QUINTA-FEIRA, 18/12/2025

Em destaque

L

Mundo

EUA defendem direito de Israel de bloquear ajuda humanitária de organizações consideradas parciais, como a UNRWA, na CIJ

Washington cita suposta parcialidade da Agência da ONU para refugiados

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

EUA defendem direito de Israel de bloquear ajuda humanitária de organizações consideradas parciais, como a UNRWA, na CIJ
REUTERS/Mohamed Abd El Ghany/Proibida reprodução

O governo dos Estados Unidos (EUA) defendeu, nesta quarta-feira (30), perante a Corte Internacional de Justiça (CIJ), principal tribunal das Nações Unidas (ONU), em Haia, na Holanda, que Israel tem o direito de bloquear ajuda humanitária de atores ou organizações que considere “parciais”, citando a Agência da ONU para Refugiados Palestinos (UNRWA).

O alto funcionário do Departamento de Estado dos EUA, Josuah Simmons, argumentou que a legislação internacional permite a uma potência ocupante, como Israel nos territórios palestinos, definir como se dará a ajuda humanitária à população civil. Segundo Simoons, Israel tem motivos para questionar a imparcialidade da UNRWA.

“Israel não tem obrigação de permitir que a UNRWA forneça especificamente assistência humanitária. A UNRWA não é a única opção para fornecer assistência humanitária em Gaza. Em alguns casos, não há exigência legal de que uma potência ocupante permita que um terceiro Estado específico ou organização internacional conduza atividades em território ocupado que comprometam seus interesses de segurança”, comentou.

A posição dos EUA difere das dos demais Estados que se pronunciaram nos três dias de audiências na CIJ sobre ação movida pela Assembleia Geral da ONU. A assembleia pediu ao tribunal um parecer jurídico sobre as obrigações de Israel para “garantir e facilitar a entrada sem obstáculos de suprimentos urgentes essenciais para a sobrevivência da população civil palestina”.

As audiências começaram mais de 50 dias após Israel impor um bloqueio total à entrada de ajuda humanitária em Gaza, seja da UNRWA ou de qualquer outra organização, e onde cerca de 2 milhões de pessoas enfrentam a fome.

Ainda segundo o funcionário estadunidense, há dúvidas sobre a imparcialidade da UNRWA e pediu para o tribunal não se manifestar sobre as obrigações de Israel como potência ocupante. “A questão que lhe é submetida aqui não exige a revisitação da análise desse direito”, disse.

A UNRWA é a principal agência de assistência aos palestinos refugiados e atende mais de seis milhões de pessoas. Desde outubro de 2024, Israel proibiu as atividades da UNRWA acusando-a de apoiar o Hamas. Porém, não forneceu provas de suas acusações à investigação independente da ONU sobre o tema.

A Agência da ONU afirma que tem três mil caminhões com ajuda humanitária prontos para entrar em Gaza sem permissão de Israel. Mais de 290 membros da equipe da UNRWA foram assassinados e 311 instalações da agência foram atacadas desde o dia 7 de outubro de 2023.

Ajuda x Segurança

O representante de Washington, principal aliado de Israel na guerra em Gaza, disse ainda que Israel tem total discricionariedade para equilibrar as exigências de ajuda humanitária à população palestina com suas necessidades de segurança.

“Na lei da ocupação, portanto, os interesses militares e humanitários convergem. Isso significa que, quando disposições específicas dessa lei exigem que uma potência ocupante forneça socorro à população civil, a potência ocupante não perde o direito de garantir sua própria segurança”, completou.

Josuah Simmons disse ainda que as decisões da Assembleia Geral não têm qualquer poder vinculante para os Estados-membros e apenas o Conselho de Segurança poderia exigir ações concretas dos países.

“O Conselho de Segurança não adotou uma resolução vinculativa determinando que Israel deva cooperar especificamente com a ONU. Na ausência de tal decisão do Conselho de Segurança, os Estados-membros individuais têm flexibilidade para determinar medidas apropriadas”, completou.

O alto funcionário estadunidense disse ainda que a comunidade internacional deveria se preocupar em promover um cessar-fogo “e em novas ideias para um futuro melhor para israelenses e palestinos”. O governo Trump tem defendido a emigração em massa de palestinos para outros países.

França e Rússia

Também se manifestaram nesta quarta-feira, em Haia, representantes da Rússia, França e Indonésia. Ao todo, quase quarenta países e quatro organizações internacionais foram programadas para falar no julgamento, que segue até sexta-feira (2). A maioria defendeu que Israel deve permitir a entrada de ajuda humanitária nos territórios ocupados.

O representante russo Maksim Musikhin defendeu o trabalho da Agência da ONU para os Refugiados Palestinos.

“Por 75 anos, a UNRWA tem sido mais do que apenas uma agência humanitária. É um símbolo da responsabilidade coletiva da comunidade internacional para com o povo palestino, que luta por um Estado próprio no exercício do seu direito à autodeterminação e ao retorno à sua terra, em conformidade com o direito internacional”, comentou.

O representante da França, embaixador Diego Colas, pediu que a ajuda chegue à Faixa de Gaza sem impedimentos. “A ajuda humanitária deve chegar a Gaza em grande escala. As restrições a esse acesso devem ser suspensas sem demora. Todos os pontos de passagem devem ser abertos e o trabalho das organizações humanitárias deve ser facilitado, e seu pessoal protegido, em conformidade com o direito internacional”, disse.

Ontem, o Brasil defendeu que a Corte declare ilegal o bloqueio de ajuda humanitária de Israel em Gaza.

O governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirma que não permitirá a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza enquanto o Hamas não se render totalmente e enquanto não devolver todos os reféns ainda em poder do grupo. O bloqueio vigora desde o dia 2 de março.

Sobre o processo em Haia, o ministro israelense das Relações Exteriores, Gideon Sa’ar, acusou a ONU de perseguir Israel e voltou a sustentar que a agência das Nações Unidas para refugiados palestinos é “infestada de terroristas”.

“Este caso faz parte de uma perseguição sistemática e de deslegitimação de Israel. Estão abusando do sistema jurídico internacional e o politizando. O objetivo é privar Israel de seu direito mais básico de se defender. Não é Israel que deve ser julgado. É a ONU e a UNRWA”, destacou em entrevista a jornalistas, em Jerusalém.

Na semana passada, ao comentar sobre os pedidos para permitir a entrada de ajuda humanitária em Gaza, Netanyahu afirmou que “a ajuda que vai para o Hamas não é humanitária”.

Já o Hamas afirma que havia a previsão de entregar todos os reféns feitos no dia 7 de outubro caso Israel tivesse cumprido o acordo de cessar-fogo de janeiro e desocupado a Faixa de Gaza.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trump atribui dificuldades econômicas ao governo anterior e anuncia bônus militar

Trump atribui dificuldades econômicas ao governo anterior e anuncia bônus militar

O presidente dos Estados Unidos prometeu um bônus de Natal a 1,45 milhão de militares e defendeu a política de tarifas para impulsionar a economia americana.
L
Venezuela solicita reunião do Conselho de Segurança da ONU

Venezuela solicita reunião do Conselho de Segurança da ONU

O governo de Nicolás Maduro acusa os Estados Unidos de agressão contínua após nova ordem de bloqueio a petroleiros sancionados.
L
Trump ataca imigração e exalta conquistas econômicas

Trump ataca imigração e exalta conquistas econômicas

O presidente Donald Trump afirmou nesta quarta-feira que sua gestão realizou as maiores mudanças positivas na história dos Estados Unidos ao priorizar deportações.
L
Rússia alerta para riscos após bloqueio naval dos Estados Unidos na Venezuela

Rússia alerta para riscos após bloqueio naval dos Estados Unidos na Venezuela

O governo russo criticou a decisão de Washington de interditar navios petroleiros, afirmando que a medida pode gerar instabilidade com efeitos imprevisíveis para o Ocidente.
L
Parlamento Europeu vota a favor de iniciativa para facilitar acesso ao aborto

Parlamento Europeu vota a favor de iniciativa para facilitar acesso ao aborto

O plano permite que cidadãs de países com leis restritivas realizem o procedimento em outros Estados membros da União Europeia com custos cobertos por um fundo comum.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Senado aprova política nacional de incentivo à formação de professores

Senado aprova política nacional de incentivo à formação de professores

O projeto de lei que institui bolsas para estudantes de licenciatura e apoio financeiro para docentes em áreas carentes segue para sanção presidencial.
L
Laudo da PF confirma que Bolsonaro tentou violar tornozeleira com solda

Laudo da PF confirma que Bolsonaro tentou violar tornozeleira com solda

Peritos federais identificaram danos grosseiros no equipamento eletrônico após o ex-presidente confessar a tentativa de rompimento durante sua prisão domiciliar.
L
Especialista diz que é cedo para alarme com vírus K no Brasil

Especialista diz que é cedo para alarme com vírus K no Brasil

A variante do influenza detectada no Pará é considerada um caso importado e não indica a existência de um surto ou transmissão local no país.
L
Senado aprova redução de pena para condenados pelo 8 de janeiro

Senado aprova redução de pena para condenados pelo 8 de janeiro

O projeto de lei que altera o cálculo das punições para atos antidemocráticos segue para sanção presidencial após receber 48 votos favoráveis nesta quarta-feira.
L
STF garante benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

STF garante benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

O Supremo Tribunal Federal validou nesta terça-feira o direito de mulheres afastadas do trabalho por violência doméstica receberem auxílio financeiro por até seis meses.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia aprova R$ 2 milhões para fortalecer segurança e proteção ambiental em Rondônia

Assembleia aprova R$ 2 milhões para fortalecer segurança e proteção ambiental em Rondônia

Os recursos aprovados asseguram apoio logístico, técnico e operacional às ações de segurança e defesa ambiental.
L
Deputados aprovam abono a servidores da educação de Rondônia

Deputados aprovam abono a servidores da educação de Rondônia

Abono a servidores da educação de Rondônia autoriza pagamento excepcional de R$ 5 mil a profissionais da rede estadual
L
Emenda de Cláudia de Jesus garante R$ 426 mil para caminhão da agricultura familiar em Ji-Paraná

Emenda de Cláudia de Jesus garante R$ 426 mil para caminhão da agricultura familiar em Ji-Paraná

O investimento busca enfrentar um dos principais desafios dos agricultores familiares, que é a dificuldade no transporte da produção.
L
Processos licitatórios avançam em Rondônia em 2025

Processos licitatórios avançam em Rondônia em 2025

Processos licitatórios fortalecem eficiência e transparência no estado.
L
Ministro das Relações Exteriores afirma que acordo Mercosul e UE está no limite

Ministro das Relações Exteriores afirma que acordo Mercosul e UE está no limite

Mauro Vieira reiterou que a cúpula em Foz do Iguaçu é a última oportunidade para a assinatura do tratado, caso contrário o Brasil focará em novos parceiros.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia prende foragido da Justiça com veículo roubado em Porto Velho

PRF em Rondônia prende foragido da Justiça com veículo roubado em Porto Velho

PRF captura foragido durante patrulhamento na BR-364, com motocicleta roubada e sob efeito de drogas
10
Governo de RO entrega reforma e ampliação do centro de inteligência da Polícia Militar

Governo de RO entrega reforma e ampliação do centro de inteligência da Polícia Militar

A ampliação do centro busca dar mais eficiência às ações preventivas e repressivas da Polícia Militar em todo o estado.
L
Colisão entre moto e carro deixa motociclista ferido na zona leste

Colisão entre moto e carro deixa motociclista ferido na zona leste

O acidente ocorreu no cruzamento da avenida Rio de Janeiro com a rua da Igreja, resultando no encaminhamento da vítima ao Hospital João Paulo II.
12
Idoso é encontrado morto com sinais de violência em Itapuã do Oeste

Idoso é encontrado morto com sinais de violência em Itapuã do Oeste

Em menos de 24 horas, três idosos foram assassinados com sinais de violência extrema no município, gerando um clima de insegurança e medo na população.
18
MPRO e forças de segurança deflagram Operação Audácia VII em três estados

MPRO e forças de segurança deflagram Operação Audácia VII em três estados

Ação integrada cumpre mandados em Rondônia, Santa Catarina e Paraná contra organização criminosa.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jaru terá novo Terminal Rodoviário Interestadual

Jaru terá novo Terminal Rodoviário Interestadual

Terminal rodoviário receberá investimento de R$ 8,5 milhões.
L
Cantata Natalina reúne centenas em Tarilândia

Cantata Natalina reúne centenas em Tarilândia

Cantata Natalina marca celebração comunitária no distrito de Jaru.
L
Escola Móvel de Imagem Pessoal forma profissionais do setor da beleza em Itapuã do Oeste

Escola Móvel de Imagem Pessoal forma profissionais do setor da beleza em Itapuã do Oeste

Escola Móvel capacita 70 alunos em cursos voltados ao mercado da beleza e fomenta o empreendedorismo em Itapuã do Oeste
L
Projeto Quelônios do Guaporé prevê soltura de 2 milhões em RO

Projeto Quelônios do Guaporé prevê soltura de 2 milhões em RO

Projeto Quelônios do Guaporé mobiliza comunidades e reforça educação ambiental.
L
Novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar é entregue pelo governo de RO em Machadinho d’Oeste

Novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar é entregue pelo governo de RO em Machadinho d’Oeste

O novo quartel possui 1.232,66 metros quadrados de área construída, em um terreno de 1.800 metros quadrados.
L
Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis em Nova Mutum

Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis em Nova Mutum

Termo permite que o município assuma os imóveis e dê início à titulação das famílias que vivem no distrito
L
Violência de gênero pauta encerramento de campanha do MPRO

Violência de gênero pauta encerramento de campanha do MPRO

Violência de gênero e direito antidiscriminatório encerram os 21 Dias de Ativismo.
L
Segurança prisional é reforçada com revistas em Rondônia

Segurança prisional é reforçada com revistas em Rondônia

Segurança prisional orienta ações e fiscalização do monitoramento eletrônico.
L
Agricultura familiar avança em Porto Velho em 2025

Agricultura familiar avança em Porto Velho em 2025

Agricultura familiar impulsiona produção, renda e infraestrutura rural.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.