QUARTA-FEIRA, 14/01/2026

Em destaque

L

Mundo

ONU pede investigação sobre morte de civis palestinos durante entrega de ajuda em Gaza

Israel diz que acusação às forças armadas é fake news

Por Cristina Sambado – Repórter da RTP - 20

Publicado em 

ONU pede investigação sobre morte de civis palestinos durante entrega de ajuda em Gaza
Reuters/Hatem Khaled/proibida a reprodução

O secretário-geral da ONU apelou à realização de uma investigação independente sobre a morte de palestinos perto de um centro de distribuição de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, neste domingo (1°).

A agência de defesa civil afirmou nesta terça-feira (3) que pelo menos 27 pessoas morreram no sul do enclave quando as tropas israelenses voltaram a abrir fogo.

Também nesta terça-feira, o diretor-geral do Hospital Nasser, em Khan Younis, afirma que 24 pessoas morreram e 37 ficaram feridas “em consequência de disparos por arma de fogo pelas forças israelenses contra multidões de civis” que aguardavam ajuda em Rafah.

Testemunhas relataram que foram alvejadas enquanto esperavam por alimentos no centro de Rafah, gerido pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF), apoiada pelos EUA e por Israel.

A Cruz Vermelha informou que seu hospital recebeu, no domingo, 179 feridos, 21 dos quais morreram. A agência de Defesa Civil, comandada pelo Hamas, calculou o número de mortos em 31.

Pontos de distribuição

No domingo, o Gabinete das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários (Ocha) publicou um vídeo filmado perto de um dos locais de distribuição no centro de Gaza.

As imagens mostram uma multidão desordenada que se aglomera em torno de quatro corredores delimitados por vedações metálicas no meio do que parece ser um terreno baldio, rodeado ao longe pelas ruínas de edifícios.

Alguns dos guardas de segurança, junto a veículos blindados, falavam com os palestinos em inglês.

O local de distribuição estende-se entre montes de terra e areia. Ainda no mesmo vídeo, são visíveis imagens de pessoas que se empurram umas às outras.

No mesmo dia, o exército israelense negou que as suas tropas tenham disparado contra civis perto ou dentro do local e disse que as informações nesse sentido eram falsas.

Já a GHF afirmou que os relatos eram “pura invenção” e que ainda não tinha visto provas de um ataque nas suas instalações ou nas suas proximidades.

“Estou chocado com os relatos de palestinos mortos e feridos enquanto procuravam ajuda em Gaza”, afirmou na rede social X o secretário-geral da ONU, António Guterres.

“Apelo a uma investigação imediata e independente sobre estes acontecimentos e à responsabilização dos seus autores”.

Na mesma rede social, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel respondeu classificando os seus comentários como uma “vergonha” em uma publicação no X e criticou-o por não mencionar o Hamas.

Bloqueio

A situação humanitária é desastrosa na Faixa de Gaza, onde um bloqueio que dura mais de dois meses, parcialmente aliviado na semana passada, agravou a escassez de alimentos, medicamentos e outros bens essenciais.

Na segunda-feira, Volker Türk, chefe dos direitos humanos da ONU, disse à BBC que a forma como a ajuda humanitária está sendo prestada é “inaceitável” e “desumanizante”.

“Penso que isto demonstra um total desrespeito pelos civis. Imaginem as pessoas que estão desesperadas por comida, por medicamentos, há quase três meses, e depois têm de correr para os obter ou tentar obtê-los nas circunstâncias mais desesperadas”, disse ele ao programa Newshour da BBC.

“Isso mostra uma enorme desumanização das pessoas que estão desesperadamente necessitadas.”

Vítimas

De acordo com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), o hospital de campanha em Rafah recebeu um “afluxo maciço de vítimas”, com 179 casos, incluindo mulheres e crianças, no domingo.

A maioria sofreu ferimentos de bala ou de estilhaços, e 21 foram declarados mortos quando chegaram, informou, acrescentando que “todos os pacientes disseram que estavam tentando chegar a um local de distribuição de ajuda”.

Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) afirmaram que suas equipes no hospital Nasser, em Khan Younis, também trataram pessoas com ferimentos graves, algumas das quais se encontravam em estado crítico.

Segundo a organização, os pacientes “relataram ter sido alvejados por todos os lados por drones, helicópteros, barcos, tanques e soldados israelenses”, e que o irmão de um membro da equipe foi “morto quando tentava receber ajuda do centro de distribuição”.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) emitiram um comunicado no domingo à tarde, segundo o qual um inquérito inicial indicou que suas tropas “não dispararam contra civis quando estes se encontravam perto ou dentro do local de distribuição de ajuda humanitária e que as informações nesse sentido são falsas”.

Distribuição de ajuda

O porta-voz do exército, o brigadeiro Effie Defrin, acusou o Hamas de “espalhar rumores” e de “tentar, de forma brutal e violenta, impedir a população de Gaza de chegar aos centros de distribuição”.

Já na segunda-feira, as autoridades sanitárias e os meios de comunicação social de Gaza informaram que outros três palestinos foram mortos por fogo israelense perto do mesmo centro GHF, na região de Tal al-Sultan, em Rafah.

Um porta-voz da Cruz Vermelha disse à Associated Press que seu hospital de campanha em Rafah recebeu 50 feridos, a maioria com ferimentos de bala e estilhaços, incluindo dois declarados mortos quando chegaram, enquanto o hospital Nasser, na vizinha Khan Younis, disse ter recebido um terceiro corpo.

O exército israelense afirmou em comunicado que “foram disparados tiros de aviso contra vários suspeitos que avançaram na direção” das tropas a cerca de um quilômetro do local.

Os militares acrescentaram que estavam “cientes de relatos sobre vítimas e os detalhes do incidente estão sendo cuidadosamente analisados”.

Também na segunda-feira, a Defesa Civil informou que 14 pessoas, incluindo seis crianças e três mulheres, foram mortas em um ataque israelense a uma casa na cidade de Jabalia, no Norte do país.

Segundo a Defesa Civil, mais de 20 pessoas estariam desaparecidas sob os escombros do edifício destruído.

O IDF não comentou o ocorrido, mas afirmou em um comunicado que seus aviões tinham atingido dezenas de alvos em Gaza no último dia, incluindo “estruturas militares pertencentes a organizações terroristas”, túneis subterrâneos e armazéns de armas.

Em comunicado na segunda-feira, o GHF afirmou que os relatórios eram “os mais flagrantes em termos de fabricação e desinformação alimentados pela mídia internacional”.

“Não houve feridos, mortos ou incidentes durante as nossas operações de ontem. Ponto final. Ainda não vimos qualquer prova de que tenha havido um ataque nas nossas instalações ou perto delas”.

O embaixador dos Estados Unidos em Israel, Mike Huckabee, acusou os principais meios de comunicação social de “reportagem imprudente e irresponsável” sobre o assunto.

“A única fonte para estas histórias enganadoras, exageradas e totalmente fabricadas veio do Hamas, que foram concebidas para alimentar as chamas do ódio antissemita que está, sem dúvida, contribuindo para a violência contra os judeus nos Estados Unidos”, acrescentou.

Bloqueio

Israel impôs um bloqueio total à Faixa de Gaza em 2 de março e retomou a sua ofensiva militar duas semanas mais tarde, pondo fim a um cessar-fogo de dois meses com o Hamas.

Segundo Israel, estas medidas destinavam-se a pressionar o Hamas para libertar os 58 reféns ainda detidos em Gaza, dos quais pelo menos 20 estariam vivos.

Em 19 de maio, as forças armadas israelenses lançaram uma ampla ofensiva que, segundo o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, levaria as tropas a “assumir o controle de todas as regiões” de Gaza.

No dia seguinte, afirmou que Israel iria também aliviar temporariamente o bloqueio e permitir a entrada de uma quantidade “básica” de alimentos em Gaza.

Israel lançou uma campanha militar em Gaza em resposta ao ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, no qual cerca de 1,2 mil pessoas foram mortas e 251 outras feitas reféns.

Desde então, pelo menos 54.470 pessoas foram mortas em Gaza, incluindo 4.201 desde que Israel retomou a sua ofensiva, de acordo com o Ministério da Saúde do território, gerido pelo Hamas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Juristas pedem que tribunal internacional investigue ação na Venezuela

Juristas pedem que tribunal internacional investigue ação na Venezuela

Um grupo de organizações de direitos humanos solicitou ao Tribunal Penal Internacional a abertura de uma investigação contra autoridades dos Estados Unidos por crimes contra a humanidade.
L
Expansão do ICE sob Trump gera onda de protestos nos EUA

Expansão do ICE sob Trump gera onda de protestos nos EUA

A agência de imigração triplicou seu orçamento e intensificou operações em bairros residenciais, resultando na morte de uma cidadã estadunidense e em uma crise social.
L
Representantes da Dinamarca e Groenlândia se reúnem com cúpula dos EUA

Representantes da Dinamarca e Groenlândia se reúnem com cúpula dos EUA

O encontro com o vice-presidente JD Vance e o secretário Marco Rubio ocorre nesta quarta-feira em Washington para discutir as recentes declarações de Donald Trump sobre o controle da ilha.
L
Espanha apreende 10 toneladas de cocaína em navio que saiu do Brasil

Espanha apreende 10 toneladas de cocaína em navio que saiu do Brasil

A ação conjunta com a Polícia Federal brasileira resultou na maior apreensão de drogas já realizada pelo país europeu em alto-mar, interceptando a carga próxima às Ilhas Canárias.
L
Agricultores franceses protestam contra acordo Mercosul e UE

Agricultores franceses protestam contra acordo Mercosul e UE

Centenas de tratores ocuparam as ruas de Paris nesta terça-feira para criticar a concorrência desleal e a aprovação do tratado comercial pela União Europeia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo de RO promove simulação de acidente e alerta sobre riscos no trânsito

Governo de RO promove simulação de acidente e alerta sobre riscos no trânsito

Ação integrada em Porto Velho reuniu Saúde, Detran e Fhemeron para conscientizar sobre imprudência no trânsito e reforçar a importância da doação de sangue.
L
Defesa de Bolsonaro solicita prisão domiciliar por questões de saúde

Defesa de Bolsonaro solicita prisão domiciliar por questões de saúde

Os advogados do ex-presidente acionaram o Supremo Tribunal Federal alegando que o estado clínico do político é debilitado e requer cuidados que a estrutura atual não suportaria.
L
Lula cria comitê gestor e lança plataforma da reforma tributária

Lula cria comitê gestor e lança plataforma da reforma tributária

O governo federal sancionou o último projeto de regulamentação do novo sistema e apresentou uma estrutura digital para processar milhões de operações diárias.
L
Governo nega inclusão de vacina contra herpes-zóster no SUS

Governo nega inclusão de vacina contra herpes-zóster no SUS

O Ministério da Saúde decidiu não incorporar o imunizante à rede pública por considerar o custo elevado em comparação ao impacto financeiro no orçamento federal.
L
Mega-Sena acumula e prêmio vai a 35 milhões de reais

Mega-Sena acumula e prêmio vai a 35 milhões de reais

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.959 sorteado nesta terça-feira e o valor principal deve saltar para o próximo concurso.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Nacional Unificado têm até esta segunda-feira para contestar análise de formação acadêmica no portal oficial do governo federal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Gislaine Lebrinha garante R$ 350 mil para Seringueiras

Deputada Gislaine Lebrinha garante R$ 350 mil para Seringueiras

Recurso viabiliza centro de convivência e apoio aos agentes de saúde, fortalecendo a atenção básica no município.
L
Deputada Cláudia de Jesus destaca lei sancionada por Lula que valoriza servidores

Deputada Cláudia de Jesus destaca lei sancionada por Lula que valoriza servidores

Norma corrige congelamento de direitos durante a pandemia e garante pagamento retroativo de benefícios funcionais.
L
Coluna Espaço Aberto – Marcos Rocha confirma saída do Senado e cria turbulência política

Coluna Espaço Aberto – Marcos Rocha confirma saída do Senado e cria turbulência política

Governador de Rondônia anuncia que permanecerá no cargo até o final do mandato, afetando planos da esposa e do irmão, e critica publicamente aliados próximos.
L
Governo federal anuncia mudança no comando da segurança pública

Governo federal anuncia mudança no comando da segurança pública

O advogado Wellington César Lima e Silva assume a chefia do Ministério da Justiça no lugar de Ricardo Lewandowski após reunião com a presidência da República.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Sucessão em Rondônia esquenta com novas candidaturas e movimentações políticas

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Sucessão em Rondônia esquenta com novas candidaturas e movimentações políticas

A disputa pelo Governo de Rondônia ganha novos nomes, incluindo Acir Gurgacz e Expedito Netto pelo PT, enquanto Marcos Rocha confirma que não disputará eleições em 2026.
L
Publicidade

POLÍCIA

Morador de Alta Floresta morre em acidente com caminhão na zona rural

Morador de Alta Floresta morre em acidente com caminhão na zona rural

Sebastião Hilário dos Santos, conhecido como “Tião Galinha”, morreu após grave acidente envolvendo caminhão na Linha 152, em Novo Horizonte d’Oeste.
16
Nova 364 confirma morte de trabalhador atingido por raio na BR-364

Nova 364 confirma morte de trabalhador atingido por raio na BR-364

Funcionário terceirizado de 20 anos morreu durante serviço técnico no km 192 da rodovia, em trecho próximo a Pimenta Bueno, após ser atingido por descarga elétrica.
18
Acusado de agredir mulher é perseguido e espancado em Vilhena

Acusado de agredir mulher é perseguido e espancado em Vilhena

Homem ficou inconsciente após ser atacado por grupo no bairro Cristo Rei; Polícia Militar e Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência.
16
Polícia Federal faz nova operação contra o Banco Master

Polícia Federal faz nova operação contra o Banco Master

Autoridades cumprem 42 mandados de busca em cinco estados para investigar crimes de gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro envolvendo o empresário Daniel Vorcaro.
10
Equipe do sargento Machado prende dupla por tráfico de drogas

Equipe do sargento Machado prende dupla por tráfico de drogas

Dois homens foram detidos pela Polícia Militar na zona leste de Porto Velho sob acusação de comercializar entorpecentes em um ponto de venda no bairro Teixeirão.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Alteração de Titularidade: MARSAL PONTELO SOARES

Alteração de Titularidade Processo SEMA: 1801638435.
L
Vietnã habilita quatro frigoríficos e inclui dois de Rondônia

Vietnã habilita quatro frigoríficos e inclui dois de Rondônia

País asiático dobra número de plantas brasileiras autorizadas a exportar carne bovina, fortalecendo a presença do Brasil em um mercado em rápida expansão.
L
Energisa incentiva economia de energia nas férias escolares

Energisa incentiva economia de energia nas férias escolares

Brincadeiras em família e atitudes simples ajudam a reduzir o consumo e estimulam a consciência energética desde cedo durante o recesso escolar.
L

Reforma Administrativa: em que ponto está a PEC nº 38/2025

Mesmo sem avançar na Câmara, a PEC 38/2025 continua apta para tramitação e pode ser levada direto ao plenário, gerando apreensão entre servidores e entidades representativas.
L
Praias brasileiras: preços altos afastam turistas do aluguel de cadeiras e guarda-sóis

Praias brasileiras: preços altos afastam turistas do aluguel de cadeiras e guarda-sóis

Cobranças elevadas de cadeiras e guarda-sóis em praias brasileiras criam barreiras econômicas e mobilizam Ministério da Justiça por regulamentação nacional.
L
MPRO cria procuradoria especializada e amplia combate à violência contra mulher

MPRO cria procuradoria especializada e amplia combate à violência contra mulher

Ministério Público de Rondônia institui órgão no segundo grau para atuar em casos de violência doméstica, crimes contra crianças e dignidade sexual, reforçando proteção às vítimas.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.