TERÇA-FEIRA, 23/12/2025
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

Vence prazo de 30 dias para Venezuela publicar dados eleitorais

Prazo terminou na última sexta-feira

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Vence prazo de 30 dias para Venezuela publicar dados eleitorais
Reuters/Leonardo Fernandez Viloria/Proibida reprodução

O prazo de 30 dias previsto na Lei Orgânica dos Processos Eleitorais da Venezuela para publicação no Diário Oficial dos resultados da eleição venceu, mas os dados da votação por mesa eleitoral não foram ainda divulgados publicamente.

Na decisão do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) que validou a vitória do presidente Nicolás Maduro, foi determinada a publicação dos dados no prazo estimulado pela legislação. De acordo com o artigo 155 da lei dos processos eleitorais, deve-se publicar as informações em 30 dias após a proclamação do vencedor, o que ocorreu no dia 29 de julho.

Na semana passada, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela informou que acataria a decisão do TSJ. “No lapso da lei, [o CNE] cumprirá com o ordenado pela Sala Eleitoral do TSJ”, afirmou o Poder Eleitoral, em nota.

Na página oficial da Imprensa Nacional da Venezuela, onde se publica o Diário Oficial do país, a última atualização é do dia 21 de agosto. Portanto, são 12 dias sem que se atualize as publicações oficiais dos poderes públicos venezuelanos.

Na última sexta-feira (30), data que marcou o fim do prazo de 30 dias da proclamação do resultado, a Venezuela amanheceu sem eletricidade em quase todos os estados. O governo denunciou que o apagão foi causado por ações de sabotagem contra o sistema elétrico que buscaram inutilizar a Hidrelétrica de Guri, no estado Bolívar.

“É um ataque cheio de vingança e ódio contra a Venezuela, que vem das correntes fascistas que fingiam ser oposição política. Dizemos que estamos preservados e protegidos o Guri”, informou Maduro em uma rede social. A Hidrelétrica de Guri é a principal fonte de energia elétrica da Venezuela.

Edmundo

Ainda na semana passada, o candidato opositor Edmundo González foi notificado pela terceira vez pelo Ministério Público da Venezuela para que preste depoimento sobre a investigação que apura supostos crimes de “usurpação de funções, forjamento de documento público; instigação à desobediência das leis, delitos informáticos, associação para delinquir e conspiração”.

Segundo a notificação, caso não compareça à sede do órgão em Caracas, o Ministério Público pedirá a prisão do opositor por risco de fuga e perigo de obstrução da Justiça.

Em nota, a coalização Plataforma Unitária – que apoia Edmundo – afirma que o político é alvo de uma perseguição e que não cometeu nenhuma ilegalidade. O MP investiga os responsáveis pela página na internet onde foram publicadas as supostas atas eleitorais da oposição que dão a vitória à Edmundo González.

A investigação cita que a página na internet busca usurpar as competências do CNE, única instituição com poder para publicar os resultados das eleições na Venezuela. O chefe do MP, Tarek William Saab, afirma que os “supostos documentos” são falsificados, “causando a difusão desta informação falsa para agitar a população”.

Repressão

As denúncias de prisões arbitrárias continuam no país. Organizações de direitos humanos e a oposição acusam o governo Maduro de perseguir e prender lideranças, ativistas e jornalistas. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) condenou as detenções.

“Nos casos documentados, a privação de liberdade foi acompanhada por uma série de violações das garantias judiciais, como o confinamento solitário, a imposição de defensores públicos, a falta de comparência em tribunal em tempo útil ou de apresentação perante os tribunais em casos de terrorismo. As pessoas detidas seriam acusadas de crimes como terrorismo ou associação criminosa”, diz a comissão ligada à Organização dos Estados Americanos (OEA).

As autoridades venezuelanas argumentam que estão lutando contra grupos criminosos que promoveram ataques à militantes chavistas e prédios públicos na tentativa de alimentar um golpe de Estado contra o resultado da eleição do dia 28 de julho.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

China classifica interceptação de navios pelos Estados Unidos como violação grave

China classifica interceptação de navios pelos Estados Unidos como violação grave

Governo chinês afirma que ação americana contra petroleiro vindo da Venezuela desrespeita o direito internacional e defende soberania comercial entre os países.
L
Ataque armado mata dez pessoas em cidade da África do Sul

Ataque armado mata dez pessoas em cidade da África do Sul

Atentado em Bekkersdal deixa dez feridos e expõe crise de segurança pública com mortes diárias no país atingido por violência de gangues.
L
Copa das Nações Africanas passará a ser disputada a cada quatro anos

Copa das Nações Africanas passará a ser disputada a cada quatro anos

Confederação Africana de Futebol altera periodicidade do torneio para garantir sustentabilidade financeira e sincronia com o calendário da Fifa.
L
EUA perseguem terceiro petroleiro próximo à Venezuela

EUA perseguem terceiro petroleiro próximo à Venezuela

Guarda Costeira americana realiza nova operação em águas internacionais como parte da estratégia de bloqueio imposta pelo governo Trump.
L
Ataques em Gaza deixam 405 mortos mesmo após cessar-fogo

Ataques em Gaza deixam 405 mortos mesmo após cessar-fogo

Hospitais registram novas vítimas e feridos em meio ao controle militar israelense e desabamentos provocados por tempestades na região.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Semana de Natal no Parque da Cidade tem programação especial em Porto Velho

Semana de Natal no Parque da Cidade tem programação especial em Porto Velho

Parque da Cidade reúne shows, atrações culturais e sorteio de uma Honda Biz no dia 25
L
Moraes determina retomada de processo contra Alexandre Ramagem

Moraes determina retomada de processo contra Alexandre Ramagem

Após cassação de mandato, ex-deputado volta a responder por crimes relacionados aos atos de 8 de janeiro e audiência de instrução é marcada para 2026.
L
Lula sanciona lei que reorganiza carreira da polícia judicial

Lula sanciona lei que reorganiza carreira da polícia judicial

Nova legislação transfere servidores para a área de apoio especializado, redefine cargos e estabelece regras para o porte de arma no Judiciário.
L
Câmara determina cancelamento de passaportes de Eduardo e Ramagem

Câmara determina cancelamento de passaportes de Eduardo e Ramagem

A medida ocorre após a cassação dos mandatos parlamentares e resulta na perda de benefícios como verba de gabinete e uso de imóveis funcionais.
L

Solidariedade que supera a chuva: Evento “Semeando Alegria” supera metas em Porto Velho

Mesmo sob forte chuva, a Associação Conecta Bem realizou o evento filantrópico “Semeando Alegria” e superou a meta de atendimento, levando solidariedade, diversão e espírito natalino ao Bairro Caldinho, em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Trabalho e renda reduzem pobreza no Brasil, aponta governo

Trabalho e renda reduzem pobreza no Brasil, aponta governo

Pobreza no Brasil recua com políticas sociais e mercado aquecido.
L
Governo autoriza nomeação de 249 novos servidores para PF e MCTI

Governo autoriza nomeação de 249 novos servidores para PF e MCTI

Portarias publicadas nesta segunda-feira garantem reforço administrativo na Polícia Federal e ampliação do quadro de pesquisadores em institutos científicos.
L
PGR defende progressão de regime para o hacker Walter Delgatti

PGR defende progressão de regime para o hacker Walter Delgatti

Parecer enviado ao STF aponta que condenado cumpriu requisitos de tempo e bom comportamento para migrar do regime fechado para o semiaberto.
L
Governo de Rondônia decreta ponto facultativo nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro

Governo de Rondônia decreta ponto facultativo nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro

Medida visa proporcionar descanso aos servidores públicos estaduais após as celebrações de Natal e Ano Novo; serviços essenciais serão mantidos no estado.
L
Cristiane Lopes participa de certificação do projeto PCD+ Mães Atípicas

Cristiane Lopes participa de certificação do projeto PCD+ Mães Atípicas

Iniciativa promove inclusão, capacitação e autonomia em Porto Velho.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente é apreendido com munições e roupas furtadas

Adolescente é apreendido com munições e roupas furtadas

Ocorrência de apreensão foi registrada em condomínio de Porto Velho.
14
Mulher é sequestrada em estacionamento do Atacadão em Porto Velho

Mulher é sequestrada em estacionamento do Atacadão em Porto Velho

Sequestro ocorreu em Porto Velho durante suposto encontro no Atacadão.
14
PRF em Rondônia e PMRO apreendem mais de trezentos quilos de entorpecentes

PRF em Rondônia e PMRO apreendem mais de trezentos quilos de entorpecentes

Uma mulher foi presa em flagrante.
10
Polícia Civil apreende armas de investigado por violência doméstica em Cacoal

Polícia Civil apreende armas de investigado por violência doméstica em Cacoal

Ação da Deam com apoio da 1ª Delegacia e Núcleo de Inteligência garante segurança de vítima após denúncias de agressões e ameaças com armas em Cacoal.
12
Rondônia integra balanço nacional de 447 kg de ouro ilegal apreendidos em 2025

Rondônia integra balanço nacional de 447 kg de ouro ilegal apreendidos em 2025

Roraima concentra quase metade das interceptações nacionais; forças de segurança atribuem alta ao fim da presunção de boa-fé e fiscalização em rotas de fronteira.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Propaganda da Havaianas com Fernanda Torres gera críticas de políticos

Propaganda da Havaianas com Fernanda Torres gera críticas de políticos

Eduardo Bolsonaro e Nikolas Ferreira apontam viés ideológico em comercial e convocam boicote que resultou em queda de valor da Alpargatas na Bolsa.
L
Mais de 141 mil trabalhadores ainda não sacaram abono salarial

Mais de 141 mil trabalhadores ainda não sacaram abono salarial

Valores disponíveis somam 145,7 milhões e podem ser retirados até a próxima segunda-feira, 29 de dezembro, data final do calendário de pagamentos.
L
Cantata Natalina encerra agenda cultural da Prefeitura de Jaru

Cantata Natalina encerra agenda cultural da Prefeitura de Jaru

Evento da Cantata Natalina reuniu famílias e marcou o fim das ações culturais em 2025.
L
Pesquisa da UNIR analisa saúde indígena no Brasil e Bolívia

Pesquisa da UNIR analisa saúde indígena no Brasil e Bolívia

Estudo sobre saúde indígena avalia comunicação de risco em crises sanitárias.
L
Prefeitura de Porto Velho lança Programa de Atividade Delegada Municipal

Prefeitura de Porto Velho lança Programa de Atividade Delegada Municipal

Atividade Delegada Municipal amplia integração das forças de segurança e reforça a fiscalização urbana em Porto Velho
L
Dunlop detalha práticas para reduzir riscos em situações de emergência

Dunlop detalha práticas para reduzir riscos em situações de emergência

Empresa explica por que pneus novos devem ser instalados no eixo traseiro
L
Lançamento de foguete em Alcântara é adiado para as 22h nesta segunda

Lançamento de foguete em Alcântara é adiado para as 22h nesta segunda

Condições meteorológicas e risco de chuva durante o abastecimento forçaram nova mudança no horário da primeira operação comercial espacial em solo brasileiro.
L
Agenda News: Prata D’Merces elegância e brilho em cada detalhe

Agenda News: Prata D’Merces elegância e brilho em cada detalhe

Joias em prata 925 com design exclusivo, atendimento acolhedor e a oportunidade de transformar estilo em negócio.
L
Fhemeron convoca doadores para reforçar estoques de sangue em Rondônia

Fhemeron convoca doadores para reforçar estoques de sangue em Rondônia

Fundação alerta para o nível crítico dos tipos O positivo e O negativo, essenciais para atendimentos de emergência e cirurgias em todo o estado.
L
Conab prorroga prazo do Sociobio Mais até janeiro

Conab prorroga prazo do Sociobio Mais até janeiro

Sociobio Mais terá envio de documentos estendido até 16 de janeiro.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.