QUARTA-FEIRA, 14/01/2026

Em destaque

L

Mundo

Chefe da ONU critica sistema de distribuição de ajuda em Gaza após operação caótica que deixou 47 feridos no 600º dia da guerra

Distribuição por empresa privada ligada aos EUA deixou 47 feridos

Por Cristina Sambado - repórter da RTP* - 20

Publicado em 

Chefe da ONU critica sistema de distribuição de ajuda em Gaza após operação caótica que deixou 47 feridos no 600º dia da guerra
Reuters/Hatem Khaled/proibida a reprodução

O chefe da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (UNRWA), Philippe Lazzarini, denunciou nesta quarta-feira (28) o novo sistema de distribuição de ajuda criado por Israel na Faixa de Gaza como uma “distração” indigna, após uma operação de distribuição caótica que deixou 47 feridos no dia anterior.

Hoje completa-se 600 dias desde o início da guerra.

O novo modelo promovido por Israel e pelos Estados Unidos de delegar a distribuição de ajuda a uma empresa privada é “uma distração das atrocidades”, disse Lazzarini, em Tóquio.

“Vimos as imagens chocantes ontem (…) Foi caótico, indigno e perigoso”, frisou Lazzarini.

“O tempo está a se esgotando para evitar a fome, e os trabalhadores humanitários devem ser autorizados a fazer o seu trabalho de salvar vidas agora”, acrescentou, elogiando a “experiência e conhecimentos da UNRWA para chegar às pessoas necessitadas”. Lazzarini é persona non grata em Israel, que o acusa de chefiar uma “organização terrorista” ligada ao Hamas.

“Os horrores desta guerra estão sendo transmitidos ao vivo. Ninguém pode dizer que não sabia. As atrocidades estão se tornando uma norma diante de nossos olhos. Toda uma população enfrenta fome aguda. Meio milhão de pessoas já estão à beira da fome”, realçou.

Para Philippe Lazzarini, “o modelo de distribuição de auxílio proposto por Israel não condiz com o princípio humanitário fundamental, vai privar grande parte de Gaza, as pessoas altamente vulneráveis, de auxílio desesperadamente necessário. Penso que é um desperdício de recursos e uma distração das atrocidades”. No entanto, uma fonte militar israelita afirmou que a distribuição tinha sido “um sucesso”.

Sob forte pressão internacional, Israel levantou parcialmente, na semana passada, o bloqueio total que tinha imposto à Faixa de Gaza desde 2 de março, oficialmente para forçar o movimento islamita palestino a libertar os reféns que ainda mantém em seu poder.

Desde então, várias centenas de caminhões de ajuda humanitária foram autorizados por Israel a entrar no pequeno território devastado pela guerra e próximo de uma situação humanitária catastrófica.

Feridos durante distribuição

Na terça-feira, uma distribuição de ajuda feita por um novo centro de distribuição gerido pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF), uma organização criada com o apoio de Israel e dos Estados Unidos, transformou-se em caos em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, quando milhares de palestinos famintos correram para o local, segundo jornalistas da AFP.

“Cerca de 47 pessoas ficaram feridas, a maior parte delas por balas, e os tiros vieram do exército israelense”, disse Ajith Sunghay, chefe do Gabinete do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos nos Territórios Palestinos Ocupados, aos jornalistas na manhã desta quarta-feira.

O centro de distribuição nos arredores da cidade de Rafah, no extremo sul de Gaza, foi inaugurado na segunda-feira (26) pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF, na sigla em inglês), registrada nos Estados Unidos, e que foi designada por Israel para assumir as operações de ajuda humanitária.

A ONU e outras organizações humanitárias rejeitaram o novo sistema, alegando que não será capaz de satisfazer as necessidades dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza e que o modelo de distribuição permite que Israel utilize os alimentos como arma para controlar a população.

As entidades alertaram ainda para o risco de atrito entre as tropas israelenses e as pessoas que procuram mantimentos. Os palestinos estão desesperados por comida depois de quase três meses do fechamento das fronteiras pelos israelenses.

Israel afirma ter ajudado a estabelecer o novo mecanismo de ajuda para impedir o Hamas de desviar os mantimentos, embora não tenha apresentado provas de desvio sistemático e as agências da ONU afirmam ter mecanismos para impedir o desvio de comida e outros suprimentos.

GHF

A GHF afirmou ter estabelecido quatro centros, dois dos quais já começaram a funcionar. Estão protegidos por empresas de segurança privada e possuem cercas de arame que conduzem os palestinos para o que se assemelha a bases militares rodeadas por grandes barreiras de areia.

A empresa frisou que os seus seguranças não dispararam contra a multidão, recuando antes de retomar as operações.

Após o fracasso na distribuição de ontem, a GHF informou hoje que a distribuição de ajuda em Gaza foi temporariamente interrompida devido à desordem, e acrescentou que está trabalhando para resolver os problemas e garantir a segurança.

As forças israelenses estão estacionadas nas proximidades, naquilo que Israel chama o corredor Morag, uma área militar que separa a cidade de Rafah, no sul — que está agora praticamente desabitada — do resto do território.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse na terça-feira que “houve uma perda momentânea de controle” no ponto de distribuição, acrescentando que “felizmente, conseguimos controlá-lo”.

Netanyahu repetiu que Israel planeia mover toda a população de Gaza para uma “zona isolada” no extremo sul do território, enquanto as tropas combatem o Hamas em outros locais.

600 dias de guerra

A guerra desencadeada pelo Hamas entrou no seu 600º dia nesta quarta-feira, sem esperança de uma trégua nos bombardeios israelenses em Gaza ou da libertação dos reféns detidos desde o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.

A pedido do Fórum das Famílias, a principal organização israelense que apela por um cessar-fogo que permita a libertação dos reféns, centenas de pessoas começaram a se reunir nas ruas de Israel às 6h29 (horário local), na hora exata em que começou o ataque do Hamas no sul do país, 600 dias atrás.

Os manifestantes se juntaram a fitas amarelas gigantes, que simbolizam os reféns detidos na Faixa de Gaza.

Ao longo das estradas foram colocados cartazes com o número 600. Os manifestantes bloquearam a principal avenida urbana de Telavive, segundo um fotógrafo da AFP.

O filho de um dos reféns que foi morto pediu a intervenção dos Estados Unidos e acusou o governo israelense de inoperância.

“O pior e mais brutal governo da história de Israel condenou os restantes dos reféns à morte por tortura. Este governo declara abertamente que os reféns são a sua menor prioridade em Gaza, mesmo após a transferência da população, a guerra é eterna e as negociações para um acordo já foram frustradas”, acusou o familiar de um dos reféns.

Os familiares dos reféns deixam um apelo ao presidente Trump que, segundo eles, é o único que pode agir para interromper a guerra de vingança e garantir o regresso de todos, tanto vivos para reabilitação, como os mortos para enterro.

“Saiba que nós somos a maioria do povo, a maioria que diz que a devolução dos reféns é a prioridade, parte do fim da morte e do sofrimento para ambos os lados. Use o seu poder com determinação para alcançar a paz e trazer os nossos entes queridos para casa”.

Ataques

Pelo menos 16 pessoas morreram durante a noite em vários ataques aéreos contra o território palestino, informou nesta quarta-feira a Defesa Civil da Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas.

“As equipes da Defesa Civil retiraram 16 mártires, incluindo várias crianças, após ataques aéreos israelenses na Faixa de Gaza desde o amanhecer” de hoje, disse à agência de notícias France-Presse, Mahmoud Bassal, porta-voz da organização de socorro.

Bassal explicou que nove pessoas da família do jornalista Osama al-Arabid foram mortas perto de al-Saftawi, a norte da Cidade de Gaza. Várias crianças estavam entre os mortos, segundo o porta-voz da Defesa Civil. Os ataques ocorreram por volta das 2h00, no horário local (00h00 em Lisboa).

Al-Arabid, que trabalha como vídeo-jornalista e editor para uma produtora local, ficou ferido, segundo a Defesa Civil.

No centro da Faixa de Gaza, seis membros da mesma família, os Aqilan, foram mortos em um ataque na região de Deir al-Balah, segundo a mesma fonte.

Bassal acrescentou que “um civil” foi morto em Abasan, a leste de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, sem informar detalhes.

Contatado pela AFP, o exército israelense não respondeu de imediato, indicando ser difícil obter informações sobre estes ataques sem coordenadas precisas.

Após abandonar o cessar-fogo de dois meses, Israel retomou sua ofensiva na Faixa de Gaza em meados de março e intensificou as suas operações militares em 17 de maio, com o objetivo declarado de aniquilar o Hamas, libertar os últimos reféns que restavam e assumir o controle do território.

Cisjordânia

Também nesta quarta-feira, o exército israelita matou um palestino durante uma operação na cidade de Jit, na Cisjordânia ocupada, perto de Qalqilia.

O homem, identificado como Jasem Ibrahim al-Sada, foi baleado por soldados israelitas dentro da sua casa, segundo a sua família, que acrescentou que os soldados retiveram o corpo durante algum tempo antes de o entregarem ao Crescente Vermelho Palestino.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mais de 100 crianças morreram em Gaza desde o início do cessar-fogo

Mais de 100 crianças morreram em Gaza desde o início do cessar-fogo

O Unicef alerta que a trégua assinada em outubro não interrompeu as mortes de menores, enquanto uma nova lei israelense retira a licença de atuação de dezenas de ONGs.
L
Irã ameaça atacar bases dos Estados Unidos caso Washington intervenha em protestos

Irã ameaça atacar bases dos Estados Unidos caso Washington intervenha em protestos

O governo de Teerã enviou um alerta a países vizinhos que abrigam tropas americanas, afirmando que instalações militares serão alvos de retaliação se houver interferência externa.
L
Juristas pedem que tribunal internacional investigue ação na Venezuela

Juristas pedem que tribunal internacional investigue ação na Venezuela

Um grupo de organizações de direitos humanos solicitou ao Tribunal Penal Internacional a abertura de uma investigação contra autoridades dos Estados Unidos por crimes contra a humanidade.
L
Expansão do ICE sob Trump gera onda de protestos nos EUA

Expansão do ICE sob Trump gera onda de protestos nos EUA

A agência de imigração triplicou seu orçamento e intensificou operações em bairros residenciais, resultando na morte de uma cidadã estadunidense e em uma crise social.
L
Representantes da Dinamarca e Groenlândia se reúnem com cúpula dos EUA

Representantes da Dinamarca e Groenlândia se reúnem com cúpula dos EUA

O encontro com o vice-presidente JD Vance e o secretário Marco Rubio ocorre nesta quarta-feira em Washington para discutir as recentes declarações de Donald Trump sobre o controle da ilha.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prazo para complementar inscrições postergadas do Fies começa nesta quarta

Prazo para complementar inscrições postergadas do Fies começa nesta quarta

Estudantes que tiveram a conclusão da inscrição adiada em 2025 têm até sexta-feira para finalizar o processo e garantir o financiamento para o primeiro semestre de 2026.
L
Governo de RO promove simulação de acidente e alerta sobre riscos no trânsito

Governo de RO promove simulação de acidente e alerta sobre riscos no trânsito

Ação integrada em Porto Velho reuniu Saúde, Detran e Fhemeron para conscientizar sobre imprudência no trânsito e reforçar a importância da doação de sangue.
L
Defesa de Bolsonaro solicita prisão domiciliar por questões de saúde

Defesa de Bolsonaro solicita prisão domiciliar por questões de saúde

Os advogados do ex-presidente acionaram o Supremo Tribunal Federal alegando que o estado clínico do político é debilitado e requer cuidados que a estrutura atual não suportaria.
L
Lula cria comitê gestor e lança plataforma da reforma tributária

Lula cria comitê gestor e lança plataforma da reforma tributária

O governo federal sancionou o último projeto de regulamentação do novo sistema e apresentou uma estrutura digital para processar milhões de operações diárias.
L
Governo nega inclusão de vacina contra herpes-zóster no SUS

Governo nega inclusão de vacina contra herpes-zóster no SUS

O Ministério da Saúde decidiu não incorporar o imunizante à rede pública por considerar o custo elevado em comparação ao impacto financeiro no orçamento federal.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Nacional Unificado têm até esta segunda-feira para contestar análise de formação acadêmica no portal oficial do governo federal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus propõe apoio técnico à cadeia do cacau em RO

Cláudia de Jesus propõe apoio técnico à cadeia do cacau em RO

Indicação pede especialista para prevenir a monilíase e fortalecer a produção de agricultores familiares em Candeias do Jamari.
L
Dra. Taíssa pede estudo para atender Vila da Penha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa pede estudo para atender Vila da Penha em Guajará-Mirim

Proposta busca reduzir longos deslocamentos até Porto Velho e garantir atendimento mais rápido, próximo e humanizado aos moradores do distrito.
L
Deputada Dra. Taíssa destina R$ 100 mil ao NACC em Porto Velho

Deputada Dra. Taíssa destina R$ 100 mil ao NACC em Porto Velho

Emenda parlamentar fortalece estrutura do Núcleo de Apoio à Criança com Câncer e garante melhorias no acolhimento de crianças e adolescentes em tratamento oncológico.
L
Pedro Fernandes viabiliza mais de 300 toneladas de calcário para Alto Paraíso

Pedro Fernandes viabiliza mais de 300 toneladas de calcário para Alto Paraíso

Emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil fortalece a agricultura familiar, melhora a qualidade do solo e garante mais produtividade para pequenos produtores rurais do município.
L
Governo federal regulamenta o exercício profissional da acupuntura

Governo federal regulamenta o exercício profissional da acupuntura

A nova lei assinada pela presidência define as regras para a prática da técnica milenar no país e estabelece quais formações são exigidas para a atuação no mercado de saúde.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM prende casal de Jaru com mais de 2 kg de droga em Pimenta Bueno

PM prende casal de Jaru com mais de 2 kg de droga em Pimenta Bueno

Abordagem na BR-364 terminou com apreensão de tabletes de maconha escondidos no porta-malas de veículo interceptado na área urbana.
16
Polícia Federal deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Porto Velho

Polícia Federal deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Porto Velho

A ação batizada de Vertex cumpriu mandados de busca e apreensão na capital rondoniense para combater o compartilhamento de materiais ilícitos na internet.
10
Morador de Alta Floresta morre em acidente com caminhão na zona rural

Morador de Alta Floresta morre em acidente com caminhão na zona rural

Sebastião Hilário dos Santos, conhecido como “Tião Galinha”, morreu após grave acidente envolvendo caminhão na Linha 152, em Novo Horizonte d’Oeste.
16
Nova 364 confirma morte de trabalhador atingido por raio na BR-364

Nova 364 confirma morte de trabalhador atingido por raio na BR-364

Funcionário terceirizado de 20 anos morreu durante serviço técnico no km 192 da rodovia, em trecho próximo a Pimenta Bueno, após ser atingido por descarga elétrica.
18
Acusado de agredir mulher é perseguido e espancado em Vilhena

Acusado de agredir mulher é perseguido e espancado em Vilhena

Homem ficou inconsciente após ser atacado por grupo no bairro Cristo Rei; Polícia Militar e Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sindicatos defendem valorização do salário mínimo no marco de 90 anos da lei

Sindicatos defendem valorização do salário mínimo no marco de 90 anos da lei

Entidades representativas destacam o papel do piso nacional na distribuição de renda e pedem que o reajuste acima da inflação seja consolidado como política de Estado.
L
Banda do Vai Quem Quer lança campanha contra violência à mulher

Banda do Vai Quem Quer lança campanha contra violência à mulher

O maior bloco de rua da região amazônica iniciou oficialmente as atividades para o Carnaval 2026 com um evento focado em responsabilidade social e tradição.
L
Quem é Yuta Okkotsu em Jujutsu Kaisen: o feiticeiro decisivo da 3ª temporada

Quem é Yuta Okkotsu em Jujutsu Kaisen: o feiticeiro decisivo da 3ª temporada

Personagem apresentado em Jujutsu Kaisen 0 retorna como peça central da nova fase do anime, reunindo poder extremo, passado trágico e papel decisivo no destino de Yuji Itadori.
L
Nova Acrópole abre ciclo com palestra sobre valor humano e IA

Nova Acrópole abre ciclo com palestra sobre valor humano e IA

Encontro gratuito em Porto Velho propõe reflexão filosófica sobre consciência, tecnologia e o que permanece essencialmente humano em tempos de inteligência artificial.
L
SENAI CETEM inicia turma exclusiva para mulheres em eletricidade

SENAI CETEM inicia turma exclusiva para mulheres em eletricidade

Curso forma eletricistas de redes de distribuição em parceria com a Energisa, amplia a qualificação profissional feminina e cria acesso direto ao mercado de trabalho no setor elétrico.
L
Henri Castelli sofre convulsão durante prova de resistência no BBB 26

Henri Castelli sofre convulsão durante prova de resistência no BBB 26

O ator foi socorrido pela equipe médica do reality show após passar mal durante a disputa pela liderança, gerando apreensão entre os participantes e o público.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.