SEXTA-FEIRA, 20/02/2026

Em destaque

L

Mundo

Chefe da ONU critica sistema de distribuição de ajuda em Gaza após operação caótica que deixou 47 feridos no 600º dia da guerra

Distribuição por empresa privada ligada aos EUA deixou 47 feridos

Por Cristina Sambado - repórter da RTP* - 20

Publicado em 

Chefe da ONU critica sistema de distribuição de ajuda em Gaza após operação caótica que deixou 47 feridos no 600º dia da guerra
Reuters/Hatem Khaled/proibida a reprodução

O chefe da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (UNRWA), Philippe Lazzarini, denunciou nesta quarta-feira (28) o novo sistema de distribuição de ajuda criado por Israel na Faixa de Gaza como uma “distração” indigna, após uma operação de distribuição caótica que deixou 47 feridos no dia anterior.

Hoje completa-se 600 dias desde o início da guerra.

O novo modelo promovido por Israel e pelos Estados Unidos de delegar a distribuição de ajuda a uma empresa privada é “uma distração das atrocidades”, disse Lazzarini, em Tóquio.

“Vimos as imagens chocantes ontem (…) Foi caótico, indigno e perigoso”, frisou Lazzarini.

“O tempo está a se esgotando para evitar a fome, e os trabalhadores humanitários devem ser autorizados a fazer o seu trabalho de salvar vidas agora”, acrescentou, elogiando a “experiência e conhecimentos da UNRWA para chegar às pessoas necessitadas”. Lazzarini é persona non grata em Israel, que o acusa de chefiar uma “organização terrorista” ligada ao Hamas.

“Os horrores desta guerra estão sendo transmitidos ao vivo. Ninguém pode dizer que não sabia. As atrocidades estão se tornando uma norma diante de nossos olhos. Toda uma população enfrenta fome aguda. Meio milhão de pessoas já estão à beira da fome”, realçou.

Para Philippe Lazzarini, “o modelo de distribuição de auxílio proposto por Israel não condiz com o princípio humanitário fundamental, vai privar grande parte de Gaza, as pessoas altamente vulneráveis, de auxílio desesperadamente necessário. Penso que é um desperdício de recursos e uma distração das atrocidades”. No entanto, uma fonte militar israelita afirmou que a distribuição tinha sido “um sucesso”.

Sob forte pressão internacional, Israel levantou parcialmente, na semana passada, o bloqueio total que tinha imposto à Faixa de Gaza desde 2 de março, oficialmente para forçar o movimento islamita palestino a libertar os reféns que ainda mantém em seu poder.

Desde então, várias centenas de caminhões de ajuda humanitária foram autorizados por Israel a entrar no pequeno território devastado pela guerra e próximo de uma situação humanitária catastrófica.

Feridos durante distribuição

Na terça-feira, uma distribuição de ajuda feita por um novo centro de distribuição gerido pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF), uma organização criada com o apoio de Israel e dos Estados Unidos, transformou-se em caos em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, quando milhares de palestinos famintos correram para o local, segundo jornalistas da AFP.

“Cerca de 47 pessoas ficaram feridas, a maior parte delas por balas, e os tiros vieram do exército israelense”, disse Ajith Sunghay, chefe do Gabinete do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos nos Territórios Palestinos Ocupados, aos jornalistas na manhã desta quarta-feira.

O centro de distribuição nos arredores da cidade de Rafah, no extremo sul de Gaza, foi inaugurado na segunda-feira (26) pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF, na sigla em inglês), registrada nos Estados Unidos, e que foi designada por Israel para assumir as operações de ajuda humanitária.

A ONU e outras organizações humanitárias rejeitaram o novo sistema, alegando que não será capaz de satisfazer as necessidades dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza e que o modelo de distribuição permite que Israel utilize os alimentos como arma para controlar a população.

As entidades alertaram ainda para o risco de atrito entre as tropas israelenses e as pessoas que procuram mantimentos. Os palestinos estão desesperados por comida depois de quase três meses do fechamento das fronteiras pelos israelenses.

Israel afirma ter ajudado a estabelecer o novo mecanismo de ajuda para impedir o Hamas de desviar os mantimentos, embora não tenha apresentado provas de desvio sistemático e as agências da ONU afirmam ter mecanismos para impedir o desvio de comida e outros suprimentos.

GHF

A GHF afirmou ter estabelecido quatro centros, dois dos quais já começaram a funcionar. Estão protegidos por empresas de segurança privada e possuem cercas de arame que conduzem os palestinos para o que se assemelha a bases militares rodeadas por grandes barreiras de areia.

A empresa frisou que os seus seguranças não dispararam contra a multidão, recuando antes de retomar as operações.

Após o fracasso na distribuição de ontem, a GHF informou hoje que a distribuição de ajuda em Gaza foi temporariamente interrompida devido à desordem, e acrescentou que está trabalhando para resolver os problemas e garantir a segurança.

As forças israelenses estão estacionadas nas proximidades, naquilo que Israel chama o corredor Morag, uma área militar que separa a cidade de Rafah, no sul — que está agora praticamente desabitada — do resto do território.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse na terça-feira que “houve uma perda momentânea de controle” no ponto de distribuição, acrescentando que “felizmente, conseguimos controlá-lo”.

Netanyahu repetiu que Israel planeia mover toda a população de Gaza para uma “zona isolada” no extremo sul do território, enquanto as tropas combatem o Hamas em outros locais.

600 dias de guerra

A guerra desencadeada pelo Hamas entrou no seu 600º dia nesta quarta-feira, sem esperança de uma trégua nos bombardeios israelenses em Gaza ou da libertação dos reféns detidos desde o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.

A pedido do Fórum das Famílias, a principal organização israelense que apela por um cessar-fogo que permita a libertação dos reféns, centenas de pessoas começaram a se reunir nas ruas de Israel às 6h29 (horário local), na hora exata em que começou o ataque do Hamas no sul do país, 600 dias atrás.

Os manifestantes se juntaram a fitas amarelas gigantes, que simbolizam os reféns detidos na Faixa de Gaza.

Ao longo das estradas foram colocados cartazes com o número 600. Os manifestantes bloquearam a principal avenida urbana de Telavive, segundo um fotógrafo da AFP.

O filho de um dos reféns que foi morto pediu a intervenção dos Estados Unidos e acusou o governo israelense de inoperância.

“O pior e mais brutal governo da história de Israel condenou os restantes dos reféns à morte por tortura. Este governo declara abertamente que os reféns são a sua menor prioridade em Gaza, mesmo após a transferência da população, a guerra é eterna e as negociações para um acordo já foram frustradas”, acusou o familiar de um dos reféns.

Os familiares dos reféns deixam um apelo ao presidente Trump que, segundo eles, é o único que pode agir para interromper a guerra de vingança e garantir o regresso de todos, tanto vivos para reabilitação, como os mortos para enterro.

“Saiba que nós somos a maioria do povo, a maioria que diz que a devolução dos reféns é a prioridade, parte do fim da morte e do sofrimento para ambos os lados. Use o seu poder com determinação para alcançar a paz e trazer os nossos entes queridos para casa”.

Ataques

Pelo menos 16 pessoas morreram durante a noite em vários ataques aéreos contra o território palestino, informou nesta quarta-feira a Defesa Civil da Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas.

“As equipes da Defesa Civil retiraram 16 mártires, incluindo várias crianças, após ataques aéreos israelenses na Faixa de Gaza desde o amanhecer” de hoje, disse à agência de notícias France-Presse, Mahmoud Bassal, porta-voz da organização de socorro.

Bassal explicou que nove pessoas da família do jornalista Osama al-Arabid foram mortas perto de al-Saftawi, a norte da Cidade de Gaza. Várias crianças estavam entre os mortos, segundo o porta-voz da Defesa Civil. Os ataques ocorreram por volta das 2h00, no horário local (00h00 em Lisboa).

Al-Arabid, que trabalha como vídeo-jornalista e editor para uma produtora local, ficou ferido, segundo a Defesa Civil.

No centro da Faixa de Gaza, seis membros da mesma família, os Aqilan, foram mortos em um ataque na região de Deir al-Balah, segundo a mesma fonte.

Bassal acrescentou que “um civil” foi morto em Abasan, a leste de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, sem informar detalhes.

Contatado pela AFP, o exército israelense não respondeu de imediato, indicando ser difícil obter informações sobre estes ataques sem coordenadas precisas.

Após abandonar o cessar-fogo de dois meses, Israel retomou sua ofensiva na Faixa de Gaza em meados de março e intensificou as suas operações militares em 17 de maio, com o objetivo declarado de aniquilar o Hamas, libertar os últimos reféns que restavam e assumir o controle do território.

Cisjordânia

Também nesta quarta-feira, o exército israelita matou um palestino durante uma operação na cidade de Jit, na Cisjordânia ocupada, perto de Qalqilia.

O homem, identificado como Jasem Ibrahim al-Sada, foi baleado por soldados israelitas dentro da sua casa, segundo a sua família, que acrescentou que os soldados retiveram o corpo durante algum tempo antes de o entregarem ao Crescente Vermelho Palestino.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Câmara da Argentina aprova reforma trabalhista do governo Milei

Câmara da Argentina aprova reforma trabalhista do governo Milei

O projeto de lei flexibiliza a jornada para até 12 horas diárias e impõe restrições ao direito de greve; o texto retornará ao Senado após sofrer modificações.
L
Câmara dos Deputados da Argentina aprova reforma trabalhista de Milei

Câmara dos Deputados da Argentina aprova reforma trabalhista de Milei

A proposta avançou com 135 votos favoráveis e enfrenta resistência de sindicatos, que promoveram greves nacionais contra a flexibilização de direitos.
L
Legislativo da Venezuela aprova lei de anistia limitada

Legislativo da Venezuela aprova lei de anistia limitada

Nova legislação sancionada por Delcy Rodríguez exclui crimes de rebelião militar e é criticada por entidades que buscam a libertação total de presos políticos.
L
Itália centraliza análise de pedidos de cidadania em Roma

Itália centraliza análise de pedidos de cidadania em Roma

Novas regras exigem que requerentes enviem documentos diretamente para a chancelaria italiana; lei proposta por Meloni também restringe o direito de sangue.
L
Governo Trump amplia autoridade do ICE para deter refugiados legais

Governo Trump amplia autoridade do ICE para deter refugiados legais

Memorando do Departamento de Segurança Interna exige que beneficiários retornem à custódia para reavaliação após um ano no país; medida gera críticas de entidades.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Mendonça libera acesso de dados bancários de Vorcaro à CPMI

Mendonça libera acesso de dados bancários de Vorcaro à CPMI

Ministro do STF autorizou que informações sigilosas do dono do Banco Master sejam compartilhadas com a comissão que investiga fraudes no INSS.
L
Prazo final para o programa Mais Médicos Especialistas é neste domingo

Prazo final para o programa Mais Médicos Especialistas é neste domingo

O programa oferece bolsas que podem chegar a R$ 20 mil mensais para preencher 1.206 vagas em 16 especialidades prioritárias do SUS em todo o país.
L
Unir retoma aulas e abre semestre 2026.1 com novos desafios e expectativas no Campus José Ribeiro Filho

Unir retoma aulas e abre semestre 2026.1 com novos desafios e expectativas no Campus José Ribeiro Filho

Veteranos e calouros voltam às salas de aula na próxima segunda-feira (23), em Porto Velho.
L
Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam nesta sexta

Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam nesta sexta

O programa do MEC oferece bolsas mensais de R$ 1.050 para estudantes com nota acima de 650 no Enem que ingressarem em cursos presenciais em 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Suprema Corte dos EUA anula taxas de importação globais de Trump

Suprema Corte dos EUA anula taxas de importação globais de Trump

O tribunal decidiu que o presidente excedeu sua autoridade ao ignorar o Congresso; medida impacta diretamente a balança comercial brasileira, que registrou déficit em 2025.
L
Coronel Chrisóstomo garante recursos para Costa Marques em 2026

Coronel Chrisóstomo garante recursos para Costa Marques em 2026

Deputado confirma investimentos em agricultura, segurança pública e infraestrutura durante reunião com vereadora Juliane Duarte, em Brasília.
L
II CISFAL: Eyder Brasil confirma congresso internacional em RO

II CISFAL: Eyder Brasil confirma congresso internacional em RO

II Congresso Internacional de Segurança de Fronteiras das Assembleias Legislativas será realizado em maio, em Rondônia, reunindo parlamentares, especialistas e forças de segurança.
L
Mandato de Gislaine Lebrinha garante R$ 300 mil para saúde em Vale do Anari

Mandato de Gislaine Lebrinha garante R$ 300 mil para saúde em Vale do Anari

Recurso será destinado ao hospital municipal de Vale do Anari para manutenção, combustível e aquisição de equipamentos, fortalecendo o atendimento à população.
L
Moraes determina depoimento de presidente da Unafisco após críticas

Moraes determina depoimento de presidente da Unafisco após críticas

O ministro Alexandre de Moraes notificou Kleber Cabral para prestar esclarecimentos no inquérito que apura acessos ilegais a dados fiscais de magistrados da Corte.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulheres e homem são presos ao tentarem infiltrar drogas em presídios

Mulheres e homem são presos ao tentarem infiltrar drogas em presídios

Visitantes foram flagrados pela Polícia Penal nas unidades Urso Panda e 603; suspeitos escondiam entorpecentes em partes íntimas e no estômago.
10
Motorista fica preso às ferragens em colisão entre carretas na Estrada da Penal

Motorista fica preso às ferragens em colisão entre carretas na Estrada da Penal

O acidente ocorreu na tarde desta sexta-feira nas proximidades do Porto Chuelo; o excesso de poeira na via rural teria dificultado a visão do condutor.
12
Duas mulheres são presas com drogas no Presídio Urso Panda

Duas mulheres são presas com drogas no Presídio Urso Panda

Suspeitas tentavam entrar na unidade com entorpecentes escondidos nas partes íntimas durante visita; o flagrante foi realizado pelo equipamento Body Scan.
14
VÍDEO: Homem furta TV de lavanderia na zona sul

VÍDEO: Homem furta TV de lavanderia na zona sul

Crime foi registrado na Avenida Jatuarana, bairro Cohab
10
Acusados de matar colega de cela são presos em flagrante em Porto Velho

Acusados de matar colega de cela são presos em flagrante em Porto Velho

A dupla foi levada ao Departamento de Flagrantes após o espancamento de Bruno Azevedo Cavalcante na manhã desta sexta-feira; crime ocorreu na unidade 603.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Parque da Cidade revitalizado agrada famílias

Parque da Cidade revitalizado agrada famílias

Espaço reaberto no dia 14, na zona Norte de Porto Velho, ganha redário, jardim sensorial, internet gratuita e nova iluminação.
L
UHE Samuel inicia abertura controlada de vertedouro neste sábado

UHE Samuel inicia abertura controlada de vertedouro neste sábado

A AXIA Energia elevará a vazão devido ao aumento do nível do Rio Jamari; moradores de Candeias do Jamari devem retirar equipamentos e embarcações das margens.
L
Refis 2026 permite negociar dívidas em Porto Velho

Refis 2026 permite negociar dívidas em Porto Velho

Programa da Prefeitura de Porto Velho oferece até 100% de desconto em multas e juros para débitos vencidos até 31 de dezembro de 2024.
L
Apicultura ganha reforço com integração no Madeira-Mamoré

Apicultura ganha reforço com integração no Madeira-Mamoré

Prefeitura de Porto Velho e Itapuã do Oeste articulam força-tarefa para fortalecer produção de mel e abelhas no território Madeira-Mamoré.
L
Bloquinho Kids reúne 100 crianças em Nova Mutum

Bloquinho Kids reúne 100 crianças em Nova Mutum

1ª edição teve marchinhas, concurso de fantasia e participação de comerciantes locais.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.