TERÇA-FEIRA, 17/03/2026

Em destaque

L

Mundo

ONU acusa Israel de ferir 47 palestinos em ataque a centro de ajuda humanitária em Gaza

ONU acusa Israel de alvejar multidão em busca de ajuda

Por Lusa - 20

Publicado em 

ONU acusa Israel de ferir 47 palestinos em ataque a centro de ajuda humanitária em Gaza
Reuters/Mahmoud Issa/Proibida reprodução

As Nações Unidas acusaram nesta quarta-feira (28) militares israelenses de alvejar multidão que invadiu um centro de distribuição de ajuda humanitária em Gaza, deixando 47 feridos.

Ontem, multidões de palestinos invadiram novo centro de distribuição de ajuda humanitária, criado por uma fundação apoiada por Israel e pelos Estados Unidos. Um jornalista da Associated Press (AP) ouviu disparos de tanques e armas israelenses e viu um helicóptero militar disparando sinalizadores.

O chefe do Escritório de Direitos Humanos da ONU para os Territórios Palestinos, Ajith Sunghay, afirmou que a maior parte dos feridos foi atingida pelo fogo do Exército israelense.

O centro de distribuição nos arredores da cidade de Rafah, no extremo sul de Gaza, foi inaugurado na segunda-feira (26) pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF, na sigla em inglês), registrada nos Estados Unidos, que foi designada por Israel para assumir as operações de ajuda.

A ONU e outras organizações humanitárias rejeitaram o novo sistema, alegando que não será capaz de satisfazer as necessidades dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza e permite que Israel utilize os alimentos como arma para controlar a população. Alertaram ainda para o risco de atrito entre as tropas israelenses e as pessoas que procuram mantimentos.

Os palestinos estão desesperados por comida, depois de quase três meses do fechamento das fronteiras pelos israelenses.

Israel afirma ter contribuído para estabelecer o novo mecanismo de ajuda a fim de impedir o Hamas de desviar os mantimentos, mas não apresentou provas de desvio sistemático. As agências da ONU dizem ter mecanismos para impedir o desvio de comida e outros suprimentos.

A GHF informou que estabeleceu quatro centros, dois dos quais já começaram a funcionar. Estão protegidos por empresas de segurança privada e têm vedações de arame que conduzem os palestinos para o que se assemelha a bases militares rodeadas por grandes barreiras de areia.

Frisou que seus seguranças não dispararam contra a multidão, recuando antes de retomar as operações.

As forças israelenses estão nas proximidades, o que Israel chama de corredor Morag, uma zona militar que separa a cidade de Rafah, no sul – que está agora praticamente desabitada – do resto do território.

A ONU e outros grupos humanitários recusaram-se a participar no sistema da GHF, alegando que viola os princípios humanitários. Afirmam que pode ser utilizado por Israel para deslocar a população à força, exigindo que se mudem para perto dos poucos centros de distribuição ou enfrentem a fome, uma violação do direito internacional.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse ontem que “houve perda momentânea de controle” no ponto de distribuição. “Felizmente, conseguimos controlá-lo”.

Reafirmou que Israel planeja mover toda a população de Gaza para uma “área isolada” no extremo sul do território, enquanto as tropas combatem o Hamas em outros locais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Papa Leão XIV denuncia "violência atroz" no Irã e faz apelo por cessar-fogo

Papa Leão XIV denuncia “violência atroz” no Irã e faz apelo por cessar-fogo

Primeiro pontífice norte-americano da história demonstra preocupação com civis e pede caminhos de diálogo para a crise no Líbano.
L
UE propõe à ONU acordo para exportação de petróleo pelo Estreito de Ormuz

UE propõe à ONU acordo para exportação de petróleo pelo Estreito de Ormuz

Kaja Kallas sugere iniciativa inspirada no “corredor de cereais” do Mar Negro para evitar crise energética e de fertilizantes global.
L
Anistia Internacional acusa EUA de violação do direito humanitário após ataque a escola no Irã

Anistia Internacional acusa EUA de violação do direito humanitário após ataque a escola no Irã

Relatório aponta que ofensiva em Minab matou 168 pessoas, incluindo mais de 100 crianças; organização exige investigação por crimes de guerra e reparação às vítimas.
L
Irã descarta negociações enquanto Arábia Saudita e Emirados interceptam mísseis

Irã descarta negociações enquanto Arábia Saudita e Emirados interceptam mísseis

Chanceler iraniano nega busca por cessar-fogo; conflito se expande com morte de civil em Abu Dhabi e ataques contínuos no Golfo.
L
Embaixada dos EUA no Iraque é atingida por míssil em escalada de tensões

Embaixada dos EUA no Iraque é atingida por míssil em escalada de tensões

Ataque em Bagdá ocorre após bombardeio norte-americano a alvos militares na Ilha Kharg, principal terminal petrolífero do Irã.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Ruden Russelakiz de Oliveira

Ruden Russelakiz de Oliveira será lembrado em Porto Velho pelo carinho com a família e amigos, com velório na Funerária Dom Bosco e sepultamento no Jardim da Saudade.
L

Prosa & Pesquisa : Guilherme Alexandre Monteiro da Silva é o entrevistado desta terça-feira

O público poderá acompanhar o programa pelas plataformas do News Rondônia e pela NewsTV, que leva conteúdo informativo, educacional e de interesse público para toda a população.
L
Governo federal ameaça urgência para votação do fim da escala 6x1

Governo federal ameaça urgência para votação do fim da escala 6×1

O ministro Guilherme Boulos afirmou que o presidente Lula enviará projeto de lei com regime de urgência caso o Congresso Nacional atrase a análise da proposta.
L
ECA Digital entra em vigor para ampliar proteção de menores na rede

ECA Digital entra em vigor para ampliar proteção de menores na rede

A nova legislação estabelece diretrizes rígidas para empresas de tecnologia e redes sociais, proibindo a monetização de conteúdos que sexualizam crianças e adolescentes.
L

Conexão RH : Maria José Maita fala sobre empreendedorismo e gastronomia venezuelana em Rondônia

A entrevista promete ser um momento de reflexão e aprendizado, mostrando como histórias de vida podem inspirar outras pessoas a acreditarem em novos caminhos e oportunidades.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Publicidade

POLÍTICA

Mendonça impõe tornozeleira eletrônica a deputada federal

Mendonça impõe tornozeleira eletrônica a deputada federal

O ministro do STF negou o pedido de prisão preventiva da parlamentar Gorete Pereira, investigada por beneficiar-se de fraudes bilionárias em aposentadorias do INSS.
L
Governo cria cadastro geral para comunidades quilombolas

Governo cria cadastro geral para comunidades quilombolas

A Fundação Palmares publicou portaria que unifica o banco de dados e define novas regras para a emissão da certidão de autodefinição das comunidades quilombolas.
L
Pedro Fernandes garante van para saúde em Jorge Teixeira

Pedro Fernandes garante van para saúde em Jorge Teixeira

Veículo adquirido por emenda parlamentar vai atender pacientes da rede municipal de saúde e usuários da APAE, ampliando o acesso a serviços essenciais no município.
L
Mendonça proíbe CPMI do INSS de acessar dados de Vorcaro em sala-cofre

Mendonça proíbe CPMI do INSS de acessar dados de Vorcaro em sala-cofre

Ministro do STF determinou que materiais armazenados no Senado sejam devolvidos à Polícia Federal após vazamento de mensagens íntimas.
L
‘Lei Felca’: ECA Digital entra em vigor hoje (17) e protege crianças e adolescentes online

‘Lei Felca’: ECA Digital entra em vigor hoje (17) e protege crianças e adolescentes online

A Lei Felca, também chamada de ECA Digital, estabelece regras para proteger menores de 18 anos em redes sociais, jogos e plataformas digitais, responsabilizando empresas e pais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso cadeirante é encontrado morto em residencial na zona leste

Idoso cadeirante é encontrado morto em residencial na zona leste

O corpo de José Lopes Carneiro, de 70 anos, foi localizado em avançado estado de decomposição dentro de sua residência no condomínio Pró Moradia Leste 1.
18
Homem que incendiou casa com ex e crianças é preso em Porto Velho

Homem que incendiou casa com ex e crianças é preso em Porto Velho

O suspeito, que estava foragido desde a semana passada após destruir a residência da família no centro, foi localizado por policiais no bairro Cuniã.
12
PF deflagra operação em 17 estados contra abuso sexual infantojuvenil na internet

PF deflagra operação em 17 estados contra abuso sexual infantojuvenil na internet

Ação nacional cumpre mandados de busca e apreensão para identificar criminosos envolvidos no armazenamento, no compartilhamento e na produção de material de abuso.
10
Jovem de 18 anos é preso por estupro de vulnerável em RO

Jovem de 18 anos é preso por estupro de vulnerável em RO

O suspeito foi detido pela Polícia Militar após a mãe de uma criança de 11 anos descobrir encontros noturnos entre os dois e acionar as autoridades.
16
Suspeitos de homicídio em Mato Grosso são presos em RO

Suspeitos de homicídio em Mato Grosso são presos em RO

O Núcleo de Inteligência da Polícia Militar localizou os foragidos Jonathan Ferreira de Jesus e Ananiel de Lima Alves no primeiro distrito da cidade rondoniense.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI, LO): CONDOMINIO RESIDENCIAL TENERIFE

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO.
L

Requerimento de Outorga: CONDOMINIO RESIDENCIAL TENERIFE

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEO.
L
INSS suspende empréstimos consignados do C6 Consig por cobranças indevidas

INSS suspende empréstimos consignados do C6 Consig por cobranças indevidas

A decisão publicada no Diário Oficial barra novos contratos após a Controladoria-Geral da União identificar irregularidades em 320 mil operações bancárias.
L
Detran-RO libera consulta online de transporte escolar

Detran-RO libera consulta online de transporte escolar

Central de Serviços permite verificar situação cadastral de veículos escolares em Rondônia, garantindo mais segurança e transparência para pais e responsáveis.
L
Pedro Fernandes cobra solução para água em União Bandeirantes

Pedro Fernandes cobra solução para água em União Bandeirantes

Deputado solicita reparos na rede danificada para garantir início do abastecimento de água tratada no distrito de União Bandeirantes, em Porto Velho.
L
MPRO debate direitos do consumidor em evento em Porto Velho

MPRO debate direitos do consumidor em evento em Porto Velho

Roda de conversa reuniu instituições para discutir educação para o consumo, desafios do comércio eletrônico e proteção ao cidadão em Porto Velho.
L
Cacaulândia recebe ação da Energisa com novos equipamentos

Cacaulândia recebe ação da Energisa com novos equipamentos

Projeto Nossa Energia beneficia famílias, escolas e unidades de saúde em Cacaulândia com doação de equipamentos mais eficientes e economia na conta de luz.
L