SEGUNDA-FEIRA, 09/02/2026
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

EUA defendem direito de Israel de bloquear ajuda humanitária de organizações consideradas parciais, como a UNRWA, na CIJ

Washington cita suposta parcialidade da Agência da ONU para refugiados

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

EUA defendem direito de Israel de bloquear ajuda humanitária de organizações consideradas parciais, como a UNRWA, na CIJ
REUTERS/Mohamed Abd El Ghany/Proibida reprodução

O governo dos Estados Unidos (EUA) defendeu, nesta quarta-feira (30), perante a Corte Internacional de Justiça (CIJ), principal tribunal das Nações Unidas (ONU), em Haia, na Holanda, que Israel tem o direito de bloquear ajuda humanitária de atores ou organizações que considere “parciais”, citando a Agência da ONU para Refugiados Palestinos (UNRWA).

O alto funcionário do Departamento de Estado dos EUA, Josuah Simmons, argumentou que a legislação internacional permite a uma potência ocupante, como Israel nos territórios palestinos, definir como se dará a ajuda humanitária à população civil. Segundo Simoons, Israel tem motivos para questionar a imparcialidade da UNRWA.

“Israel não tem obrigação de permitir que a UNRWA forneça especificamente assistência humanitária. A UNRWA não é a única opção para fornecer assistência humanitária em Gaza. Em alguns casos, não há exigência legal de que uma potência ocupante permita que um terceiro Estado específico ou organização internacional conduza atividades em território ocupado que comprometam seus interesses de segurança”, comentou.

A posição dos EUA difere das dos demais Estados que se pronunciaram nos três dias de audiências na CIJ sobre ação movida pela Assembleia Geral da ONU. A assembleia pediu ao tribunal um parecer jurídico sobre as obrigações de Israel para “garantir e facilitar a entrada sem obstáculos de suprimentos urgentes essenciais para a sobrevivência da população civil palestina”.

As audiências começaram mais de 50 dias após Israel impor um bloqueio total à entrada de ajuda humanitária em Gaza, seja da UNRWA ou de qualquer outra organização, e onde cerca de 2 milhões de pessoas enfrentam a fome.

Ainda segundo o funcionário estadunidense, há dúvidas sobre a imparcialidade da UNRWA e pediu para o tribunal não se manifestar sobre as obrigações de Israel como potência ocupante. “A questão que lhe é submetida aqui não exige a revisitação da análise desse direito”, disse.

A UNRWA é a principal agência de assistência aos palestinos refugiados e atende mais de seis milhões de pessoas. Desde outubro de 2024, Israel proibiu as atividades da UNRWA acusando-a de apoiar o Hamas. Porém, não forneceu provas de suas acusações à investigação independente da ONU sobre o tema.

A Agência da ONU afirma que tem três mil caminhões com ajuda humanitária prontos para entrar em Gaza sem permissão de Israel. Mais de 290 membros da equipe da UNRWA foram assassinados e 311 instalações da agência foram atacadas desde o dia 7 de outubro de 2023.

Ajuda x Segurança

O representante de Washington, principal aliado de Israel na guerra em Gaza, disse ainda que Israel tem total discricionariedade para equilibrar as exigências de ajuda humanitária à população palestina com suas necessidades de segurança.

“Na lei da ocupação, portanto, os interesses militares e humanitários convergem. Isso significa que, quando disposições específicas dessa lei exigem que uma potência ocupante forneça socorro à população civil, a potência ocupante não perde o direito de garantir sua própria segurança”, completou.

Josuah Simmons disse ainda que as decisões da Assembleia Geral não têm qualquer poder vinculante para os Estados-membros e apenas o Conselho de Segurança poderia exigir ações concretas dos países.

“O Conselho de Segurança não adotou uma resolução vinculativa determinando que Israel deva cooperar especificamente com a ONU. Na ausência de tal decisão do Conselho de Segurança, os Estados-membros individuais têm flexibilidade para determinar medidas apropriadas”, completou.

O alto funcionário estadunidense disse ainda que a comunidade internacional deveria se preocupar em promover um cessar-fogo “e em novas ideias para um futuro melhor para israelenses e palestinos”. O governo Trump tem defendido a emigração em massa de palestinos para outros países.

França e Rússia

Também se manifestaram nesta quarta-feira, em Haia, representantes da Rússia, França e Indonésia. Ao todo, quase quarenta países e quatro organizações internacionais foram programadas para falar no julgamento, que segue até sexta-feira (2). A maioria defendeu que Israel deve permitir a entrada de ajuda humanitária nos territórios ocupados.

O representante russo Maksim Musikhin defendeu o trabalho da Agência da ONU para os Refugiados Palestinos.

“Por 75 anos, a UNRWA tem sido mais do que apenas uma agência humanitária. É um símbolo da responsabilidade coletiva da comunidade internacional para com o povo palestino, que luta por um Estado próprio no exercício do seu direito à autodeterminação e ao retorno à sua terra, em conformidade com o direito internacional”, comentou.

O representante da França, embaixador Diego Colas, pediu que a ajuda chegue à Faixa de Gaza sem impedimentos. “A ajuda humanitária deve chegar a Gaza em grande escala. As restrições a esse acesso devem ser suspensas sem demora. Todos os pontos de passagem devem ser abertos e o trabalho das organizações humanitárias deve ser facilitado, e seu pessoal protegido, em conformidade com o direito internacional”, disse.

Ontem, o Brasil defendeu que a Corte declare ilegal o bloqueio de ajuda humanitária de Israel em Gaza.

O governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirma que não permitirá a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza enquanto o Hamas não se render totalmente e enquanto não devolver todos os reféns ainda em poder do grupo. O bloqueio vigora desde o dia 2 de março.

Sobre o processo em Haia, o ministro israelense das Relações Exteriores, Gideon Sa’ar, acusou a ONU de perseguir Israel e voltou a sustentar que a agência das Nações Unidas para refugiados palestinos é “infestada de terroristas”.

“Este caso faz parte de uma perseguição sistemática e de deslegitimação de Israel. Estão abusando do sistema jurídico internacional e o politizando. O objetivo é privar Israel de seu direito mais básico de se defender. Não é Israel que deve ser julgado. É a ONU e a UNRWA”, destacou em entrevista a jornalistas, em Jerusalém.

Na semana passada, ao comentar sobre os pedidos para permitir a entrada de ajuda humanitária em Gaza, Netanyahu afirmou que “a ajuda que vai para o Hamas não é humanitária”.

Já o Hamas afirma que havia a previsão de entregar todos os reféns feitos no dia 7 de outubro caso Israel tivesse cumprido o acordo de cessar-fogo de janeiro e desocupado a Faixa de Gaza.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Bad Bunny x Trump: Super Bowl vira disputa política

Bad Bunny x Trump: Super Bowl vira disputa política

Críticas de Trump ao show do astro porto-riquenho reacendem debate sobre imigração, identidade latina e cultura nos EUA após apresentação no intervalo do Super Bowl.
L
Haiti encerra transição política após pressão dos EUA sobre governo

Haiti encerra transição política após pressão dos EUA sobre governo

Conselho presidencial deixa o poder e entrega comando ao primeiro-ministro em meio a ameaças de intervenção americana e desafios de segurança e eleições no país.
L
António Seguro é eleito presidente de Portugal com votação histórica

António Seguro é eleito presidente de Portugal com votação histórica

Socialista ultrapassa 3 milhões de votos, derrota candidato da extrema direita e assume a Presidência em um dos pleitos mais expressivos da democracia portuguesa.
L
Sanae Takaichi conquista vitória histórica e consolida poder no Japão

Sanae Takaichi conquista vitória histórica e consolida poder no Japão

Primeira-ministra torna-se a primeira mulher a liderar o país com ampla maioria parlamentar, abrindo caminho para reformas econômicas e fortalecimento da política de segurança.
L
Casa Branca apaga vídeo racista associado a Donald Trump

Casa Branca apaga vídeo racista associado a Donald Trump

Conteúdo com representação ofensiva de Barack e Michelle Obama gerou críticas dentro e fora dos EUA, e governo afirmou que postagem foi feita por erro de um funcionário.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ponto & Contraponto: Luiz Carlos Freire e a música como arte a favor da vida

desenvolvimento humano e fortalecimento da cidadania, mostrando que a arte vai muito além do palco e da técnica, ela também salva, educa e transforma vidas.
L
Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Recursos do Novo PAC fortalecem infraestrutura, ampliam a produção de vacinas e buscam garantir autonomia do Brasil na fabricação de imunizantes e soros.
L

Caso Juliana de Matos: Polícia detalha investigação sobre morte da professora e escrivã em Porto Velho

Delegada Leisaloma Carvalho explicou o andamento do inquérito, descartou boatos sobre notas e relacionamento amoroso e afirmou que a principal linha aponta para crime motivado por frustração e não aceitação da rejeição.
L
Anvisa alerta para risco de pancreatite associada ao uso de canetas emagrecedoras

Anvisa alerta para risco de pancreatite associada ao uso de canetas emagrecedoras

Agência registra 145 suspeitas de eventos adversos no país e reforça que medicamentos só devem ser usados com prescrição e acompanhamento médico.
L
Comunidade News: Líderes comunitários falam sobre débitos de ICMS

Comunidade News: Líderes comunitários falam sobre débitos de ICMS

Programa Comunidade News destaca diálogo com líderes locais e orientação prática para fortalecer pequenos negócios e o comércio de bairro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Ministro do STF solicita parecer do Comando Militar do Planalto sobre pedido feito por general condenado pela trama golpista e mantido sob custódia militar em Brasília.
L
Assembleia institui outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Rondônia

Assembleia institui outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Rondônia

Projeto aprovado por unanimidade busca ampliar visibilidade, inclusão e políticas públicas voltadas à comunicação como direito
L
Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no Brasil

Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no Brasil

Evento no Butantan marcou início da vacinação contra a dengue para profissionais do SUS.
L
Proposta que extingue jornada 6x1 avança na Câmara e vai à CCJ

Proposta que extingue jornada 6×1 avança na Câmara e vai à CCJ

Texto que reduz carga semanal para 36 horas será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para comissão especial.
L
Moraes autoriza Silvinei Vasques a fazer doutorado a distância enquanto cumpre pena na prisão

Moraes autoriza Silvinei Vasques a fazer doutorado a distância enquanto cumpre pena na prisão

Ex-diretor da PRF continuará detido na Papudinha; ele foi condenado por participação na trama golpista ligada às eleições de 2022.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra Operação Conexão Boliviana em repressão ao tráfico de drogas em Rondônia

PF deflagra Operação Conexão Boliviana em repressão ao tráfico de drogas em Rondônia

Uma mulher foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e por crime de receptação.
10
Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Na ocasião, o suspeito que foi preso em flagrante disse ter tido um relacionamento amoroso de três meses com Juliana, e decidiu cometer o crime após a vítima se distanciar e reatar o casamento com o ex-marido.
16
Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Durante coletiva a polícia detalhou andamento das investigações e descartou vínculo acadêmico ou relacionamento com o suspeito
L
Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Ocorrências quase simultâneas envolveram carro e moto em avenida urbana e colisão traseira na BR-364, sem registro de feridos graves.
14
Pedestre morre atropelado na BR-364 em perímetro urbano

Pedestre morre atropelado na BR-364 em perímetro urbano

Vítima tentou atravessar a rodovia fora da faixa de pedestres, foi atingida por um carro em alta velocidade e morreu ainda no local do acidente.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bancos terão expediente reduzido no carnaval, Pix funciona normalmente

Bancos terão expediente reduzido no carnaval, Pix funciona normalmente

Agências bancárias estarão fechadas nos dias 16 e 17 de fevereiro e retomam atendimento presencial a partir das 12 horas da Quarta-feira de Cinzas; Pix e canais digitais seguem disponíveis.
L
Nova 364 divulga programação semanal de obras e serviços na BR-364

Nova 364 divulga programação semanal de obras e serviços na BR-364

A Concessionária Nova 364 avança com ações de pavimentação, manutenção e conservação da rodovia, reforçando a segurança e fluidez do tráfego.
L
Escola Flor do Cupuaçu recebe doação de 21 notebooks para educação rural

Escola Flor do Cupuaçu recebe doação de 21 notebooks para educação rural

Parceria entre prefeitura de Porto Velho e iniciativa privada amplia inclusão digital no Assentamento Santa Rita
L
Conab premia superintendências com maior volume de vendas de milho pelo Programa Venda em Balcão

Conab premia superintendências com maior volume de vendas de milho pelo Programa Venda em Balcão

Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará se destacam no Programa, com crescimento expressivo nas comercializações e fortalecimento da agricultura familiar
L
Porto Velho terá rede de estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá rede de estações de recarga rápida para veículos elétricos

Prefeitura prepara edital para instalação de 12 eletropostos com investimento privado e contrapartidas urbanas e ambientais
L
Ano letivo 2026 começa na zona rural de Porto Velho com entrega de uniformes e incentivos

Ano letivo 2026 começa na zona rural de Porto Velho com entrega de uniformes e incentivos

Prefeitura inicia aulas para cerca de 10 mil estudantes do campo com kits escolares, uniformes e ações de valorização educacional
L
Prouni 2026: pré-selecionados devem comprovar informações até sexta-feira

Prouni 2026: pré-selecionados devem comprovar informações até sexta-feira

Entrega de documentos deve ser feita diretamente na instituição privada de ensino.
L
'Vou perder GTA 6', diz homem após ser preso por assassinar a ex-namorada'Vou perder GTA 6', diz homem após ser preso por assassinar a ex-namorada

‘Vou perder GTA 6’, diz homem após ser preso por assassinar a ex-namorada

Vídeo mostra britânico lamentando perder lançamento de jogo durante prisão; caso envolve condenação por assassinato da ex-companheira.
14

Requerimento de Outorga e Renovação de Licença Ambiental (LO): ROSILENE ZEFERINO DOS SANTOS

Renovação da Licença de Operação e Termo de Outorga.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.