QUARTA-FEIRA, 27/08/2025
Publicidade
Publicidade

L

Mundo

Chefe da ONU critica sistema de distribuição de ajuda em Gaza após operação caótica que deixou 47 feridos no 600º dia da guerra

Distribuição por empresa privada ligada aos EUA deixou 47 feridos

Por Cristina Sambado - repórter da RTP* - 20

Publicado em 

Chefe da ONU critica sistema de distribuição de ajuda em Gaza após operação caótica que deixou 47 feridos no 600º dia da guerra
Reuters/Hatem Khaled/proibida a reprodução

O chefe da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (UNRWA), Philippe Lazzarini, denunciou nesta quarta-feira (28) o novo sistema de distribuição de ajuda criado por Israel na Faixa de Gaza como uma “distração” indigna, após uma operação de distribuição caótica que deixou 47 feridos no dia anterior.

Hoje completa-se 600 dias desde o início da guerra.

O novo modelo promovido por Israel e pelos Estados Unidos de delegar a distribuição de ajuda a uma empresa privada é “uma distração das atrocidades”, disse Lazzarini, em Tóquio.

“Vimos as imagens chocantes ontem (…) Foi caótico, indigno e perigoso”, frisou Lazzarini.

“O tempo está a se esgotando para evitar a fome, e os trabalhadores humanitários devem ser autorizados a fazer o seu trabalho de salvar vidas agora”, acrescentou, elogiando a “experiência e conhecimentos da UNRWA para chegar às pessoas necessitadas”. Lazzarini é persona non grata em Israel, que o acusa de chefiar uma “organização terrorista” ligada ao Hamas.

“Os horrores desta guerra estão sendo transmitidos ao vivo. Ninguém pode dizer que não sabia. As atrocidades estão se tornando uma norma diante de nossos olhos. Toda uma população enfrenta fome aguda. Meio milhão de pessoas já estão à beira da fome”, realçou.

Para Philippe Lazzarini, “o modelo de distribuição de auxílio proposto por Israel não condiz com o princípio humanitário fundamental, vai privar grande parte de Gaza, as pessoas altamente vulneráveis, de auxílio desesperadamente necessário. Penso que é um desperdício de recursos e uma distração das atrocidades”. No entanto, uma fonte militar israelita afirmou que a distribuição tinha sido “um sucesso”.

Sob forte pressão internacional, Israel levantou parcialmente, na semana passada, o bloqueio total que tinha imposto à Faixa de Gaza desde 2 de março, oficialmente para forçar o movimento islamita palestino a libertar os reféns que ainda mantém em seu poder.

Desde então, várias centenas de caminhões de ajuda humanitária foram autorizados por Israel a entrar no pequeno território devastado pela guerra e próximo de uma situação humanitária catastrófica.

Feridos durante distribuição

Na terça-feira, uma distribuição de ajuda feita por um novo centro de distribuição gerido pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF), uma organização criada com o apoio de Israel e dos Estados Unidos, transformou-se em caos em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, quando milhares de palestinos famintos correram para o local, segundo jornalistas da AFP.

“Cerca de 47 pessoas ficaram feridas, a maior parte delas por balas, e os tiros vieram do exército israelense”, disse Ajith Sunghay, chefe do Gabinete do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos nos Territórios Palestinos Ocupados, aos jornalistas na manhã desta quarta-feira.

O centro de distribuição nos arredores da cidade de Rafah, no extremo sul de Gaza, foi inaugurado na segunda-feira (26) pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF, na sigla em inglês), registrada nos Estados Unidos, e que foi designada por Israel para assumir as operações de ajuda humanitária.

A ONU e outras organizações humanitárias rejeitaram o novo sistema, alegando que não será capaz de satisfazer as necessidades dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza e que o modelo de distribuição permite que Israel utilize os alimentos como arma para controlar a população.

As entidades alertaram ainda para o risco de atrito entre as tropas israelenses e as pessoas que procuram mantimentos. Os palestinos estão desesperados por comida depois de quase três meses do fechamento das fronteiras pelos israelenses.

Israel afirma ter ajudado a estabelecer o novo mecanismo de ajuda para impedir o Hamas de desviar os mantimentos, embora não tenha apresentado provas de desvio sistemático e as agências da ONU afirmam ter mecanismos para impedir o desvio de comida e outros suprimentos.

GHF

A GHF afirmou ter estabelecido quatro centros, dois dos quais já começaram a funcionar. Estão protegidos por empresas de segurança privada e possuem cercas de arame que conduzem os palestinos para o que se assemelha a bases militares rodeadas por grandes barreiras de areia.

A empresa frisou que os seus seguranças não dispararam contra a multidão, recuando antes de retomar as operações.

Após o fracasso na distribuição de ontem, a GHF informou hoje que a distribuição de ajuda em Gaza foi temporariamente interrompida devido à desordem, e acrescentou que está trabalhando para resolver os problemas e garantir a segurança.

As forças israelenses estão estacionadas nas proximidades, naquilo que Israel chama o corredor Morag, uma área militar que separa a cidade de Rafah, no sul — que está agora praticamente desabitada — do resto do território.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse na terça-feira que “houve uma perda momentânea de controle” no ponto de distribuição, acrescentando que “felizmente, conseguimos controlá-lo”.

Netanyahu repetiu que Israel planeia mover toda a população de Gaza para uma “zona isolada” no extremo sul do território, enquanto as tropas combatem o Hamas em outros locais.

600 dias de guerra

A guerra desencadeada pelo Hamas entrou no seu 600º dia nesta quarta-feira, sem esperança de uma trégua nos bombardeios israelenses em Gaza ou da libertação dos reféns detidos desde o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.

A pedido do Fórum das Famílias, a principal organização israelense que apela por um cessar-fogo que permita a libertação dos reféns, centenas de pessoas começaram a se reunir nas ruas de Israel às 6h29 (horário local), na hora exata em que começou o ataque do Hamas no sul do país, 600 dias atrás.

Os manifestantes se juntaram a fitas amarelas gigantes, que simbolizam os reféns detidos na Faixa de Gaza.

Ao longo das estradas foram colocados cartazes com o número 600. Os manifestantes bloquearam a principal avenida urbana de Telavive, segundo um fotógrafo da AFP.

O filho de um dos reféns que foi morto pediu a intervenção dos Estados Unidos e acusou o governo israelense de inoperância.

“O pior e mais brutal governo da história de Israel condenou os restantes dos reféns à morte por tortura. Este governo declara abertamente que os reféns são a sua menor prioridade em Gaza, mesmo após a transferência da população, a guerra é eterna e as negociações para um acordo já foram frustradas”, acusou o familiar de um dos reféns.

Os familiares dos reféns deixam um apelo ao presidente Trump que, segundo eles, é o único que pode agir para interromper a guerra de vingança e garantir o regresso de todos, tanto vivos para reabilitação, como os mortos para enterro.

“Saiba que nós somos a maioria do povo, a maioria que diz que a devolução dos reféns é a prioridade, parte do fim da morte e do sofrimento para ambos os lados. Use o seu poder com determinação para alcançar a paz e trazer os nossos entes queridos para casa”.

Ataques

Pelo menos 16 pessoas morreram durante a noite em vários ataques aéreos contra o território palestino, informou nesta quarta-feira a Defesa Civil da Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas.

“As equipes da Defesa Civil retiraram 16 mártires, incluindo várias crianças, após ataques aéreos israelenses na Faixa de Gaza desde o amanhecer” de hoje, disse à agência de notícias France-Presse, Mahmoud Bassal, porta-voz da organização de socorro.

Bassal explicou que nove pessoas da família do jornalista Osama al-Arabid foram mortas perto de al-Saftawi, a norte da Cidade de Gaza. Várias crianças estavam entre os mortos, segundo o porta-voz da Defesa Civil. Os ataques ocorreram por volta das 2h00, no horário local (00h00 em Lisboa).

Al-Arabid, que trabalha como vídeo-jornalista e editor para uma produtora local, ficou ferido, segundo a Defesa Civil.

No centro da Faixa de Gaza, seis membros da mesma família, os Aqilan, foram mortos em um ataque na região de Deir al-Balah, segundo a mesma fonte.

Bassal acrescentou que “um civil” foi morto em Abasan, a leste de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, sem informar detalhes.

Contatado pela AFP, o exército israelense não respondeu de imediato, indicando ser difícil obter informações sobre estes ataques sem coordenadas precisas.

Após abandonar o cessar-fogo de dois meses, Israel retomou sua ofensiva na Faixa de Gaza em meados de março e intensificou as suas operações militares em 17 de maio, com o objetivo declarado de aniquilar o Hamas, libertar os últimos reféns que restavam e assumir o controle do território.

Cisjordânia

Também nesta quarta-feira, o exército israelita matou um palestino durante uma operação na cidade de Jit, na Cisjordânia ocupada, perto de Qalqilia.

O homem, identificado como Jasem Ibrahim al-Sada, foi baleado por soldados israelitas dentro da sua casa, segundo a sua família, que acrescentou que os soldados retiveram o corpo durante algum tempo antes de o entregarem ao Crescente Vermelho Palestino.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trump demite diretora do Fed, Lisa Cook, que promete contestar a ação na Justiça

Trump demite diretora do Fed, Lisa Cook, que promete contestar a ação na Justiça

O presidente dos EUA acusa a diretora, a primeira mulher afro-americana a ocupar o cargo, de impropriedade em hipotecas, enquanto a Casa Branca pressiona o Banco Central por cortes nos juros.
L
Chile e Arábia Saudita retomam importação de carne de frango do Brasil

Chile e Arábia Saudita retomam importação de carne de frango do Brasil

O Ministério da Agricultura anunciou a decisão dos países, que haviam suspendido a compra por causa de um caso de gripe aviária.
L
Protestos em Israel exigem acordo para libertação de reféns e cessar-fogo

Protestos em Israel exigem acordo para libertação de reféns e cessar-fogo

Manifestantes bloquearam vias e se concentraram em frente a residências de ministros do governo para pressionar por um fim à guerra em Gaza.
L
Mais de 700 pessoas estão fora de casa por causa dos incêndios na Espanha

Mais de 700 pessoas estão fora de casa por causa dos incêndios na Espanha

Catorze focos de incêndios na Espanha continuam ativos, com a situação mais crítica em Castela e Leão, Astúrias e Galiza.
L
Israel bombardeia hospital em Gaza e mata 15 pessoas

Israel bombardeia hospital em Gaza e mata 15 pessoas

Quatro jornalistas e um socorrista estão entre as vítimas de um ataque aéreo israelense contra o Hospital Nasser, no sul de Gaza.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

A5 marca nova fase da Audi com foco em performance e sofisticação

Modelo chega ao país com versão Sedan Performance S edition quattro e proposta de condução diferenciada
L
Anvisa proíbe manipulação de semaglutida, substância do Ozempic

Anvisa proíbe manipulação de semaglutida, substância do Ozempic

A medida restringe a manipulação do princípio ativo para proteger pacientes de medicamentos sem garantia de pureza e dosagem, mas a tirzepatida, do Mounjaro, continua permitida.
L

Agenda News | Renatha Fraga fala sobre a Monte Açaí

O projeto começou com uma paixão compartilhada entre Renatha e os irmãos Gustavo e Gabriel, que transformaram o gosto pelo açaí em uma empresa de sucesso. Em apenas um mês de funcionamento, a Monte Açaí se tornou referência na cidade pela proposta inovadora.
L

Giro News | Entrevista dra Karinny Campos, advogada e membro da força-tarefa da OAB Rondônia

Nesta terça-feira, dia 26, às 16h, o Giro News recebe a dra Karinny Campos, advogada e membro da força-tarefa da OAB Rondônia que atua no combate ao falso advogado no estado.
L

Nota de pesar: Orcionilia Britanica Souza

A família e amigos lamentam a partida de Orcionilia Britanica Souza, a querida Lora, cuja fé e alegria deixam um legado de amor e lembranças eternas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

O Sine estadual oferta diversas oportunidades em 16 municípios, abrangendo diferentes áreas profissionais e níveis de escolaridade.
L
Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Alta demanda de mais de 22 mil inscritos levou à ampliação do prazo; candidatos devem acompanhar os comunicados oficiais da Prefeitura.
L
Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L

POLÍTICA

CPMI do INSS: Coronel Chrisóstomo cobra devolução de dinheiro desviado por sindicatos e associações

CPMI do INSS: Coronel Chrisóstomo cobra devolução de dinheiro desviado por sindicatos e associações

Deputado federal defendeu que valores recuperados de entidades sejam usados para indenizar aposentados, pensionistas e pessoas com deficiência.
L
Moraes determina vigilância integral de Bolsonaro pela polícia penal

Moraes determina vigilância integral de Bolsonaro pela polícia penal

O ministro do STF Alexandre de Moraes decidiu que a polícia penal do Distrito Federal deve monitorar integralmente a residência de Jair Bolsonaro, que já cumpre prisão domiciliar.
L
Dra. Taíssa protocola projeto de lei para garantir tratamento prioritário da endometriose no SUS em Rondônia

Dra. Taíssa protocola projeto de lei para garantir tratamento prioritário da endometriose no SUS em Rondônia

Proposta cria programa estadual voltado à saúde integral das mulheres e prioriza diagnóstico precoce
L
Dra. Taíssa destina R$ 300 mil para a 7ª Festa do Leite em Nova Mamoré

Dra. Taíssa destina R$ 300 mil para a 7ª Festa do Leite em Nova Mamoré

Evento no distrito de Palmeiras terá shows, atrações culturais e cursos gratuitos da Escola do Legislativo
L
Dra. Taíssa acompanha início das obras de bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Dra. Taíssa acompanha início das obras de bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Estrutura vai garantir segurança e infraestrutura para o Duelo na Fronteira 2025, evento cultural tradicional da cidade
L
Publicidade

POLÍCIA

Ladrão é preso depois de dar soco na boca de adolescente para roubar celular

Ladrão é preso depois de dar soco na boca de adolescente para roubar celular

Crime ocorreu na Avenida Amazonas, bairro Tiradentes; suspeito foi detido por populares e preso em flagrante pela Polícia Militar.
10
Dupla é flagrada com drogas em quadra no Orgulho do Madeira

Dupla é flagrada com drogas em quadra no Orgulho do Madeira

Com eles foram apreendidas porções de maconha e cocaína, além de dinheiro e balança de precisão.
10
PRF em Rondônia apreende 43 tabletes de pasta base de cocaína na BR-364 em Porto Velho

PRF em Rondônia apreende 43 tabletes de pasta base de cocaína na BR-364 em Porto Velho

Durante fiscalização na BR-364, motorista fugiu e abandonou veículo com 44 kg de pasta base de cocaína; ocorrência foi encaminhada à Polícia Judiciária.
12
Policiais do 5º BPM fecham boca de fumo e prendem casal no bairro Embratel em Porto Velho

Policiais do 5º BPM fecham boca de fumo e prendem casal no bairro Embratel em Porto Velho

Ação do Setor 15 do 5º BPM apreendeu drogas e materiais de preparo; casal foi preso em flagrante e levado à Central de Polícia.
10
PF deflagra contra o tráfico de drogas em Rondônia

PF deflagra operação contra o tráfico de drogas em Rondônia

Foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão nas cidades de Porto Velho e Vilhena/RO
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Rio Crespo fará desfile de 7 de Setembro em homenagem à história do município

Prefeitura de Rio Crespo fará desfile de 7 de Setembro em homenagem à história do município

Evento cívico terá pelotões que retratam momentos marcantes e contará com participação de cidadãos que ajudaram a construir a identidade de Rio Crespo.
L
Rondônia adere ao Pacto Nacional de Gestão e Inovação e reforça compromisso com modernização da administração pública

Rondônia adere ao Pacto Nacional de Gestão e Inovação e reforça compromisso com modernização da administração pública

Com adesão ao PNGI, Rondônia amplia investimentos em transformação digital, capacitação de servidores e fortalecimento da cooperação federativa.
L
Curta-metragem "Guerra Intestina" será lançado em Porto Velho com debate sobre temática social

Curta-metragem “Guerra Intestina” será lançado em Porto Velho com debate sobre temática social

Filme gravado no bairro Candelária estreia na Unir em 25 de setembro e terá trailer disponível no YouTube.
L
Prefeitura de Jaru inicia construção de drenagem na rua Afonso José

Prefeitura de Jaru inicia construção de drenagem na rua Afonso José

Obra no Setor 07 visa evitar alagamentos e garantir durabilidade da pavimentação asfáltica
L
Mulher é condenada a pagar R$ 5 mil por ameaças a dentista em Belo Horizonte

Mulher é condenada a pagar R$ 5 mil por ameaças a dentista em Belo Horizonte

Decisão do TJMG confirma indenização por danos morais após envio de mensagens intimidatórias via WhatsApp
L
Governo Federal compra alimentos de produtores afetados por tarifas dos EUA

Governo Federal compra alimentos de produtores afetados por tarifas dos EUA

Açaí, uva, água de coco, mel, manga, pescados e castanhas serão adquiridos para merenda escolar, hospitais e Forças Armadas
L
Ministério da Saúde seleciona médicos especialistas para atuar em Rondônia e regiões com falta de profissionais

Ministério da Saúde seleciona médicos especialistas para atuar em Rondônia e regiões com falta de profissionais

Programa “Agora Tem Especialistas” destina 501 médicos a 212 municípios de todo o país; atendimentos começam em setembro.
L
CAIXA realiza atendimento a servidores municipais de Xapuri (AC) sobre FGTS

CAIXA realiza atendimento a servidores municipais de Xapuri (AC) sobre FGTS

Ação voltada a servidores com regime de trabalho alterado de celetista para estatutário acontece de 25 de agosto a 4 de setembro.
L
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de homicídio e ocultação de cadáver

Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de homicídio e ocultação de cadáver

O crime ocorreu em abril deste ano, na rodovia BR-319, sentido Humaitá/AM, e foi inicialmente registrado como desaparecimento de pessoa. No entanto, com o avanço das investigações conduzidas pela equipe especializada, o caso evoluiu para apuração de homicídio qualificado.
16
Governo Federal apresenta resultados históricos e anuncia novos programas sociais e de infraestrutura

Governo Federal apresenta resultados históricos e anuncia novos programas sociais e de infraestrutura

Ministro da Casa Civil destaca avanços em educação, moradia, energia e prepara lançamento do Gás do Povo e melhorias habitacionais
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.