QUARTA-FEIRA, 19/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Referendo aprofunda militarização e controle dos EUA sobre Equador

Avaliação é de especialistas entrevistados pela Agência Brasil

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Referendo aprofunda militarização e controle dos EUA sobre Equador
REUTERS/Karen Toro
O referendo realizado no Equador no domingo (21) aumenta a militarização da sociedade, permite maior controle dos Estados Unidos sobre a política interna do país, além de não abordar os temas fundamentais para o combate ao narcotráfico: o sistema financeiro e o setor exportador equatoriano. Essa é a avaliação da socióloga equatoriana Irene León, diretora da Fundação de Estudos, Ação e Participação Social do Equador (Fedaeps).

Além de concordar com o aumento da militarização do país, o antropólogo Salvador Schavelzon, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e especialista em política na América Latina, acrescentou que o referendo é parte de uma estratégia do presidente Daniel Noboa de consolidar um modelo político semelhante ao do presidente de El Salvador, Nayib Bukele.

Para Schavelzon, Noboa e o referendo deslocam a discussão dos problemas econômicos e sociais do Equador para uma pauta de combate à criminalidade e à corrupção, modelo esse que vem sendo copiado em outros países latino-americanos.

O atual presidente equatoriano convocou o referendo após uma onda de violência colocar o país nas manchetes mundiais, em janeiro deste ano, com grupos criminosos promovendo sequestros, explosões e até a invasão de um telejornal ao vivo. As medidas aprovadas na consulta popular ainda precisam passar pelo Legislativo.

A socióloga Irene León argumentou que as mudanças propostas pelo governo de Daniel Noboa são mais midiáticas que efetivas, pois a legislação atual do Equador permite combater a criminalidade. Para ela, o resultado principal da consulta é a maior militarização da sociedade.

“As perguntas que foram colocadas amplificam essa possibilidade de que os militares possam atuar sem responsabilidade frente às leis do país. Amplia a capacidade deles também de atuação em questões que são civis”, destacou.

Entre as perguntas em que o “sim” venceu, estão as que permitem que as Forças Armadas atuem como força complementar às políticas no combate à criminalidade e que os militares façam o controle das vias de acesso aos presídios do país.

O governo de Daniel Noboa defende que as medidas da consulta popular são necessárias para aumentar a segurança do país, combater o narcotráfico e a impunidade. Para o governo, o endurecimento das regras contra o crime organizado é o que vai permitir reduzir os alarmantes índices de violência que o Equador tem experimentado nos últimos anos. Após a última crise de segurança, em janeiro, o governo enquadrou os grupos criminosos como terroristas.

Controle dos EUA

A socióloga Irene León destacou que a militarização aprofundada pelo referendo prejudica a soberania equatoriana, uma vez que acordos militares firmados com os Estados Unidos dariam a Washington poder sobre o país sul-americano.

“Porque está ligada a acordos internacionais que os governos, especialmente o último, vêm fazendo com os Estados Unidos. Esses acordos dão aos Estados Unidos o direito de controlar a terra, o mar, o ar, o ciberespaço, e mesmo de ter tropas no Equador com o status diplomático, e regidas pelo status político do governo dos Estados Unidos”, completou.

Em 15 de fevereiro de 2024, o presidente Noboa ratificou dois acordos militares com os EUA, que tinham sido construídos pelo governo anterior de Guillermo Lasso. As parcerias permitem operações conjuntas entre os dois países para combater atividades ilegais, como narcotráfico, mas o governo não publicou o conteúdo dos acordos, segundo informações da Reuters.

“A cada dia é muito visível a presença militar estadunidense, e de Israel também, para diferentes categorias que têm a ver com a sociedade, a política, e não com o argumento que eles têm da segurança contra a delinquência e a luta contra o narcotráfico”, afirmou.

Para Irene, há uma estratégia de se usar o Equador como centro de controle dos Estados Unidos. “Até onde nós conhecemos, esta lei [dos EUA] e outros acordos militares de segurança que têm sido desenvolvidos com o Equador têm o propósito de fazer do país um centro de controle para o hemisfério das Américas e a zona do Pacífico”, afirmou.

Neoliberalismo e segurança

O professor Salvador Schavelzon lembrou que o Equador teve grandes mobilizações populares em 2019 e em 2021 que pautaram os problemas sociais e econômicos do país, com críticas ao modelo neoliberal de máxima liberdade para empresas e mínima intervenção do Estado. Para o antropólogo, a crise na segurança, que é real, permitiu deslocar a agenda social e econômica para a de segurança.

“Essas agendas sociais, críticas dos efeitos do neoliberalismo, foram ficando de fora no Equador já na última eleição, inclusive com o assassinato de um candidato. Duas eleições atrás, em 2021, foram predominantes as pautas da riqueza nacional, do extrativismo, da defesa das florestas, da questão indígena e da questão social”, destacou o antropólogo.

Schavelson acrescentou que a pauta da segurança, com imagens de militares, policiais e prisões, tem um eficaz apelo midiático. “São as forças políticas eleitas democraticamente as que pautam essas reformas com apoio popular e vão criando um modelo mais militarizado, com precarização do trabalho e encarcerador”, acrescentou.

Outra pauta prioritária do atual governo destacada pelo especialista é do combate à corrupção, que também rende frutos midiáticos. A corrupção, inclusive, foi uma justificativa usada pelo governo Noboa para invadir a Embaixada do México em Quito e prender o ex-vice-presidente do país Jorge Glas. A medida foi duramente criticada por diversos países, como o Brasil.

Finanças e exportações

A socióloga Irene León questionou ainda a efetividade das medidas de segurança aprovadas no referendo por elas não abordarem o sistema financeiro nem o setor exportador.

“Os atores do crime organizado não foram tocados. É tocada a população de jovens pobres, empobrecidos, mas não o capital financeiro, que é um dos principais atores do fluxo dos capitais ilícitos. A banca onde se lava o dinheiro do narcotráfico não sofreu qualquer medida”, observou.

Isso também ocorre com o setor exportador, segundo a socióloga. Irene lembrou que o Equador não é grande produtor de droga, ao contrário dos seus vizinhos Peru e Colômbia, e que o país apenas serve como corredor exportador dos entorpecentes.

“Seria importante ter transparência sobre as exportações para que o país saiba se as exportações de suas corporações estão limpas, mas não tem acontecido isso”, disse ela.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

ONU aprova Força Internacional Gaza para estabilização

ONU aprova Força Internacional Gaza para estabilização

O Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução dos EUA para criar a Força Internacional Gaza e um “Conselho de Paz”, visando a reconstrução e segurança do enclave.
L
Presidente do Equador viaja aos EUA após derrota em referendo

Presidente do Equador viaja aos EUA após derrota em referendo

O presidente equatoriano Daniel Noboa viaja hoje para os Estados Unidos após a derrota no referendo que buscava, entre outros temas, o retorno das bases militares estrangeiras ao país.
L
Equador rejeita instalação de bases militares estrangeiras em referendo

Equador rejeita instalação de bases militares estrangeiras em referendo

Em consulta popular, eleitores equatorianos negaram as quatro propostas do presidente Daniel Noboa, incluindo a autorização para bases militares dos EUA e a convocação de uma Assembleia Constituinte.
L
Eleições presidenciais no Chile terão segundo turno entre Jeannette Jara e Kast

Eleições presidenciais no Chile terão segundo turno entre Jeannette Jara e Kast

A candidata de esquerda, Jeannette Jara, e o líder da direita radical, José Antonio Kast, avançaram para o segundo turno das eleições chilenas após a votação de domingo, marcada por participação recorde.
L
Trump admite iniciar conversas com Maduro em meio a pressão militar dos EUA

Trump admite iniciar conversas com Maduro em meio a pressão militar dos EUA

Presidente americano sinaliza possível caminho para acalmar tensões na região, enquanto Caracas enfrenta a intensificação de ataques contra o tráfico de drogas no Caribe.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Gabarito do Enem 2025 é antecipado e será divulgado nesta quarta, às 10h

Gabarito do Enem 2025 é antecipado e será divulgado nesta quarta, às 10h

Inep confirmou que gabaritos e cadernos de questões estarão disponíveis no site oficial ainda hoje.
L
Câmara aprova texto-base do projeto antifacção com penas de até 66 anos e governo promete reverter no Senado

Câmara aprova texto-base do projeto antifacção com penas de até 66 anos e governo promete reverter no Senado

A votação de 370 a 110 acatou o substitutivo do deputado Guilherme Derrite, que endurece a lei contra o crime organizado, mas é criticado por parlamentares governistas por “descapitalizar” a Polícia Federal.
L

Momento Empresarial: Alex Sakai fala sobre terapias integrativas e a CER

Uma tecnologia terapêutica voltada para revitalização profunda, redução do estresse e equilíbrio emocional.
L
Aneel mantém bandeira vermelha 1 e consumidor pagará R$ 4,46 extras na conta de luz

Aneel mantém bandeira vermelha 1 e consumidor pagará R$ 4,46 extras na conta de luz

A decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica, válida para o mês de novembro, reflete o cenário desfavorável de chuvas e o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas.
L
Polícia Civil prende empresários e estudante de Medicina por tráfico e organização criminosa em RO

Polícia Civil prende empresários e estudante de Medicina por tráfico e organização criminosa em RO

Operação Archote, deflagrada em Rondônia e Mato Grosso do Sul, cumpriu mandados contra empresários e estudante de Medicina envolvidos em tráfico interestadual de drogas.
10
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L
Publicidade

POLÍTICA

Chrisóstomo cobra respostas em oitiva da CPMI do INSS

Chrisóstomo cobra respostas em oitiva da CPMI do INSS

Deputado pressiona investigados e aponta prejuízos a vítimas da CPMI do INSS.
L
Edevaldo Neves trata demandas para aniversário de União Bandeirante

Edevaldo Neves trata demandas para aniversário de União Bandeirante

Deputado discute melhorias e apoio ao evento do distrito de União Bandeirante.
L
Servidora da Semad morre após acidente entre moto e Corolla em Porto Velho

Servidora da Semad morre após acidente entre moto e Corolla em Porto Velho

Servidora não resiste após acidente de trânsito na zona norte da capital.
18
Ariquemes recebe R$ 6 milhões para ampliar e modernizar a saúde pública

Ariquemes recebe R$ 6 milhões para ampliar e modernizar a saúde pública

Recurso reforça a estrutura da saúde pública e garante mais insumos para atender a população do município.
L
Coluna Espaço Aberto – Linguagem neutra, governo e sociedade: quando o bom senso finalmente prevalece

Coluna Espaço Aberto – Linguagem neutra, governo e sociedade: quando o bom senso finalmente prevalece

Decisão sobre linguagem neutra reacende debate público e institucional.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Briga violenta entre casal em bar no bairro Embratel gera tumulto

VÍDEO: Briga violenta entre casal em bar no bairro Embratel gera tumulto

Vídeos de câmeras de segurança mostram confronto físico intenso entre um homem e uma mulher no bar próximo ao local de uma execução ocorrida em julho.
14
Ciclista morre ao ser atingido por motorista na BR 364

Ciclista morre ao ser atingido por motorista na BR 364

Vítima foi identificada como José Lacerda Araújo, de 57 anos, que trafegava na rodovia em direção à propriedade rural onde trabalhava como braçal.
18
Homem condenado por estupro de enteada é preso em Rondônia

Homem condenado por estupro de enteada é preso em Rondônia

Acusado de 59 anos foi localizado em Espigão do Oeste e tinha condenação de 14 anos por estupro de vulnerável e ameaças contra a família da vítima em Mato Grosso.
16
Arquiteta e urbanista morre aos 29 anos após complicações no parto

Arquiteta e urbanista morre aos 29 anos após complicações no parto

Larissa Pompermayer Ramos, ex-moradora de Vilhena e militante social, faleceu no pós-parto em Campo Novo do Parecis, deixando sua primeira filha recém-nascida, Liana Maria.
18
PF deflagra Operação Smokeout contra contrabando de cigarros eletrônicos em Rondônia

PF deflagra Operação Smokeout contra contrabando de cigarros eletrônicos em Rondônia

Ação da Polícia Federal cumpre 14 mandados de busca e apreensão em cinco cidades do estado contra grupo de empresas que vendia ilegalmente produtos proibidos pela Anvisa.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pit Stop entrega camisetas da Festa dos Jornalistas neste fim de semana

Pit Stop entrega camisetas da Festa dos Jornalistas neste fim de semana

Ação troca camisetas por alimentos destinados a profissionais necessitados e ao NACC.
L
Atividades marcam mês de conscientização sobre prematuridade em Rondônia

Atividades marcam mês de conscientização sobre prematuridade em Rondônia

Caminhada e palestra reforçam cuidados e desafios enfrentados por bebês prematuros.
L
Edevaldo Neves visita Presídio 470 e dialoga com policiais penais

Edevaldo Neves visita Presídio 470 e dialoga com policiais penais

Deputado discute demandas da Polícia Penal durante visita à unidade.
L
Inscrições abertas para a Programação Técnica da Agrotec 2025

Inscrições abertas para a Programação Técnica da Agrotec 2025

Atividades ocorrerão de 27 a 29 de novembro e participação garante certificado.
L
RO lança sistema para autocadastro no programa Mulher Protegida

RO lança sistema para autocadastro no programa Mulher Protegida

Ferramenta garante mais segurança a mulheres com medida protetiva.
L
Jornada de Leitura promove ressocialização no sistema prisional

Jornada de Leitura promove ressocialização no sistema prisional

Ação reforça a leitura como instrumento de ressocialização.
L
Pista de caminhada na RO-010 melhora segurança em Mirante

Pista de caminhada na RO-010 melhora segurança em Mirante

Nova pista de caminhada reforça mobilidade e segurança na via.
L
Rondônia reúne limpeza urbana e pavimentação em ação prisional

Rondônia reúne limpeza urbana e pavimentação em ação prisional

Iniciativa de ressocialização utiliza mão de obra prisional em Porto Velho.
L

Cristologia enfrenta novos desafios no mundo digital, individualista e pós-secular

Estudo acadêmico destaca como consumo, espiritualidades alternativas e crise institucional impactam a compreensão moderna sobre Cristo e a vivência da fé cristã
L
Passageira de moto sofre fratura exposta em grave acidente na zona sul

Passageira de moto sofre fratura exposta em grave acidente na zona sul

De acordo com testemunhas, a condutora de um carro modelo Onix estava saindo da garagem de uma casa, quando durante a manobra acabou acelerando e atingiu as vítimas que passavam.
16
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.