TERÇA-FEIRA, 17/03/2026

Em destaque

L

Mundo

ONU pede investigação sobre morte de civis palestinos durante entrega de ajuda em Gaza

Israel diz que acusação às forças armadas é fake news

Por Cristina Sambado – Repórter da RTP - 20

Publicado em 

ONU pede investigação sobre morte de civis palestinos durante entrega de ajuda em Gaza
Reuters/Hatem Khaled/proibida a reprodução

O secretário-geral da ONU apelou à realização de uma investigação independente sobre a morte de palestinos perto de um centro de distribuição de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, neste domingo (1°).

A agência de defesa civil afirmou nesta terça-feira (3) que pelo menos 27 pessoas morreram no sul do enclave quando as tropas israelenses voltaram a abrir fogo.

Também nesta terça-feira, o diretor-geral do Hospital Nasser, em Khan Younis, afirma que 24 pessoas morreram e 37 ficaram feridas “em consequência de disparos por arma de fogo pelas forças israelenses contra multidões de civis” que aguardavam ajuda em Rafah.

Testemunhas relataram que foram alvejadas enquanto esperavam por alimentos no centro de Rafah, gerido pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF), apoiada pelos EUA e por Israel.

A Cruz Vermelha informou que seu hospital recebeu, no domingo, 179 feridos, 21 dos quais morreram. A agência de Defesa Civil, comandada pelo Hamas, calculou o número de mortos em 31.

Pontos de distribuição

No domingo, o Gabinete das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários (Ocha) publicou um vídeo filmado perto de um dos locais de distribuição no centro de Gaza.

As imagens mostram uma multidão desordenada que se aglomera em torno de quatro corredores delimitados por vedações metálicas no meio do que parece ser um terreno baldio, rodeado ao longe pelas ruínas de edifícios.

Alguns dos guardas de segurança, junto a veículos blindados, falavam com os palestinos em inglês.

O local de distribuição estende-se entre montes de terra e areia. Ainda no mesmo vídeo, são visíveis imagens de pessoas que se empurram umas às outras.

No mesmo dia, o exército israelense negou que as suas tropas tenham disparado contra civis perto ou dentro do local e disse que as informações nesse sentido eram falsas.

Já a GHF afirmou que os relatos eram “pura invenção” e que ainda não tinha visto provas de um ataque nas suas instalações ou nas suas proximidades.

“Estou chocado com os relatos de palestinos mortos e feridos enquanto procuravam ajuda em Gaza”, afirmou na rede social X o secretário-geral da ONU, António Guterres.

“Apelo a uma investigação imediata e independente sobre estes acontecimentos e à responsabilização dos seus autores”.

Na mesma rede social, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel respondeu classificando os seus comentários como uma “vergonha” em uma publicação no X e criticou-o por não mencionar o Hamas.

Bloqueio

A situação humanitária é desastrosa na Faixa de Gaza, onde um bloqueio que dura mais de dois meses, parcialmente aliviado na semana passada, agravou a escassez de alimentos, medicamentos e outros bens essenciais.

Na segunda-feira, Volker Türk, chefe dos direitos humanos da ONU, disse à BBC que a forma como a ajuda humanitária está sendo prestada é “inaceitável” e “desumanizante”.

“Penso que isto demonstra um total desrespeito pelos civis. Imaginem as pessoas que estão desesperadas por comida, por medicamentos, há quase três meses, e depois têm de correr para os obter ou tentar obtê-los nas circunstâncias mais desesperadas”, disse ele ao programa Newshour da BBC.

“Isso mostra uma enorme desumanização das pessoas que estão desesperadamente necessitadas.”

Vítimas

De acordo com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), o hospital de campanha em Rafah recebeu um “afluxo maciço de vítimas”, com 179 casos, incluindo mulheres e crianças, no domingo.

A maioria sofreu ferimentos de bala ou de estilhaços, e 21 foram declarados mortos quando chegaram, informou, acrescentando que “todos os pacientes disseram que estavam tentando chegar a um local de distribuição de ajuda”.

Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) afirmaram que suas equipes no hospital Nasser, em Khan Younis, também trataram pessoas com ferimentos graves, algumas das quais se encontravam em estado crítico.

Segundo a organização, os pacientes “relataram ter sido alvejados por todos os lados por drones, helicópteros, barcos, tanques e soldados israelenses”, e que o irmão de um membro da equipe foi “morto quando tentava receber ajuda do centro de distribuição”.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) emitiram um comunicado no domingo à tarde, segundo o qual um inquérito inicial indicou que suas tropas “não dispararam contra civis quando estes se encontravam perto ou dentro do local de distribuição de ajuda humanitária e que as informações nesse sentido são falsas”.

Distribuição de ajuda

O porta-voz do exército, o brigadeiro Effie Defrin, acusou o Hamas de “espalhar rumores” e de “tentar, de forma brutal e violenta, impedir a população de Gaza de chegar aos centros de distribuição”.

Já na segunda-feira, as autoridades sanitárias e os meios de comunicação social de Gaza informaram que outros três palestinos foram mortos por fogo israelense perto do mesmo centro GHF, na região de Tal al-Sultan, em Rafah.

Um porta-voz da Cruz Vermelha disse à Associated Press que seu hospital de campanha em Rafah recebeu 50 feridos, a maioria com ferimentos de bala e estilhaços, incluindo dois declarados mortos quando chegaram, enquanto o hospital Nasser, na vizinha Khan Younis, disse ter recebido um terceiro corpo.

O exército israelense afirmou em comunicado que “foram disparados tiros de aviso contra vários suspeitos que avançaram na direção” das tropas a cerca de um quilômetro do local.

Os militares acrescentaram que estavam “cientes de relatos sobre vítimas e os detalhes do incidente estão sendo cuidadosamente analisados”.

Também na segunda-feira, a Defesa Civil informou que 14 pessoas, incluindo seis crianças e três mulheres, foram mortas em um ataque israelense a uma casa na cidade de Jabalia, no Norte do país.

Segundo a Defesa Civil, mais de 20 pessoas estariam desaparecidas sob os escombros do edifício destruído.

O IDF não comentou o ocorrido, mas afirmou em um comunicado que seus aviões tinham atingido dezenas de alvos em Gaza no último dia, incluindo “estruturas militares pertencentes a organizações terroristas”, túneis subterrâneos e armazéns de armas.

Em comunicado na segunda-feira, o GHF afirmou que os relatórios eram “os mais flagrantes em termos de fabricação e desinformação alimentados pela mídia internacional”.

“Não houve feridos, mortos ou incidentes durante as nossas operações de ontem. Ponto final. Ainda não vimos qualquer prova de que tenha havido um ataque nas nossas instalações ou perto delas”.

O embaixador dos Estados Unidos em Israel, Mike Huckabee, acusou os principais meios de comunicação social de “reportagem imprudente e irresponsável” sobre o assunto.

“A única fonte para estas histórias enganadoras, exageradas e totalmente fabricadas veio do Hamas, que foram concebidas para alimentar as chamas do ódio antissemita que está, sem dúvida, contribuindo para a violência contra os judeus nos Estados Unidos”, acrescentou.

Bloqueio

Israel impôs um bloqueio total à Faixa de Gaza em 2 de março e retomou a sua ofensiva militar duas semanas mais tarde, pondo fim a um cessar-fogo de dois meses com o Hamas.

Segundo Israel, estas medidas destinavam-se a pressionar o Hamas para libertar os 58 reféns ainda detidos em Gaza, dos quais pelo menos 20 estariam vivos.

Em 19 de maio, as forças armadas israelenses lançaram uma ampla ofensiva que, segundo o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, levaria as tropas a “assumir o controle de todas as regiões” de Gaza.

No dia seguinte, afirmou que Israel iria também aliviar temporariamente o bloqueio e permitir a entrada de uma quantidade “básica” de alimentos em Gaza.

Israel lançou uma campanha militar em Gaza em resposta ao ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, no qual cerca de 1,2 mil pessoas foram mortas e 251 outras feitas reféns.

Desde então, pelo menos 54.470 pessoas foram mortas em Gaza, incluindo 4.201 desde que Israel retomou a sua ofensiva, de acordo com o Ministério da Saúde do território, gerido pelo Hamas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Papa Leão XIV denuncia "violência atroz" no Irã e faz apelo por cessar-fogo

Papa Leão XIV denuncia “violência atroz” no Irã e faz apelo por cessar-fogo

Primeiro pontífice norte-americano da história demonstra preocupação com civis e pede caminhos de diálogo para a crise no Líbano.
L
UE propõe à ONU acordo para exportação de petróleo pelo Estreito de Ormuz

UE propõe à ONU acordo para exportação de petróleo pelo Estreito de Ormuz

Kaja Kallas sugere iniciativa inspirada no “corredor de cereais” do Mar Negro para evitar crise energética e de fertilizantes global.
L
Anistia Internacional acusa EUA de violação do direito humanitário após ataque a escola no Irã

Anistia Internacional acusa EUA de violação do direito humanitário após ataque a escola no Irã

Relatório aponta que ofensiva em Minab matou 168 pessoas, incluindo mais de 100 crianças; organização exige investigação por crimes de guerra e reparação às vítimas.
L
Irã descarta negociações enquanto Arábia Saudita e Emirados interceptam mísseis

Irã descarta negociações enquanto Arábia Saudita e Emirados interceptam mísseis

Chanceler iraniano nega busca por cessar-fogo; conflito se expande com morte de civil em Abu Dhabi e ataques contínuos no Golfo.
L
Embaixada dos EUA no Iraque é atingida por míssil em escalada de tensões

Embaixada dos EUA no Iraque é atingida por míssil em escalada de tensões

Ataque em Bagdá ocorre após bombardeio norte-americano a alvos militares na Ilha Kharg, principal terminal petrolífero do Irã.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Ruden Russelakiz de Oliveira

Ruden Russelakiz de Oliveira faleceu em Porto Velho e será lembrado pela alegria, amizade e dedicação à família, amigos e às paixões que marcaram sua vida.
L

Prosa & Pesquisa : Guilherme Alexandre Monteiro da Silva é o entrevistado desta terça-feira

O público poderá acompanhar o programa pelas plataformas do News Rondônia e pela NewsTV, que leva conteúdo informativo, educacional e de interesse público para toda a população.
L
Governo federal ameaça urgência para votação do fim da escala 6x1

Governo federal ameaça urgência para votação do fim da escala 6×1

O ministro Guilherme Boulos afirmou que o presidente Lula enviará projeto de lei com regime de urgência caso o Congresso Nacional atrase a análise da proposta.
L
ECA Digital entra em vigor para ampliar proteção de menores na rede

ECA Digital entra em vigor para ampliar proteção de menores na rede

A nova legislação estabelece diretrizes rígidas para empresas de tecnologia e redes sociais, proibindo a monetização de conteúdos que sexualizam crianças e adolescentes.
L

Conexão RH : Maria José Maita fala sobre empreendedorismo e gastronomia venezuelana em Rondônia

A entrevista promete ser um momento de reflexão e aprendizado, mostrando como histórias de vida podem inspirar outras pessoas a acreditarem em novos caminhos e oportunidades.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Publicidade

POLÍTICA

Mendonça impõe tornozeleira eletrônica a deputada federal

Mendonça impõe tornozeleira eletrônica a deputada federal

O ministro do STF negou o pedido de prisão preventiva da parlamentar Gorete Pereira, investigada por beneficiar-se de fraudes bilionárias em aposentadorias do INSS.
L
Governo cria cadastro geral para comunidades quilombolas

Governo cria cadastro geral para comunidades quilombolas

A Fundação Palmares publicou portaria que unifica o banco de dados e define novas regras para a emissão da certidão de autodefinição das comunidades quilombolas.
L
Pedro Fernandes garante van para saúde em Jorge Teixeira

Pedro Fernandes garante van para saúde em Jorge Teixeira

Veículo adquirido por emenda parlamentar vai atender pacientes da rede municipal de saúde e usuários da APAE, ampliando o acesso a serviços essenciais no município.
L
Mendonça proíbe CPMI do INSS de acessar dados de Vorcaro em sala-cofre

Mendonça proíbe CPMI do INSS de acessar dados de Vorcaro em sala-cofre

Ministro do STF determinou que materiais armazenados no Senado sejam devolvidos à Polícia Federal após vazamento de mensagens íntimas.
L
‘Lei Felca’: ECA Digital entra em vigor hoje (17) e protege crianças e adolescentes online

‘Lei Felca’: ECA Digital entra em vigor hoje (17) e protege crianças e adolescentes online

A Lei Felca, também chamada de ECA Digital, estabelece regras para proteger menores de 18 anos em redes sociais, jogos e plataformas digitais, responsabilizando empresas e pais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso cadeirante é encontrado morto em residencial na zona leste

Idoso cadeirante é encontrado morto em residencial na zona leste

O corpo de José Lopes Carneiro, de 70 anos, foi localizado em avançado estado de decomposição dentro de sua residência no condomínio Pró Moradia Leste 1.
18
Homem que incendiou casa com ex e crianças é preso em Porto Velho

Homem que incendiou casa com ex e crianças é preso em Porto Velho

O suspeito, que estava foragido desde a semana passada após destruir a residência da família no centro, foi localizado por policiais no bairro Cuniã.
12
PF deflagra operação em 17 estados contra abuso sexual infantojuvenil na internet

PF deflagra operação em 17 estados contra abuso sexual infantojuvenil na internet

Ação nacional cumpre mandados de busca e apreensão para identificar criminosos envolvidos no armazenamento, no compartilhamento e na produção de material de abuso.
10
Jovem de 18 anos é preso por estupro de vulnerável em RO

Jovem de 18 anos é preso por estupro de vulnerável em RO

O suspeito foi detido pela Polícia Militar após a mãe de uma criança de 11 anos descobrir encontros noturnos entre os dois e acionar as autoridades.
16
Suspeitos de homicídio em Mato Grosso são presos em RO

Suspeitos de homicídio em Mato Grosso são presos em RO

O Núcleo de Inteligência da Polícia Militar localizou os foragidos Jonathan Ferreira de Jesus e Ananiel de Lima Alves no primeiro distrito da cidade rondoniense.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI, LO): CONDOMINIO RESIDENCIAL TENERIFE

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO.
L

Requerimento de Outorga: CONDOMINIO RESIDENCIAL TENERIFE

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEO.
L
INSS suspende empréstimos consignados do C6 Consig por cobranças indevidas

INSS suspende empréstimos consignados do C6 Consig por cobranças indevidas

A decisão publicada no Diário Oficial barra novos contratos após a Controladoria-Geral da União identificar irregularidades em 320 mil operações bancárias.
L
Detran-RO libera consulta online de transporte escolar

Detran-RO libera consulta online de transporte escolar

Central de Serviços permite verificar situação cadastral de veículos escolares em Rondônia, garantindo mais segurança e transparência para pais e responsáveis.
L
Pedro Fernandes cobra solução para água em União Bandeirantes

Pedro Fernandes cobra solução para água em União Bandeirantes

Deputado solicita reparos na rede danificada para garantir início do abastecimento de água tratada no distrito de União Bandeirantes, em Porto Velho.
L
MPRO debate direitos do consumidor em evento em Porto Velho

MPRO debate direitos do consumidor em evento em Porto Velho

Roda de conversa reuniu instituições para discutir educação para o consumo, desafios do comércio eletrônico e proteção ao cidadão em Porto Velho.
L
Cacaulândia recebe ação da Energisa com novos equipamentos

Cacaulândia recebe ação da Energisa com novos equipamentos

Projeto Nossa Energia beneficia famílias, escolas e unidades de saúde em Cacaulândia com doação de equipamentos mais eficientes e economia na conta de luz.
L