QUINTA-FEIRA, 20/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Israel bombardeia e destrói hospital especializado em câncer na Faixa de Gaza; Turquia condena ataque e acusa política de expulsão forçada

Defesa do país alega que o Hamas usava local como centro de comando

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Israel bombardeia e destrói hospital especializado em câncer na Faixa de Gaza; Turquia condena ataque e acusa política de expulsão forçada
Reuters/Mahmoud Issa/Proibida reprodução

As Forças de Defesa de Israel (FDI) explodiram, nesta sexta-feira (21), o único hospital especializado no combate ao câncer na Faixa de Gaza. O Hospital da Amizade Turco-Palestina foi construído pela Turquia e era operado por autoridades locais no centro da cidade de Gaza.

Em nota, a FDI disse que o Hamas usava o local.

“Os terroristas do Hamas exploraram um local no norte de Gaza — que anteriormente servia como hospital ‘turco’ — como um centro de comando e controle, de onde dirigiram e executaram ataques terroristas”, diz o comunicado.

A Turquia condenou a destruição do hospital, afirmando que essa é uma estratégia de Israel para expulsar os palestinos do território.

“O ataque deliberado a um hospital que presta serviços de saúde a civis em Gaza constitui parte da política de Israel que visa tornar Gaza inabitável e deslocar à força o povo palestino. Apelamos à comunidade internacional para que tome medidas concretas e dissuasivas contra os ataques ilegais e o terrorismo de Estado sistemático de Israel”, informou o Ministério das Relações Exteriores da Turquia, em nota.

Segundo o direito internacional, os serviços de saúde devem ser preservados durante conflitos armados. Diversos hospitais e unidades de saúde foram destruídos ou seriamente danificados em Gaza desde o dia 7 de outubro de 2023.

Israel continua com bombardeios massivos contra Gaza, incluindo operações terrestres no sul do enclave palestino. A relativa trégua iniciada no dia 19 de janeiro foi rompida por Israel na última terça-feira (18). Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, quase 600 pessoas morreram desde o reinício dos bombardeios em massa nessa semana.

O governo do primeiro-ministro Benjamin-Netanyahu alega que retomou a guerra porque o Hamas não tem aceitado negociar a troca dos 59 reféns que permanecem sob controle do grupo.

O Hamas nega que tenha abandonado às negociações e argumenta que Israel tenta enganar a opinião pública para “retomar seu genocídio contra civis desarmados”

“O Hamas também confirma que ainda está envolvido em negociações e está acompanhando os irmãos mediadores de forma responsável e séria”, disse o grupo nesta sexta-feira.

Destruição total

Nessa semana, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, ameaçou os moradores civis da Faixa de Gaza com a “destruição total” da região caso a população não remova o Hamas e não entregue os reféns israelenses.

“Aceite a oferta do presidente dos Estados Unidos (EUA), liberte os reféns e elimine o Hamas, e outras opções se abrirão para você, incluindo ir para outros lugares do mundo, para quem quiser. A alternativa é destruição total”, diz o comunicado do ministro israelense.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem defendido a remoção dos moradores do enclave para outros países, com posterior anexação do território. A solução é rejeitada pelos estados árabes e pelas lideranças palestinas.

Entenda

Especialistas no conflito do Oriente Médio consultados pela Agência Brasil avaliam que a volta da guerra por Israel busca consolidar o plano para anexar o território da Faixa de Gaza, além de servir para blindar o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, acusado de corrupção e sob risco de dissolução do seu gabinete com a perda de apoio dos setores mais radicais do parlamento.

“A retirada unilateral de Israel do cessar-fogo é totalmente esperada e resultado de suas próprias ambições. A retomada da matança de moradores de Gaza sob o pretexto de combater o terrorismo/Hamas é parte de uma estratégia de ocupação ilegal e anexação de terras em Gaza”, avaliou a professora de pós-graduação em Relações Internacionais da PUC de Minas Gerais Rashmi Singh.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

ONU aprova Força Internacional Gaza para estabilização

ONU aprova Força Internacional Gaza para estabilização

O Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução dos EUA para criar a Força Internacional Gaza e um “Conselho de Paz”, visando a reconstrução e segurança do enclave.
L
Presidente do Equador viaja aos EUA após derrota em referendo

Presidente do Equador viaja aos EUA após derrota em referendo

O presidente equatoriano Daniel Noboa viaja hoje para os Estados Unidos após a derrota no referendo que buscava, entre outros temas, o retorno das bases militares estrangeiras ao país.
L
Equador rejeita instalação de bases militares estrangeiras em referendo

Equador rejeita instalação de bases militares estrangeiras em referendo

Em consulta popular, eleitores equatorianos negaram as quatro propostas do presidente Daniel Noboa, incluindo a autorização para bases militares dos EUA e a convocação de uma Assembleia Constituinte.
L
Eleições presidenciais no Chile terão segundo turno entre Jeannette Jara e Kast

Eleições presidenciais no Chile terão segundo turno entre Jeannette Jara e Kast

A candidata de esquerda, Jeannette Jara, e o líder da direita radical, José Antonio Kast, avançaram para o segundo turno das eleições chilenas após a votação de domingo, marcada por participação recorde.
L
Trump admite iniciar conversas com Maduro em meio a pressão militar dos EUA

Trump admite iniciar conversas com Maduro em meio a pressão militar dos EUA

Presidente americano sinaliza possível caminho para acalmar tensões na região, enquanto Caracas enfrenta a intensificação de ataques contra o tráfico de drogas no Caribe.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Dia da Consciência Negra, história, significado e legado de luta

O Dia da Consciência Negra reforça a importância da memória, celebra a resistência do povo negro e destaca a urgência de enfrentar o racismo estrutural que ainda afeta milhões de brasileiros.
L

Dr. Marcelo Almeida apresenta técnica de abdominoplastia sem cortes ao redor do umbigo

Técnica exclusiva da Clínica Marcelo Almeida utiliza tecnologia avançada, menos trauma cirúrgico e preservação estética do umbigo para entregar um abdômen mais firme, definido e natural.
L

Nota de pesar: Maria Netinha do Nascimento

Familiares e amigos se despedem de Maria Netinha do Nascimento, a querida vozinha de Candeias do Jamari, lembrada pelo carinho, bom humor, vida ativa no Centro do Idoso e amor incondicional dedicado a todos.
L

Novo paredão: DjHesses, Silvinha Anteres e Vitor Mota disputam permanência

O novo paredão do Rondônia Reality Show coloca DjHesses, Silvinha Anteres e Vitor Mota na disputa pela permanência, com votação aberta até sexta-feira às 20h.
L
Governo de Rondônia bate recorde com 5 milhões de refeições servidas pelo programa Prato Fácil

Governo de Rondônia bate recorde com 5 milhões de refeições servidas pelo programa Prato Fácil

Marca histórica do Prato Fácil reforça impacto social do programa de segurança alimentar
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Pensão para filhos de vítimas de feminicídio deve começar a ser paga em dezembro

Pensão para filhos de vítimas de feminicídio deve começar a ser paga em dezembro

Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, informou que o benefício de um salário mínimo é uma “reparação mínima do Estado” para órfãos e dependentes menores de 18 anos.
L
Mendes suspende julgamento de governador do Acre no STJ por 15 dias

Mendes suspende julgamento de governador do Acre no STJ por 15 dias

Gladson Cameli, afastado do cargo por suspeita de corrupção, teve a ação suspensa por decisão do ministro do STF para garantir o acesso da defesa a relatórios do Coaf.
L
Atletas policiais de Rondônia recebem homenagem em sessão solene na Assembleia Legislativa

Atletas policiais de Rondônia recebem homenagem em sessão solene na Assembleia Legislativa

Voto de louvor proposto pela deputada Dra. Taíssa reconhece 27 atletas que representaram o estado em competição internacional
L
Emenda parlamentar garante tendas e nova estrutura para a Feira de Nova Brasilândia

Emenda parlamentar garante tendas e nova estrutura para a Feira de Nova Brasilândia

Investimento de R$ 332 mil, destinado pela deputada Drª Taíssa, fortalece a agricultura familiar no município
L
Deputada Dra. Taíssa defende direitos de produtores rurais tratados como invasores

Deputada Dra. Taíssa defende direitos de produtores rurais tratados como invasores

Parlamentar reforça que famílias com títulos definitivos não podem ser removidas de áreas onde vivem há décadas
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

A equipe da Força Tática flagrou Alexsander com invólucros de maconha escondidos na caixa de entrega durante patrulhamento na cidade.
16
Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

A ação da Força Tática do 7° BPM prendeu Joice Souza Santos e André Luiz em uma boca de fumo no Setor 11, onde foram apreendidas porções de maconha.
16
 Polícia estoura boca de fumo em distribuidora e prende traficante durante ação do sgt Machado

 Polícia estoura boca de fumo em distribuidora e prende traficante durante ação do sgt Machado

A operação do setor 14 prendeu um traficante em uma distribuidora usada como boca de fumo e apreendeu drogas no bairro Socialista.
14
Motociclista morre após acidente na Imigrantes em Porto Velho

Motociclista morre após acidente na Imigrantes em Porto Velho

O acidente na Imigrantes deixou Marcos Bruno Ribeiro morto após colisão contra uma árvore no canteiro central.
18
Polícia prende traficante e captura foragido em operação comandada pelo sgt Machado

Polícia prende traficante e captura foragido em operação comandada pelo sgt Machado

A prisão de traficante no Beco da Getúlio, no centro, ocorreu após denúncias anônimas e levou também à detenção de um foragido.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O negro bem-sucedido tem preconceito de mulheres negras?

O negro bem-sucedido tem preconceito de mulheres negras?

A preferência de homens negros financeiramente ascensos por mulheres brancas revela tensões entre identidade racial, percepção social e padrões de beleza internalizados.
L
Governo lança plataforma digital para crédito verde a pequenos negócios na COP30

Governo lança plataforma digital para crédito verde a pequenos negócios na COP30

O Empreender Clima oferece crédito com juros reduzidos, capacitação e pré-enquadramento no Fundo Clima para micro e pequenos empreendedores.
L
G20 discute beneficiamento de minerais críticos em seus países de origem

G20 discute beneficiamento de minerais críticos em seus países de origem

O bloco das maiores economias deve aprovar texto sobre minerais críticos que privilegia o processamento nas nações extratoras, um avanço para o Sul Global na Cúpula de Líderes do G20 que ocorre neste fim de semana na África do Sul.
L
Convenções da ONU buscam ações convergentes na COP30 para clima, biodiversidade e desertificação

Convenções da ONU buscam ações convergentes na COP30 para clima, biodiversidade e desertificação

Tratados criados na Eco92 no Rio de Janeiro iniciam em Belém um trabalho de integração para superar a fragmentação de planos e métricas, visando maior efetividade no combate às mudanças climáticas.
L
Rascunho da carta final da COP30 propõe limitar aquecimento global a 1,5°C

Rascunho da carta final da COP30 propõe limitar aquecimento global a 1,5°C

Documento elaborado em Belém sugere ações concretas, como a eliminação progressiva de combustíveis fósseis, ampliação do financiamento climático e garantia da justiça ambiental.
L
Número de trabalhadores sindicalizados para de cair e atinge 9,1 milhões em 2024

Número de trabalhadores sindicalizados para de cair e atinge 9,1 milhões em 2024

Contingente de filiados ganha 812 mil pessoas, revertendo uma tendência de queda de mais de dez anos, e representa 8,9% do total de trabalhadores ocupados no Brasil.
L
Apenas 25% dos trabalhadores por conta própria no Brasil possuem CNPJ

Apenas 25% dos trabalhadores por conta própria no Brasil possuem CNPJ

Levantamento do IBGE aponta que somente 6,6 milhões de pessoas formalizaram a atividade em 2024, apesar do aumento de adesão em 12 anos.
L
Proporção de trabalhadores em home office recua pelo 2º ano seguido e atinge 7,9% em 2024

Proporção de trabalhadores em home office recua pelo 2º ano seguido e atinge 7,9% em 2024

Pesquisa do IBGE mostra que mais de 6,5 milhões de pessoas exerciam a atividade profissional em casa, uma queda em relação aos 8,4% registrados em 2022.
L
Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado pela Assembleia Legislativa

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado pela Assembleia Legislativa

Projeto garante que o Duelo na Fronteira, um dos maiores símbolos culturais da região, passe a integrar oficialmente o calendário de eventos de Rondônia
L
Vereador Márcio Pacele fiscaliza obras de drenagem no bairro Igarapé e reforça compromisso com infraestrutura

Vereador Márcio Pacele fiscaliza obras de drenagem no bairro Igarapé e reforça compromisso com infraestrutura

Fiscalização das obras de drenagem no Igarapé avança
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.