DOMINGO, 04/01/2026
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

EUA defendem direito de Israel de bloquear ajuda humanitária de organizações consideradas parciais, como a UNRWA, na CIJ

Washington cita suposta parcialidade da Agência da ONU para refugiados

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

EUA defendem direito de Israel de bloquear ajuda humanitária de organizações consideradas parciais, como a UNRWA, na CIJ
REUTERS/Mohamed Abd El Ghany/Proibida reprodução

O governo dos Estados Unidos (EUA) defendeu, nesta quarta-feira (30), perante a Corte Internacional de Justiça (CIJ), principal tribunal das Nações Unidas (ONU), em Haia, na Holanda, que Israel tem o direito de bloquear ajuda humanitária de atores ou organizações que considere “parciais”, citando a Agência da ONU para Refugiados Palestinos (UNRWA).

O alto funcionário do Departamento de Estado dos EUA, Josuah Simmons, argumentou que a legislação internacional permite a uma potência ocupante, como Israel nos territórios palestinos, definir como se dará a ajuda humanitária à população civil. Segundo Simoons, Israel tem motivos para questionar a imparcialidade da UNRWA.

“Israel não tem obrigação de permitir que a UNRWA forneça especificamente assistência humanitária. A UNRWA não é a única opção para fornecer assistência humanitária em Gaza. Em alguns casos, não há exigência legal de que uma potência ocupante permita que um terceiro Estado específico ou organização internacional conduza atividades em território ocupado que comprometam seus interesses de segurança”, comentou.

A posição dos EUA difere das dos demais Estados que se pronunciaram nos três dias de audiências na CIJ sobre ação movida pela Assembleia Geral da ONU. A assembleia pediu ao tribunal um parecer jurídico sobre as obrigações de Israel para “garantir e facilitar a entrada sem obstáculos de suprimentos urgentes essenciais para a sobrevivência da população civil palestina”.

As audiências começaram mais de 50 dias após Israel impor um bloqueio total à entrada de ajuda humanitária em Gaza, seja da UNRWA ou de qualquer outra organização, e onde cerca de 2 milhões de pessoas enfrentam a fome.

Ainda segundo o funcionário estadunidense, há dúvidas sobre a imparcialidade da UNRWA e pediu para o tribunal não se manifestar sobre as obrigações de Israel como potência ocupante. “A questão que lhe é submetida aqui não exige a revisitação da análise desse direito”, disse.

A UNRWA é a principal agência de assistência aos palestinos refugiados e atende mais de seis milhões de pessoas. Desde outubro de 2024, Israel proibiu as atividades da UNRWA acusando-a de apoiar o Hamas. Porém, não forneceu provas de suas acusações à investigação independente da ONU sobre o tema.

A Agência da ONU afirma que tem três mil caminhões com ajuda humanitária prontos para entrar em Gaza sem permissão de Israel. Mais de 290 membros da equipe da UNRWA foram assassinados e 311 instalações da agência foram atacadas desde o dia 7 de outubro de 2023.

Ajuda x Segurança

O representante de Washington, principal aliado de Israel na guerra em Gaza, disse ainda que Israel tem total discricionariedade para equilibrar as exigências de ajuda humanitária à população palestina com suas necessidades de segurança.

“Na lei da ocupação, portanto, os interesses militares e humanitários convergem. Isso significa que, quando disposições específicas dessa lei exigem que uma potência ocupante forneça socorro à população civil, a potência ocupante não perde o direito de garantir sua própria segurança”, completou.

Josuah Simmons disse ainda que as decisões da Assembleia Geral não têm qualquer poder vinculante para os Estados-membros e apenas o Conselho de Segurança poderia exigir ações concretas dos países.

“O Conselho de Segurança não adotou uma resolução vinculativa determinando que Israel deva cooperar especificamente com a ONU. Na ausência de tal decisão do Conselho de Segurança, os Estados-membros individuais têm flexibilidade para determinar medidas apropriadas”, completou.

O alto funcionário estadunidense disse ainda que a comunidade internacional deveria se preocupar em promover um cessar-fogo “e em novas ideias para um futuro melhor para israelenses e palestinos”. O governo Trump tem defendido a emigração em massa de palestinos para outros países.

França e Rússia

Também se manifestaram nesta quarta-feira, em Haia, representantes da Rússia, França e Indonésia. Ao todo, quase quarenta países e quatro organizações internacionais foram programadas para falar no julgamento, que segue até sexta-feira (2). A maioria defendeu que Israel deve permitir a entrada de ajuda humanitária nos territórios ocupados.

O representante russo Maksim Musikhin defendeu o trabalho da Agência da ONU para os Refugiados Palestinos.

“Por 75 anos, a UNRWA tem sido mais do que apenas uma agência humanitária. É um símbolo da responsabilidade coletiva da comunidade internacional para com o povo palestino, que luta por um Estado próprio no exercício do seu direito à autodeterminação e ao retorno à sua terra, em conformidade com o direito internacional”, comentou.

O representante da França, embaixador Diego Colas, pediu que a ajuda chegue à Faixa de Gaza sem impedimentos. “A ajuda humanitária deve chegar a Gaza em grande escala. As restrições a esse acesso devem ser suspensas sem demora. Todos os pontos de passagem devem ser abertos e o trabalho das organizações humanitárias deve ser facilitado, e seu pessoal protegido, em conformidade com o direito internacional”, disse.

Ontem, o Brasil defendeu que a Corte declare ilegal o bloqueio de ajuda humanitária de Israel em Gaza.

O governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirma que não permitirá a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza enquanto o Hamas não se render totalmente e enquanto não devolver todos os reféns ainda em poder do grupo. O bloqueio vigora desde o dia 2 de março.

Sobre o processo em Haia, o ministro israelense das Relações Exteriores, Gideon Sa’ar, acusou a ONU de perseguir Israel e voltou a sustentar que a agência das Nações Unidas para refugiados palestinos é “infestada de terroristas”.

“Este caso faz parte de uma perseguição sistemática e de deslegitimação de Israel. Estão abusando do sistema jurídico internacional e o politizando. O objetivo é privar Israel de seu direito mais básico de se defender. Não é Israel que deve ser julgado. É a ONU e a UNRWA”, destacou em entrevista a jornalistas, em Jerusalém.

Na semana passada, ao comentar sobre os pedidos para permitir a entrada de ajuda humanitária em Gaza, Netanyahu afirmou que “a ajuda que vai para o Hamas não é humanitária”.

Já o Hamas afirma que havia a previsão de entregar todos os reféns feitos no dia 7 de outubro caso Israel tivesse cumprido o acordo de cessar-fogo de janeiro e desocupado a Faixa de Gaza.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeito de Nova York critica ação de Trump contra a Venezuela

Prefeito de Nova York critica ação de Trump contra a Venezuela

Zohran Mamdani classifica captura de Nicolás Maduro como “ato de guerra” e cita impactos diretos para venezuelanos que vivem na cidade.
L
Incêndio na Suíça: 24 das 40 vítimas já foram identificadas

Incêndio na Suíça: 24 das 40 vítimas já foram identificadas

Explosão em bar de estação de esqui deixou 40 mortos e 119 feridos; polícia suíça avança no processo de identificação das vítimas.
L
Venezuelanos no exterior reagem a ataque dos EUA e queda de Maduro

Venezuelanos no exterior reagem a ataque dos EUA e queda de Maduro

Manifestações de repúdio e comemoração ocorreram em vários países após a captura do líder venezuelano e o anúncio de uma administração norte-americana no país.
L
China cobra libertação de Maduro: EUA violaram direito internacional

China cobra libertação de Maduro: EUA violaram direito internacional

Governo chinês exige soltura imediata do presidente venezuelano e de sua esposa, afirma que ação fere a Carta da ONU e defende solução por meio do diálogo.
L
Ataque dos EUA à Venezuela: ofensiva fortalece extrema-direita

Ataque dos EUA à Venezuela: ofensiva fortalece extrema-direita

Professora da Uerj avalia que ação de Washington integra estratégia de Donald Trump para articular redes transnacionais de extrema-direita e ampliar instabilidade regional.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Maduro é preso em Nova York: ex-líder passa primeira noite sob custódia

Maduro é preso em Nova York: ex-líder passa primeira noite sob custódia

Nicolás Maduro foi levado a um centro federal nos EUA após captura em Caracas e enfrentará acusações de narcoterrorismo e tráfico internacional de drogas
L

Rondônia celebra 44 anos de instalação: do sonho territorial à potência da Amazônia

Estado completa 44 anos em 4 de janeiro de 2026, consolidando uma trajetória marcada por desafios, integração nacional e crescimento econômico, social e produtivo
L

Fortes chuvas com trovoadas se aproximam da capital e interior

Alerta de descargas elétricas, especialmente nas regiões Norte e Sudoeste do estado.
L

O governo brasileiro age para garantir a segurança na fronteira com Roraima após a invasão dos EUA na Venezuela

“O Brasil condena estas ações e reafirma sua disposição de promover o diálogo e a cooperação”, disse Lula.
L

Confira o que está em cartaz no Cine Araújo em Porto Velho

Filmes de ação, suspense e animação movimentam a programação desta semana no Cine Araújo, com opções para toda a família, incluindo estreias aguardadas e sucessos consagrados nas telonas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Trump diz que EUA vão se envolver no petróleo da Venezuela

Trump diz que EUA vão se envolver no petróleo da Venezuela

Presidente afirma que empresas americanas atuarão fortemente no setor.
L
Sequestrado, Maduro será julgado nos Estados Unidos

Sequestrado, Maduro será julgado nos Estados Unidos

Procuradora diz que Maduro responderá à Justiça americana.
L
Sem provas, Rubio acusa Maduro de chefiar grupo narcoterrorista

Sem provas, Rubio acusa Maduro de chefiar grupo narcoterrorista

Secretário dos EUA diz que governo venezuelano não é legítimo.
L
Governo convoca reunião de emergência no Itamaraty após invasão da Venezuela

Governo convoca reunião de emergência no Itamaraty após invasão da Venezuela

Presidente Lula acompanha crise e retorna a Brasília ainda hoje.
L
Milei provoca Lula ao celebrar ataque dos EUA à Venezuela

Milei provoca Lula ao celebrar ataque dos EUA à Venezuela

Presidente argentino associa Lula a Maduro em vídeo nas redes sociais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Enteado ataca padrasto com panela de pressão na cabeça para defender mãe de agressões

Enteado ataca padrasto com panela de pressão na cabeça para defender mãe de agressões

O idoso precisou de atendimento médico na Policlínica Ana Adelaide, e depois de receber alta foi encaminhado junto do enteado para o Departamento de Flagrantes.
16
Equipe do sgt Machado fecha “Boca da Bia” e prende traficante com drogas na zona leste

Equipe do sgt Machado fecha “Boca da Bia” e prende traficante com drogas na zona leste

O flagrante aconteceu em uma boca de fumo na Rua Constelação, bairro Flamboyant, zona leste de Porto Velho.
14

Jovem presa por violência doméstica é encontrada morta em cela na Central de Flagrantes

As causas da morte estão sendo apuradas pela Polícia Civil.
18
Operação Madeira-Mamoré apreende armas de guerra e entorpecentes em Guajará-Mirim

Operação Madeira-Mamoré apreende armas de guerra e entorpecentes em Guajará-Mirim

Forças de segurança realizaram a Operação Madeira-Mamoré e localizaram granadas, fuzil e drogas em residência no bairro Jardim das Esmeraldas.
12
Homem é preso após ameaçar esposa e enfrentar PM em Porto Velho

Homem é preso após ameaçar esposa e enfrentar PM em Porto Velho

Suspeito armado com facão descumpriu medida protetiva e resistiu à prisão.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TEA em idosos: estudo estima 300 mil brasileiros no espectro

TEA em idosos: estudo estima 300 mil brasileiros no espectro

Levantamento com base no Censo 2022 aponta prevalência de autismo em pessoas acima de 60 anos e indica que diagnóstico tardio costuma trazer alívio e autocompreensão.
L
Argentina restringe imigração de aliados de Maduro: entrada é barra

Argentina restringe imigração de aliados de Maduro: entrada é barra

Governo argentino endurece regras para impedir que funcionários, militares e empresários ligados ao regime venezuelano usem o país como refúgio político.
L
Venezuela: Conselho de Segurança da ONU será convocado após ação dos EUA

Venezuela: Conselho de Segurança da ONU será convocado após ação dos EUA

Reunião solicitada pela Colômbia, com apoio de Rússia e China, discutirá impacto da ofensiva americana e alertas da ONU sobre violação do direito internacional.
L
Trump afirma que operação na Venezuela é aviso à soberania dos EUA

Trump afirma que operação na Venezuela é aviso à soberania dos EUA

Presidente dos Estados Unidos diz que ação militar serve como recado global, anuncia controle do país e afirma que exigências americanas deverão ser cumpridas integralmente.
L
Trump indica diálogo com vice e descarta oposição na Venezuela

Trump indica diálogo com vice e descarta oposição na Venezuela

Presidente dos EUA afirma que Washington vai administrar a Venezuela por tempo indefinido e rejeita liderança de Maria Corina Machado
L
Intervenção dos EUA na Venezuela: Espanha não reconhecerá ação

Intervenção dos EUA na Venezuela: Espanha não reconhecerá ação

Pedro Sánchez afirma que Madri rejeita qualquer intervenção dos EUA na Venezuela que viole o direito internacional e pede respeito à Carta da ONU.
L
Invasão dos EUA à Venezuela partiu de 20 bases e usou 150 aeronaves

Invasão dos EUA à Venezuela partiu de 20 bases e usou 150 aeronaves

General detalha operação que capturou Nicolás Maduro e esposa sem resistência.
L
Países da América Latina reagem a ataque dos EUA à Venezuela

Países da América Latina reagem a ataque dos EUA à Venezuela

Colômbia, Chile e México defendem diálogo e paz regional; Argentina e Bolívia adotam tom crítico ao governo Maduro.
L
Pedra vermelha em Stranger Things ganha mistério central

Pedra vermelha em Stranger Things ganha mistério central

Objeto visto no final de Stranger Things será explicado em nova série.
L
Atestados médicos em papel continuam válidos em 2026

Atestados médicos em papel continuam válidos em 2026

CFM esclarece resolução e rebate fake news sobre atestados.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.