QUINTA-FEIRA, 20/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Suspensão da entrega de alimentos por Israel piora condições em Gaza

Hamas descreve a medida como "punição coletiva"

Por NIDAL AL-MUGHRABI - REPÓRTER DA REUTERS - 20

Publicado em 

Suspensão da entrega de alimentos por Israel piora condições em Gaza
REUTERS/SALEH SALEM/PROIBIDA REPRODUÇÃO

A suspensão da entrada de mercadorias em Gaza por parte de Israel começou a afetar o enclave palestino, com o fechamento de algumas padarias e o alerta das autoridades sobre os riscos crescentes ao meio ambiente, incluindo possíveis descargas de esgoto bruto no mar.

A suspensão, destinada a pressionar o grupo militante Hamas nas negociações de cessar-fogo, aplica-se às importações de alimentos, medicamentos e combustível. O Hamas descreve a medida como “punição coletiva” e insiste que não será forçado a fazer concessões nas discussões.

A agência da ONU para refugiados palestinos, a UNRWA, disse que a decisão de suspender a ajuda humanitária ameaça a vida dos civis, exaustos por 17 meses de guerra “brutal”, acrescentando que a maioria dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza depende de ajuda.

Nasser Al-Ajrami, chefe do sindicato dos padeiros de Gaza, afirmou à Reuters que seis das 22 padarias que ainda podem funcionar no enclave já fecharam depois de ficar sem gás de cozinha.

“As padarias restantes podem fechar em uma semana ou mais se ficarem sem diesel ou farinha, a menos que a passagem seja reaberta para permitir o fluxo de mercadorias”, disse ele. “As 22 padarias não eram suficientes para atender às necessidades da população. Com seis delas fechando agora, vai aumentar a demanda por pão e piorar a situação”, acrescentou.

Na semana passada, Israel bloqueou a entrada de mercadorias no território, em um impasse cada vez maior sobre uma trégua que interrompeu os combates nas últimas sete semanas.

A medida levou a um aumento nos preços dos alimentos essenciais e do combustível, forçando muitas pessoas a racionar suas refeições.

Desalojada de sua casa destruída e vivendo em uma barraca em Khan Younis, Ghada al-Rakab, de 40 anos, disse que está lutando para garantir as necessidades básicas. A mãe de seis filhos cozinha alguns produtos para a família e os vizinhos, às vezes alugando um forno improvisado de barro por um preço simbólico.

“Que tipo de vida estamos vivendo? Sem eletricidade, sem água, sem vida, nem sequer vivemos uma vida adequada. O que mais resta na vida? Que Deus nos leve e nos dê descanso”, disse Ghada al-Rakab.

Na mais recente medida punitiva de Israel, o ministro da Energia, Eli Cohen, disse neste domingo que havia instruído a Israel Electric Corporation a não vender eletricidade para Gaza, o que descreveu como meio de pressão sobre o Hamas para libertar os reféns.

A medida teria pouco impacto imediato, pois Israel já cortou o fornecimento de energia a Gaza no início da guerra. No entanto, ela afetaria uma estação de tratamento de águas residuais atualmente abastecida com energia, de acordo com a empresa de eletricidade israelense.

A Autoridade Palestina de Água disse que a decisão suspendeu as operações em uma usina de dessalinização de água que produzia 18 mil metros cúbicos de água por dia para a população. nas áreas central e sul da Faixa de Gaza.

Mohammad Thabet, porta-voz da usina de distribuição de energia de Gaza, disse à Reuters que a decisão privará as pessoas nessas áreas de água limpa e saudável, deixando-as sujeitas a “riscos ambientais e de saúde”.

“A decisão é catastrófica, os municípios agora serão obrigados a deixar a água de esgoto fluir para o mar, o que pode resultar em riscos ambientais e de saúde que vão além dos limites de Gaza”, declarou Thabet.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

ONU aprova Força Internacional Gaza para estabilização

ONU aprova Força Internacional Gaza para estabilização

O Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução dos EUA para criar a Força Internacional Gaza e um “Conselho de Paz”, visando a reconstrução e segurança do enclave.
L
Presidente do Equador viaja aos EUA após derrota em referendo

Presidente do Equador viaja aos EUA após derrota em referendo

O presidente equatoriano Daniel Noboa viaja hoje para os Estados Unidos após a derrota no referendo que buscava, entre outros temas, o retorno das bases militares estrangeiras ao país.
L
Equador rejeita instalação de bases militares estrangeiras em referendo

Equador rejeita instalação de bases militares estrangeiras em referendo

Em consulta popular, eleitores equatorianos negaram as quatro propostas do presidente Daniel Noboa, incluindo a autorização para bases militares dos EUA e a convocação de uma Assembleia Constituinte.
L
Eleições presidenciais no Chile terão segundo turno entre Jeannette Jara e Kast

Eleições presidenciais no Chile terão segundo turno entre Jeannette Jara e Kast

A candidata de esquerda, Jeannette Jara, e o líder da direita radical, José Antonio Kast, avançaram para o segundo turno das eleições chilenas após a votação de domingo, marcada por participação recorde.
L
Trump admite iniciar conversas com Maduro em meio a pressão militar dos EUA

Trump admite iniciar conversas com Maduro em meio a pressão militar dos EUA

Presidente americano sinaliza possível caminho para acalmar tensões na região, enquanto Caracas enfrenta a intensificação de ataques contra o tráfico de drogas no Caribe.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Dr. Marcelo Almeida apresenta técnica de abdominoplastia sem cortes ao redor do umbigo

Técnica exclusiva da Clínica Marcelo Almeida utiliza tecnologia avançada, menos trauma cirúrgico e preservação estética do umbigo para entregar um abdômen mais firme, definido e natural.
L

Nota de pesar: Maria Netinha do Nascimento

Familiares e amigos se despedem de Maria Netinha do Nascimento, a querida vozinha de Candeias do Jamari, lembrada pelo carinho, bom humor, vida ativa no Centro do Idoso e amor incondicional dedicado a todos.
L

Novo paredão: DjHesses, Silvinha Anteres e Vitor Mota disputam permanência

O novo paredão do Rondônia Reality Show coloca DjHesses, Silvinha Anteres e Vitor Mota na disputa pela permanência, com votação aberta até sexta-feira às 20h.
L
Governo de Rondônia bate recorde com 5 milhões de refeições servidas pelo programa Prato Fácil

Governo de Rondônia bate recorde com 5 milhões de refeições servidas pelo programa Prato Fácil

Marca histórica do Prato Fácil reforça impacto social do programa de segurança alimentar
L

São esperadas chuvas intensas em todo o estado de Rondônia

No entanto, entre os dias 20 e 21/11, as precipitações oscilarão em diferentes áreas do estado, e são esperados dois padrões: nível 1 com tempestades severas isoladas e/ou pouco organizadas.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Pensão para filhos de vítimas de feminicídio deve começar a ser paga em dezembro

Pensão para filhos de vítimas de feminicídio deve começar a ser paga em dezembro

Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, informou que o benefício de um salário mínimo é uma “reparação mínima do Estado” para órfãos e dependentes menores de 18 anos.
L
Mendes suspende julgamento de governador do Acre no STJ por 15 dias

Mendes suspende julgamento de governador do Acre no STJ por 15 dias

Gladson Cameli, afastado do cargo por suspeita de corrupção, teve a ação suspensa por decisão do ministro do STF para garantir o acesso da defesa a relatórios do Coaf.
L
Atletas policiais de Rondônia recebem homenagem em sessão solene na Assembleia Legislativa

Atletas policiais de Rondônia recebem homenagem em sessão solene na Assembleia Legislativa

Voto de louvor proposto pela deputada Dra. Taíssa reconhece 27 atletas que representaram o estado em competição internacional
L
Emenda parlamentar garante tendas e nova estrutura para a Feira de Nova Brasilândia

Emenda parlamentar garante tendas e nova estrutura para a Feira de Nova Brasilândia

Investimento de R$ 332 mil, destinado pela deputada Drª Taíssa, fortalece a agricultura familiar no município
L
Deputada Dra. Taíssa defende direitos de produtores rurais tratados como invasores

Deputada Dra. Taíssa defende direitos de produtores rurais tratados como invasores

Parlamentar reforça que famílias com títulos definitivos não podem ser removidas de áreas onde vivem há décadas
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

A ação da Força Tática do 7° BPM prendeu Joice Souza Santos e André Luiz em uma boca de fumo no Setor 11, onde foram apreendidas porções de maconha.
16
 Polícia estoura boca de fumo em distribuidora e prende traficante durante ação do sgt Machado

 Polícia estoura boca de fumo em distribuidora e prende traficante durante ação do sgt Machado

A operação do setor 14 prendeu um traficante em uma distribuidora usada como boca de fumo e apreendeu drogas no bairro Socialista.
14
Motociclista morre após acidente na Imigrantes em Porto Velho

Motociclista morre após acidente na Imigrantes em Porto Velho

O acidente na Imigrantes deixou Marcos Bruno Ribeiro morto após colisão contra uma árvore no canteiro central.
18
Polícia prende traficante e captura foragido em operação comandada pelo sgt Machado

Polícia prende traficante e captura foragido em operação comandada pelo sgt Machado

A prisão de traficante no Beco da Getúlio, no centro, ocorreu após denúncias anônimas e levou também à detenção de um foragido.
16
Polícia estoura boca de fumo na Aristides Haefener e prende homem de 25 anos na zona Leste

Polícia estoura boca de fumo na Aristides Haefener e prende homem de 25 anos na zona Leste

Ação integrada no Tancredo Neves apreende drogas, TVs furtadas e detém adolescente de 15 anos.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

G20 discute beneficiamento de minerais críticos em seus países de origem

G20 discute beneficiamento de minerais críticos em seus países de origem

O bloco das maiores economias deve aprovar texto sobre minerais críticos que privilegia o processamento nas nações extratoras, um avanço para o Sul Global na Cúpula de Líderes do G20 que ocorre neste fim de semana na África do Sul.
L
Convenções da ONU buscam ações convergentes na COP30 para clima, biodiversidade e desertificação

Convenções da ONU buscam ações convergentes na COP30 para clima, biodiversidade e desertificação

Tratados criados na Eco92 no Rio de Janeiro iniciam em Belém um trabalho de integração para superar a fragmentação de planos e métricas, visando maior efetividade no combate às mudanças climáticas.
L
Rascunho da carta final da COP30 propõe limitar aquecimento global a 1,5°C

Rascunho da carta final da COP30 propõe limitar aquecimento global a 1,5°C

Documento elaborado em Belém sugere ações concretas, como a eliminação progressiva de combustíveis fósseis, ampliação do financiamento climático e garantia da justiça ambiental.
L
Número de trabalhadores sindicalizados para de cair e atinge 9,1 milhões em 2024

Número de trabalhadores sindicalizados para de cair e atinge 9,1 milhões em 2024

Contingente de filiados ganha 812 mil pessoas, revertendo uma tendência de queda de mais de dez anos, e representa 8,9% do total de trabalhadores ocupados no Brasil.
L
Apenas 25% dos trabalhadores por conta própria no Brasil possuem CNPJ

Apenas 25% dos trabalhadores por conta própria no Brasil possuem CNPJ

Levantamento do IBGE aponta que somente 6,6 milhões de pessoas formalizaram a atividade em 2024, apesar do aumento de adesão em 12 anos.
L
Proporção de trabalhadores em home office recua pelo 2º ano seguido e atinge 7,9% em 2024

Proporção de trabalhadores em home office recua pelo 2º ano seguido e atinge 7,9% em 2024

Pesquisa do IBGE mostra que mais de 6,5 milhões de pessoas exerciam a atividade profissional em casa, uma queda em relação aos 8,4% registrados em 2022.
L
Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado pela Assembleia Legislativa

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado pela Assembleia Legislativa

Projeto garante que o Duelo na Fronteira, um dos maiores símbolos culturais da região, passe a integrar oficialmente o calendário de eventos de Rondônia
L
Vereador Márcio Pacele fiscaliza obras de drenagem no bairro Igarapé e reforça compromisso com infraestrutura

Vereador Márcio Pacele fiscaliza obras de drenagem no bairro Igarapé e reforça compromisso com infraestrutura

Fiscalização das obras de drenagem no Igarapé avança
L
Deputado Edevaldo Neves destina R$ 200 mil para construção de banheiros públicos em Nova Brasilândia d’Oeste

Deputado Edevaldo Neves destina R$ 200 mil para construção de banheiros públicos em Nova Brasilândia d’Oeste

Parlamentar anuncia recurso para ampliar a infraestrutura esportiva do município
L
Unidades de Saúde realizam Dia D de vacinação contra a gripe nesta quinta-feira (20)

Unidades de Saúde realizam Dia D de vacinação contra a gripe nesta quinta-feira (20)

Ação de vacinação contra a gripe reforça a importância da imunização
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.