TERÇA-FEIRA, 16/12/2025

Em destaque

L

Mundo

ONG acusa Hamas de cometer crimes contra a humanidade em 7 de outubro

Relatório diz que ataque em outubro visou matar civis

Por Lusa - 20

Publicado em 

ONG acusa Hamas de cometer crimes contra a humanidade em 7 de outubro
REUTERS/TYRONE SIU

A Human Rights Watch (HRW) informou que o movimento islamita Hamas cometeu “vários crimes de guerra e crimes contra a humanidade” nos ataques em Israel no dia 7 de outubro de 2023, nos quais morreram quase 1.200 pessoas e 251 foram sequestradas.

“A investigação da HRW concluiu que o ataque liderado pelo Hamas em outubro foi preparado para matar civis e sequestrar tantas pessoas quanto possível”, indicou a diretora de crises e conflito da organização não-governamental (ONG), Ida Sawyer, no último relatório.

No documento, a HRW afirmou que os comandos do Hamas cometeram vários crimes de lesa humanidade: ter por alvo civis, homicídio deliberado de pessoas detidas, tratamento cruel e desumano, violência sexual e de gênero, tomada de reféns, mutilação e saque de cadáveres, uso de escudos humanos e pilhagens.

O princípio básico do direito humanitário é que todas as partes em conflito devem distinguir em qualquer momento entre combatentes e civis, “que nunca devem ser alvo de um ataque”, observou.

A HRW destacou que 815 das 1.195 pessoas assassinadas naquele dia eram civis. E dos 251 sequestrados, dos quais 116 continuam em Gaza, 42 já mortos, a maioria é civil.

Testemunhos

Esses atos não foram “uma ocorrência tardia, um plano falho ou ato isolado”, afirmou a ONG, que estudou testemunhos de vítimas, familiares, equipes de socorro e peritos médicos, além de mais de 280 fotografias e vídeos do assalto.

“As autoridades do Hamas responderam às perguntas da HRW, assegurando ter ordenado às suas forças para que não atacassem civis e não se desviassem dos direitos humanos e do direito humanitário”, disse a HRW, que garantiu “ter encontrado provas do contrário”.

Em um dos vídeos do ataque são vistos milicianos procurando ativamente civis e matando-os, ficando provadas a intencionalidade dos ataques e a tomada de reféns, “planejada e altamente coordenada”.

A HRW disse precisar uma maior investigação para provar outros crimes, como a perseguição de grupos identificáveis por motivos raciais, étnicos ou religiosos ou violações e outros atos de violência sexual.

A ONG destacou que Israel cometeu crimes contra a humanidade ao realizar um castigo coletivo contra a população da Faixa de Gaza, depois dos ataques, definido pelo corte dos serviços essenciais e a limitação da entrada de ajuda humanitária no enclave, onde -desde 7 de outubro até agora – morreram mais de 38.700 palestinos dentro da ofensiva militar.

Este castigo “agrava o impacto dos mais de 17 anos do cerco ilegal de Gaza por parte de Israel”, país que acusou de cometer “crimes de `apartheid` e perseguição contra os palestinos”.

Direito humanitário

A HRW pediu que todas as partes respeitem o direito humanitário. E que as milícias palestinas de Gaza libertem “imediata e incondicionalmente os civis que mantêm como reféns”.

“Devem [ser tomadas] medidas disciplinares contra os membros responsáveis por crimes de guerra e entregar para serem processadas pessoas que enfrentem uma ordem de detenção do Tribunal Penal Internacional (TPI)”, disse a ONG.

No dia 20 de maio, a procuradoria-geral do Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu mandados de captura para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ministro da Defesa, Yoav Gallant, e os líderes do Hamas, Yahya Sinwar, Ismail Haniyeh e Mohamed Deif.

Deif foi alvo de um ataque israelense no sábado (13), em Mawasi, no sul da Faixa de Gaza, sem que tenha sido confirmada a sua morte.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Austrália endurecerá leis sobre armas após massacre em Sydney

Austrália endurecerá leis sobre armas após massacre em Sydney

Após um tiroteio em celebração judaica na praia de Bondi, que deixou 16 mortos, a Austrália prometeu endurecer suas leis de armas, que já estão entre as mais rígidas do mundo, e criar um registro nacional de armas de fogo.
L
União Europeia prolonga sanções à Venezuela por mais um ano

União Europeia prolonga sanções à Venezuela por mais um ano

O Conselho da União Europeia decidiu estender as medidas restritivas contra a Venezuela até janeiro de 2027, citando “ações persistentes contra a democracia” e contínuas violações de direitos humanos no país.
L
Ucrânia desiste de meta de adesão à OTAN em troca de garantias de paz

Ucrânia desiste de meta de adesão à OTAN em troca de garantias de paz

Em um compromisso antes das negociações de paz em Berlim, o presidente Volodymyr Zelensky anunciou que a Ucrânia renuncia à ambição de ingressar na OTAN, aceitando garantias de segurança ocidentais como alternativa.
L
Governo brasileiro repudia atentado em praia da Austrália

Governo brasileiro repudia atentado em praia da Austrália

Ataque terrorista ocorrido em uma celebração judaica na Austrália resultou em 16 mortes e 29 feridos, levando o Governo brasileiro a expressar solidariedade e condenar o antissemitismo.
L
José Antonio Kast eleito presidente do Chile com guinada à direita

José Antonio Kast eleito presidente do Chile com guinada à direita

Explorando o medo dos eleitores sobre o aumento da criminalidade e migração, José Antonio Kast venceu o segundo turno com 58,30% dos votos, marcando a mais acentuada guinada à direita do Chile desde 1990.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Vídeo: Prefeito de Colorado do Oeste é derrubado durante evento oficial

Registro feito em solenidade do Governo de Rondônia gerou repercussão nas redes sociais, mas episódio foi tratado como brincadeira e não deixou feridos
L

Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro

Intervenções de pavimento exigem pare e siga em trechos estratégicos da rodovia em 6 cidades
L

Fórum de Empreendedores e Investidores de Rondônia promove conexões, inovação e oportunidades de negócios

Evento será realizado nos dias 17 e 18 de dezembro, em Porto Velho, com programação técnica, painéis temáticos e foco em empreendedorismo, crédito, sustentabilidade e desenvolvimento econômico
L

Ponto & Contraponto: Entrevista com Valdir de Andrade Souza Junior

advogado licenciado OAB/RO 6840, assistente jurídico do Tribunal de Justiça de Rondônia, empresário do setor de tiro esportivo e palestrante sobre legislação de armas.
L
Defesa de Bolsonaro reitera urgência por cirurgia e prisão domiciliar

Defesa de Bolsonaro reitera urgência por cirurgia e prisão domiciliar

Advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitam ao STF autorização para procedimento de hérnia inguinal após confirmação por ultrassom.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Valorização do Servidor: Prefeitura de Jaru garante reajuste em benefícios a partir de 2026

Valorização do Servidor: Prefeitura de Jaru garante reajuste em benefícios a partir de 2026

Projeto de Lei aprovado pela Câmara aumenta vale-alimentação e auxílio-saúde para servidores municipais.
L
Deputada Gislaine Lebrinha participa da Festa da Família em São Miguel do Guaporé

Deputada Gislaine Lebrinha participa da Festa da Família em São Miguel do Guaporé

Evento promoveu integração entre famílias e comunidade escolar na zona rural do município.
L
Cláudia de Jesus apresenta ações e investimentos do mandato em Ji-Paraná

Cláudia de Jesus apresenta ações e investimentos do mandato em Ji-Paraná

Cláudia de Jesus destaca prestação de contas, atuação em Rondônia e mais de R$ 14 milhões destinados a Ji-Paraná
L
“Estatais não são peso, são patrimônio”, defende ministra da Gestão

“Estatais não são peso, são patrimônio”, defende ministra da Gestão

Esther Dweck rebate críticas à existência de empresas públicas e confirma que o governo federal prepara plano de reestruturação dos Correios.
L
Dra. Taíssa cobra ações imediatas e denuncia precariedade da saúde no Distrito de Extrema

Dra. Taíssa cobra ações imediatas e denuncia precariedade da saúde no Distrito de Extrema

A localidade é conhecida pela produção de cupuaçu e pela presença histórica de ex-seringueiros.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito de abusar da enteada é preso após agressões no Orgulho do Madeira

A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar após o suspeito sofrer agressões e procurar ajuda.
16
PF apreende 380 litros de gasolina de origem estrangeira em Guajará-Mirim

PF apreende 380 litros de gasolina de origem estrangeira em Guajará-Mirim

Ação conjunta com a PM/RO, PRF e CCPI Amazônia ocorreu no âmbito da Operação Madeira-Mamoré que combate crimes transfronteiriços.
10
Homem é executado a tiros no meio da rua

Homem é executado a tiros no meio da rua

A vítima foi baleada no Bairro B-1, no distrito de Vista Alegre do Abunã, e chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
18
PF apreende R$ 9,5 bilhões em bens e dinheiro do crime organizado em 2025

PF apreende R$ 9,5 bilhões em bens e dinheiro do crime organizado em 2025

O valor total confiscado pela Polícia Federal superou os R$ 6,1 bilhões do ano anterior, focando na descapitalização do crime organizado.
10
PRF em Rondônia prende quatro motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana

PRF em Rondônia prende quatro motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana

Os flagrantes ocorreram em Ariquemes e Vilhena.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: R Z SANTOS

Licença Ambiental Simplificada Nº 016.00600.002/2025-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: HOSPEDARIA ROSA TABORDA LTDA

Licença Ambiental Simplificada Nº 016.00491.002/2025-SUL.
L

Requerimento da Licença Ambiental: RD PNEUS LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação-LO
L
Conab inicia entrega de mais de 220 maquinários para apoiar a agricultura familiar

Conab inicia entrega de mais de 220 maquinários para apoiar a agricultura familiar

Projeto Mecaniza+ e Programa Arroz da Gente visam modernizar a produção e fortalecer cooperativas em todo o Brasil.
L

Requerimento de Renovação de Outorga: ALVIM MARQUES DE ALMEIDA

RENOVAÇÃO DE  OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Documentário "Saberes Nambiquaras" é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Curta destaca tradição cultural na produção de chicha e beiju do povo Nambiquara.
L
Deputada Gislaine Lebrinha acompanha entrega de móveis na Escola Regina

Deputada Gislaine Lebrinha acompanha entrega de móveis na Escola Regina

Investimento de R$ 80 mil visa melhorias na estrutura e qualidade do ensino em São Francisco do Guaporé.
L
SEI Porto Velho Prefeitura esclarece funcionamento do sistema na gestão municipal

SEI Porto Velho Prefeitura esclarece funcionamento do sistema na gestão municipal

Prefeitura afirma que sistema não ficou fora do ar e explica suspensão temporária de módulo público
L
Regularização fundiária avança com entrega de mais de 350 títulos definitivos

Regularização fundiária avança com entrega de mais de 350 títulos definitivos

Regularização arante segurança jurídica a moradores de diversos bairros da capital
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.