SEGUNDA-FEIRA, 13/10/2025

L

Mundo

Chefe da ONU critica sistema de distribuição de ajuda em Gaza após operação caótica que deixou 47 feridos no 600º dia da guerra

Distribuição por empresa privada ligada aos EUA deixou 47 feridos

Por Cristina Sambado - repórter da RTP* - 20

Publicado em 

Chefe da ONU critica sistema de distribuição de ajuda em Gaza após operação caótica que deixou 47 feridos no 600º dia da guerra
Reuters/Hatem Khaled/proibida a reprodução

O chefe da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (UNRWA), Philippe Lazzarini, denunciou nesta quarta-feira (28) o novo sistema de distribuição de ajuda criado por Israel na Faixa de Gaza como uma “distração” indigna, após uma operação de distribuição caótica que deixou 47 feridos no dia anterior.

Hoje completa-se 600 dias desde o início da guerra.

O novo modelo promovido por Israel e pelos Estados Unidos de delegar a distribuição de ajuda a uma empresa privada é “uma distração das atrocidades”, disse Lazzarini, em Tóquio.

“Vimos as imagens chocantes ontem (…) Foi caótico, indigno e perigoso”, frisou Lazzarini.

“O tempo está a se esgotando para evitar a fome, e os trabalhadores humanitários devem ser autorizados a fazer o seu trabalho de salvar vidas agora”, acrescentou, elogiando a “experiência e conhecimentos da UNRWA para chegar às pessoas necessitadas”. Lazzarini é persona non grata em Israel, que o acusa de chefiar uma “organização terrorista” ligada ao Hamas.

“Os horrores desta guerra estão sendo transmitidos ao vivo. Ninguém pode dizer que não sabia. As atrocidades estão se tornando uma norma diante de nossos olhos. Toda uma população enfrenta fome aguda. Meio milhão de pessoas já estão à beira da fome”, realçou.

Para Philippe Lazzarini, “o modelo de distribuição de auxílio proposto por Israel não condiz com o princípio humanitário fundamental, vai privar grande parte de Gaza, as pessoas altamente vulneráveis, de auxílio desesperadamente necessário. Penso que é um desperdício de recursos e uma distração das atrocidades”. No entanto, uma fonte militar israelita afirmou que a distribuição tinha sido “um sucesso”.

Sob forte pressão internacional, Israel levantou parcialmente, na semana passada, o bloqueio total que tinha imposto à Faixa de Gaza desde 2 de março, oficialmente para forçar o movimento islamita palestino a libertar os reféns que ainda mantém em seu poder.

Desde então, várias centenas de caminhões de ajuda humanitária foram autorizados por Israel a entrar no pequeno território devastado pela guerra e próximo de uma situação humanitária catastrófica.

Feridos durante distribuição

Na terça-feira, uma distribuição de ajuda feita por um novo centro de distribuição gerido pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF), uma organização criada com o apoio de Israel e dos Estados Unidos, transformou-se em caos em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, quando milhares de palestinos famintos correram para o local, segundo jornalistas da AFP.

“Cerca de 47 pessoas ficaram feridas, a maior parte delas por balas, e os tiros vieram do exército israelense”, disse Ajith Sunghay, chefe do Gabinete do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos nos Territórios Palestinos Ocupados, aos jornalistas na manhã desta quarta-feira.

O centro de distribuição nos arredores da cidade de Rafah, no extremo sul de Gaza, foi inaugurado na segunda-feira (26) pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF, na sigla em inglês), registrada nos Estados Unidos, e que foi designada por Israel para assumir as operações de ajuda humanitária.

A ONU e outras organizações humanitárias rejeitaram o novo sistema, alegando que não será capaz de satisfazer as necessidades dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza e que o modelo de distribuição permite que Israel utilize os alimentos como arma para controlar a população.

As entidades alertaram ainda para o risco de atrito entre as tropas israelenses e as pessoas que procuram mantimentos. Os palestinos estão desesperados por comida depois de quase três meses do fechamento das fronteiras pelos israelenses.

Israel afirma ter ajudado a estabelecer o novo mecanismo de ajuda para impedir o Hamas de desviar os mantimentos, embora não tenha apresentado provas de desvio sistemático e as agências da ONU afirmam ter mecanismos para impedir o desvio de comida e outros suprimentos.

GHF

A GHF afirmou ter estabelecido quatro centros, dois dos quais já começaram a funcionar. Estão protegidos por empresas de segurança privada e possuem cercas de arame que conduzem os palestinos para o que se assemelha a bases militares rodeadas por grandes barreiras de areia.

A empresa frisou que os seus seguranças não dispararam contra a multidão, recuando antes de retomar as operações.

Após o fracasso na distribuição de ontem, a GHF informou hoje que a distribuição de ajuda em Gaza foi temporariamente interrompida devido à desordem, e acrescentou que está trabalhando para resolver os problemas e garantir a segurança.

As forças israelenses estão estacionadas nas proximidades, naquilo que Israel chama o corredor Morag, uma área militar que separa a cidade de Rafah, no sul — que está agora praticamente desabitada — do resto do território.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse na terça-feira que “houve uma perda momentânea de controle” no ponto de distribuição, acrescentando que “felizmente, conseguimos controlá-lo”.

Netanyahu repetiu que Israel planeia mover toda a população de Gaza para uma “zona isolada” no extremo sul do território, enquanto as tropas combatem o Hamas em outros locais.

600 dias de guerra

A guerra desencadeada pelo Hamas entrou no seu 600º dia nesta quarta-feira, sem esperança de uma trégua nos bombardeios israelenses em Gaza ou da libertação dos reféns detidos desde o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.

A pedido do Fórum das Famílias, a principal organização israelense que apela por um cessar-fogo que permita a libertação dos reféns, centenas de pessoas começaram a se reunir nas ruas de Israel às 6h29 (horário local), na hora exata em que começou o ataque do Hamas no sul do país, 600 dias atrás.

Os manifestantes se juntaram a fitas amarelas gigantes, que simbolizam os reféns detidos na Faixa de Gaza.

Ao longo das estradas foram colocados cartazes com o número 600. Os manifestantes bloquearam a principal avenida urbana de Telavive, segundo um fotógrafo da AFP.

O filho de um dos reféns que foi morto pediu a intervenção dos Estados Unidos e acusou o governo israelense de inoperância.

“O pior e mais brutal governo da história de Israel condenou os restantes dos reféns à morte por tortura. Este governo declara abertamente que os reféns são a sua menor prioridade em Gaza, mesmo após a transferência da população, a guerra é eterna e as negociações para um acordo já foram frustradas”, acusou o familiar de um dos reféns.

Os familiares dos reféns deixam um apelo ao presidente Trump que, segundo eles, é o único que pode agir para interromper a guerra de vingança e garantir o regresso de todos, tanto vivos para reabilitação, como os mortos para enterro.

“Saiba que nós somos a maioria do povo, a maioria que diz que a devolução dos reféns é a prioridade, parte do fim da morte e do sofrimento para ambos os lados. Use o seu poder com determinação para alcançar a paz e trazer os nossos entes queridos para casa”.

Ataques

Pelo menos 16 pessoas morreram durante a noite em vários ataques aéreos contra o território palestino, informou nesta quarta-feira a Defesa Civil da Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas.

“As equipes da Defesa Civil retiraram 16 mártires, incluindo várias crianças, após ataques aéreos israelenses na Faixa de Gaza desde o amanhecer” de hoje, disse à agência de notícias France-Presse, Mahmoud Bassal, porta-voz da organização de socorro.

Bassal explicou que nove pessoas da família do jornalista Osama al-Arabid foram mortas perto de al-Saftawi, a norte da Cidade de Gaza. Várias crianças estavam entre os mortos, segundo o porta-voz da Defesa Civil. Os ataques ocorreram por volta das 2h00, no horário local (00h00 em Lisboa).

Al-Arabid, que trabalha como vídeo-jornalista e editor para uma produtora local, ficou ferido, segundo a Defesa Civil.

No centro da Faixa de Gaza, seis membros da mesma família, os Aqilan, foram mortos em um ataque na região de Deir al-Balah, segundo a mesma fonte.

Bassal acrescentou que “um civil” foi morto em Abasan, a leste de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, sem informar detalhes.

Contatado pela AFP, o exército israelense não respondeu de imediato, indicando ser difícil obter informações sobre estes ataques sem coordenadas precisas.

Após abandonar o cessar-fogo de dois meses, Israel retomou sua ofensiva na Faixa de Gaza em meados de março e intensificou as suas operações militares em 17 de maio, com o objetivo declarado de aniquilar o Hamas, libertar os últimos reféns que restavam e assumir o controle do território.

Cisjordânia

Também nesta quarta-feira, o exército israelita matou um palestino durante uma operação na cidade de Jit, na Cisjordânia ocupada, perto de Qalqilia.

O homem, identificado como Jasem Ibrahim al-Sada, foi baleado por soldados israelitas dentro da sua casa, segundo a sua família, que acrescentou que os soldados retiveram o corpo durante algum tempo antes de o entregarem ao Crescente Vermelho Palestino.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cessar-fogo em Gaza é mantido antes da libertação de reféns e visita de Trump a Israel

Cessar-fogo em Gaza é mantido antes da libertação de reféns e visita de Trump a Israel

Trégua entre Israel e Hamas entra no terceiro dia enquanto Donald Trump se prepara para discursar no Parlamento israelense
L
Lula chega a Roma para fórum da FAO e encontro com o Papa Leão XIV

Lula chega a Roma para fórum da FAO e encontro com o Papa Leão XIV

Presidente representará o Brasil no Fórum Mundial da Alimentação e discutirá segurança alimentar e combate à fome
L
Especialistas e líderes criticam Nobel da Paz concedido a María Corina Machado

Especialistas e líderes criticam Nobel da Paz concedido a María Corina Machado

Líder da extrema direita venezuelana é acusada de apoiar ações militares e de promover políticas contrárias à paz
L
Chuvas no México deixam ao menos 37 mortos após passagem de furacões Priscilla e Raymond

Chuvas no México deixam ao menos 37 mortos após passagem de furacões Priscilla e Raymond

Fenômenos climáticos provocaram inundações em 31 dos 32 estados do país, segundo balanço do governo mexicano
L
Lula se reunirá com o Papa Leão XIV durante visita oficial a Roma

Lula se reunirá com o Papa Leão XIV durante visita oficial a Roma

Encontro acontece na segunda-feira (13), no Vaticano, durante viagem do presidente para evento da FAO.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

COLUNA DO CARLOS CALDEIRA: Entre rachadinhas e celulares bloqueados: o teatro político da Câmara de Porto Velho

A operação Face Oculta reacende velhos enredos da política rondoniense, expondo práticas recorrentes como rachadinhas, afastamentos temporários e reações previsíveis no jogo de poder da Câmara Municipal.
L

Nota de pesar: Nilva Emília Comerlatto

Familiares e amigos se despedem de Nilva Emília Comerlatto, lembrada por sua fé, amor à natureza e dedicação à família. A cerimônia será realizada na Funerária Dom Bosco, em Porto Velho.
L

Sorteio do RondônCAP Especial do Dia das Crianças já aconteceu e premiou muitos participantes

Com R$ 400 mil em prêmios e Dupla Chance de Ganhar, a edição especial distribuiu valores incríveis, incluindo R$ 350 mil no 4º prêmio e dezenas de Giros da Sorte.
L
PF coopera com autoridades dos EUA para prender condenado por estupro em Rondônia

PF coopera com autoridades dos EUA para prender condenado por estupro em Rondônia

Brasileiro foi localizado após inclusão na lista vermelha da Interpol e pode ser deportado ao Brasil nos próximos dias.
10
Mais brincadeira, menos tela: especialistas orientam sobre infância saudável

Mais brincadeira, menos tela: especialistas orientam sobre infância saudável

Sono de qualidade, boa alimentação e convivência familiar são pilares para o desenvolvimento infantil
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Fresadora em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

Com 4 vagas disponíveis, a oportunidade é para atuação em tempo integral. A empresa oferece benefícios atrativos, incluindo cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Empilhadeira em Porto Velho, Salário R$ 2.795,45

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação na obra, plano de saúde, vale transporte e seguro de vida.
L
CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

Nota ponderada é crucial para a classificação dos candidatos de nível superior; entenda quantos acertos são necessários para avançar à prova discursiva.
L

POLÍTICA

Auditório lotado consolida Léo Moraes como liderança política em Rondônia

Auditório lotado consolida Léo Moraes como liderança política em Rondônia

Encontro do Podemos no Hotel Oscar reuniu lideranças estaduais e centenas de apoiadores, destacando o papel central do prefeito de Porto Velho no novo cenário político de Rondônia.
L

Dr. Gilber no Giro News: bastidores da política, desafios de gestão e planos para 2026

Em conversa franca, o vereador Dr. Gilber fala de prevenção às chuvas, transporte público, regularização fundiária, apoio ao esporte e relação com o prefeito Léo Moraes, defendendo gestão técnica e diálogo.
L

Vereador Dr. Gilber e secretário da Seinfra percorrem Porto Velho para diagnosticar obras emergenciais antes do início do período chuvoso

Em ação conjunta, Dr. Gilber e Thiago Catanhede vistoriaram bairros da capital para identificar pontos críticos e garantir intervenções preventivas, evitando alagamentos e transtornos à população.
L

Vereador Dr. Gilber visita linha C-10 na BR-319 e se compromete a cobrar melhorias na estrada junto à Prefeitura

Durante visita técnica à linha C-10, Dr. Gilber ouviu moradores, constatou a situação precária da via e garantiu que levará as demandas à Prefeitura para viabilizar ações emergenciais de recuperação.
L
Fux pede vista e suspende julgamento de recurso de Moro no STF

Fux pede vista e suspende julgamento de recurso de Moro no STF

Ministro solicitou mais tempo para analisar recurso que tenta derrubar decisão que tornou Moro réu por calúnia contra Gilmar Mendes.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Comércio é atingido por incêndio na zona leste de Porto Velho

Equipes do Corpo de Bombeiros e da PM foram acionadas na noite deste domingo após um incêndio atingir um comércio na Avenida Amazonas, zona leste de Porto Velho. Não há feridos.
10
Homem que matou a esposa a facadas em Porto Velho tem várias passagens pela polícia

Mulher morre atropelada e carro despenca em ribanceira em Candeias do Jamari

Acidente ocorreu na Estrada do Rio Preto, no início da noite, e mobilizou equipes de resgate e da Polícia Militar
18
Disputa de racha termina em grave acidente e casal ferido na capital

Disputa de racha termina em grave acidente e casal ferido na capital

O rapaz se negou fazer o teste do bafômetro por estar com sintomas gripais e suspeita de tuberculose.
14

Apenado é socorrido em estado grave após engolir drogas em presídio de Porto Velho

Detento passou mal durante operação da Polícia Penal no presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso (603) neste sábado (11).
12
Homem é sequestrado e espancado com perna manca no centro de Porto Velho

Homem é sequestrado e espancado com perna manca no centro de Porto Velho

Vítima de 34 anos foi levada por criminosos até a Estrada do Belmont, onde foi amarrada e agredida antes de ser abandonada no local.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia anuncia 2ª edição do Conexão Tech.RO em novembro

Governo de Rondônia anuncia 2ª edição do Conexão Tech.RO em novembro

Maior evento de tecnologia do estado reunirá especialistas e estudantes para debater inovação digital e transformação tecnológica.
L
Governo de Rondônia impulsiona pecuária leiteira com consultoria técnica

Governo de Rondônia impulsiona pecuária leiteira com consultoria técnica

Projeto Consultec amplia produtividade e renda de mais de dois mil produtores de leite em todo o estado de Rondônia.
L
Governo de Rondônia amplia investimentos e reforça o Programa Mulher Protegida

Governo de Rondônia amplia investimentos e reforça o Programa Mulher Protegida

Com mais de R$ 19 milhões aplicados desde 2021, iniciativa garante apoio financeiro, atendimento psicossocial e capacitação para mulheres vítimas de violência.
L
Dia Nacional da Leitura inspira ações da Alero e reforça compromisso com formação de leitores

Dia Nacional da Leitura inspira ações da Alero e reforça compromisso com formação de leitores

Assembleia Legislativa de Rondônia destaca bibliotecas, parcerias e políticas públicas que fortalecem a leitura e a cidadania no estado.
L
Librelato vence prêmio com iniciativa que aumenta produtividade

Librelato vence prêmio com iniciativa que aumenta produtividade

Empresa se destaca com projeto voltado à eficiência na produção de furgões lonados e de alumínio.
L

Nota de pesar: Saint Clair Maria de Nazaré Alves Santos

Com fé inabalável e vida dedicada ao serviço, Saint Clair Maria de Nazaré Alves Santos deixa um legado de amor, oração e altruísmo. O velório será na capela Três Marias, em Porto Velho.
L
Nota de pesar: Maria dos Anjos Silva Nobre

Nota de pesar: Maria dos Anjos Silva Nobre

O cortejo iniciará às 15h00 do dia 13/10 e seguirá para o Cemitério Recanto da Paz – Concessão.
L
Casos de câncer em jovens adultos crescem 284% no SUS

Casos de câncer em jovens adultos crescem 284% no SUS

Diagnósticos de câncer em jovens adultos até 50 anos quase quadruplicaram entre 2013 e 2024, segundo dados do DataSUS.
L
Palhetas automotivas ganham protagonismo na gestão de frotas pesadas

Palhetas automotivas ganham protagonismo na gestão de frotas pesadas

Empresas de transporte e agronegócio investem em tecnologia para ampliar a vida útil de componentes simples
L
Ramon Dino faz história e se torna o primeiro brasileiro a vencer o Mr. Olympia

Ramon Dino faz história e se torna o primeiro brasileiro a vencer o Mr. Olympia

O acreano conquistou o título mundial de fisiculturismo em Las Vegas e levou o Brasil ao topo da categoria Classic Physique.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.