TERÇA-FEIRA, 14/10/2025

L

Mundo

Organizações pressionam Corte Constitucional do Equador pela descriminalização do aborto

Manifestantes pedem apreciação de ação apresentada em 2024

Por Mariana Tokarnia* – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Organizações pressionam Corte Constitucional do Equador pela descriminalização do aborto
Trenza Gestora Comunicacional

Movimento sociais e organizações que defendem os direitos das mulheres pressionam a Corte Constitucional do Equador para que o aborto deixe de ser considerado crime no país. As organizações pedem a apreciação de uma ação apresentada em 2024 pela descriminalização do aborto.

Atualmente, o aborto é permitido no Equador apenas quando a gravidez representa risco para a saúde da mulher, quando não há outra alternativa e nos casos de estupro. A pauta, no entanto, enfrenta resistência sobretudo religiosa e conservadora, uma vez que a maior parte da população do país é católica.

Em 19 de março do ano passado, organizações da sociedade civil apresentaram à Corte Constitucional uma ação de inconstitucionalidade referente ao Artigo 149 do Código Orgânico Integral Penal. O artigo vigente estabelece pena de um a três anos de prisão para pessoas que realizarem aborto em mulheres, mesmo de forma consentida. Para as mulheres que se submeterem ao aborto, a pena é de seis meses a dois anos de reclusão.

Segundo a mesma legislação, o aborto já é permitido em casos em que a gravidez represente risco para a vida ou a saúde da mulher e se esse risco não puder ser evitado de outra forma. O aborto em casos de estupro passou a ser permitido pela Corte em 2021 e, em 2022, foi regulamentado pela Assembleia Nacional do Equador. Até então, era permitido apenas o aborto em casos de estupro de mulheres com deficiência mental.

“Este é um crime que está previsto na nossa legislação desde 1872. Evidentemente, com uma constituição que não garantia a igualdade às mulheres, não tínhamos os mesmos direitos dos homens, estávamos em uma situação de subordinação jurídica e um dos resíduos que foram mantidos é este: a criminalização do aborto de mulheres que decidem abortar e de profissionais que ajudam as mulheres”, diz a advogada, mestre em direitos humanos e coordenadora da Aliança pelos Direitos Humanos do Equador, Vivian Idrovo. A Aliança reúne 14 organizações da sociedade civil equatoriana.

Um ano após ser apresentada à Corte Constitucional, a ação ainda não foi analisada. Para entidades que defendem a pauta, a descriminalização é urgente para garantir os direitos das mulheres. “É um crime arcaico, um crime que nasce com uma Constituição autoritária”, diz Vivian Idrovo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 25 milhões de abortos inseguros ocorrem a cada ano em todo o mundo. A OMS estima que, a cada ano, entre 4,7% e 13,2% das mortes maternas ocorrem em consequência de abortos inseguros.

Há ainda uma diferença entre a situação socioeconômica dos países. Nas regiões desenvolvidas, estima-se que para cada 100 mil abortos inseguros ocorram 30 mortes, enquanto nas regiões em desenvolvimento, esta proporção sobe para 220 mortes por 100 mil abortos inseguros.

Dados oficiais compilados pelas organizações equatorianas mostram que, no país, nos últimos dez anos, 493 pessoas foram criminalizadas pela prática de aborto, das quais 21% eram meninas e adolescentes na faixa etária entre 12 e 17 anos. A maioria, 48%, tinha idade entre 18 e 29 anos e 14% estavam na faixa entre 30 e 64 anos.

Manifestações

Diante de tal situação, no dia 19 de março, as organizações sociais tomaram as ruas de cidades como a capital, Quito; Lago Agrio; Imbabura; Esmeraldas; El Oro; Cuenca; Guayaquil; Loja e São Cristóvão, no Arquipélago de Galápagos, pedindo que o aborto seja descriminalizado no país.

As 168 cartas reunidas nessas manifestações foram encaminhadas à Corte Constitucional, e eram tanto de pessoas que passaram por abortos quanto daquelas que acompanharam quem esteve nessa situação. Os relatos são de mulheres de diferentes idades e etnias. O número representa as 168 mulheres que abortam ilegalmente no país todos os dias, de acordo com estimativa da OMS.

“Cento e sessenta e oito mulheres, seus relatos, sua urgência, seus problemas, suas dores e os riscos que estão correndo, que existem a cada dia”, diz Vivian Idrovo. “Queremos dizer à Corte que é urgente, que tem que acelerar essa causa, esse trâmite. Que não passem cinco anos, que não passem 10 anos sem apreciá-la, porque é urgente. Os direitos das mulheres são direitos humanos e, se não são garantidos, geram graves consequências.”

Segundo a advogada, os relatos das cartas têm em comum o medo de fazer o procedimento de forma clandestina. As pessoas que compartilharam as histórias dizem que não se arrependeram e que não teriam condições de agir de outra forma.

Uma das cartas traz a história de uma jovem que acabava de terminar a universidade quando conheceu um rapaz. Ele mentiu para ela sobre ter feito vasectomia e não quis tomar os cuidados necessários para prevenir uma gravidez. Quando descobriu que estava grávida, a jovem se desesperou e decidiu abortar porque não tinha condições de criar uma criança.

“Depois do aborto, um mar de emoções me cercou, mas, no fundo do meu coração, eu tinha certeza de que tinha feito a coisa certa. Mesmo assim, viver numa sociedade que te julga, que te aponta, que te chama de assassina sem saber nada sobre você, tornou tudo ainda mais difícil. Vi comentários, ouvi opiniões e senti que cada palavra de ódio era dirigida a mim. Que eles estavam apontando o dedo para mim. E o pior foi o medo. Medo de falar. Medo de que alguém descobrisse. Medo de, a qualquer momento, ser acusada de um crime por ter tomado uma decisão sobre meu próprio corpo. E esse medo ainda não desapareceu”, relata a jovem, que não é identificada.

Ela faz um pedido: “Estimada Corte, falo por mim e por todas as mulheres que passaram por isso. Pedimos que o aborto seja descriminalizado. Não queremos que outras experimentem o que nós vivemos: o medo, a culpa imposta, o perigo de morrer fazendo-o em segredo. Criminalizar o aborto não impede que ele aconteça. Apenas faz com que isso aconteça em condições mais cruéis, mais injustas e mais desumanas”.

Situação no Brasil

A discussão sobre a descriminalização do aborto no Brasil tem semelhanças com o que está ocorrendo no Equador. Também no Brasil, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, que pede a descriminalização do aborto até 12 semanas de gestação, está em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

“O cenário brasileiro está um pouco conturbado. Hoje o Supremo está muito pressionado”, diz a professora associada de Direito Penal e Criminologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro [UFRJ] Luciana Boiteux, uma das signatárias da ADPF. “Sempre que o Supremo está muito em voga e pressionado por outras pautas, fica difícil pautar direitos sexuais e reprodutivos das mulheres porque é um tema por si só polêmico. Acho difícil fazer qualquer previsão sobre esse tema”, acrescenta.

No Brasil, o Código Penal proíbe o aborto, exceto em casos de estupro, de risco à vida da mãe e em casos de anencefalia, ou seja, malformação que impede o desenvolvimento do cérebro. A pena é de um a três anos para mulheres que decidem abortar e de um a quatro anos para os profissionais que realizam o procedimento.

A questão é foco de disputa no Brasil. Alas conservadoras do Congresso Nacional chegaram a votar no Parlamento uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com as possibilidades de aborto autorizadas no Brasil. A PEC tramita na Câmara dos Deputados.

“A questão no mundo todo é uma questão de saúde pública, mas especificamente no Brasil, que a gente vê um número muito alto de mortes maternas que são mortes evitáveis, ou seja, de mulheres que não têm condições de ter filho e que não tiveram acesso a um aborto legal e seguro e acabam por isso morrendo, por uma conduta que não deveria nem ser crime”, defende Luciana.

Para ela, olhar para experiências de outros países e debater abertamente o assunto é importante. “Hoje esse tema é discutido abertamente. E, com isso, consegue-se também sensibilizar as pessoas.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Reconstrução de Gaza tem promessa de financiamento internacional

Reconstrução de Gaza tem promessa de financiamento internacional

Custo da reconstrução de Gaza é estimado em US$ 70 bilhões; PNUD afirma que Estados Unidos, Canadá e nações árabes e europeias sinalizaram disposição em contribuir.
L
Entidades israelense e palestina no Brasil comentam acordo de cessar-fogo

Entidades israelense e palestina no Brasil comentam acordo de cessar-fogo

Fisesp celebra libertação de reféns, enquanto Fepal destaca que cessar-fogo deve ser garantido por força de paz internacional para evitar a continuidade da ocupação.
L
Israel liberta quase 2 mil palestinos após acordo de cessar-fogo com Hamas

Israel liberta quase 2 mil palestinos após acordo de cessar-fogo com Hamas

Ações de libertação incluem 250 condenados por crimes graves e ocorrem após a soltura dos últimos 20 reféns levados de Israel em outubro de 2023.
L
Fortes chuvas no México deixam 64 mortos e 65 desaparecidos

Fortes chuvas no México deixam 64 mortos e 65 desaparecidos

O governo mexicano atualizou o balanço de vítimas das inundações e deslizamentos de terra que atingiram cinco estados do centro do país na semana passada.
L
Egito, Catar e Turquia assinam com Trump documento sobre cessar-fogo em Gaza

Egito, Catar e Turquia assinam com Trump documento sobre cessar-fogo em Gaza

O acordo entre Hamas e Israel, mediado pelos países, foi formalizado durante cúpula internacional realizada no Egito.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Brasil registra 34 casos de sarampo e Ministério da Saúde emite alerta de vigilância

Brasil registra 34 casos de sarampo e Ministério da Saúde emite alerta de vigilância

Estados de Tocantins, Maranhão e Mato Grosso estão em surto da doença, que retornou ao país devido à queda na cobertura vacinal, que está abaixo da meta de 95%.
L

Eyder Brazil faz balanço do primeiro ano de mandato com foco em educação, assistência social e segurança pública

O deputado estadual Eyder Brazil destacou o retorno à Assembleia Legislativa após dois anos como suplente, ressaltando avanços significativos nas áreas de educação, agricultura familiar, esporte, segurança pública e atendimento social à população rondoniense.
L

Agenda News: Jaqueline Cassol fala sobre fé, raízes e força feminina

aqueline revela como suas raízes no campo moldaram sua trajetória política e pessoal, inspirando outras mulheres a escreverem suas próprias histórias de superação.
L
Influenciadora realizará primeiro reality show de Porto Velho em novembro

Influenciadora realizará primeiro reality show de Porto Velho em novembro

Influenciadora Ester Muniz confirma que reality estreia em 6 de novembro, terá três dias de provas e R$ 10 mil em prêmios.
L

Comunidade News: Exporturismo em Rondônia ganha destaque com especialistas

A entrevista também trará informações sobre a importância da parceria entre Fecomércio e Sesc na organização e estrutura do evento, bem como oportunidades para o público participar.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

POLÍTICA

Trama golpista: réus do Núcleo 4 pedem absolvição ao STF

Trama golpista: réus do Núcleo 4 pedem absolvição ao STF

Julgamento foi suspenso e será retomado na próxima terça-feira (21).
L
Gislaine Lebrinha destina R$ 2,17 milhões para ponte em São Domingos

Gislaine Lebrinha destina R$ 2,17 milhões para ponte em São Domingos

Recursos já estão disponíveis para construção da Ponte do Hélio
L
Gislaine Lebrinha destina R$ 1,98 milhão para infraestrutura em Alvorada d’Oeste

Gislaine Lebrinha destina R$ 1,98 milhão para infraestrutura em Alvorada d’Oeste

Recursos serão usados em bloqueteamento e aduelas, beneficiando tráfego e população.
L
Gislaine Lebrinha viabiliza R$ 286 mil para aquisição de camioneta em Alvorada d'Oeste

Gislaine Lebrinha viabiliza R$ 286 mil para aquisição de camioneta em Alvorada d’Oeste

Recurso já está disponível e será usado para atender serviços da Prefeitura
L
Alex Redano solicita manutenção urgente da ponte sobre o Rio Preto, na RO-140, em Rio Crespo

Alex Redano solicita manutenção urgente da ponte sobre o Rio Preto, na RO-140, em Rio Crespo

Parlamentar alerta que desgaste da estrutura representa risco a motoristas, pedestres e produtores rurais que utilizam a via diariamente.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente de 17 anos é apreendido após roubo a mulher no Jardim Santana

Adolescente de 17 anos é apreendido após roubo a mulher no Jardim Santana

Membro do CV conhecido como “Pince” foi capturado por policiais do 5º Batalhão em Porto Velho; um simulacro de pistola foi encontrado com o suspeito.
12
DHPP de Rondônia prende casal em Manaus acusado de dois homicídios e esquartejamento

DHPP de Rondônia prende casal em Manaus acusado de dois homicídios e esquartejamento

Ação conjunta com a Polícia Civil do Amazonas capturou Z. R. de A. e E. da S. P., foragidos de Porto Velho e investigados por crimes brutais motivados por desavenças.
10
Polícia Civil de Alvorada do Oeste prende investigado por crimes sexuais e coação

Polícia Civil de Alvorada do Oeste prende investigado por crimes sexuais e coação

Mandado de prisão preventiva foi cumprido nesta segunda-feira contra D. do P. G., que é acusado de delitos graves, incluindo estupro de vulnerável e assédio sexual.
16
Polícia Civil de Vilhena prende foragido acusado de homicídio na Operação Venator

Polícia Civil de Vilhena prende foragido acusado de homicídio na Operação Venator

Ação conjunta da DERCCV resultou na captura de F.B.P., um dos autores do crime ocorrido em julho após uma discussão fútil que levou à morte da vítima.
14
Polícia Civil de São Miguel do Guaporé prende em flagrante autor de homicídio

Polícia Civil de São Miguel do Guaporé prende em flagrante autor de homicídio

Ação rápida da Delegacia de Polícia resultou na prisão de E.S.S. e na apreensão da arma do crime, motivado por dívidas relacionadas ao tráfico de drogas.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Amanda Areval é eleita delegada para Conferência de Desenvolvimento Rural em Rondônia

Amanda Areval é eleita delegada para Conferência de Desenvolvimento Rural em Rondônia

Vereadora de Vilhena e sua equipe terão propostas levadas à etapa estadual, em dezembro, para debater políticas públicas de agricultura familiar e agroecologia.
L
STJ anula condenação e determina soltura de acusado do "Crime da 113 Sul" em Brasília

STJ anula condenação e determina soltura de acusado do “Crime da 113 Sul” em Brasília

Francisco Mairlon Aguiar estava preso há cerca de 15 anos, condenado pelo triplo assassinato de José Guilherme Villela, sua esposa e a empregada; decisão aponta irregularidades processuais.
L
Presidência da COP30 mapeia iniciativas e descobre que 300 projetos climáticos foram descontinuados

Presidência da COP30 mapeia iniciativas e descobre que 300 projetos climáticos foram descontinuados

A Agenda de Ação brasileira cobrou um balanço de 722 projetos lançados desde a COP21, em Paris, e mudou a estratégia para conectar as ações da sociedade civil diretamente às metas do Acordo de Paris.
L
Estudo aponta que financiamento climático no Brasil é desigual

Estudo aponta que financiamento climático no Brasil é desigual

Oxfam diz que desigualdade nos créditos aprofunda exclusões.
L
Polícia Civil de Rondônia prende faccionados por agressão em Guajará-Mirim

Polícia Civil de Rondônia prende faccionados por agressão em Guajará-Mirim

Integrantes de grupo criminoso foram identificados e detidos após agredir gravemente um homem que teria sido submetido a uma “disciplina interna” da facção.
10
Operação prende seis por adulteração de bebidas em São Paulo

Operação prende seis por adulteração de bebidas em São Paulo

Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.