DOMINGO, 20/04/2025

10

Mundo

Vulcão no leste da Indonésia entra em erupção e mata 10 pessoas

Atividade foi elevada para nível de alerta mais alto.

Por Ananda Teresia / Reuters / Agência Brasil - 30

Publicado em 

Vulcão no leste da Indonésia entra em erupção e mata 10 pessoas - News Rondônia
Foto: Antara Indonesian News Agency

Pelo menos dez pessoas morreram depois que o vulcão Lewotobi Laki-laki, no leste da Indonésia, entrou em erupção perto da meia-noite desse domingo (3), expelindo lava e forçando a retirada de pessoas de vários vilarejos próximos, informaram autoridades nesta segunda-feira (4).Vulcão no leste da Indonésia entra em erupção e mata 10 pessoas - News RondôniaVulcão no leste da Indonésia entra em erupção e mata 10 pessoas - News Rondônia

Localizado na Ilha de Flores, o Lewotobi Laki-laki  entrou em erupção às 23h57 (horário local, 12h57 em Brasília), expelindo uma coluna vermelho-fogo de lava, cinzas vulcânicas e rochas em chamas, disse Hadi Wijaya, porta-voz do Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos.

“Após a erupção, houve falta de energia e, em seguida, choveu e houve grandes relâmpagos que causaram pânico entre os moradores”, disse ele à Reuters, acrescentando que o status do vulcão foi elevado para o nível de alerta mais alto.

A agência informou que um raio de sete quilômetros de distância da cratera deve ser desobstruído.

A lava incandescente e as rochas atingiram os assentamentos mais próximos, a cerca de quatro quilômetros da cratera, queimando e danificando as casas dos moradores, afirmou Hadi.

Até agora, há pelo menos 10 pessoas mortas, disse o funcionário local Heronimus Lamawuran, acrescentando que a erupção havia afetado sete vilarejos. “Começamos a retirar os moradores para outros vilarejos localizados a cerca de 20 km da cratera”.

Imagens compartilhadas pelas autoridades locais mostraram que o céu noturno sobre o vulcão ficou vermelho devido à erupção, enquanto vídeos mostravam algumas casas de madeira em chamas e moradores com máscaras sendo evacuados. Outras gravações mostraram que cinzas vulcânicas espessas cobriram estradas e edifícios em um dos vilarejos.

A agência de desastres da Indonésia alertou sobre possíveis inundações e fluxos de lava fria nos próximos dias, disse seu porta-voz, Abdul Muhari.

O governo local declarou estado de emergência nos próximos 58 dias, disse Abdul, o que significa que o governo central poderá ajudar a fornecer ajuda aos 10 mil moradores afetados. As autoridades ainda estão coletando dados sobre o número de pessoas retiradas de suas casas. O aeroporto mais próximo, localizado na cidade de Maumere, foi temporariamente fechado.

A Indonésia está localizada no “Anel de Fogo do Pacífico”, área de alta atividade sísmica sobre várias placas tectônicas.

O episódio ocorre após uma série de erupções. Em maio, um vulcão na ilha de Halmahera, o Monte Ibu, causou a retirada de pessoas de sete vilarejos.

O vulcão Ruang, em Sulawesi do Norte, também entrou em erupção em maio e levou as autoridades a retirar mais de 12 mil pessoas.

Inundações e o fluxo de lava fria do Monte Marapi, na província de Sumatra Ocidental, em maio, mataram mais de 60 pessoas.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mais de 70 pessoas morrem em ataque norte-americano no Iêmen

Ataque dos EUA no Iêmen deixa mais de 70 mortos

Washington lançou uma campanha aérea contra os Houthis em 15 de março a fim de acabar com as ameaças aos navios no Mar Vermelho.
L
França reconhece impacto negativo de dívida imposta ao Haiti em 1825 e cria comissão para reavaliar passado comum

França reconhece impacto negativo de dívida imposta ao Haiti em 1825 e cria comissão para reavaliar passado comum

Macron cria comissão sobre o tema, mas não indica reparação financeira
L
Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela após registros de 74 casos e 34 óbitos

Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela após registros de 74 casos e 34 óbitos

Há 74 casos confirmados e 34 mortos, diz ministro da Saúde
L
Telescópio James Webb identifica possíveis bioassinaturas na atmosfera do exoplaneta K2‑18 b

Telescópio James Webb identifica possíveis bioassinaturas na atmosfera do exoplaneta K2‑18 b

Eles detectaram impressões digitais químicas de gases
L
Califórnia processa Trump por tarifas comerciais impostas sem aval do Congresso

Califórnia processa Trump por tarifas comerciais impostas sem aval do Congresso

Procurador disse que Congresso não autorizou tarifas
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mudança de sexo: CFM cria resolução que autoriza cirurgia e hormônios cruzados só na maioridade

A nova resolução impõe uma série de cuidados especiais e proibições.
L

Luana Rocha entrega mais de R$ 80 mil em equipamentos para entidade do 3º setor ao participar de comemorações aos povos indígenas, em Guajará-Mirim

Para a secretária e primeira-dama, escutar as demandas dos povos indígenas e atende-las é uma das maneiras de mostrar respeito para com os primeiros habitantes do Brasil, em especial de Rondônia.
L

“Pura covardia”: garimpeiros denunciam destruição de balsas por PF e Ibama na Sexta-Feira Santa

Em meio à cheia do rio Madeira, ação do governo federal é classificada como desumana por afetar famílias ribeirinhas que lutam para sobreviver.
10

Povos indígenas de Rondônia: existência remete a mais de 10 mil anos

“Nossa ancestralidade carrega o gene local; a nossa cultura é indígena, e não colonizadora e opressora.”
L

No Dia dos Povos Originários, Neidinha Suruí convida para uma imersão nas culturas indígenas de Rondônia

1º Festival de Culturas Indígenas ocorre no Porto Velho Shopping com palestras, arte, música e roda de conversa até domingo (20)
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Desembargador é afastado pelo CNJ após declarações públicas a favor de Bolsonaro

Conselheiros reduziram período de afastamento de 90 para 60 dias
L
Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

O investimento de R$ 5,7 milhões foi viabilizado por emenda de bancada apresentada pelo parlamentar em 2022.
L

Coronel Chrisóstomo lamenta mortes em acidente na BR-364, em Candeias do Jamari

Em respeito às vítimas e aos familiares, o parlamentar optou por não entrar em detalhes sobre o caso.
L

Valores éticos e de cidadania são impulsionados pelo governador Marcos Rocha aos jovens do Programa Policial Militar Mirim

O lançamento da turma deste ano aconteceu na noite de quinta-feira (17), em Ji-Paraná.
L

Ieda Chaves vota favoravelmente às conclusões da CPI das Reservas Ambientais em Rondônia

Parlamentar elogiou a atuação da Comissão e defendeu a manutenção dos produtores em suas terras.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista de Argo foge após causar acidente com capotamento no Centro

Os quatro ocupantes do Mobi saíram ilesos e não precisaram de atendimento médico.
12

Pedestre embriagado é atropelado em rotatória na zona leste

O rapaz ferido ficou caído na calçada de um posto de combustíveis.
10

Homem morre em acidente na BR-364 a caminho de noivado

Ele viajava de Porto Velho rumo a Vilhena, onde oficializaria o noivado e passaria a Páscoa com a família.
18

Vigilante sofre queda e gato morre em atropelamento na zona leste

Após a queda, a vítima permaneceu no chão, chorando e com fortes dores pelo corpo.
12

Motociclista colide com lixeira de concreto na zona sul

Uma equipe do Samu foi acionada
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hural Dynamics lança pulverizador elétrico autônomo com tecnologia 100% brasileira

Equipamento promete alta precisão, economia e respeito ao meio ambiente para o agronegócio brasileiro
L

INTERNACIONAL: Escritoras da AJEB Rondônia participam de encontro com o Professor Dr. Leonardo Tonus em Paris

A iniciativa, promovida por meio de um convite especial da presidente Izabel Cristina da Silva, contou também com a doação de obras das talentosas escritoras brasileiras convidadas para o evento.
L
Governo de Rondônia entrega Prêmio Equipe Rosa a Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno

Governo de Rondônia entrega Prêmio Equipe Rosa a Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno

Durante a cerimônia, o titular da Sesau, Jefferson Rocha, parabenizou as equipes premiadas e todos os profissionais de saúde envolvidos.
L
Centro de Atendimento ao Turista é ampliado pelo Governo de Rondônia em Porto Velho

Centro de Atendimento ao Turista é ampliado pelo Governo de Rondônia em Porto Velho

Com foco na valorização da hospitalidade, divulgação dos atrativos da cidade e fomento ao turismo local e regional, a ampliação dos CATs tem contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural de Porto Velho e de todo o estado.
L

Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reafirma compromisso com comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Visita teve como objetivo garantir que os serviços emergenciais estejam chegando de forma eficiente às famílias
L

Dia dos Povos Indígenas: respeito às vozes originárias do Brasil

Mais do que uma data, uma luta contínua por reconhecimento, direitos e dignidade
L

Prefeitura de Porto Velho desenvolve ações para proteger a cultura e o território dos povos originários

PDPM indica a criação de um espaço cultural, apoio à produção sustentável e o fortalecimento das identidades, histórias e modos de vida dos povos originários
L

Uma vida de cultura no Espírito Santo – 40 anos de memória

Uma obra em dois volumes, que será lançada no Teatro Sônia Cabral no dia 06 de maio (terça-feira), às 19:00 horas, no Centro de Vitória.
L
Entenda as diferenças entre trabalhador informal, MEI, autônomo e CLT

Saiba o que diferencia CLT, autônomo, MEI e trabalhador informal

Ana Cristina Campos – Repórter da Agência BrasilInformalidade expõe trabalhadores a mais riscos
L

Recebimento da Licença Ambiental: EEQ CONSULTORIA ENGENHARIA QUÍMICA

Dispensa de Licenciamento Ambiental Nº 016.00510.007/2025-SUL
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.