulheres, foram mortas em um ataque israelense a uma casa na cidade de Jabalia, no Norte do país.

Segundo a Defesa Civil, mais de 20 pessoas estariam desaparecidas sob os escombros do edifício destruído.

O IDF não comentou o ocorrido, mas afirmou em um comunicado que seus aviões tinham atingido dezenas de alvos em Gaza no último dia, incluindo “estruturas militares pertencentes a organizações terroristas”, túneis subterrâneos e armazéns de armas.

Em comunicado na segunda-feira, o GHF afirmou que os relatórios eram “os mais flagrantes em termos de fabricação e desinformação alimentados pela mídia internacional”.

“Não houve feridos, mortos ou incidentes durante as nossas operações de ontem. Ponto final. Ainda não vimos qualquer prova de que tenha havido um ataque nas nossas instalações ou perto delas”.

O embaixador dos Estados Unidos em Israel, Mike Huckabee, acusou os principais meios de comunicação social de “reportagem imprudente e irresponsável” sobre o assunto.

“A única fonte para estas histórias enganadoras, exageradas e totalmente fabricadas veio do Hamas, que foram concebidas para alimentar as chamas do ódio antissemita que está, sem dúvida, contribuindo para a violência contra os judeus nos Estados Unidos”, acrescentou.

Bloqueio

Israel impôs um bloqueio total à Faixa de Gaza em 2 de março e retomou a sua ofensiva militar duas semanas mais tarde, pondo fim a um cessar-fogo de dois meses com o Hamas.

Segundo Israel, estas medidas destinavam-se a pressionar o Hamas para libertar os 58 reféns ainda detidos em Gaza, dos quais pelo menos 20 estariam vivos.

Em 19 de maio, as forças armadas israelenses lançaram uma ampla ofensiva que, segundo o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, levaria as tropas a “assumir o controle de todas as regiões” de Gaza.

No dia seguinte, afirmou que Israel iria também aliviar temporariamente o bloqueio e permitir a entrada de uma quantidade “básica” de alimentos em Gaza.

Israel lançou uma campanha militar em Gaza em resposta ao ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, no qual cerca de 1,2 mil pessoas foram mortas e 251 outras feitas reféns.

Desde então, pelo menos 54.470 pessoas foram mortas em Gaza, incluindo 4.201 desde que Israel retomou a sua ofensiva, de acordo com o Ministério da Saúde do território, gerido pelo Hamas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Gaza enfrenta a fome, diz relatório de monitoramento global

Gaza enfrenta a fome, diz relatório de monitoramento global

Avaliação do IPC revela que quase 25% da população palestina está em insegurança alimentar
L
Terremoto atinge região entre América do Sul e Antártica

Terremoto atinge região entre América do Sul e Antártica

Tremor de 7,5 na Passagem de Drake não gera risco de tsunami
L
Israel inicia ofensiva militar e palestinos fogem de Gaza

Israel inicia ofensiva militar e palestinos fogem de Gaza

O exército israelense avança com uma ofensiva terrestre na Cidade de Gaza, apesar de críticas internacionais, levando a um novo êxodo da população civil.
L
ONU alerta para aumento da desnutrição infantil em Gaza

ONU alerta para aumento da desnutrição infantil em Gaza

Relatório da UNRWA revela que os níveis de desnutrição em crianças triplicaram no território palestino após o fim do cessar-fogo em março.
L
Rússia realiza o maior ataque aéreo na Ucrânia desde julho

Rússia realiza o maior ataque aéreo na Ucrânia desde julho

A Força Aérea Ucraniana registrou o lançamento de 574 drones e 40 mísseis pela Rússia, resultando na morte de uma pessoa.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista com Vinicius Almeida

Nesta sexta-feira (22), às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça recebe o advogado Vinicius Almeida, especialista em Direito Tributário e Holding Patrimonial, professor universitário, mestrando em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça pela UNIR e ex-procurador da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho.
L
Tem internauta de sorte! Promoção News Rondônia + Cine Araújo já tem ganhadora da semana

Tem internauta de sorte! Promoção News Rondônia + Cine Araújo já tem ganhadora da semana

Toda sexta-feira tem sorteio de ingressos para o Cine Araújo. A vencedora da vez já garantiu seu par para curtir os melhores filmes em cartaz!
L

Povoado Nerd | Entrevista Fernando Rodrigues da Silva

Nesta sexta-feira, dia 22, às 17h, o Programa Povoado Nerd recebe Fernando Rodrigues da Silva, vice-presidente e CEO da Associação Miners Sports. Apaixonado por esportes, Fernando tem sido peça-chave na consolidação da Miners como referência, colocando Rondônia no cenário nacional do futebol americano e expandindo a atuação para modalidades como vôlei, basquete e flag football.
L

Programa Fonte de Vida | Entrevista José de Melo Silva e Ana Paula Baldez

Nesta sexta-feira, às 16h, o Programa Fonte de Vida recebe dois convidados especiais para um bate-papo esclarecedor sobre o tema: “Cuidando do Cuidador – Perfil desse profissional, sua formação e habilidades para exercer tal atribuição profissional.”
L
Velho Pimentel ou Porto Velho Militar: conheça a origem e história de Porto Velho

Velho Pimentel ou Porto Velho Militar: conheça a origem e história de Porto Velho

Município, fundado durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, completa 111 anos com histórias de lendas, militares e povos indígenas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa propõe distribuição gratuita de medidores contínuos de glicose para pacientes com diabetes tipo 1

Dra. Taíssa propõe distribuição gratuita de medidores contínuos de glicose para pacientes com diabetes tipo 1

Projeto prioriza crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social
L
Presidente Lula exige mais financiamento para combate às mudanças climáticas

Presidente Lula exige mais financiamento para combate às mudanças climáticas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante um evento na Colômbia, cobrou dos países ricos um financiamento mais robusto para as ações climáticas, criticando a falta de comprometimento em acordos da ONU.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia solenidade do Dia do Soldado no 6º BIS em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa prestigia solenidade do Dia do Soldado no 6º BIS em Guajará-Mirim

Evento celebrou o patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias, destacando a importância da defesa da Amazônia e proteção das fronteiras
L
Jaime Bagattoli entrega ônibus universitário para Monte Negro e anuncia novos investimentos

Jaime Bagattoli entrega ônibus universitário para Monte Negro e anuncia novos investimentos

Senador destacou apoio à saúde e à infraestrutura do município durante ato no Vale do Jamari.
L
Projeto de Sofia Andrade institui Política de Conscientização contra o Aborto em Porto Velho

Projeto de Sofia Andrade institui Política de Conscientização contra o Aborto em Porto Velho

Lei sancionada pelo Executivo prevê campanhas educativas, palestras e ações permanentes de orientação na saúde e na educação.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem morre atropelado por carreta na Imigrantes em Porto Velho

Homem morre atropelado por carreta na Imigrantes em Porto Velho

Acidente ocorreu na região norte da capital; motorista fugiu do local, e perícia foi acionada.
18
Moradora de rua espancada a pauladas em casa abandonada morre no hospital

Moradora de rua espancada a pauladas em casa abandonada morre no hospital

Vítima, identificada como Cilene, não resistiu aos ferimentos após ser atacada por outra mulher em situação de rua no bairro Embratel.
18
Ladrão se passa por cliente e atira dentro de loja durante assalto no centro de Porto Velho

Ladrão se passa por cliente e atira dentro de loja durante assalto no centro de Porto Velho

Durante a ação, as vítimas tentaram evitar o crime, mas o criminoso chegou a fazer alguns disparos dentro da loja e depois fugiu em uma moto que estava estacionada na frente do estabelecimento comercial.
16
Força Tática do 9º BPM estoura ponto de drogas no Cidade Nova

Força Tática do 9º BPM estoura ponto de drogas no Cidade Nova

No interior do imóvel, os policiais encontraram grande quantia em dinheiro, três máquinas de cartão e uma balança de precisão, materiais geralmente utilizados no comércio de entorpecentes.
14
Apreensão de 500 quilos de drogas na Zona da Mata

Apreensão de 500 quilos de drogas na Zona da Mata

Uma operação conjunta das forças de segurança resultou na apreensão de quase 500 quilos de cocaína e skunk em uma pista de pouso clandestina na Zona da Mata.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conab retoma estoques públicos de arroz em Pelotas após 11 anos

Conab retoma estoques públicos de arroz em Pelotas após 11 anos

Ação garante preços justos aos produtores e reforça formação de estoques estratégicos no país.
L
Fiscalização do TCE-RO garante conforto térmico e atendimento humanizado na ala infantil do Cosme e Damião

Fiscalização do TCE-RO garante conforto térmico e atendimento humanizado na ala infantil do Cosme e Damião

Após inspeção do Tribunal de Contas, unidade de internação rápida do Hospital Infantil de Porto Velho recebe climatização adequada, beneficiando pacientes e profissionais.
L
Prefeitura e Emdur reforçam combate aos furtos de fiação na Av. Guaporé

Prefeitura e Emdur reforçam combate aos furtos de fiação na Av. Guaporé

Trecho entre Avenidas Calama e Imigrantes volta a ser alvo de criminosos; iluminação será restabelecida e ações preventivas seguem em andamento.
L
Prefeitura intensifica negociações para pavimentação da Expresso Porto

Prefeitura intensifica negociações para pavimentação da Expresso Porto

Prefeito Léo Moraes busca antecipar obra estratégica para escoamento da produção agrícola e segurança no trânsito urbano.
L
Prefeitura realiza mesa de conversa com vozes diversas contra a violência doméstica

Prefeitura realiza mesa de conversa com vozes diversas contra a violência doméstica

Evento no TRE/RO marca 19 anos da Lei Maria da Penha e discute causas, efeitos e estratégias de enfrentamento da violência contra mulheres.
L
“Programa Calcário Já” transportou quase 2 mil toneladas e segue beneficiando produtores da capital e distritos

“Programa Calcário Já” transportou quase 2 mil toneladas e segue beneficiando produtores da capital e distritos

Iniciativa da Semagric garante transporte gratuito de calcário agrícola, fortalecendo a agricultura familiar e a produtividade rural em Porto Velho.
L
Prefeitura dialoga com distritos de Porto Velho sobre planejamento urbano

Prefeitura dialoga com distritos de Porto Velho sobre planejamento urbano

Encontros preparatórios para a 2ª Conferência do PDPM permitem que moradores apresentem demandas e elejam representantes locais.
L
Anderson Pereira assume direção-geral da AROM a convite de Hildon Chaves

Anderson Pereira assume direção-geral da AROM a convite de Hildon Chaves

Ex-deputado estadual reforça compromisso de fortalecer a articulação institucional e apoiar prefeitos de Rondônia na gestão pública.
L
Programa Avalia Porto Velho melhora performance dos estudantes da rede municipal

Programa Avalia Porto Velho melhora performance dos estudantes da rede municipal

Segunda edição de 2025 avalia alunos do 2º ao 9º ano em Língua Portuguesa e Matemática, reforçando a qualidade da educação pública.
L
Centro de Diálise de Ariquemes garante mais de 2 mil atendimentos mensais a pacientes renais crônicos

Centro de Diálise de Ariquemes garante mais de 2 mil atendimentos mensais a pacientes renais crônicos

Unidade oferece hemodiálise, acompanhamento multiprofissional e assistência gratuita a moradores de nove municípios da região.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.